Dicas para fontes de pedais e pedaleiras

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


LeandroP
Se usar bateria recarregavel, nao sai tão caro, mas tem pedais que nao usam baterias.
Uma boa fonte, e um filtro, e mais uns "bons" cabos, são a melhor forma de reduzir ruido, nunca se deve contar com a energia vindo limpo, deve-se montar um setup pensando em receber a pior energia, cheias de picos, e sobre-correntes, e etc, pois, nunca sabe onde vai tocar né?!

LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


Jeff.gomes
pois, nunca sabe onde vai tocar né?!

É verdade. Montar um setup pra tocar só no quarto é bem estranho heuahueha.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


LeandroP
Eu me admiro, que tem muitos guitarrista do "forum" que são de "quarto" e tem booster no setup para solos.. O.o ... brinks

Mas algo que tem que ficar claro para quem ler o tópico, tanto, fonte, estabilizadores, filtros de linhas, cabos e etc, mudam a qualidade do som que esta sendo processado por eles, mas as vezes nao vale apena investir para tocar com volume "baixo", exemplo...

Se tocar com cabo, planet waves ou com fulltone que é bem melhor, no quarto a qualidade é percebida... mas se você tocar com banda, em palco, ou em gravação a diferença se torna bem maior.

Todos nós devemos conhecer nossa necessidades.

Felippe Rosa
Veterano
# mar/14
· votar


Upando aqui também
Alguém recomenda uma fonte para o Vox v847a? Eu o ligaria em uma landscape ps5 mas o consumo de miliamperes dele é bem maior(540mA) do que o da fonte(350mA), não estou achando(ou não sabendo procurar, né) uma fonte para o wah.
Ainda não tenho nada disso aí, pretendo comprar ainda...

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


Felippe Rosa

Se a soma dos amperes dos pedais for maior que o da fonte, ela vai derreter.

No caso do wah-wah eu costumo utilizar bateria mesmo. E no caso de ter que utilizar uma fonte, utilizo uma exclusiva pro pedal, não sendo necessariamente uma fonte pra wah-wah (acho que isso nem existe). Compre uma fonte com a voltagem indicada e uma amperagem igual ou superior a 750mA.

edilsonaragaojr
Veterano
# mar/14
· votar


LeandroP
Cara, vc já ouviu falar das 1spot visual sound? Ouvi dizer de um amigo guitarrista que elas são as que tem melhor custo-benefício...Eu ia de fire, mas vi muitas queimando e deixando a galera na mão...Queria uma fonte boa que segurasse uns 8 de boa...Posso investir até 400 reais...no máximo...mais q isso fica pesado pra mim. As landscape ps12 são boas mesmo? Vi uns vídeos, mas achei q elas davam muito ruído...

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


edilsonaragaojr

Particularmente eu não uso essas fontes, e por isso não posso opnar a respeito. A minha é genérica. 9v 500mA.

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Yuri ycs
· votar


Pessoal, qual a verdadeira diferença entre as fontes com Dayse chain e as fontes com varias saídas que NÃO são isoladas uma das outras? tipo essas fire e landscape que tem varias saidas

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


Yuri ycs
qual a verdadeira diferença

Maior facilidade na organização dos cabos. Só.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Yuri ycs

Eu peguei uma caixa plástica (comercialmente conhecida como caixa patola) e coloquei uma fonte "9v - 500mA" dentro dela. Fiz furos nas laterais e usei terminais pra cabo P2 estéreo. Soldei tudo, providenciei uma tomada e um interruptor com led indicador. Depois eu fiz os cabos de alimentação com a ponta P2 estéreo (pra ligar na caixa da fonte) e nas outras pontas no padrão Boss com o positivo no centro.

A fonte não me dá problemas com ruído e eu posso alimentar quantos pedais eu quiser, no layout que eu achar interessante.

A fonte não ocupa todo o espaço de uma tomada por causa do plugue que sai direto. Eu fiz um terminal pra cabo de alimentação.

Saca só como ficou:

Fonte de Alimentação comum 9v - 500mA adaptada

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP
Não sei se é verdade, mas dizem que essas fontes não são isoladas mas contém pequenos filtros em cada saída, o que não acontece no dayse chain, se isso for verdade, talvez diminua os ruídos causados por ligar vários pedais em uma saída so

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Yuri ycs

Não conheço este esquema. A minha eu fiz de uma forma intuitiva. Trata-se de uma fonte comum para uso com pedais com algumas adaptações que fiz pela praticidade. Não tenho problemas com ruído. Evidente que ao acionar um overdrive ou distorção o ruído venha aparecer, mas algo que considero dentro da normalidade. Pensei inclusive em isolar internamente a caixa com papel alumínio ou cobre (Gaiola de Faraday) mas não vi essa necessidade também.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Yuri ycs

Cara, filtros não ajudam muito não... A diferença para alguma coisa isolada ainda permanece. Pessoalmente, se quer comprar algo bom use fontes de notebook, que usam um clock de chaveamento muito mais alto.

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah
Na verdade eu tenho uma zoom g3x e um punch box (comprei um drive core da nux mas ainda não chegou) estou usando a fonte da zoom para ligar o punch box.
A zoom eu ligo através do cabo USB no carregador de celular
Mas eu vou comprar uma fonte com Dayse Chain mesmo, pra ligar a zoom, o punch box e o drive core, já que é mais barata e não tem diferença pra aquelas com varias saídas.
Eu poderia usar a fonte da zoom pra alimentar tudo, porem a fonte é 500ma e a zoom consome 500ma, ai iria sobrecarregar a fonte.

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


Só uma observação, a zoom funciona perfeitamente com o carregador de celular, mas eu quero usar uma fonte só pra ligar tudo

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Uma coisa que eu não consigo entender é o que se passa na mente do pessoal que projeta essas fontes. Por que não fazem uma caixa com a fonte com um cabo que liga na tomada e outro cabo pra alimentar seja lá o que for. Por que a fonte tem que ocupar 2 ou mais tomadas na régua de tomadas, ou ficar desequilibrada quando a tomada é na parede. O plugue não pode ficar na caixa, isso só atrapalha. No mais, não vejo muitos mistérios em uma simples fonte de alimentação.

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP
Se eu não me engano, a landscape energy 5 e assim, tem um cabo q vai pra tomada, e outro que "vira" um Dayse Chaim e vai pros pedais

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Yuri ycs

Ah, "Dayse Chaim" é o nome do sistema dos conectores que eu fiz na minha caixinha?

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP
Não. Dayse chain e isso: https://www.google.com.br/search?q=daisy+chain&client=ms-android-motor ola&prmd=isvn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwis5OzMjsDRAhWBkZAKH a5uB2gQ_AUIBygB&biw=360&bih=511#tbm=isch&q=fonte+daisy+chain&imgrc=zWH GL4GEfNP3GM%3A

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Yuri ycs

Hum, é o nome apenas do cabo, certo?!
Valeu!

SkyHawk
Membro
# jan/17
· votar


Uso uma fonte Fire Power 5 de 2000 mA e duas extensões de multiplos conectores, tudo Daisy Chain, para ligar meu pedalboard todo que é bem grande por sinal. Zero ruído !!!

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP
Hum, é o nome apenas do cabo, certo?!
Exatamente!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


SkyHawk

Eu uso uma xing ling de 1A, tá abrindo as pernas com o board todo...

SkyHawk
Membro
# jan/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Não consigo entender esse fetiche por fontes caríssimas, tem muita fonte barata de 1 ou 2 amperes e cabinho de extensão genéricos que dão conta perfeitamente do recado. Sou chato com ruído, se fosse ruim não usaria já teria trocado por algo teoricamente melhor.

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


SkyHawk
Tem um video do Roberto torao, que ele fala que o Dayse Chain geralmente da mais ruido quando ligam alguns tipos de pedais digitais com analógicos, ai gera o ruido

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


SkyHawk

Porque existe um trabalho de marketing excelente, apresentando soluções para problemas que muitas vezes não existem... Pode ser que em um grande centro com SP ou RJ, o problema de ruídos de rede existam, forte suficientes para exigir uma fonte com muita filtragem.

Yuri ycs

É sim verdade que os clock's ADDA e osciladores TENDEM a introduzir ruído em pedais de circuito mais simplório, como um fuzz, nada que não dê para melhorar com filtros

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


SkyHawk
Não consigo entender esse fetiche por fontes caríssimas

Concordo que tem muito misticismo e fetiche nesse mundo de guitarra, mas esse não é o caso. Só porque você nunca precisou não quer dizer que não presta. Hoje ligo um drive tipo TS empurrando um fuzz Ge que está no talo. Fazer isso antes de comprar uma isolada era impensável. Não uso, mas também consigo ligar um terceiro drive em série e fica tranquilo de usar. É questão de necessidade, particularidades dos pedais utilizados, nível de chatice do usuário dentre outros. Porém falar que é inútil, que é marketing e etc é não saber o que está falando neste caso, no mínimo nunca testou A/B.

SkyHawk
Membro
# jan/17
· votar


Iversonfr
Não me entenda mal, só falei que mesmo sendo chato com ruido e tendo um pedalboard grande, nunca senti a necessidade de usar fontes caras. Acredito sim que sejam melhores e até mesmo necessárias em algumas aplicações, mas não no meu caso e creio que no de muita gente também não.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


falar que é inútil, que é marketing e etc é não saber o que está falando neste caso, no mínimo nunca testou A/B

Se foi pra mim, eu peço que me cite. Não vou ficar chateado de alguém discordar de mim.
Eu tive a oportunidade de testar uma VoodooLab, presente em boards de varios caras de nível internacional, como em conversar com alguns guitar tech's gringos...

A conclusão que eu cheguei com a Voodoo, é que ela é boa, cara e tem o mesmo que algumas fontes meia boca de laboratório tem, custando metade. No A/B, o ruído com a minha e com a Voodoo foi o mesmo: nenhum! Porque a rede aqui, não tem ruído. Induzindo ruído, realmente a Voodoo é mais baixa, mas não é algo tão extremo que não se possa tolerar.

Hoje meu maior problema, é a fonte deixando passar ruído dos clocks do delay e chorus pro resto da cadeia. Pode ser que ela esteja se arriando, pois devo ter excedido o limite a tempos. Todavia um filtro LPF LC em 2Hz, resolveu o problema. 2 componentes que não me saíram 50 centavos.

Dos guitar tech's, o maior segredo é que eles usam um power conditioner e aterramento, pra fonte e pro amp. Uns 80% dos problemas externos são resolvidos antes de qualquer coisa. Como também um gate ou expander (geralmente os dois, com compressor junto) é o mínimo que se usa em todas as guitarras captadas ao vivo, porque ruído faz parte, e se precisa conviver com isso.

Acima disso, o que vejo muito, é fuzz dar problema... Legal que o cara juntou meia dúzia de componentes, e copiou o fuzz lá de 1950. Só que se esquece que na época a poluição de rede era nula, em relação a hoje. Se colocar os filtros (mais meia dúzia de componentes), as coisas melhoram... o LPF em <20Hz é excelente, e simples de fazer...

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


Eu uso uma landscape e6 no meu set e nao me estresso com ruidos. Ela tem 1.5A De saida e alimenta meus 10 pedais tranquilamente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para fontes de pedais e pedaleiras