Dicas para fontes de pedais e pedaleiras

Autor Mensagem
arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop


Pessoal, resolvi fazer esse tópico porque vejo várias dúvidas com relação ao uso de fontes para pedais e pedaleiras e, como sou Técnico em Eletrônica, posso ajudar nesse quesito.

DICA 1 – Nunca use fontes “piratas”, “paraguaias” ou "do camelô" sem ao menos regulá-la.

Essa dica é para quem quer preservar o próprio equipamento, e vou explicar para vocês também o uso do termo “regular” uma fonte de alimentação.
As fontes mais baratas, comuns de se achar em qualquer loja de 1,99, camelôs e etc., são construídas da forma mais simples possível: um transformador, uma ponte retificadora e (quando muito) um capacitor de filtro. Em geral, a embalagem informa “9VDC” (ou seja, 9V contínuos) e ainda fornece o padrão de pinagem (padrão Boss = centro negativo ou center minus), mas raramente o valor de voltagem corresponde à realidade. Esse tipo de fonte é bastante instável porque a tensão efetiva que é aplicada no equipamento depende da impedância de entrada do circuito eletrônico. Se vocês usarem um multímetro para medir a tensão de saída, já poderão verificar o primeiro inconveniente: a fonte RARAMENTE fornece exatos 9V: fornece 11, 12 e em alguns casos até 14V, o que pode reduzir drasticamente a vida útil do seu equipamento. Alguns pedais de drive, como o Overdrive Fire da Augusto Cabrera, até suportam uma faixa maior de tensão (9 a 18V), mas pedais de modulações, principalmente, precisam do valor exato de tensão, sob o risco de mau funcionamento e até queima precoce.
Para solucionar o problema, use um CI regulador de tensão 7809 (78 = regulação positiva e 09 = 9V de saída), ou seja, a saída será de 9V. Esse regulador possui um diodo zener interno que regula a tensão em função da sua variação de resistência, e é a saída a curto prazo para o uso de fontes baratas. Um CI desse tipo custa pouco mais de R$1,00, e é imprescindível que a fonte seja, no mínimo, regulada.
Fontes estabilizadas possuem um segundo filtro, ou seja, mais capacitores na saída do regulador (item acima), de forma a filtrar mais ainda o sinal de saída e produzir na saída um sinal o mais limpo possível. As fontes Hayonik de 4 pinos são estabilizadas (reguladas + filtro de saída), e são ideais para quem deseja um set de pedais com uma fonte confiável.

Dica 2 – Use um filtro de linha, e uma fonte separada para, pelo menos, o Wah-Wah

O filtro de linha é importante para proteger o equipamento de tensões e/ou sinais espúrios da rede, e ainda filtrar ruídos da rede elétrica quando se liga determinados equipamentos (chuveiro, TV’s, liquidificadores e etc), e recomendo que todo e qualquer guitarrista tenha um em mãos, seja em casa, seja no palco. Comumente as pessoas dizem que os pedais de drive necessitam de fontes separadas, mas isso só é verdade caso as fontes sejam de má qualidade e não haja o uso do filtro de linha. Sendo assim, a opção por uma fonte separada para o Wah-Wah é recomendada também para esses casos.

Dica 3 - Procure usar fontes dos mesmos fabricantes das pedaleiras

É uma dica que geralmente requer gastar mais dinheiro, mas é uma medida de segurança. Comprei, por exemplo, a ME-25 da Boss, e preferi gastar mais dinheiro comprando a fonte da própria Boss do que arriscando em uma fonte de outra marca. Quando se usa Boss com Boss, ou qualquer outra marca que seja, o fabricante GARANTE o funcionamento correto, o que pode ou não ocorrer quando se usa marcas diferentes. Fica aí mais essa dica.

Espero ter ajudado! Abraços!

LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop

Pro wah-wah eu costumo usar bateria.

Legal o tópico!

steel_guitar
Veterano
# ago/12
· votar


UP ae!
Bom tópico! ;)

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar


LeandroP

É verdade. Algumas pessoas preferem usar bateria nos drives e no Wah-Wah, embora esses sejam os efeitos que costumam consumir mais corrente elétrica.

Obrigado pelo comentário.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop
Otimo tópico.

Mas falando de filtro de linha, tem fonte que já vem estabilizadas, não acredito que precise de um filtro, ela vai de 127/220V automatico, o pico de tensão nao iria mudar nada, por ela é estável.

Para um amplificador valvulado, que use transformador ou não, o problema de ligar o chuveiro ou algo assim, não iria mudar nada, e sim uma queda/pico de tensão, dai seria bom um filtro seguro com um fusivel dimensionado ou algo assim?

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar


Jeff.gomes

Entendo sua dúvida. O fato de se usar um filtro de linha é porque ele também pode servir como proteção. Ele possui um fusível que, quando a rede dá um pico, ou um curto-circuito, o fusível queima e, em 90% dos casos, protege as fontes e até mesmo os pedais. Acho que, em se tratando de bons resultados, todo cuidado é pouco. Poucas casas hoje em dia são realmente aterradas, o que é um erro, por isso recomendo mais ainda o uso do filtro. Quando uma fonte muda de 127 para 220V sozinha, diz-se que ela é CHAVEADA, só corrigindo. E o fato de ela mudar de 127 para 220 sozinha garante segurança em termos, porque ela tem uma "histerese", ou seja, um limite que a faz chavear. Sua rede pode estar em 150V que ela ainda sim irá segurar em 127V, entende? É um caso raro, e quando ocorre, ocorre em picos curtos e de grande amplitude, por isso recomendo ainda mais um filtro de linha.

A queda de tensão ocorre justamente na hora que se liga o chuveiro (experimente ligar o chuveiro com uma lâmpada incandescente acesa e você irá reparar que o brilho dela irá diminuir, o que significa que houve, sim interferência). Com relação aos amplificadores valvulados, o cuidado é redobrado, haja visto (dentre outros motivos) o preço alto que eles custam.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


arycarlos_ufop
Ligo o chuveiro e nao acontece nada, a instalação foi bem feita, com menor queda de tensão possivel e condutores bem dimensionados e aterrados. A minha preocupação nem é por tocar em casa e sim em lugares com péssimos estados, enfim... dica de um filtro para o amplificador valvulado e para um setup de pedais?
A outra, o delay que vou comprar é 12V, iria usar um fonte para ele, e outra para boost, overdrive e wahwah, nao teria problema né? Ligando em qual filtro?

Tom.Morello
Veterano
# ago/12
· votar


Fica aqui a minha dica de fonte de boa qualidade:

http://firecustomshop.com.br/produtos/power-bridge-pro/

Tom.Morello
Veterano
# ago/12
· votar


LeandroP
Pro wah-wah eu costumo usar bateria.

Ajuda a reduzir ruídos?

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Tom.Morello
Ótima fonte, esta faz frente as melhores fonte que o mercado oferece.

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop
· votar


Bom, vamos lá!

Jeff.gomes
Para um ampli valvulado, creio que o cuidado seja o mesmo do que com um ampli transistorizado: procurar sempre uma boa instalação e que esteja aterrada. Quando não há aterramento no local (como você mesmo disse,"a minha preocupação nem é por tocar em casa e sim em lugares com péssimos estados") é difícil lidar com eventuais chiados do amplificador. Já ouvi gente dizendo que liga o ampli em estabilizador, em filtro, mas o fato é que nada substitui um bom aterramento.
Com relação ao set de pedais, acho que a fórmula FILTRO DE LINHA + FONTE ESTABILIZADA é uma boa pedida. Se mesmo assim ocorrer algum chiado, ruído ou interferência que seja, recomendo que os drives sejam ligados com fontes separadas (pode ser no mesmo filtro) ou, na pior das hipóteses, em baterias. Não se esqueça que sua guitarra é responsável também por causar ruídos, portanto preste atenção também nos captadores (principalmente se for single-coil). Se de todo caso os ruídos permanecerem, recomendo um pedal Noise Supressor (supressor de ruídos) ligado na cadência de pedais, logo após os drives.
Não há a necessidade de mais de um filtro de linha, desde que ele possua conexões suficientes para vários pedais. Fique atento também com essa fonte 12V, porque ela deverá ser exclusiva do Delay caso os outros pedais sejam de 9V. Atento também ao padrão de pinagem.


Tom.Morello
Valeu pela dica! E gostei do nick haha

esdras_63
Veterano
# ago/12 · Editado por: esdras_63
· votar


Legal o tópico! Estou comprando uma fonte para pedais também. Não pretendo usar baterias nem fontes separadas, apenas uma para todos os pedais. Uso 5 pedais boss e um Cry Baby GCB95.

Estou em dúvida entra a Landscape PS8 e a Fire Power Bridge. Sem considerar preços, ouvi dizer que a Fire se sai melhor por ter maior filtragem, etc. Mais alguém afirma que a Fire é melhor por algum motivo?

Obs.: A fonte que disse da fire não é a PRO, é a mais simples. Creio eu que não tenha diferença entre a fonte simples e a PRO fora as saídas que a PRO tem a mais.

Tom.Morello
Veterano
# ago/12 · Editado por: Tom.Morello
· votar


esdras_63
Creio eu que não tenha diferença entre a fonte simples e a PRO fora as saídas que a PRO tem a mais.

Isso, a diferença é que só tem mais opções de saída mesmo.

Você já viu o vídeoreview do Roberto Torao sobre a power bridge?



EDIT: tinha colocado o vídeo errado.

luiztx
Veterano
# ago/12
· votar


essa fonte da fire custom shop seria uma versão brasileira da fonte top da voodoo labs?? pelo que vi as especificações são parecidas..

DC82
Veterano
# ago/12
· votar


A Victoria Amplifiers (nacional) possui opções boas e relativamente baratas....

esdras_63
Veterano
# ago/12
· votar


Tom.Morello
Já vi sim! Assino o canal antes de sair esse review. Achei legal o review dele, apaixonei pela fonte, mas não tem nenhum review a altura da landscape, por isso acho que vou nela mesmo...

esdras_63
Veterano
# ago/12
· votar


luiztx
Versão brasileira não sei, mas inspirada creio que foi.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


DC82
Não é nao, é uma versão propria da Fire, falaram que o fire overdrive era copia do OCD, e nao tem mt coisa igual nao, e agora a fonte, que tem bem mais coisas e bem melhor para brazileiros, nao tem nao, Fire, pelo preço e qualidade é indicada.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


esdras_63
Não compare a fonte da Fire com a landcaspe, poxa, a landcaspe é fonte de quem nao quer gastar mt dinheiro, a fonte da Fire, é fonte proficional. Muito melhor.

Nefelibata
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes

Tah, mas a fire eh melhor q a landscape pq?

arycarlos_ufop

Pq exatamente o wha wha exigiria uma fonte ou bateria separada?

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Nefelibata
Melhor estabilizada. Não é na quantidade de coisas que tem, e sim na qualidade. O que vc prefere um cabo santo angelo ou um da fulltone/mostle/george l's?
Aparentemente pode ser iguais, mas a qualidade é diferente.
Ela tem uma redução de ruido e protege mais os pedais. Você pode até ver o juninho afram, edu, kiko, e etc usando um pedalboard da "landscape", mas nao a fonte. abraço

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop
Velho, eu tava pensando, falando em proteção do filtro de linha, nao vale mais apena, pegar e dimensionar um "fusível e um varistor" e colocar dentro de uma regua?
Isso falando somente para os pedais.

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12
· votar


Nefelibata

A questão de se usar uma bateria separada para o Wah-Wah divide opiniões. Já ouvi pessoas dizendo que diminui os ruídos e chiados, mas já ouvi pessoas dizendo que não vale a pena porque o Wah-Wah é um dos efeitos que mais consome corrente elétrica. Acho que, em último caso, vale a pena testar cada uma das possibilidades. Eu, particularmente, recomendo uma fonte separada para o Wah-Wah, justamente por ser esse pedal o que mais consome no set.

Jeff.gomes

O varistor é um componente que se rompe no excesso de tensão, protegendo o circuito de picos. O fusível, por sua vez, protege o circuito de sobrecorrentes. Os filtros de linha hoje em dia usam capacitores para filtrar ruídos e um fusível para proteção, e essa combinação por si só já é bastante segura. Os capacitores armazenam os picos de tensão e fazem o desvio do circuito central para o aterramento (quando o filtro é ligado em uma rede aterrada), para que ruídos e sinais espúrios não passem pelos circuitos eletrônicos das fontes. Isso é suficiente para proteger seus pedais.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop
Sim, mas nem todo filtro de linha tem varisto, vem com uns capacitores, e com fusivel. Mas, para proteger da tensão complica. E tem recomendações para filtro de linha? quais?

arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes

Sim, entendi. Acho que vai da necessidade. Se você liga também o amplificador no filtro de linha, recomendo que ele tenha sim um varistor. Uso um filtro de linha sem varistor (já abri pra conferir), apenas com um fusível e um circuito de desvio (capacitores), e para um set de pedais ou pedaleira é bastante confiável. Com relação às especificações, não há muito o que olhar. Prefira por modelos de marcas boa e que tenham a chave on/off. No mais, é isso aí!

steel_guitar
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop
Acompanhando o post, desde a abertura!
Béla iniciativa!

Cara... eu uso uma Landscape PS12, com a capacidade TOTAL de pedais!
Nela, tbm ligo meu Cry Baby, e não sinto absolutamente nenhum aumento de ruido, ou coisa parecida!
No entanto, meu Cry Baby é MOD Truebypass... será que isso tem influencia?

Minha Landscape é pau pra toda obra! Definitivamente é uma fonte que não troco por nada! (com ela e desde o principio, uso um filtro de linha tbm, bem como vc orienta no seu post)!
A unica fonte dedicada que tenho no meu set é a do Line 6 DL4.... isso pq esse "pedaRzinho" consome energia pra caramba véi!!!

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


arycarlos_ufop
Qnd meu ampli chegar, vou olhar a potencia em watts e procurar um filtro legal, e vai ser ligado somente nisso, e filtro para pedais, acredito que seja para diminuir ruido e nao proteger, pois a fonte (Se for boa) deve proteger.

Roy.Mustang
Veterano
# ago/12
· votar


Tópico muito interessante.
Quando pesquisei para comprar uma fonte, optei por um modelo simples da Landscape, acho que foi o PS5.

esdras_63
Veterano
# ago/12
· votar


Jeff.gomes
Interessante. Inicialmente pensei nisso também, mas se você for bem, a fonte da fire não é muito mais cara que a landscape. Nesse caso vou de fire mesmo...

LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


Tom.Morello
Ajuda a reduzir ruídos?

Sim! É a melhor forma de ligar os pedais. O problema é que as baterias se desgastam e custam caro. Problemas de ruídos provocados pela rede elétrica são eliminados quando utilizamos bateria nos pedais. Só que como eu disse, custa caro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para fontes de pedais e pedaleiras