Dicas para fontes de pedais e pedaleiras

Autor Mensagem
arycarlos_ufop
Veterano
# ago/12 · Editado por: arycarlos_ufop


Pessoal, resolvi fazer esse tópico porque vejo várias dúvidas com relação ao uso de fontes para pedais e pedaleiras e, como sou Técnico em Eletrônica, posso ajudar nesse quesito.

DICA 1 – Nunca use fontes “piratas”, “paraguaias” ou "do camelô" sem ao menos regulá-la.

Essa dica é para quem quer preservar o próprio equipamento, e vou explicar para vocês também o uso do termo “regular” uma fonte de alimentação.
As fontes mais baratas, comuns de se achar em qualquer loja de 1,99, camelôs e etc., são construídas da forma mais simples possível: um transformador, uma ponte retificadora e (quando muito) um capacitor de filtro. Em geral, a embalagem informa “9VDC” (ou seja, 9V contínuos) e ainda fornece o padrão de pinagem (padrão Boss = centro negativo ou center minus), mas raramente o valor de voltagem corresponde à realidade. Esse tipo de fonte é bastante instável porque a tensão efetiva que é aplicada no equipamento depende da impedância de entrada do circuito eletrônico. Se vocês usarem um multímetro para medir a tensão de saída, já poderão verificar o primeiro inconveniente: a fonte RARAMENTE fornece exatos 9V: fornece 11, 12 e em alguns casos até 14V, o que pode reduzir drasticamente a vida útil do seu equipamento. Alguns pedais de drive, como o Overdrive Fire da Augusto Cabrera, até suportam uma faixa maior de tensão (9 a 18V), mas pedais de modulações, principalmente, precisam do valor exato de tensão, sob o risco de mau funcionamento e até queima precoce.