Kleber Blacklock Veterano |
# jun/12
E aí, pessoal, tudo em ordem?
Negócio é o seguinte: pensando em melhorar minha qualidade sonora para gravações e até mesmo ao vivo, acabei adquirindo há alguns meses um amplificador Peavey Vypyr 75W (inclusive, a quem interessar, basta procurar pelo nome do amplificador na busca do fórum, criei um tópico específico a respeito desse amplificador com vídeo e tudo). Esse ampli é um modelo com efeitos embutidos. Conforme o fabricante (Peavey), as simulações de amplificadores são analógicas, além de uma gama de efeitos pré e pós, afinador, delays, reverbs, etc, etc e etc.
Acontece que, para usar tudo isso "no braço", fica complicado. Alterar patches com a mão no meio da música é triste. Decidi após algumas semanas com o amplificador adquirir também o footswitch dele (Sanpera II - também tem um review com vídeo aqui no fórum).
Acontece que acabei percebendo com o tempo de uso que, apesar das simulações e efeitos serem de qualidade, são muito limitadas. Por exemplo, não consigo uma simulação boa para tocar algo como Pantera, que é mais "pesado". Os efeitos também não possuem muitas configurações, o que deixa seu uso bem básico.
Decidi melhorar a coisa um pouco mais e adquirir uma pedaleira melhorzinha do que a que eu tinha (Zoom G2.1u), comprei uma RP1000 da Digitech. Enfim, a pedaleira é tudo o que eu esperava e um pouco mais, sempre adorei a Digitech, inclusive uma das pedaleiras que mais usei foi a minha antiga RP80. Acontece que me deparei com um problema maior ainda: percebi que usando a pedaleira com fone de ouvido o som é um, usando-a no amplificador fica completamente diferente. Acredito que o problema está no fato de que é impossível colocar as simulações de amplificadores do Peavey em "bypass", ou seja, mesmo escolhendo uma simulação "clean" (Twin Reverb, por exemplo), essa simulação interfere na simulação da RP1000. Uma das opções que tentei foi dar um "bypass" no gabinete da RP1000, apenas no gabinete, ou seja, uso a simulação de amplificador da RP1000 com "bypass" no gabinete, usando o falante do Peavey, ainda assim a simulação de ampli do Peavey interfere no som da RP1000.
Alguém mais experiente poderia me ajudar numa solução para usar os dois em conjunto (Peavey + RP1000)? Uma das soluções que encontrei foi usar a RP1000 apenas como uma pedaleira de efeitos "desligando" as simulações de amplificadores e de gabinetes (a pedaleira permite isso), aí eu uso os simuladores de amplificadores do Peavey, porém, caio na mesmice de não conseguir timbres mais pesados de amplificadores, um dos fatores que me levou a comprar a RP1000.
Agradeço a contribuição de todos!
Kleber Blacklock
|