Como montar um pedal de efeito?

    Autor Mensagem
    reyes812
    Veterano
    # jan/12


    Pessoal sei que já tem alguns tópicos parecidos com esse, mas to precisando de uma ajuda!
    Quero aprender a montar pedais! Eu sei que ganharia muito mais se eu comprasse um Boss, ou Rocktron, ou MXR etc... Mas eu quero aprender a montar!

    1º Não sei nada de eletrônica, vocês recomendam que eu leia algum livro antes de começar?Se sim, qual?
    2º Do que vou precisar pra montar o pedal?
    3º Após montar o pedal caso eu faça alguma coisa errada, meu amplificador ou minha guitarra correm algum risco?
    4º Qual o pedal mais simples de se montar?

    Desde já agradeço!



    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: jpdiman
    · votar


    1- Sim, deve estudar simbologia, entender como funciona a placa de circuito impresso, como soldar, é essencial. Saber o que cada componente faz você aprende com o tempo, não é necessário pra montar um pedal que você só vai copiar o circuito.

    2- Ferro de solda e seus acessórios (suporte pro ferro, sugador de solda, solda). Furador de placa ou mini furadeira com broca de 1mm. Percloreto de ferro pra corroer a placa. Um ferro de passar roupa pra transferência térmica. Layout impresso em uma impressora a laser. Os componentes usados no pedal, incluindo as ligações externas.

    3- Podemos dizer que não. O circuito do pedal já tem a sua proteção, e a menos que você ligue o DC no out do pedal, não vai ter problemas quanto a isso, não se preocupe.

    4- O mini fuzz do bertola encontrado aqui:
    http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pedais/minifuzz/Fuzze_s1 2-07-05.pdf

    Dica: recomendo que você compre a placa pronta, economiza bastante em ferramentas, e já evita problemas. Conheço um cara que faz umas placas excelentes, se você preferir essa opção, te passo o contato dele.

    E da uma lida nesse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/

    lokiol
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Respostas:
    1ºFaça um curso de eletrônica, procure videos no U2B e compre dvd's, ajudam bastante!

    2º Dos componentes da placa, de uma placa, de ferro de solda, dos fios, etc...

    3º Sim

    4º Fuzz

    snd
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    1º Não sei nada de eletrônica, vocês recomendam que eu leia algum livro antes de começar?Se sim, qual?
    Não tenho nada em mente para indicar, infelizmente. Mas é essencial que você leia tudo que conseguir sobre eletrônica.

    2º Do que vou precisar pra montar o pedal?
    Componentes, fios, conectores, caixinha, ferro de solda, estanho, placa pre-furada (Não recomendo começar corroendo suas placas), multímetro


    3º Após montar o pedal caso eu faça alguma coisa errada, meu amplificador ou minha guitarra correm algum risco?

    Seu ampli, sua guitarra e VOCÊ correm risco se você fizer alguma coisa muito errada. Mesmo trabalhando com baixa tensão, o estouro de um capacitor eletrolítico invertido pode te deixar cego.


    4º Qual o pedal mais simples de se montar?
    Mini Fuzz do Bertola (handmades.com.br) e boa parte dos pedais do runoffgroove.com feitos em placa pré-furada

    guitarfilth
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, se vc não tem noção nem uma de eletrônica e mesmo assim quer fazer, sugiro que vá no youtube e procure tutoriais ensinando a soldar, tutorial ensinando como se faz a trilha na placa... tem bastante sites tem mandas o projeto do pedal inteiro, se vc souber pelo menos soldar e fazer a placa vc ja consegue montar o pedal...caso vc faça alguma coisa errada, nada vai estraga não.
    O pedal mais simples de montar é o fuzz do bertola, é so pesquisa na net que vc acha o projeto....flw!

    snd
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Escrevemos praticamente a mesma coisa simultaneamente.

    reyes812
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: reyes812
    · votar


    jpdiman:

    Valeu cara!
    Vou seguir suas dicas! Espero que de certo!
    Tambem tinha pensado em comprar a placa pronta, voce pode me passar o contato dessa pessoa que voce falo?

    Valeu mesmo pelas dicas!

    reyes812
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    snd:
    Valeu pelas dicas! Vou pesquisar alguns livros!
    É facil achar esses componentes que voce falo né?
    Obrigado por me avisar que eu, minha guita, e meu amp correm riscos, não sabia disso nao!
    ________________________________________
    lokiol:
    Realmente o ideal seria fazer um curso de eletronica, mas nao sei se vo ter tempo...
    _________________________________________
    guitarfilth:
    Ja vi um vídeo no You Tube ensinando a montar placa de circuito, e meu pai talvez me ajude e ele sabe soldar e etc...

    OBRIGADO A TODOS!!!

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    reyes812

    Aqui cara: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=608.0
    A placa é de excelente qualidade e o preço é baixo, algo em torno de R$0,30 por cm² se não me engano!

    snd
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: snd
    · votar


    reyes812
    Os riscos são pequenos, mas sempre existem. Não esquece da lei de murphy.

    Componentes geralmente são fáceis, com algumas exceções.
    As chaves de acionamento DPDT de metal eu só consigo comprar pela Internet. 3PDT no Brasil é lenda. Transistores famosos como MPF102 e J102 eu nunca encontrei nas lojas da minha região então acabei usando BF245 que não é tão legal quanto os citados anteriormente.

    reyes812
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jpdiman:
    Essa parece booa mesmo!
    Mas voce sabe em que tipo de loja posso encontrar placas com o circuito já impresso?

    ______________________
    snd:
    é verdade! Esse tipo de coisa acontece quando agente menos espera!

    OBRIGADO DE NOVO PESSOAL! VOCES ESTÃO ME AJUDANDO MUITO!

    jpdiman
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    reyes812

    Loja eu nunca vi que faça isso, só empresas que fazem em grande quantidade! Pede pela internet mesmo com o Tiago!

    E se tiver dificuldade pra achar componentes, na Tiggercomp tem muita coisa que é dificil de achar no Brasil, tem a 3PDT a um preço acessível, J201, tem até os 1N914 que são lenda no Brasil!

    reyes812
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    jpdiman
    Vou olhar então nessas lojas e com o Tiago!
    Valeu!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como montar um pedal de efeito?