primeiro pedal ... Fiz um pedal efeito Xiado =)

    Autor Mensagem
    mestreyohda
    Veterano
    # abr/05


    Sou leigo em eletronica
    terminei meu primeiro pedal :)
    a plaquinha ficou perfeita toda bonitona :)
    tentei fazer um orange squeeser :)
    Nao encontrei o tranzistor 2N5457 entao fiz com transistor 2sk246 porem nao sabia se tinha q inverter ou nao entao liguei normal como o 2n5457 do esquema e nao funcionou nao sei se é só por isso mas o som com efeito desligado passa normal mas quando ligo o efeito faz um chiado (como se ligar apenas o cabo no ampli e segurar a ponta) e quado almento o volume no pot o xiado obedece muito bem almentando e diminuindo.
    Entao falei ptz que compressor que nada acabei de fazer um pedal de Xiado ...rs :(
    alguma luz de como rezolver? ja verifiquei cabos e soldas

    marcosbanin
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    expressões do tipo compre um pedal de verdade colacam a pessoa para baixo nessas horas, não é?!

    mestreyohda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    se é...rs... e a que mais escutei "te falei que nao ia funcionar" ptz derruba ..rs

    Semyto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mestreyohda
    Foi o primeiro pedal q tentei fazer vixe o danado num funcionava, taquei ele na parede de tanta raiva depois tentei montar um MXR+ mas tb num funcionou, então pensei vou desistir to gastando muuita grana, mas como ouvia todo mundo falar do TS decidi arriscar mais uma vez e nada do danado pegar tb ai que raiva me deu mas por algum motivo descidi olhar a bateria e num era a danada que arriou no dia seguinte fui na loja comprei uma batareia e NOSSAAAAAAAAA Funcionou que alegria, dai então decidi debulhar a net a respeito do assunto então fui apredendo e lendo conversando com a galera do forum e outras pessoas que entedem de eletronica e foram me dando dicas, e descobri os erros de meus pedais que não funcionavam, exemplo o MXR foi um resistor que soldei errado, o orange eram os transistores na posição errada até algume me falar de um tal de datasheet nem sabia que isso influenciava.
    e hoje vivo feliz por vender alguns pedais por ai

    Resumindo nunca desista, se vc gostar do que está fazendo se alguém te falar que vai dar errado se concentre no que está fazendo e não nas palavras de um qual quer.

    mestreyohda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Semyto

    ptz,, já tinha me desanimado, mas lendo ae deu até vontade de nao desistir e tentar mais um pouco. :)
    mas é meio estranho esse lance de datasheet cheguei a ver mas de um ele mostra o desenho do transistor com a marcaçao ae firmeza mas do outro nao tinha o desenho do transistor ae fiquei sem saber e sempre que vc pergunta te mandam olhar o maldito datashet que vc nao entende ae desanima mesmo...rs..
    Mas Valeu ae vc me deu um animo novo.
    valeu

    kun
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mestreyohda
    checa se a pinagem ta certa, e de preferencia tenta arrumar o transistor original..

    abre o datasheet, procura pela parte em que indica a pinagem do transistor, e compara o datasheet dos dois transistors (o original, e o que vc usou). ve se ta invertido ou algo assim.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mestreyohda
    O 1° que fiz (um Fuzz) também deu "xabú". Depois acertei.
    Abç

    tad4heads25
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O meu primeiro mxr tb naum funcionou.....

    tava ligando os jacks errado......

    mais desiste não, dificil é o primeiro, depois q sai um, sai todos.

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mestreyohda
    nem precisa fica se preocupando com datasheet pra ver pinagem, pesquisa por um programa chamado ic2002 acho q tem nesse site: http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br , nesse programa vc coloca o codigo do transistor ou CI q ele mostra a pinagem e tb o equivalente mais proximo, dai vc vai saber qual eh a pinagem certa....
    no seu orange squezer eh certeza q ta errado a pinagem q eu ja vi pelo pragrama agora...
    e uma dica: use sempre soquete no circuito q tiver CI ou transistor alem de evitar a queima dele com a temperatura do ferro de solda vc ainda pode fazer a troca mais facilmente.... se não acha soquete de transistor corta um de ci msm ...
    flw t+...
    e ve se num desiste ein...

    mestreyohda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pow galera Valeu ae pela força e incentivo,
    jah vi que nao sou o unico que falhou no primeiro pedal ... rs
    ta decidido vou incistir mais um pouco =)

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mestreyohda
    Já FALHEI VÁRIAS VEZES ACABEI DE QUEIMAR UM MALDITO MULTÍMETRO TESTANDO UMA VÁLVULA!!!
    Os meus primeiros não deram certo. O primeiro amp que deu funcionou 15s e queimou por falta de dissipador. Daí por diante passei a me animar sempre, mesmo com todo mundo falando mal dos projetos...

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mestreyohda


    a minha primeira falha foi num sintonizador de FM que eu tentei montar isto em 1989, não funcionou e eu fiquei puto da vida, quebrei todo circuíto, aí em 1993 eu comecei a mexer com guitarra, na época não tinha essa moleza que vocês têm hoje ( esquema de tudo qto é ampli e pedal ), foi difícil não tinha onde buscar informação sobre o assunto, então fui montando o que aparecia nas revistas sobre o assunto e muitas das vezes a montagem não ficava legal, mas aÍ VONTADE DE ACERTAR foi maior e graças a DEUS que eu não desisti , por que hoje essa persistência e experiência acumulada ( entre erros e acertos ) me oferece muitos privilégios.
    SEGUE ADIANTE GAROTO!!! NÃO LIGUE PARA AS CRÍTICAS !!!!
    VAI FUNCIONAR!!!!

    SuperGeo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ta loko

    meus pedais nunca funcionam de primeira

    e la vai-se um tempo debuggando



    aprendam a usar os datasheets dos componentes

    principalmente se quiserem saber a pinagem deles

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: beto crazy
    · votar


    eu tinha um link de um lugar onde tinha datasheets praticamente de todas as empresas, na bagunça que tá o meu computador perdi o link. nem lembro mais o nome do site!!!Só uma dica prá montar pedal de distorção dependendo da etapa, vc pode substituir por um BC548 ou BC549, por que quem dá o ganho acaba sendo operacional (ampops), eu nunca montei distorção com transistores, sempre uso os ampops, pois são mais fáceis de manejar e são pau prá toda obra em se tratando de audio frequencia. Esses transistores presentes em pedais da boss, eu só uso o do buffer (entrada e saída ), aquele flip-flop prá ligar e desligar o pedal eu substituo por um 4069 ou 4093 ( tenho um esquema que eu peguei da Giannini) e uso um 4066 ou 4053 prá montar o sistema de acionamento (são chaves eletrônicas CMOS ), nos pedais boss essa etapa é feita pelos FETs.Whá wha é a mesma coisa BC548 ou 549, e fica bom prá caramba aí !!

    ed hunter
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Por incrivel q pareça, meu 1º pedal foi um GT-2!!!naum sabia quase nada de eletronica, nada mesmo, p/ naum dizer q foi o 1º mesmo,tentei fazer o mkz "pentelhinhus", mas deu errado por q fiz com "restos de tv's e radinhos de pilha(algum componente devia estar queimado, ou quebrado, sei-lá).
    um dia entrei no forum e vi varios comentarios a respeito do gt-2(todos diziam q era dificil, era melhor começar por outro),mesmo assim comprei os componentes e o montei, testei e funcionouuuu, de primeira deu certo.
    depois de alguns dias montei um MXR d+, e tmb deu certo.

    Só naum montei + pedais pq ...pq... sei-lá , pq.!
    agora vou pedir umas 4 plakinhas, e vou montar p/ vender.

    Naum tem segredo, é só comprar tudo certinho, olhar no esquema e soldar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a primeiro pedal ... Fiz um pedal efeito Xiado =)