Qual a diferença entre: Pedal de Simulação e Pedal de Efeito?

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # jun/08


    No caso, seria essas duas..:

    http://www.bossus.com/gear/productdetails.php?ProductId=570&ParentId=1 18

    http://www.zoom.co.jp/english/products/a21u/

    No ML, o vendedor da AD-8 fala que ele tem poucos efeitos, e sim mais simulações.. O contrario acontece com o vendedor da A2.1u, ele fala que ela tem bastante efeitos, e pouquíssimas simulações..

    Qual a diferença entre simulação e efeito?

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koisa

    Efeito: Chorus, Delay, Reverb, Wah, Compressor, etc.

    Simulação: Faz o seu violão A soar como um violão B (ou uma coisa qualquer A soar como se fosse outra coisa qualquer B)

    A A2 *NÃO TEM* pouquíssimas simulações. Tem 11 simulações de violões e mais uma simulação "esquentadora" de preamp valvulado. Também tem um punhado de simulações de microfones e montes de efeitos - compressor, equalizador de 6 bandas, noise gate, modulações, etc.

    A da Boss simula 6 tipos de violão, podendo variar o tamanho, mais um equalizador de 4 bandas e reverb.

    Em termos de "quantidade de coisas" a A2 dá de 10 a 0 na AD-8. Em termos de "qualidade das coisas que faz", eu já não posso opinar, mas levando-se em conta o preço, a AD-8 é praticamente obrigada a fazer mais.

    Aliás, se você quer um simulador realmente legal, dê uma procurada por um certo "Fishman Aura". Esse é só simulação, mas é bem mais sofisticado.

    edalko
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Aliás, se você quer um simulador realmente legal, dê uma procurada por um certo "Fishman Aura". Esse é só simulação, mas é bem mais sofisticado.

    e caro pra dedéu!!!

    O Bog disse tudo: simuladores tendem a fazer seu instrumento soar como um outro, que ele não é.
    Temos simuladores de violões, de cítaras, de amplificadores.

    Já os efeitos, adicionam certas sonoridades ao seu timbre original, sem alterá-lo na sua essência: distorção, delay, reverb, modulação.

    P. ex: Vc pode ter sua guitarra, e com simuladores (AC-3 Boss)fazer ela soar como um violão, plugado num amp Crate que estaria tendo uma sonoridade do Fedner Bassman (FBM-1 da Boss). E com efeitos, ter adicionado repetições (delay), reverberação (reverb) e chorus (modulação).

    Koisa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    edalko

    e caro pra dedéu!!!



    Comparando com a AD-8 não, ela vale 1.600..

    Koisa
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Koisa
    · votar


    Alguem tem algum audio de exemplo de pedal de simulação??

    **** EDIT ****

    Ja achei.. Vou postar aqui pra enriquecer o tópico..

    http://youtube.com/watch?v=-gwqbpMMYF0



    Mas ainda procuro um vídeo da AD-8, nunca vi..

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koisa

    ACHO que o Acoustic simulator da boss é um exemplo, só que dai, é uma guitarra simulando um violão...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Koisa
    Qual a diferença entre: Pedal de Simulação e Pedal de Efeito?

    Cara é fácil ...


    Efeitos são recursos que acrescentam alguma ambiência ou modulação ou saturação (etc) a um timbre já pronto (que tb pode ser alterado via efeito, mas não com intenção de imitar outro equipamento) vindo de uma fonte sonora ...
    Exemplos: OVERDRIVES, DISTORÇÃO, FUZZ, BOOST, CHORUS, FLANGER, SIMULADORES DE LESLIE, PHASER, VIBRATO/TREMULO, RING MODULATOR, DELAY, REVERB, EQUALIZER, WAHWAH, PITCH SHIFTER, ETC ...


    Simulações, o próprio nome já diz, são recursos utilizados para "imitar", ou ter um timbre semelhante a outro equipamento ... Os simuladores que se utilizam da equalização para atingir um timbre.
    Exemplos: Pickup Simulator (single/humb. e humb/single), Acoustic Simulator (ainda não conheci um que transforma o som da guitarra em de violão), Speaker/Cabinet Simulator (1x10", 2x10", 4x10", 1x12", 2x12", 4x12", 1x15"), Simuladores de amplis, Mic. Simulator (simula diferentes posições do microfone à frente da caixa escolhida), etc.


    Nota1: Para perfeita simulação de outro instrumento, vc deve usar um equipo que tenho recursos MIDI pois simuladores analógicos não fazem o serviço perfeitamente;

    Nota2: Falando de Simuladores de amplis ainda não conheci um que transforma o som de um Meteoro em um Mesa Boogie (então se é essa sua intenção pode ir tirando o cavalinho da chuva) e de violão (acoustic) ainda não conheci um que transforma o som da guitarra em de violão;

    Nota3: Simulador nenhum, seja qual for, faz milagres, então tenha equipamentos no mínimo razoáveis ...

    Nota4: Os simuladores para fazerem seus 'serviços' se utilizam de efeitos (ambiência, equalização, etc) ... Por sua vez os simuladores podem ser tratados como efeitos já que acrescentam (ou retiram) ao timbre original vindo de uma fonte sonora ...


    Falow

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koisa

    É bacana esse Aura, né?

    Tem vários modelos, um para cada tipo de violão. E um modelo geralzão. O troço não é bem um simulador de violão, e sim um simulador de microfonação! Ele faz o teu violão com captação pato-piezo soar como se estivesse microfonado.

    É interessante, porque eu comprei a A2 exatamente para esconder um pouco esse som de piezo. Acho que isso é mais importante do que montes de efeitos e coisa e tal: um som acústico mais "natural".

    Koisa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mas tpo.. Pelo o que o Henrique S. falou ali encima, esse pedal da boss foi feito pensado em um uso pra guitarra ou violão??

    Bog
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Fernando de almeida

    opa!

    Para perfeita simulação de outro instrumento, vc deve usar um equipo que tenho recursos MIDI

    Eu acho que nem assim... Até porque MIDI é um protocolo limitado em certos pontos.

    ainda não conheci um que transforma o som de um Meteoro em um Mesa Boogie

    Simuladores de amps raramente fazem o seu máximo quando a saída vai para outro amp normal. Eles costumam soar melhores em equipamentos full range. Note que "melhores" ainda não quer dizer "perfeitos".

    ainda não conheci um que transforma o som da guitarra em de violão

    Acho que não é a intenção dele. Ele quer usar com o próprio violão. Posso dizer que os resultados são BEM mais satisfatórios assim: em vez de tentar fazer uma guitarra soar como violão, tentar fazer um violão soar melhor.

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koisa

    O AC-3 é para guitarra.
    O AD-8 é para violão. A A2 é para ambos.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog
    Para perfeita simulação de outro instrumento, vc deve usar um equipo que tenho recursos MIDI

    Eu acho que nem assim... Até porque MIDI é um protocolo limitado em certos pontos.


    Quis dizer um captador MIDI desse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75652562-_JM
    Com uma pedaleira própria pra esse captador dessa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75789227-roland-gr-33-pedaleira -midi-com-gk2-gr33-para-trocas-_JM

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Heheh, eu conheço esses simuladores estilo VG-99 da vida. São realmente bacanas. Mas ainda não são "perfeitos".

    Nem a simulação da Variax - que não tem nada de MIDI, mas tem piezo independente por corda - é perfeita. E não estou falando isso para "atacar" os simuladores, eu TENHO uma Variax, e por isso mesmo sei até onde ela chega.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    eu TENHO uma Variax, e por isso mesmo sei até onde ela chega.
    Qual é a sua mesmo??? Ela pode ser plugada direto no ampli pra usar esquema de só guita+ampli????

    Koisa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, são muitos homens peixes..

    http://search.ebay.com/search/search.dll?from=R40&_trksid=m37&satitle= Fishman+Aura&category0=

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    É a 300, a mais simples. A maior diferença dela em relação às outras é o acabamento, o conforto, e o sustain menor (na verdade, ela tem BEM pouco sustain). A parte eletrônica e os algoritmos são idênticos em todos os modelos.

    Ela pode ser usada como uma guitarra normal sim. Ela tem uma "caixinha" que alimenta a guitarra, e a saída dessa caixinha é igual à saída de uma guitarra qualquer.

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koisa

    A Fishman faz montes de equipamentos para violão, cara. É uma empresa super-conceituada. O Aura tem vários modelos por conta da tecnologia interna. Em vez de tentar ficar achando um meio-termo que satisfaça tudo quanto é violão, eles fizeram algoritmos especializados para cada tipo de violão.

    Se por um lado perde-se em generalidade, por outro ganha-se em qualidade de simulação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre: Pedal de Simulação e Pedal de Efeito?