Amplificador Valvulado (Fender Blues Jr) + Pedaleira (gt-10 ou POD HD500)

    Autor Mensagem
    fabio666
    Veterano
    # nov/11


    Pessoal, tenho um blues jr e uma zaganin strato.
    Sou bastante eclético e faço covers variados, por isso estou pensando em comprar uma pedaleira.

    Alguém tem experência com a combinação:
    Fender Blues Jr + Pedaleira (gt10 ou POD HD500)?

    Em casa tenho uma pedaleira boss me-30. Apesar de ser velhinha, o som sai razoavelmente bom. Mas queria algo melhor, que trouxesse um "mojo" extra as características da minha guitarra e amplificador.

    Procurei no fórum e não encontrei algo específico sobre qualidade do som dessa combinação. Fico um pouco preocupado pois o blues jr não tem loop de efeitos.

    Além disso, vou comprar uma das duas pedaleiras pela internet, ou seja, não vou poder testar no meu equipo. Vi vários videos no youtube sobre elas, mas nenhum deles mostrava a pedaleira ligada propriamente num blues jr.

    Alguém já aprontou uma armada dessas?

    Em resumo, a minha dúvida principal é: a combinação pedaleira + blues jr vai trazer efeitos e distorções bacanas mantendo a qualidade do som que eu tenho hoje (ligando a guitarra direto no ampli)? Ou vai simplesmente jogar no lixo o som característico do blues jr e da zaganin?

    Ah, a ideia principal é usar os efeitos e abandonar as simulações de amplificadores.

    Valeu, galera!
    Abraços!

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não é legal ligar um sinal digital em um amp valvulado, vai perder grande parte da característica.. compra pedais..

    []'s

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fabio666
    Acho que tu usar só os efeitos não há problema algum, seria a mesma coisa que ligar um Digital Delay, por exemplo, utilizando drives externos vai haver somente uma conversão A/D/A. Eu tenho um valvulado (Acedo 276 1x12) e tenho uma Zoom G2nu ligada no input que eu utilizo só para efeitos e EQ. Os drives eu uso de pedais mesmo (MXR Badass, Digitech Bad Monkey e GGG Late 60's Fuzz), dessa forma, consigo "o melhor dos dois mundos".

    Esse final de semana cheguei a testar utilizando uma simulação sem ganho da pedaleira e usando o ganho dos pedais, não gostei do resultado final, mas também não me prestei a regular muito, pode ser que eu tente novamente.

    O MauricioBahia tem um Fender Blues Jr e utiliza uma Zoom G2nu nele para efeitos, com certeza ele deve pintar no tópico e relatar um pouco da experiência dele com isso.

    Abs

    fabio666
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pois é, Van_Lorien, pensei justamente no caso do digital delay quando li o comentário do marcosshrp.
    E também cogito essa abordagem mista que citou. Pesquisando na internet vi que a minha boss me30 não trabalha muito bem com outros pedais. Mas essas pedaleiras mais novas pelo jeito até loop de efeitos de têm.
    Gosto de tecnologia e percebo que as pessoas tem preconceitos com pedaleiras por serem digitais, contudo muitas vezes utilizam alguns pedais digitais. hehehe... Acaba sendo estranho, acho que rola um efeito placebo! =D
    Mas estou voltando a tocar agora e não acompanhei de perto a evolução das pedaleiras, por isso a minha dúvida.
    Penso em comprar a HD 500 e se as distorções/overdrives não me agradarem, compro uns poucos pedais pra tentar resolver o problema.
    Pra ter todos os efeitos que quero com pedais, ia ter que desembolsar uma grana alta! Isso sem falar que a praticidade da pedaleira é maior... Manejar, transportar e equalizar vários pedais não deve ser das coisas mais fáceis e divertidas!! hehehe..
    Se puderem dar mais dicas, serão muito bem-vindas. =D
    Valeu!
    Abraço!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fabio666
    Além da GT-10 e da Pod HD500, que são top, dá uma olhada na TC Electronic Nova System (que também é top, haha), ela é uma pedaleira que possui distorções analógicas e programáveis. O único contra dela, que dependendo do ponto de vista não é um contra, é não ter USB pra gravação e edição de patches.

    Existe muita lenda nisso de que pedais são melhores que pedaleiras. Muita gente tem 2, 3 ou 4 pedais digitas no set e, teoricamente, isso geraria muito mais "digitalização" no timbre do que uma só pedaleira pra esses efeitos, isso sem contar nos cabos, na alimentação e espaço pra tudo isso.

    Abs

    Led Zé
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp
    Não é legal ligar um sinal digital em um amp valvulado, vai perder grande parte da característica.. compra pedais.
    Not true, bro..not true...Se voc~e der uma olhada no pedalboard de guitarristas famosos vao dar de cara com um monte de dd3, dd7,ce5 (novos), ch1, reverbs digitais, simuladores de leslie, entre outros ...Esse papo de digital tirar o "feel" do amp valvulado é apenas um mito. Muito bem enraizado por aqui, por sinal...

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    fabio666

    1) Não acho distorção digital tão legal quanto analógica/valvulada.
    2) Misturar efeitos digitais é a coisa mais normal do mundo e tem sido usados há décadas por mestres do timbre como Gilmour, Knopfler, etc. e hoje em dia, acho difícil ver um pedalboard profissional que não tenha pelo menos um efeito digital.
    3) Loop de efeitos é dispensável se não usa a distorção do power amp, afinal. o loop de efeitos fica entre o pré amp e o power amp. Ainda, certos efeitos no loop ou fora podem soar diferente e isso pode der bom. :) É uma questão de testar mesmo.

    O problema é como, quanto e quando usar os efeitos. Tem "n" tópicos sobre isso por aqui.

    Abs

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    a combinação pedaleira + blues jr vai trazer efeitos e distorções bacanas mantendo a qualidade do som que eu tenho hoje (ligando a guitarra direto no ampli)?
    Vai ficar bem diferenete se vc colocar qualquer coisa na frente, não só pedaleira como pedais, uns pódem estragar mais ou menos o sem som, já que vc usa guita espetada no amp direto...Vai descaracterizar sim!

    Vc diz ser bem eclético, quão eclético?? Vc toca oq? A Zaga é uma strato?!

    fabio666
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pessoal, valeu pelas dicas!!

    ogner
    Toco mpb, pop e rock de várias estilos.
    A zaga é uma strato sim!
    O corpo é ash (tone chambers), capitação lollar blonde usa, braço em maple, ponte gotoh wilkinson. =D
    De estimação, guita pra vida inteira!

    Ela vai plugada hj direto no ampli pq minha boss me30 não é tão bacana e variando a equalização do ampli (saturação das válvulas e afins) consigo tocar de mpb à rock, só não rola qdo preciso de distorções mais pesadas. Daí apelo pra boss.

    Van_Lorien
    Estou pesquisando sobre TC Eletronics Nova System. Parece ser do caralh#$% ! E pelo jeito atende melhor as minhas necessidades. =)
    Só que pelo o que percebi, ela já está no mercado há algum tempo, tenho medo de comprar e sair um modelo novo e jogar o GAS lá pra cima. hehehe

    MauricioBahia
    Obrigado pela explicação sobre pré e power amp. Vc também tem um blues jr? Pode por favor me falar um pouco (ou então mostrar um link no qual já tenha o feito) dos efeitos que usa com ele e o qto está satisfeito com a combinação?

    Valeu, pessoal!

    Abraços!!

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fabio666

    Ahhh, velho..Compra umas latinhas de boa qualidade!!! Vc vai subultilizar muito provavelmente a pedaleira...Te um equipo top ae, timbreira!!! Essa guitarra deve ser demais.

    Uns 2 drives, 1 Fuzz, 1 delay bacana, mais uma modulação qualquer ae, chorus e pronto!!! Eu faria isso!! Da pra tocar de tudo!

    Quando o timbre entra dentro de uma pedaleira tem gnomos assassinos de timbres la dentro, eles colocam o timbre dentro daqueles papel filme saca? hAhauheha!! Vc deve perceber isso quando espeta sua Boss ae!!!

    Se vc tocasse outros estilos eu não falaria nada, mas pleo seu estilo, acho que menos é mais!!

    Led Zé
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ogner
    Quando o timbre entra dentro de uma pedaleira tem gnomos assassinos de timbres la dentro, eles colocam o timbre dentro daqueles papel filme saca? hAhauheha!! Vc deve perceber isso quando espeta sua Boss ae!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    fabio666
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Boa, ogner!!!
    ahuahauhauahauh =DDD

    A minha esperança é justamente que uma pedaleira dessas mais novas não venha com os gnomos assassinos de timbre!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    fabio666

    Os efeitos digitais que tenho usado ultimamente com o Blues Jr. vem da Zoom G2Nu (antes era a G2), Eventide Modfactor, e Tech 21 Boost D.L.A..

    Sobre estar satisfeito, sim estou. Cara, eu desencanei com timbres faz tempo. Isso cria uma "neura" tal que você acaba deixando de tocar pra ficar procurando diferenciar nuances que não são perceptíveis com banda devido a gama de sonoridades produzidas por outros instrumentos.

    Aliás, tudo influencia no timbre. Se você tá de costas pro amp, de lado; volume do amp alto/baixo, etc. Isso não tem fim.

    Cara, como disse, Tem "n" tópicos sobre isso por aqui. ;)

    Abs

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Led Zé
    Esse papo de digital tirar o "feel" do amp valvulado é apenas um mito. Muito bem enraizado por aqui, por sinal...

    aaa, não é não meu querido! Todo mundo anda dizendo "muito desmistificado por aqui" de coisas absurdas. Não faz sentido eu comprar um amp valvulado se eu posso emular um com a pedaleira ligando em linha, certo ou errado?

    Van_Lorien
    Zoom G2nu ligada no input que eu utilizo só para efeitos e EQ

    Esse caso é diferente, esse por mim seria legal, agora usar somente a pedaleira....segue o comentário a seguir:


    MauricioBahia
    1) Não acho distorção digital tão legal quanto analógica/valvulada.

    OOOhh GOOD, esse cara é fera!! Obrigado man..

    Led Zé
    Estamos entendidos?

    Led Zé
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp
    Não faz sentido eu comprar um amp valvulado se eu posso emular um com a pedaleira ligando em linha, certo ou errado?

    Errado. Não é disso que estou falando, brother. Estou me referindo a usar o amp normalmente, seu drive, todo o seu potencial e usar ocasionalmente efeitos digitais como reverb, chorus, delay e outras modulações.

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Led Zé
    ocasionalmente efeitos digitais como reverb, chorus, delay e outras modulações.

    Então acho que tivemos um grande mal entendido..

    Quando eu quis dizer:
    Não é legal ligar um sinal digital em um amp valvulado, vai perder grande parte da característica.. compra pedais.

    Eu quis dizer, que não seria legal ele usar somente a pedaleira..
    Acho que nisso estamos em comum acordo..
    Eu acho muito melhor no lugar de uma POD ou GT, ele comprar pedais (mesmo que os delays e afins sejam digitais), saca?

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp: OOOhh GOOD, esse cara é fera!! Obrigado man..

    hehe; Foi só pra registrar. :)

    Abs

    Led Zé
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp
    Eu acho muito melhor no lugar de uma POD ou GT, ele comprar pedais (mesmo que os delays e afins sejam digitais), saca?
    Este é o cerne da questão , brother...Se for usar as modulações, tanto faz...Usar o delay de uma BOSS ME da vida, é a mesma coisa de pisar num dd3 . A conversão de digital pra analógico acontece do mesmo jeito. Não tem diferença. É mais uma questão de gosto do que qualidade de timbre.

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Led Zé
    E você acha justo o cara usar uma POD ou uma GT só pra ambience e modulações? É isso que eu quero dizer..

    []'s

    gege_correa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp
    E você acha justo o cara usar uma POD ou uma GT só pra ambience e modulações?

    Olha, no caso da GT, se for ver o preço de um delay (equivalente ao DD7, dependendo da configuração, dá para usar 2 delays simultâneos, coloque por exemplo um DD7 + um DD3), chorus, phaser, reverb, compressor, flanger, pitch shifter, harmonizer, dentre outros acho que vale hehehe claro, SE for utilizar tudo isso... Abraço!

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gege_correa
    haUHA, ainda prefiro uma zoom com pedal de expressão do que gastar essa dinheirama numa GT. Se EU fosse pagar o preço de uma GT, investiria o que sobrou num bom SS.

    []'s

    Led Zé
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp
    E você acha justo o cara usar uma POD ou uma GT só pra ambience e modulações? É isso que eu quero dizer..

    Agora entendi...Você está se referindo ao custoxbenefício...É uma outra conversa. Nada tem a ver com o mito da "digitalização" que eu havia me referido anteriormente. Concordo com você nesse ponto. Subutilizar equipamento caro nunca é uma boa... Aí é um caso a se pensar...MAS....se pensarmos assim:
    Zoom G2nu = 350 pilas. Vamos supor que o cara use, delays , reverbs e afinador somente. Tudo isso numa pedaleira barata.
    Agora calcule o preço de pedais para tudo isso...Bem mais caro. Só um tc polytune custa esse preço. E é só uma porra de afinador!

    E voltando ao assunto do mito da "digitalização". Existem muitos amps valvulados bons que usam reverb digital e "voicings" digitais para moldar o som. Não existe essa de "digitalizar" o som usando um delay ou reverb digital. Aliás, quando se trata desses dois efeitos em particular, é sabido que os digitais possuem mais fidelidade e mais opções de ajustes do que um analógico. Abraço.

    fabio666
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Galera, resolvi!

    Me assustei com a história dos "gnomos destruidores de timbre"! hehe...
    Vou montar um set de pedais.
    Sou novato em questão de efeitos e afins, mas testei e gostei de dois pedais da boss, dd-7 (delay) e bd-2 (overdrive).
    O dd-7 é cheio de recursos, em poucos minutos brincando com ele já pude percebe do que ele é capaz. Apesar de conhecer outros pedais de delay apenas pelo youtube (ou seja, não conheço!!), fiquei bastante impressionado. É bem divertido, pra fazer cover de U2 é o ouro! hahaha... Ele tem algumas configurações mais discretas também, que incrementam o som de um jeito muito legal!
    E o blues driver... meu amigo, trouxe o "mojo" que eu queria. Seja como booster pras válvulas, seja pra dar uma "sujada" no som... É BEEEMMM divertido. Como falamos aqui em floripa, é "aaaaltos brinquedo"! =P

    Aos poucos vou aumentando meu set.
    O impacto no bolso é maior no final das contas, mas dá pra ir diluindo o investimento.

    Vou tentar combiná-los com minha pedaleira e ver o que acontece. Se o resultado não for legal, vendo a boss me-30 e compro um compressor ou um wah!

    Só uma observação, não sei se é pq minha pedaleira não é das mais atuais, mas o dd-7 dá um coro absurdo no delay da ME-30. Está cedo para tirar conclusões, mas ACHO que o circuito digital de propósito específico deve ter um desempenho superior ao de uma pedaleira... Enfim, divagações de quem está empolgado com a nova aquisição. =)
    Obrigado pelas dicas e comentários!

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fabio666
    Me assustei com a história dos "gnomos destruidores de timbre"! hehe...
    HUaheuhuahu...Cara testa. Oq é ruim pra mim pode nao ser pra vc!!!
    É simples assim. Final de semana retrasado mesmo toquei com um Pro Jr, um strat Fender California com Texas e um pedaleira da VOX, era tonelad, uma preta com dourado, e nao gostei nem um pouco, talvez se eu ficasse alguns dias mexendo nos botoeszinhos melhoraria... Só isso!! No estilo que EU toco, noq entendo como timbre bacana pra mim, nao serve.
    No fim tirei a pedaleira da frente e toquei com um TS handmade, um MadCat, Fulltone GT ( o prata), e aquele gigadelay da Boss. Tinha mais pedal espetado mas só usei esses.. E não, esse set não é meu!!
    :(
    hehehe!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador Valvulado (Fender Blues Jr) + Pedaleira (gt-10 ou POD HD500)