Tópico pra quem quer comprar pedais e precisa de ajuda

    Autor Mensagem
    mr.floyd
    Veterano
    # out/11 · Editado por: mr.floyd


    Boa tarde!!!
    Vendo que aquele "Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda" no forum de guitarra tem dado um pouco certo dicidi fazer um para o fórum de pedais, vou fazer uma copia aqui, heheeheh

    Pra tentar acabar de vez com essa história de "qual pedal devo comprar", "Qual pedal vcs me indicam", "Qual pedal comprar com tantos reais", etc, etc, etc, vou forçar os "preguiçosos de plantão" a darem uma lidinha neste tópico antes de abrir mais um do tipo citado acima.

    Primeiramente leia esses tópicos:
    Tópico Oficial - Pedais: O que é, como funciona, pra que serve, ordem e dicas sobre cada efeito
    Indice de Reviews de Pedais, Pedaleiras e Racks
    Como tirar o melhor de sua pedaleira
    Método Pete Cornish p/ eliminar ruído, inconsistência de nível e perda de timbre
    Principais fabricantes de pedais Nacionais e Importados - Lista

    Vamos começar traçando um objetivo:
    1 - Monte uma planilha que responda às questões abaixo e com espaço para anotar certas características da guitarra que serão apresentadas aqui.
    2 - Compare as anotações aos modelos disponíveis no mercado.
    3 - Escolha a que mais se aproximar do resultado apresentado pela sua planilha.

    Montando a planilha:
    a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
    De nada adianta receber indicações ou querer comprar instrumentos que não estão dentro do seu orçamento.
    b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
    É muito importante definir quais são seus objetivos ao adquirir determinado pedal/pedaleira. Mas isso tem um custo que deve ser considerado em função do emprego deste equipo. O famoso "Custo x Benefício".
    c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
    "A força de uma corrente está em seu elo mais fraco". Pedais/pedaleiras não dão som sozinho e por este motivo necessita de equipos que tenham pelo menos qualidade próxima à dela. De nada adianta ter uma PRS ligada em uma zoom 505 e uma caixa multiuso.
    d) Qual é o seu nível técnico?
    Nada impede que um principiante queira adquirir um instrumento Top, desde que caiba em seu orçamento, corresponda às suas expectativas e seja utilizado com bons cabos num bom ampli (ta vendo como tudo se relaciona?). Acontece que assim como a técnica evolui com o treinamento, o guitarrista vai ficando mais refinado à medida que adquire experiência, ou seja, o equipamento deve evoluir à medida que o músico se capacite a explorar mais os recursos do instrumento até o ponto em que seja necessário algo que ofereça mais do que se tem no momento. Ou seja pergunte-se se REALMENTE vale apena gastar tal dinheiro com esse equip.
    e) Quais as características que um pedal/pedaleira deve ter para atender às suas necessidades?
    É preciso perder um bom tempo, levantando suas necessidades, e estudando assuntos relacionados, pesquisando todos os modelos disponíveis para compra, preços.

    1) Preço: "Nem tudo que é caro é bom, mas tudo que é bom é caro", essa frase caiu como uma luva no mundo dos pedais. Não existe milagre. Qualidade custa e quanto mais qualidade, mais custo terá um equipo. O limite será seu bolso...


    2) Pesquise: seja para conhecer as características do que vc vai comprar, seja para analisar a qualidade do que vc encontrar, não tenha preguiça de pesquisar nem vergonha de experimentar pelo tempo que for necessário e perguntar tudo ao vendedor, afinal, ele está na loja para lhe atender e não só para vender. A venda é conseqüência do atendimento.


    3) Negocie: não ta fácil pra ninguém. Se ta difícil pro vendedor vender, ta difícil pro comprador ganhar dinheiro pra comprar.


    4) Examine: se não tiver experiência, peça ajuda, mas não esqueça de observar detalhes parte elétrica, componentes, e etc

    5) Vá no certo: marcas conhecidas e consagradas não são garantia de 100% de qualidade, mas certamente têm mais chance de serem melhores que marcas desconhecidas. Isso vale não só para a guitarra, mas também para suas peças e acessórios, Não se esqueçam dos handmades, ou pedais de "boutique", eles vem tomando bastante frente.


    6) Características, observações na compra:
    É importante salientar que o timbre de um pedal é um conjunto de fatores que contribuem para um timbre final, Não existe regra de pedal certa para cada estilo.

    Deve-se obrservar na compra dos seus pedais/pedaleiras
    Construção:

    não adianta tem um pedal "BOM" e que você não pode confiar nele, que ele pode te deixar na mão qualquer hora.O material de que é feito o pedal determina sua durabilidade, e qualidade


    Apesar de não ser decisivo na composição do timbre, um outro aspecto é importante para ser considerado, pois tem a ver com aspectos mais pessoais:
    Acabamento: Deve-se sempre olhar o acabamento dos pedais, ele não vai mudar seu timbre mais vai deixar vc mais "satisfeito", alem de um bom acabamento expressar muitas vesses qualidade, confiabilidade, e até mesmo uma facilidade em caso de uma revenda. Resumindo, é igual a historia não deve-se julgar um livro pela capa, mais é oque acaba acontecendo muitas vesses.


    TRUE BYPASS e Buffered BYPASS
    oque é?

    True bypass é quando o sinal da guitarra passa pelo pedal sem alterar seu sinal, ou seja o pedal pode estar desligado que o sinal vai passar por ele. A importancia disso é aproveitar 100% o sinal da sua guitarra, mais muitas empresas ainda não tem essa "tecnologia".

    Já o os pedais Buffered bypass tem que estar ligados para o sinal da guitarra passar, ou seja o sinal da guitara passa por todo circuito do pedal, e isso pode alterar o sinal da guitarra.

    NÃO QUER DIZER QUE NENHUM SEJA MELHOR QUE O OUTRO, SÃO APENAS DIFERENTES, CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, e quem vai escolher isso é vc e seu bolso.

    É isso ae pessoal.

    Espero poder estar ajudando, porque escolher um pedal/pedaleria certa é bem dificil visto que tem uma grande variedade, preços e caracteristicas diferentes

    Busque aquela pedal que melhor se ajustar a todos os quesitos que vc procura, mas não se prenda a um único detalhe
    Pesquise muito,pois o pedal/pedaleira tem que ser agradável aos seus ouvidos.

    Leve em consideração o que colegas mais experientes disserem, mas deixe a decisão absolutamente em suas mãos (e em seus bolsos...rs)

    Finalmente, ao escolher seu modelo e compra-lo, é muito importante que vc poste no forum oque achou, se vale apena, os pros e contras, para ajudar a galera que também que comprar um pedal igual ou no mesmo estilo, heheheh.


    Espero que o topico funcione e e "desafogue" vários topicos do tipo "qual pedal devo comprar", "Qual pedal vcs me indicam", "Qual pedal comprar com tantos reais"

    Valeu!!!









    P.S: desculpe os erros de português

    John Urban
    Veterano
    # out/11 · Editado por: John Urban
    · votar


    Posta alguma coisa ai pra eu curtir/positivar.

    c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
    "A força de uma corrente está em seu elo mais fraco". Pedais/pedaleiras não dão som sozinho e por este motivo necessita de equipos que tenham pelo menos qualidade próxima à dela. De nada adianta ter uma PRS ligada em uma zoom 505 e uma caixa multiuso.


    Essa parte é muito importante. Acho que não adianta nada tocar numa Shelter Les Paul, Meteoro Atomic Drive e ter um Ibanez TS808, Wahwah Vox V847A e outros pedais high-end. A ordem, ao meu ponto de vista deve ser: Amplificador, Guitarra, Pedais.


    - editado para acréscimo de informações -

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jean Arrabal
    Posta alguma coisa ai pra eu curtir/positivar.
    que isso eu que vou te positivar, kkkk

    +1

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    topic fail, não adiantou de nada :X

    Btardelli
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd

    Ja que você deu um ctrl C ctrl V pelomenso troque aonde fala guitarra por pedal, tire a parte do braço empenado e etc...

    P.S: desculpe os erros de português

    Joga no word que ele te ajuda, e olhe a concordancia também...

    oldschoolgod
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd
    TRUE BYPASS e BYPASS
    oque é?
    True bypass é quando o sinal da guitarra passa pelo pedal sem alterar seu sinal, ou seja o pedal pode estar desligado que o sinal vai passar por ele. A importancia disso é aproveitar 100% o sinal da sua guitarra, mais muitas empresas ainda não tem essa "tecnologia".

    Já o os pedais bypass tem que estar ligados para o sinal da guitarra passar, ou seja o sinal da guitara passa por todo circuito do pedal, e isso pode alterar o sinal da guitarra


    Gostei de todo o tópico, achei uma boa ideia. Mas esta parte do True Bypass...valha-me deus. Você tem umas concepções erradas na sua cabeça.


    Quando você diz que há empresas que não têm essa tecnologia, mentira, toda a gente tem acesso a essa tecnologia, é apenas um botão. Simplesmente essas empresas consideram que um bom buffer é melhor que um true bypass.

    Por não faz o seguinte: liga 15 pedais true bypass seguidos, e depois liga os mesmos 15 pedais, mas com um buffer no inicio e no fim da cadeia. Você vai acabar perdendo imenso sinal em true bypass.

    Um bom buffer é essencial para não haver perda de sinal.
    Basta pensar se tem um cabo de 3 metros, 10 pedais (15cm entre cada pedal de cabo), ou seja mais 1,5 metros e mais um cabo de 3 metros até ao amp. Acha que o sinal aguenta 7.5m sem se detriorar? Claro que não.


    Este tipo de misconception é muito tipico do cifrasclub. Toda a gente acha que true bypass é melhor que buffer, é completamente errado.



    Já o os pedais bypass tem que estar ligados para o sinal da guitarra passar, ou seja o sinal da guitara passa por todo circuito do pedal, e isso pode alterar o sinal da guitarra


    Não é assim que funciona um buffer, o sinal não passa pelo circuito do pedal, passa por um circuito alternativo, paralelo, que de alguma forma serve de buffer ao sinal, e como já disse e repito com muito bons resultados na maioria das vezes.

    Uma das melhores características dos BOSS é não serem truebypass, e têm um buffer consideravelmente bom.


    Bom sorte nisso...

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    mr.floyd

    Boa iniciativa! Não li tudo não mas essa parte do Bypass precisa ser revisada, como o oldschoolgod salientou! "True Bypass" é um tipo de "bypass"! Então, tecer comparações entre "TRUE BYPASS e BYPASS" é incoerente. Talvez você estivesse querendo comparar o "True Bypass" com "Buffered Bypass". Talvez ficasse melhor: "Qual tipo de bypass escolher?". Bom, vai a ideia. :)

    Sobre a tecnologia, o "true bypass" é basicamente um esquema de ligações simples numa chave. Qualquer um faz.

    Sobre qual é o melhor, isso depende muito do conjunto "cabos + pedais + amp". Portanto, quem vai dizer qual é "o melhor" são seus ouvidos.

    Abs

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    oldschoolgod
    vlws manow muito obrigado, espero poder ajudar o pessoal

    Quando você diz que há empresas que não têm essa tecnologia, mentira, toda a gente tem acesso a essa tecnologia, é apenas um botão.
    então por isso coloquei entre aspas, já que hoje em dia qualquer um monta um pedal com dpdt em casa

    vou tentar "reformular" a explicação sobre isso, se puder me ajudar agradeço,
    obrigado


    abç

    MauricioBahia
    obrigado mano
    vou tentar reformular essa parte , se puder me ajudar agradeço,

    obrigado


    abç

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Btardelli
    vlwss manow tinha esquecido de "editar" essa parte eheheh

    Joga no word que ele te ajuda
    não tenho word! ksopakspoask

    Mr.Leo Metal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bom tópico, é uma boa idéia, semi-original.
    Não é hora de dizer que o tópico não adiantou nada, ele tem pouco tempo de vida ainda, espere ele crescer um pouco, e digamos se ele vai pra frente ou não.

    Demais, gostei do assunto, aprendi alguma coisa (: Boa Sorte
    Mr. Floyd

    Maximun-EGS 216
    Veterano
    # out/11
    · votar


    HUmm@


    Me ajudou bastante!! ValeU

    Diego Young
    Veterano
    # out/11
    · votar


    este tópico serve para perguntar sobre pedais ? hehe, pois se serve tenho algumas dúvidas a sanar... o outro ninguém esclarece bem as duvidas =s

    playerguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    hehehehe
    Eu acho massa essas pancadas! Tá parecendo briga de torcida! rsrsrs
    Concordo com o Mr.Leo Metal... aprendi alguma coisa, no meu caso, com o lance do buffer...

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd

    Oque é boost?

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Kikobittencourt

    Basta ler o primeiro link do primeiro post deste tópico. O link é para um tópico oficial e fixo deste fórum.

    Abs

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mr.Leo Metal
    Maximun-EGS 216
    playerguitar
    vlwss pessoal brigadão!

    Diego Young
    pode perguntar sim manow,

    Kikobittencourt
    Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
    Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades. A gora se pegarmos uma unidade de distorção/overdrive/fuzz, e ligarmos na saída deles o boost, teremos nada mais nada menos do que o volume do efeito aumentado.
    Raciocinando, todos pedais de ganho, se zerarmos a distorção/drive dos pedais de distorção/overdrive/fuzz, teremos também um booster, com a vantagem de usarmos a equalização/tone desses pedais para ajustarmos o timbre.
    Devido algumas particularidades que trataremos mais pra frente o COMPRESSOR e o EQUALIZADOR também podem atuar como booster.

    O botão de regulagem que geralmente compõe essas unidades é:
    Volume – controla o volume do sinal que recebe.


    ex: tipo, vc está tocando uma musica e vai entra o solo, ai vc ativa o pedal de boost para dar uma aumento de volume no solo e deixar a distorção mais "forte"...

    LeoBrazil89
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd
    Ótimo topico, parabens mano

    vai ajudar mta gente!!

    Rafa-Ban
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Galere, eu preciso de um overdrive e um chorus pra completar meu set, atualmente tenho um tube vintage overdrive e um chrous orquestra, ambos behringer. Quero algo com mais qualidade, tanto no que diz respeito a construção, qto ao som. O que vcs me recomendam?

    De chorus , tenho em mente o SUper Chorus da Boss, que testei e adorei, mas quero mais opiniões de pedais legais, os groovin valem a pena?

    e quanto a Overdrives? não sou fã dos drives da Boss
    abç

    felipelfln
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Rafa-Ban

    Gostei do Danelectro Daddy-O, mt bom, tem EQ de 3 bandas.... E mt bonito.
    Gostei tbm do drive do Zakk Wylde, mt bom tbm. Tem o Bluesbreaker, até o Guv´nor, que tem mais ganho... O TS e o SD-1 achei bem sem graça...
    Sobre chorus sei la. O da landscape parece legal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico pra quem quer comprar pedais e precisa de ajuda