Rack de Guitarra?

    Autor Mensagem
    joatan_guitar
    Veterano
    # mai/11


    Sei que este tema já foi razoavelmente debatido aqui, mais preciso sanar dúvidas expecíficas sobre isto:
    1 - Posso usar compressores e equalizadores destes que usamos como periféricos de audio profissional nos racks de guitarra?
    2 - De igual forma, posso usar qualquer potência normalmente indicada para audio profissional?
    3 - Caso eu precise de equipamento expecífico para rack de guitarra, onde eu localizo uma variedade deles a um preço acessível e não seja o Mercado Livre? Existem sites especializados? Existem fabricantes dessas coisas no Brasil?

    felipelfln
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    joatan_guitar

    ebay

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    joatan_guitar

    1. Sim, muita gente usa.

    2. Sim, mas nesse caso é mais indicado para usar em conjunto com um pré amp de guitarra(seja ele valvulado, SS ou digital).

    3. Como já foi comentado: Ebay

    joatan_guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A pergunta agora é absurda: posso usar meu GDI como se fosse um cabeçote comum?

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    joatan_guitar

    Como cabeçote não, uma vez que ele não tem estágio de potência. Mas pode até usá-lo como um pré amp, desde que o ligue em uma potência, e em seguida a ligue em caixa(s) acústica(s)(preferencialmente com falantes próprios para uso em guitarra).

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    UP

    Caras, ta muito complicado pra eu usar um equalizador e um compressor junto com o set de pedais. Então tava pensando em comprar esses 2 sistemas em rack. Tava pensando nesse daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191818822-compressor-266xl-ou-e qualizador-31-x-2-eq-231-baseado-dbx--_JM

    Você acha que é boa idéia? O som vai continuar bem analógico?

    []'s

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Esse equalizador não acho uma boa ideia. Muita coisa, até com frequências fora do espectro comum para guitarras. Particularmente não sou muito fã de equalização desse tipo para guitarras. O Eddie Van Halen deu uma entrevista dizendo exatamente isso, ele não permite mais equalizadores na cadeia de som dele, é só ter a guitarra certa, com os captadores certos, no amplificador certo e bem equalizado. Acho que o segredo da boa regulagem está de fato aí.
    Compressão é outro assunto... Via de regra, acho que a compressão das válvulas de um bom amplificador é o suficiente na maioria das situações. Quando necessário comprimir, acho complicado o acerto com esses equipamentos em pedal ou os mais simples. Os que me agradam são os compressores ópticos, de forma geral.
    Já esse papo de efeitos "bem analógicos" acho bobagem...

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MMI
    Já esse papo de efeitos "bem analógicos" acho bobagem...
    Pq?

    jpdiman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Também acho bobagem pelo fato de que a maioria das pessoas que buscam um som "bem analógico", vai pelo olho e não pelo som, não conseguiria diferenciar na prática um analógico de um digital.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Eu tenho esse compressor DBX 266XL. Mas costumo usá-lo apenas no baixo elétrico(tanto direto quanto em insert na Fast Track Pro). Para isso funciona muito bem(e ainda tem um expander e noise gate muito eficiente).

    Já tive um antigo DBX 166 (que é superior ao 266, mas também mais caro), mas o modelo novo cumpre bem a função. Desde que se saiba usar. Pode ser usado em estéreo, apenas um sinal mono ou dois sinais mono com regulagens diferentes. Tem um insert em cada canal.

    Sinceramente, pouco usei com guitarra. Quando o fiz, foi quase sempre em determinadas situações de guitarras limpas.

    Aqui info do fabricante:

    http://www.dbxpro.com/266XL/

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Porque é uma questão de conversão, amostragem e qualidade. Tem muitas coisas digitais que chegam até a ser melhores que analógicos. Claro, não é o caso de um pedalzinho Zoom 503, por exemplo. Mas pega um TC Electronics G-Force, por exemplo, você vai perceber que a qualidade é muito boa, mesmo já sendo um projeto antigo.
    Recentemente saiu um artigo a respeito...

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator
    MMI

    Entendo...então o que vocês me recomendam?
    O eq e o compressor são pedais praticamente mortos no set, pois ficam ligados o tempo inteiro e ficam oculpando lugar no set.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    O eq e o compressor são pedais praticamente mortos no set, pois ficam ligados o tempo inteiro e ficam oculpando lugar no set.

    Não entendi. Se eles ficam ligados o tempo todo, então imagino que sejam importantes no seu som. Nesse caso, como eles podem estar "ocupando espaço" inutilmente?

    OU você os liga por ligar? Qual a razão para que ambos estejam no seu set? Cada item tem que ter uma razão e objetivo( e isso vale para todos, não apenas compressor e EQ).


    Observe que eu gosto bastante do 266XL, é um bom produto, sem "colorir" o sinal e com baixo ruído. É MUITO superior a um pedal comum em termos de regulagem e precisão. Mas nada disso quer dizer que ele sirva para todas as situações, mas pode servir para o seu caso(ou não).

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Cara, o que é bom para mim não é obrigatoriamente bom para você. Mas vamos lá...
    Mestre Van Halen diz que no som de guitarra não cabe equalizador porque com o equipamento certo e regulado, se acerta o som, além de que o equalizador via de regra remove som, não acrescenta. Para mim, quando gravo (quase não toco mais ao vivo), acerto o som com a guitarra certa (madeiras e captadores), acerto o botão de tone e volume e numa regulagem no grave, médio e agudo do amplificador ou VST. Simples assim.
    Quanto ao compressor, acho bem interessante no baixo, por exemplo, como o makumbator usa. Na guitarra acho o uso bem limitado também, o que eu achei legal para guitarra são os ópticos, mas mesmo assim não é sempre. Você tem certeza que o compressor para você é essencial? Tem uns compressores ópticos em pedais, como os JoeMeek ou Carlos. Mesmo assim, acho que dá para se virar sem. Só como observação, em gravações nunca faço já comprimido, acrescento compressão depois quando é o caso.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator
    Qual a razão para que ambos estejam no seu set?
    O compressor para corrigir os níveis de sinais deixando com mesmo volume e ajudar no sustain. Ele acaba dando mais peso também.

    O equalizador pra corrigir alguns graves que excedem no meu set, pq eu tenho muitas dists e acaba dando um pouco mais de vida pro som, mas coisa que só vale pra mim pq muitos dizem que não notam diferença.

    Não entendi. Se eles ficam ligados o tempo todo, então imagino que sejam importantes no seu som. Nesse caso, como eles podem estar "ocupando espaço" inutilmente?

    Sim man, eu entendo essa linha de raciocínio, mas sabe, enjoa toda hora ficar ligando esses pedais e como vc mesmo disse, a mesa tem muito mais qualidade. Eu sou meio sistemático e queria no pedalboard só os pedais que eu piso entende. É uma forma de me organizar melhor tb.

    []'s e obrigado pela ajuda e atenção

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: marcosshrp
    · votar


    MMI
    Você tem certeza que o compressor para você é essencial?
    Não é aquela coisa que se diz: "Nooossa, como ele é essencial pra você <o>", mas que ajuda ajuda, se é que me entende..

    O que é realmente essencial é o eq..

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Se o EQ é essencial para você, talvez deva começar por ele. Não compre os dois juntos. Pesquise apenas eq e teste o máximo deles se possível. Depois de escolher e comprar vc analisa novamente como ficou o som geral e aí vê se precisa novamente do compressor.

    mas sabe, enjoa toda hora ficar ligando esses pedais e como vc mesmo disse, a mesa tem muito mais qualidade.

    Certo, mas lembre-se que um equipamento em rack é muito menos portátil que um pedal. E levá-los para tocar fora pode ser um inferno(eu sei bem disso...hehehe). Mas em casa realmente não afeta nesse quesito.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator
    Eu fico meio na dúvida, um equalizador melhor com mais frequências (respeitando a opinião do MMI, um EQ com frequências inaudíveis também é desnecessário) já deve servir pra calibrar o som. Mas eu fico pensando: "Pow, já compra o compressor de vez" e vocês me falam que ele é praticamente ilusório. Sei la, fiquei confuso! ahUAH

    makumbator
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    marcosshrp
    e vocês me falam que ele é praticamente ilusório

    Não é ilusório não!!!!! O que falamos é que ele pode ser DISPENSÁVEL dependendo do CASO. Claro que eq e compressor são ferramentas importantes(e bem reais) ao vivo e em estúdio.

    O que o MMI está explicando, é que ele prefere equalizar com os demais itens do set(ao invés do equalizador dedicado). A saber: a equalização de amp, tones da guitarra, regulagem de drive, etc... até a palheta muda a resposta de equalização. E tudo isso SEM usar um pedal dedicado, mas ainda é EQ, de uma forma ou de outra!!!!

    Na compressão de guitarra com drive, eu e ele preferimos o efeito já natural que a distorção provoca(uma vez que ela distorce e comprime o som, principalmente em hi-gain). Ou seja, usamos sim compressão na guitarra, mas aquela que já está embutida no drive. Mas nada impede de usar outra extra. Há contexto para tudo!

    O que vc acha de um Eq como esse:

    http://www.jimdunlop.com/product/m108-10-band-graphic-eq

    É pedal e portátil, mas tem mais frequencias que os comuns no mesmo formato.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator
    O que vc acha de um Eq como esse:
    Nossa cara, seria perfeito se não fosse o preço. Por esse preço eu compro um EQ de mesa.

    Cara, acho que vou fazer isso que você me falou. Mas não vou comprar um eq de mesa não, no caso, apenas vou separa-lo do set e montar uma rack dessas parafernalhas. A minha necessidade era apenas tira-los do set e aumentar a qualidade do compressor. No caso, vou comprar apenas o compressor de mesa.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Qual será a real utilidade disso tudo?

    http://pedalmaniacs.files.wordpress.com/2011/01/100.jpg

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp
    Nossa cara, seria perfeito se não fosse o preço. Por esse preço eu compro um EQ de mesa.

    Pois é, o preço dele é um pedrada na zorêia!

    Qual será a real utilidade disso tudo?

    Hhehehe! Montão de coisas! Mas eu não fico muito atrás não(pelo menos em quantidade...hehehe).

    Tenho 5 processadores de rack + o condicionador de energia(também em rack). Tudo para o baixo. Tem o condicionador elétrico, Bass V amp Pro + compressor DBX 266XL + equalizador mono de 31 bandas Soundtech + maximizador BBE 462 + multi efeitos Virtualizer Pro.

    Ligo o baixo no Bass V amp Pro, e o sinal do loop mono pré dele vai para o compressor e equalizador, e depois volta para o Bass V amp pro e segue no processamento interno. Depois sai no loop stereo pós para o virtualizer Pro e o maximizador BBE, retornando o sinal para sair no conector de headphone e saídas traseiras do Bass V amp Pro. Daí segue para gravar, ou ligar em mesa de som.

    Algumas vezes coloco o maximizador no loop pré também, pois o resultado é diferente.

    Muitas vezes não uso tudo junto, mas mantenho-os organizados em um rack exatamente como esse:

    http://www.mundomax.com.br/_racks/rack_studio_padrao_m19l_66cm_ask

    E em cima ainda fica um gravador digital Boss BR 532 para gravar coisas rápidas sem computador...hsahsahsha!

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Acho que o makumbator resumiu nossas ideias a respeito de compressor e equalizador.
    Em algum lugar no fundo do meu armário eu tenho um equalizador Boss destes. É interessante, tem alguns presets que dão boas ideias para equalizar. Mas não vejo razão para mais que isso para guitarra, aliás, para mim não vejo razão nem para ele mais, tanto que foi para as profundezas do armário.
    Tenho menos coisas em rack que o makumbator, mas os meus são voltados para guitarra mesmo. Meu rack tem condicionador de energia, 2 prés, um Guitar-to-MIDI, um controlador MIDI e um power amp (aí está meu equalizador e compressor também, hehehehe). Tenho um bem simples para violão e mais especialmente para o piezo das guitarras, este tem compressor e equalizador paramétrico. E alguns pedais que uso pouco.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: marcosshrp
    · votar


    MMI
    nossa, que lindoo!!! Tudo isso tu controla por MIDI? Como faz as ligações MIDI num controlador?

    makumbator
    pow, tira umas fotos do seu rack também..

    Jamais vou ter um pré do rectifier mas eu tenho um cabeçote do all tube tremendão 3 da gianinni. Por isso a minha necessidade de um EQ. Ele só equaliza graves e agudos, e como uso 4 falantes de 15' nem sinto tanta diferença quando timbro.

    Amigos, muito obrigado mesmo pela atenção. []'s

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    MMI

    Esse Recto é sinistrão! Já toquei em um pré Mesa parecido ao seu, pertencente a um estúdio aqui da cidade. Muito legal!

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    O GCX tem várias entradas e saídas, tipo send e return de amplis, onde se aciona ou não por MIDI. Assim, dá para controlar qual o pré que se quer e os efeitos, sendo que quando não está acionado, o sinal nem passa pelo pedal ou rack de efeitos. É controlado pelo Ground Control, daí o rack funciona como se fosse uma pedaleira com seus patches.
    Cara, se você reclama de graves e precisa de equalização, talvez esses falantes de 15 expliquem o problema...


    makumbator

    O recto é bem legal mesmo, gosto muito dele. O Triaxis não fica para trás também. Valeu!

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MMI

    A sua PRS HBII é muito linda, parabéns!
    T+

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MMI
    Cara, se você reclama de graves e precisa de equalização, talvez esses falantes de 15 expliquem o problema...

    Talvez não, com certeza! Mas é isso que eu poderia comprar.

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    marcosshrp

    Desculpe, não leve a mal. Entendo que é o seu equipamento e o que lhe foi possível. Neste caso, um equalizador talvez ajude. Mas vale ressaltar que seu tremendão é legal, dá para tirar bons sons dele. Eu só sugiro você pensar se de fato vale investir num equalizador para acertar os falantes de 15, que geralmente não é o ideal. Mas não tenho nada com isso...
    No seu caso, talvez um pedal de equalização seja o suficiente. Se não o quer na pedaleira, deixe em cima do amplificador mesmo, já que não mexe nele...

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rack de Guitarra?