Minifuzz gambiarrístico com som embolado (Wait what?)

    Autor Mensagem
    PipeLoko
    Veterano
    # mai/11


    Bom pessoal, depois de rever e rever o circuito" da gambiarra eu vi que está tudo certo! Ao contrário do que o ogner falou num outro tópico, o som sai e não tem muito chiado não.

    Estou com os seguintes componentes:
    2 capacitores eletrolíticos de 0,22uF 100 volts
    1 transístor bc517
    1 diodo 1n4148 (ele é laranjinha)
    resistores 10k e 1m
    chave DPDT
    jacks p10
    fios randômicos

    Potenciômetro random que eu achei numa gaveta (tem uma grande haste preta para regular o volume, e mais 2 lugares pra soldar fios mas que não está sendo usado.

    Não sei se é 100k nem se é logarítmico. O que isso vai influenciar no final? Muito? (leigo mode on)


    Quanto ao som: Tem uma sensibilidade incrível a dinâmica, se eu dou uma palhetada mais fortezinha, o som sai 2x mais alto .

    Notas únicas nem pensar, quase nem sai som nas cordas mais agudas.

    Funciona com uma bateria e não tem o jack p4 para fonte DC.


    Não disponho de imagens no momento galere,por que eu tava "miniaturizando", fazendo ligações entre os pés dos componentes de forma direta mas eu errei ao soldar no potenciômetro. Ainda assim o som sai da mesma forma só que sem volume e nenhuma sustentação. Antes eu tava ligando fio por fio, componente a componente, formando uma malha.


    Bom, aí vocês falam: Ah, mas com gambiarra, queria o quê?
    Vi um caso no fórum do Handmades.com.br em que o cara fez o minifuzz com o método do Besouro Morto....eu tava com o método da Aranha, onde foi o meu melhor resultado...

    Seria o potenciômetro? O transistor danificado? (pois está ligado corretamente seguindo o esquema) Algum componente errado? Capacitores errados?

    Comentem,em breve postarei fotos.

    julio_matos
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    o potenciometro influencia bastante se não for logarítmo !
    ligou as pernas certinhas no transistor? vê se ele está esquentando !
    já os capacitores dão o ar da graça mas tu pode mudar , de acordando com a uF dele sai um som diferente !

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    PipeLoko: Bom, aí vocês falam: Ah, mas com gambiarra, queria o quê?

    Cara, tua é o pai da criança. Usa a busca, lente de aumento, revisa tudo novamente...

    Pode ser um ou mais problemas ao mesmo tempo. Mas com gambiarra, queria o quê? hehe Nem sei como ajudar.

    Flw

    PipeLoko
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: PipeLoko
    · votar


    Bom, então vou trocar o potenciômetro. Eu já tenho bem certo quais são os erroa na montagem e eles só envolvem o potenciômetro.

    O transistor está ligado corretamente, com o emissor direcionado para o potenciômetro, certo?

    Parte reta do transistor:
    (Não consegui desenhar)
    __
    / \
    |_ _ |
    | | |
    c b e>---------------------------->POTENCIOMETRO

    ainda bem que tenho mais 2 capacitores ali, de 0,1uf e outro que não lembro, mas o som fica mais agudo com eles né?

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Bom dia!!!

    PipeLoko
    Vc já não tem um tópico sobre este assunto?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/259694/

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Minifuzz gambiarrístico com som embolado (Wait what?)