MiniFuzz do Bertola sem som (Não sei mais o que fazer!)

    Autor Mensagem
    joust
    Veterano
    # out/13


    Bem é assim... Eu ja havia tentado montar esse pedal a uns anos atrás. Só consegui tirar som dele 1 vez e depois quando fui remontar ele pra ficar mais limpo e bonito já não tinha conseguia mais fazer sair o som então desisti dali... Agora to tentando de novo. Montei o mini fuzz com os seguintes componentes:

    C1 - 0,1 uF
    C2 - 0,22 uF
    Resistores iguais aos do pdf (10k e 1M)
    Um LED no lugar do diodo de Germanio
    E o BC517 que o pdf pede também.

    Remontei a placa hoje, pois tinha montado a placa antiga invertida... Fiz boas soldas, ligo o jack do baixo pro pedal o LED acende mas só sai o som do baixo limpo bem baixo. Já não sei mais o que condenar ou o que trocar... Ajudem ai.

    Vlw!

    Imagens!
    http://img201.imageshack.us/img201/1529/1uai.jpg

    http://img854.imageshack.us/img854/3175/knro.jpg

    http://img42.imageshack.us/img42/7181/8fpr.jpg

    http://img27.imageshack.us/img27/7770/zfsu.jpg

    http://img10.imageshack.us/img10/1501/aft5.jpg

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Será que é o transistor ?? A ligação dos jacks eu já estudei por horas... imagino que seja a pontinha do cabo que carregue o efeito, e o corpo dele carregue a tensão de alimentação da bateria e ao mesmo tempo o aterramento... Pois ambos encostam no mesmo lugar do cabo quando plugado ao jack. Não é isso ?

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pra completar a minha duvida: minha frustração é que não tenho mais idéia do que condenar, ou trocar, por que já tentei fazer essa montagem mil e uma vezes e nunca funciona... Parece tão fácil!!! Não pode te segredo cara todo mundo consegue montar esta porra... Eu já montei outros circuitos e deram certo, coisas mais difíceis tipo contadores com 3 digitos com PIC, fonte moduladora de tensão, pequenos amplificadores pra caixa de som... Nada nunca me deu tanto problema quanto ligação de JACK P10!!!!

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Boa tarde cara.
    O que eu ACHO que pode ser o problema é o transistor.
    Ele tá direitinho? Não tá invertido, nem nada?
    Pode ser o LED. (Eu sei que led é basicamente um diodo que acende rsrssr)
    Ele acende?
    Se não, pode ser ele.
    Se sim, choro junto com você.
    Toda vez que eu compro componente pra montar pedal eu pego 3 de cada, pra caso algum componente esteja ruim...

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    BrUnOsOtO


    Faço o mesmo que você, compro logo três ou cinco de cada antes de montar pedal. E não, eu acabei de trocar o transistor e o pedal está igual, sem som nenhum... E sim, o Led acende assim que eu conecto o cabo no jack IN. Mas é como eu disse, eu toco o instrumento e não sai som, mexo nas partes dele era pelo menos pra dar interferencia por causa do aterramento... Não escuto som algum!!!!

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Hmmm...
    Você pode usar inspecionar os componentes um a um com um multímetro.
    Pelo que eu li nos primeiros posts, eu suponho que você tenha/saiba usar um multímetro.
    Meça a tensão em cada componente. Qualquer anomalia já sabe né rs.
    Se você não tiver, encoste o dedo na ponta do jack de entrada. Deverá fazer aquele barulhão.
    Aí acompanhe todo o caminho que o vcc segue até o ruído parar.

    A placa não pode ser.
    Vou dar uma pensada mais profunda aqui sobre o que pode ser, boa sorte aí cara, que dê td certo depois \,,\

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tá certo cara, vou medir todos eles com o multímetro. A propósito, vou medir as resistências ou medir as tensões e resistências em todos os pontos ?

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Meça a tensão só.
    Ela vai dar uma diminuída conforme o resistor.

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Acabo de ressuscitar meu Bluesbreaker, que a propósito coloquei pra funcionar nesse instante '-'. Mano, não entendo pq o mini fuzz nao funfa '-'

    murilo97
    Veterano
    # out/13 · Editado por: murilo97
    · votar


    joust
    vc não colocou o R1 no lugar do R2 e vise-versa?
    conferiu a polaridade dos capacitores e do diodo?

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    murilo97


    Olá mano. Conferi sim, não tem nada fora de polaridade. Não sei explicar o que houve. Segunda feira vou comprar resistores novos pra trocar também.

    Galera, o bluesbreaker ta comendo o volume da guitarra, o que pode ser? ta com o ganho baixinho... era pra dar um boost não ?

    macaco veio
    Veterano
    # out/13
    · votar


    caps de .1 e .22 não devem ser eletrolicos como os da fotos (cap de .22 desse tamanho!!). Led tem lado de ligação, ve se nao ta invertido.

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    macaco veio

    po ai vc falou tudo. os caps q eu comprei são eletrolíticos cara... aff!! to ligado no lado do LED, cátodo fica ligado na base do transistor, não tem erro. Hoje está tudo fechado, por isso não comprei resistores novos...

    murilo97
    Veterano
    # out/13
    · votar


    macaco veio
    joust
    Os caps são eletrolíticos sim! os usei no meu primeiro minifuzz.

    macaco veio
    Veterano
    # out/13
    · votar


    podem ser, mas caps eletroliticos em projetos eletronicos é o que mais se evita de usar, se os valores sao .1 e .22 pra mim nao faz muito sentido ser eletrolitico. Se os resistores estao de valor correto nao vejo porque trocar, resistores nao estragam do nada (so se quebrar ou esquentar ate ficar preto). O transistor é tipo darlinton, entao é um componente chato de usar, tem que estar conectado do lado certo, se ligar errado nao acredito que queime facil mas pode acontecer. Se todos os fios e conecções estão corretos e ainda sim não funciona, ou é transistor ou capacitores. Se esquentar eles demais na hora de soldar pode danificar.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Acho que é por isso que os pedais que eu monto não funcionam...
    Vou testar com NÃO-eletros.


    Eu lembro do meu curso de eletrônica minutos antes de ir embora das aulas, a gente (inclusive o professor) pegava uns eletrolíticos de 2mF e colocávamos na tomada, e aí a gente ligava o disjuntor, e a tampinha do cap começava a envergar, e aí fazia um PEP e saia uma fumacinha fedida ueheuhauheu
    Bons tempos

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Porra mano... Será q não dá mesmo pra montar com capacitor eletrolítico ?
    Pior que cerâmico eu não tenho nenhum aqui :(

    O que eu posso fazer? será q eu devo colocar os originais do projeto mesmo ?

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Cerâmico chega a ser mais barato que eletro.
    Procura em eletrônicos aposentados na sua casa, aparelhos quebrados e tals, geralmente eles têm bastante caps cerâmicos.
    Mas eu acho que tem como funcionar. Você colocou eles na polaridade certa? Eletrolíticos tem uma polaridade a ser respeitada.

    joust
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Po mano ai complica. Era pra funcionar com eletrolítico mesmo po.

    joust
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Morreu legal isso aqui hein. É bom que fica pra alguém tirar uma dúvida caso esteja com o mesmo problema que o meu. Afinal vocês deram várias soluções, que por um acaso nenhuma serviu pra mim.

    Agradeço pela atenção e esforço !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MiniFuzz do Bertola sem som (Não sei mais o que fazer!)