Afinador Gerando Ruído em Pedalboard! Vídeo!

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


Mas há vários anos os circuitos isoladores dos pedais bem projetados superam e muito a performance do true bypass

Hum... Isso se refere à perda de frequências?
Creio que seja praticamente impossível não haver perdas de frequências (peincipalmente os agudos), seja com TBP, buffers ou qq outro sistema.

Atualmente tenho 2 pedais TBP, 2 Boss (buffer, creio)e um Whammy (desconheço o esquema de bypass), e a perda de sinal existe.

Ainda farei o teste sobre plugar direto nos pedais, ignorando o patchbay, pra comparar (não desmerecendo o texto da Landscape).
Depois posto.

Sobre o Looping de Terra, achei espetacular a explicação! Não sabia sobre a espiral formada pelas referências de terra. Valeu mesmo.

Mas gostaria de tentar entender 2 partes que me pareceram contraditórias:

"O Painel Patch Bay (painel de conexões) não interfere no sinal da guitarra"

"Assim, quando se utiliza o painel de conexões, mais caminhos alternativos de terra entre os pedais são formados, eventualmente causando loopings de terra."

Bom, se cria caminho alternativo e existe a possibilidade de gerar looping de terra, então o sinal é alterado....
A não ser que a Landscape esteja tratando o "sinal" (na primeira sentença) como volume ou freqências, sem tratar dos ruídos. Aí sim.


"A fonte PS16 foi projetada como uma fonte dupla, com terras isolados. A aplicação principal dela é fornecer uma segunda fonte com terra isolado da primeira, para tentar evitar esses problemas de ground looping."

Hum... Ok, mas 2 fontes não é o bastante pra ligar 16 pedais. Nesse caso, o ideal seria criar 2 cadeias isoladas, tentando obter o melhor resultado com o menor ruído.
Acho que até por isso a PS-16 tem um painel extra...
Seria isso?

Pelas especificações da nova fonte deles, creio que não me seja necessária mesmo, já que não tenho problemas com ruídos.
Ainda mais que a fonte nova ocupa mais espaço no pedalboard, hehe (qq milímetro é sagrado!).

É isso.
Gostei bastante da resposta deles.
A explicação do looping de terra é excelente.

Valeu!!

Um aceno de longe!!!

Guitarmaniac
Veterano
# mai/11
· votar


Poxa, tb fiquei impressionado com o atendimento dado pela Landscape. Parabéns e quem ganha com isso somos todos nós!

Del-Rei

Mas gostaria de tentar entender 2 partes que me pareceram contraditórias:

"O Painel Patch Bay (painel de conexões) não interfere no sinal da guitarra"

"Assim, quando se utiliza o painel de conexões, mais caminhos alternativos de terra entre os pedais são formados, eventualmente causando loopings de terra."

Bom, se cria caminho alternativo e existe a possibilidade de gerar looping de terra, então o sinal é alterado....
A não ser que a Landscape esteja tratando o "sinal" (na primeira sentença) como volume ou freqências, sem tratar dos ruídos. Aí sim.


Não achei contraditórias as afirmações. Acho que é o que você concluiu no final mesmo... pelo que entendi os caminhos alternativos são nos terras e não no sinal. Aterramento não interfere em timbre, só em ruído.

Ótimo tópico!

renatocaster
Moderador
# mai/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Parabenizo a Landscape, por ter se preocupado em esclarecer as dúvidas da melhor maneira possível.

Vc mandou o link do tópico, por isso eles disseram que haviam lido meus questionamentos num fórum

E parabéns aos membros e ao forum FCC, que tbm mostrou o seu valor, hehehe.

Ruídos em sistemas para guitarras são muito comuns e as causas são diversas: pedais ruidosos por natureza, guitarra com captadores ruidosos, rede elétrica induzindo interferências, fontes de má qualidade, cabos com blindagem ruim, amplificadores ruidosos e, por fim, loopings de terra. Esse último é o mais complicado de resolver, pois é difícil a sua visualização.

Agora, essa questão de ruído no sinal é bem complexa né? Será que existe um sistema 100% livre dos ruídos?

Acho que não né, pq nem sempre depende do próprio músico encontrar meios para evitar este tipo de coisa. Vide a obs na resposta do pessoal da Landscape em que citam como um dos agentes causadores de ruídos a indução de interferencias na rede elétrica.

Certa vez vi uma declaração do Eric Johnson dizendo que até as tomadas onde eram ligados os equipamentos influenciavam no sinal de guitarra dele.

Quando li isso que ele argumentou eu pensei pra mim: Pô, isso é exagero, esse cara é detalhista demais.

Agora entendo que é de suma importancia e tem total interferencia no sinal da guitarra.

Abs

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


O Painel Patch Bay (painel de conexões) não interfere no sinal da guitarra, pois é formado apenas por conexões passivas
se sao passivas nao necessitariam de energia certo?vou fazer alguns testes no painel e fiquei com duvida nisso...irei começar testando ele desligado, caso eu esteja certo...
abç

Del-Rei
Veterano
# jul/11
· votar


Galera... Havia até esquecido de postar uns experimentos aqui.
Tomei até uma puxada de orelha por esquecer.. Hehe.

Fiz alguns testes rápidos com o patchbay e sem ele... Sinceridade? Não percebi muita diferença... Talvez até haja, mas tem que ser muito cricri pra notar. E se houver diferença, é algo que certamente não vai matar o timbre, e só é perceptível (se for) colocado lado-a-lado.

Pelo que pude perceber, na verdade o meu set de pedais é que é o vilão da jogada.
Plugando direto a guitarra no amp, as frequências altas (agudos) ficam mais evidentes. Aquele clean bonito....
E essas frequências ficam comprometidas com o set de pedais no caminho... Usando ou não o patchbay.

Enfim, vou continuar usando meu pedalboard, como sempre usei... hehe.

E o afinador... Bem, algumas vezes eu deixava ele ligado direto, durante as apresentações, mas isso já era... Nunca mais. Só ligo na hora de afinar mesmo.

Faltou alguma coisa...?

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


Del-Rei

O ruído era do afinador mesmo?

Abs

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Del-Rei
Ainda estou querendo fazer os testes aqui mais a falta de tempo me pegou de geito!
A minha grande duvida ainda é o fato de se eu tirar a fonte da tomada começar a sair um ruido forte no amp, mesmo com alguns pedais meus nao sendo TBP(inclusive a ultima, a G2Nu) ou seja, o ruido vem da fonte! testei tirar os pedais da jogada e ligar um cabinho de pedais para "fechar" o circuito ligando a guitarra, passando pela fonte SEM ENERGIA e indo para o amp, resultado? um ruido mais alto que o sinal da guitarra!
ainda tenho que testar, porém continuo usando o patchbay...
abç

Del-Rei
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Cara, tudo indica que sim... Como mostrei no vídeo.

O problema é que esse afinador não tem IN e OUT.
Por isso não pode ser ligado na cadeia de pedais... Só se houver uma saída em paralelo.
Ele e isso impossibilita fazer teste sem o patchbay....

Provavelmente a blindagem interna dele não deve ser muito eficiente... E mesmo sendo ligado em paralelo à saída do amp, vai gerar ruído.


Btardelli
Bom, isso é estranho, cara.... Teoricamente, como são sistemas TBP na fonte, deveriam funcionar normalmente mesmo sem energia.

Vc tem a fonte nova, né?!
Mas isso ocorre em qualquer posição da chave LIFT/GND?

Não testei isso... Vou testar hoje à noite, se der tempo, e informo se deu comigo também. A minha é a antiga, sem a chave.

Um aceno de longe!!!

Btardelli
Veterano
# jul/11 · Editado por: Btardelli
· votar


Del-Rei
Gravei um video aqui, ta acabando de upar!
abç

Btardelli
Veterano
# jul/11 · Editado por: Btardelli
· votar


O video:

Esse video foi BEM SIMPLES mostrando apenas o painel de conexoes da fonte, e a funcionalidade da chavinha LIFT/GND, a diferença foi monstruosa!
isso com a fonte DESLIGADA, com a camera desligada testei com os cabos invertidos, outras marcas e modelos, o resultado foi sempre o mesmo!
com a fonte ligada, houve uma PEQUENA melhora, porém o ruido continua imenso!
pode ser que seja defeito da minha fonte? eu não sei!
espero que gostem
abç
[edit] nao liguem para a bagunça no meu quarto/pedalboard ok?

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Mandei agora um email para eles, questionando o video, e perguntando se pode ser algum defeito da minha fonte!
vamos aguardar.

Del-Rei
Veterano
# jul/11
· votar


Btardelli
Fala, cara...
É, assisti agora, e realmente tem uns ruídos consideráveis.

Mas com a fonte ligada, vc tem ruídos em qualquer posição da chave...?

Cara, muito entranho dar intereferência assim com a fonte desligada.
Realmente não sei nem chutar o que pode ser o problema...

De qq forma, qdo eles responderem, avisa aqui, ok?

Valeu, cara!!

PS: As fitas adesivas com as configurações dos pedais são legais, heim.. hahaha.
:)


Um aceno de longe!!!

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Del-Rei
Mas com a fonte ligada, vc tem ruídos em qualquer posição da chave...?
Não, pelo contrario, ele diminui um pouco!
Cara, muito entranho dar intereferência assim com a fonte desligada.
o pior de tudo foi a perda de volume! Amanha eu vou tentar gravar alguma coisa com a guitarra, mostrando a queda de volume e a perda de sinal!
Cara, muito entranho dar intereferência assim com a fonte desligada.
Realmente não sei nem chutar o que pode ser o problema...

Então, no meu email eu até questionei se não era nem um defeito, com eu mandei meio tarde, eles devem responder amanhã...
PS: As fitas adesivas com as configurações dos pedais são legais, heim.. hahaha.
:)

HEHE, foi a unica maneira de guardar as configurações... Acontecia direto de ir tocar e ta tudo desregulado, não é a coisa mais bonita prém evita de pisar no pedal e dar um estouro, ou o som abaixar a ponto de quase nao ouvir, etc
abç

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Recebi a resposta da landscape!
em breve vou gravar outro video testando como eles recomendaram.

Olá Bruno,



Assistimos ao seu vídeo e seguem nosssas considerações pelo que entendemos do seu teste:



Quando você desliga a fonte, seus pedais desligam também, obviamente. Assim, nenhum sinal por eles chega até o amplificador.



A chave na posição Lift isola o aterramento do cabo que vem dos pedais do aterramento da fonte, que está conectado à blindagem metálica da fonte.



Nessa situação, todas as trilhas internas na placa dos jacks do painel ficam expostas à interferências eletromagnéticas causadas pela rede elétrica da sua casa, pois a carcaça não estando aterrada, não bloqueia essas interferências. Por isso você tem a impressão que quando a fonte está desligada e com a chave na posição Lift aparece um ruído alto.



Fique tranquilo, pois isso não é um defeito. Salientamos apenas que essa situação de uso não tem sentido, pois a fonte está desligada e os pedais não funcionam.



Pelo que entendemos também, você está interpretando de maneira equivocada a informação de que o painel não é ativo. Você interpretou que quando desligou a fonte, o sinal da guitarra deveria passar até o amplificador, porém se esqueceu que os pedais estão em série na cadeia e como a fonte está desligada o sinal não passa por eles.



Prá você se certificar que o painel realmente é passivo, desconecte todos os pedais do painel, ligue a sua guitarra no Guitar In e seu amplificador no Amp Out. Deixe sua fonte desligada, a chave em GND e você verá que o sinal da guitarra passará para o amplificador sem perda alguma.



Notamos que você fez todos os testes com o terra do plug metálico encostado em seus dedos e, aproveitando o tópico, vamos explicar o que está acontecendo:



Estamos tão acostumados a pegar um cabo com o plug desconectado em uma extremidade e com a outra ligada ao amplificador e ouvirmos o famoso ruído de 60/120Hz quando encostamos o dedo na ponta do plug que nunca nos perguntamos: "De onde vem esse sinal barulhento?".



Na realidade esse sinal está sendo captado pelo seu corpo que está funcionando como uma antena. Esse sinal é toda interferência eletromagnética que os cabos na instalação elétrica da sua casa, além dos aparelhos, estão irradiando. Porém, quando você encosta o dedo na ponta e também encosta sua mão no terra desse plug, o sinal diminui bastante e às vezes até some totalmente.



Isso acontece porque você aterra a antena também. É o mesmo princípio que explica porque o ruído da guitarra desaparece quando você encosta os dedo nas cordas...



Experimente segurar o cabo sem encostar na capa metálica do plug e com a outra mão encostar na ponta do plug. Você entenderá o que estamos dizendo, pois o sinal no amplificador será muito mais forte!



Por que estamos comentando isso? Porque realizar um teste para avaliar perdas de sinal num sistema de equipamentos não pode ser feito com os dedos da forma que fez. Você deve fazer medições tanto em nível de sinal quanto em frequência com uma guitarra gerando o sinal ou um gerador de sinais eletrônico fornecendo um sinal de referência.



Caso não tenhamos entendido totalmente suas dúvidas, por favor, volte a entrar em contato conosco para podermos lhe ajudar e respondê-las.



Obrigado pelo contato e pela confiança em nossos produtos.

Um grande abraço!



Equipe Landscape Audio

http://www.landscapeaudio.com.br

abç

Del-Rei
Veterano
# jul/11
· votar


Btardelli
Fala, cara!!!

Pelo que entendi, faz sentido o lance dos pedais interferirem no sinal da guitarra, já que nem todos são TBP, né?!

Seria interessante vc tentar fazer o que eles sugeriram, tente retirar os pedais. Se funcionar, é pq o problema vem da cadeia de pedais mesmo, né?!

Depois posta pra gente o resultado do teste....

E outra coisa: Os caras são sempre 10 em relação às dúvidas postadas! Sempre bem solícitos. A Landscape está em alta comigo.

:)

Um aceno de longe!!!

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Del-Rei
Os pedais estavam fora da cadeia! Eu usei um cabinho de pedais para "ligar" o pedal out no pedal in!
Abç

Del-Rei
Veterano
# jul/11
· votar


Btardelli
Ih, cara... Tem razão, vc inclusive já tinha dito isso.
Chegou a testar o que eles sugeriram...??


Um aceno de longe!!!

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Del-Rei
Ainda não tive tempo!
abç

tiagosouzagt7
Veterano
# set/12
· votar


Pessoal, tô aproveitando o tópico porque recentemente comprei uma fonte landscape ps8, e ao ligar os pedais com ela ela reduziu os chiados, porém apresenta um barulho abafado tipo "huuuuuuuummmmmm", e esse barulho aumenta quando eu aumento o volume dos drives ou do amplificador. Esses mesmos pedais eu ligava antes com duas fontes baratas pra 4 pedais e não dava esse "hum", mas apresentava alguns chiados. Será que esse hum é um defeito da fonte ou é algo na minha rede elétrica, sei lá.. obrigado.

PS:. não é ruído da guitarra ou das distorções, é algo da fonte mesmo, eu testei a fonte ligada a apenas um pedal e apresentava este barulho.

tiagosouzagt7
Veterano
# set/12
· votar


Alguém???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinador Gerando Ruído em Pedalboard! Vídeo!