Afinador Gerando Ruído em Pedalboard! Vídeo!

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# mai/11


Fala, galera.

Às vezes eu escutava um ruído esquisito no som do meu set, e sem saber o que era, desplugava TODOS os pedais, achando que pudesse ser cabo, algum pedal com problema, ou ruído da fonte.

Tenho um pedalboard PB12, da Landscape, aquele que vem com fonte.
Ele tem uma saída pra plugar o afinador.

Eu uso aquele afinador basicão mesmo, da KORG.

Depois de muitos testes, descobri que o afinador quando está ligado gera ruídos no som.

Engraçado que às vezes perdemos tanto tempo procurando o problema nos lugares mais comuns, e esquecemos de olhar os detalhes.... Afinador dando ruído............

Gravei um vídeo... Tentem ouvir.
Mas ficou bem sutil na gravação, já que o áudio de câmeras não é dos melhores...

Bom, o intuito do tópico é só informativo.

Aumentem o volume pra poder ouvir direito:




Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Cara, há muito tempo que não uso patchbay da minha fonte. Lembro de chiados usando ele.

Abs

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Cara, há muito tempo que não uso patchbay da minha fonte. Lembro de chiados usando ele.

Fala, Mauricio!
Como vc tem plugado seus pedais...?
Todos com baterias próprias?
Quais cabos vc tem usado...?

A guerra contra ruídos é uma coisa bizarra... Contra perda de frequências no som então... Putz.
Eu acho que ando muito neurótico.

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei

Plugo normalmente, só não uso o Patchbay da fonte. Acho desnecessário, fora a questão dos ruídos, como lhe disse. Nenhum usa bateria. Os que geram algum tipo de ruído consomem muito eu uso com fonte própria ligando mas entradas auxiliares da fonte. Uso cabos GFS.

Enfim, o negócio é testar com bateria e ver qual pedal tá gerando interferência. Pra testar eu evitaria usar o patchbay pois ele pode ser o problema. Sherlock Holmes na veia!

Eu acho que ando muito neurótico.

Passei por essa fase!

Abs

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Hum.... Então vc mantém a fonte no set pra alimentar os pedais, mas liga a guitarra e amp diretamente nos pedais... E os que precisam de fonte próprias vc liga na fonte...
É isso?

Vou dar uma testada nisso.
Mas acho que nunca notei ruídos por usar o patchbay... Talvez possa ter perdas de frequências... Vou dar uma testada com mais calma.
É meio porre ficar fazendo testes às vezes... hehe.

Cara... O Boost DLA é bacana, né? Ele serve como delay e boost ao mesmo tempo?!

Esse teu Vocalist... Tu curte ele??? Vi alguns vídeos no Y2B, e achei meio esquisito... Não nota umas distorçõezinhas não...?

Um aceno de longe!!!

pedrolake
Veterano
# mai/11
· votar


O afinador da Korg, em geral esses portáteis, eles geram um ruido de 40Hz no primeiro harmonico e 80hz no segundo que é dispersado em todo o signal path, o interessante seria usar um foot seletor para escolher entre o afinador e os pedais do set.

lindoso
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Resumiu o set camarada? Por onde anda o resto da lataria? hehe,

Joe cover
Veterano
# mai/11
· votar


Coloca seu afinador na saída auxiliar do seu Whammy que vi que vc tem hehe nunca usei ali pois não tenho afinador eu uso o afinador da minha pedaleira mesmo, mas tenta ver se pára o ruído. Eu tbm tenho essa fonte e tinha um ruído tbm acredita que o ruído era a posição dos cabos que ligam os pedal? Eu dei uma mexida neles e deu certo.

Um aceno de linge 2 hehe.

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Cara, há muito tempo que não uso patchbay da minha fonte. Lembro de chiados usando ele.

cara, no modelo novo ela vem com uma chavinha (nao me lembro agora os nomes) e em uma das posiçoes eu sentia o ruido e perda de sinal, igualzinho a de modelo antigo, mais mudando a chave ele desaparesse!!! vem ate no manual...depois posto uma foto aki...
abç

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


pedrolake
Joe cover

Bom, na verdade, nem precisa muita alteração, já que descobri o problema... hehehe.
Agora é só deixar o afinador desligado quando não estiver usando..
Ou posso ligar na saída do Whammy mesmo!!

Valeu!!

Btardelli
no modelo novo ela vem com uma chavinha
Sério?
Tentei ver essa nova fonte, mas no site da Landscape continua sendo o mesmo modelo antigo... Vc tem alguma foto dela??

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


lindoso: Resumiu o set camarada?

Tive que fazer, pois não dá pra sapatea e cantar ao mesmo tempo! hehe. Os outros pedais estão aqui, "na reserva".

Del-Rei: O Boost DLA é bacana, né? Ele serve como delay e boost ao mesmo tempo?!

Delay e/ou boost.

Ainda estou testando o Vocalist. O que posso dizer é que ele parecer ser bem legal. :) Não distorce nem um pouco.

Btardelli: cara, no modelo novo ela vem com uma chavinha (nao me lembro agora os nomes) e em uma das posiçoes eu sentia o ruido e perda de sinal, igualzinho a de modelo antigo,

Então eu não estava louco! hehe

Abs

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Del-Rei
demorei mais cheguei, hehe
tirei algumas fotos da fonte....
nesta foto so a fonte mesmo pra quem ainda nao viu o modelo novo...
aki uma pequena comparaçao com um pedal boss...pra mostrar o tamanho da criança (bem maior que o modelo antigo...)

e aki a parte mais aguardada hehe a chavinha de duas posiçoes, sendo elas LIFT e GND
copiarei o manual pois nao encontrei ele em lugar nem um...
A chave LIFT/GND isoa eletricamente a fonte de alimentaçao do painel de conexões. eventuais ruídos causados por " ground looping" poderao ser resolvidos passando-a para a posição LIFT
e isso realmente funciona...
abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Btardelli

Bem legal!

Será que a Landscape não trocaria minha fonte pelo modelo novo hein? hehehe Se fosse o EUA isso até seria possível, mas aqui no BR, acho meio improvável. Poderia ter um "recall" hein... Essa coisa de "Lift/GND" tem na minha Vocalist 3:

This switch lifts Pin 1 of the XLR Outputs from all ground references and may help break troublesome ground loops that cause hum between a Mixer and a guitar amplifier.

Observei, não sei se se é coincidência, mas LEDs parecem causar interferência na PS. Exemplo: Meu EFX Vibe, MESMO EM BYPASS, os LEDs internos que fazem parte do circuito ficam oscilando. O problema é que eu ouço ao fundo um estalo que ocorre em compasso com a oscilação dos LEDs. Eu achava que era um problema da EFX, mas tenho quase certeza, graças ao seu relato, que é problema da Landscape. O mesmo acontece quando os LEDs da Zoom e do ARGOS piscam! Se estiver usando um pedal hi gain a interferência é multiplicada! Fica xexelento... Com fonte dedicada, isso não acontece.

Interessante é que acessei o site da Landscape e ainda não consta esse modelo novo.

De qualquer forma, vou questionar a Landscape sobre o pq dessa chavinha. Vamos ver.

Abs

ps. mandei uma mensagem do site da Landscape!

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


Btardelli
Hum, cara.... Bem bacana essa nova fonte da Landscape!!
Quanto pagou na sua...? A minha tem uns 2 anos já.
Talvez valha à pena trocar!!

Valeu!!


MauricioBahia
Será que a Landscape não trocaria minha fonte pelo modelo novo hein?

Hehehe... Tomara.


Observei, não sei se se é coincidência, mas LEDs parecem causar interferência na PS

Sério, cara???
Putz... estranho, mas nunca notei isso não....
Mas isso só acontece com pedais em que o LED pisca..? Tipo delay, etc...?
Eu não tenho nenhum pedal desse, mas realmente nunca ouvi estalos no som.

Vou mandar uma msg pra Landscape tmb.
Quem receber a resposta primeiro posta aqui...

Falou!!

Um aceno de longe!!!

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Será que a Landscape não trocaria minha fonte pelo modelo novo hein? hehehe Se fosse o EUA isso até seria possível, mas aqui no BR, acho meio improvável. Poderia ter um "recall" hein
acho nem dificil também...
Observei, não sei se se é coincidência, mas LEDs parecem causar interferência na PS. Exemplo: Meu EFX Vibe, MESMO EM BYPASS, os LEDs internos que fazem parte do circuito ficam oscilando. O problema é que eu ouço ao fundo um estalo que ocorre em compasso com a oscilação dos LEDs. Eu achava que era um problema da EFX, mas tenho quase certeza, graças ao seu relato, que é problema da Landscape. O mesmo acontece quando os LEDs da Zoom e do ARGOS piscam! Se estiver usando um pedal hi gain a interferência é multiplicada! Fica xexelento... Com fonte dedicada, isso não acontece.
nunca percebi isso com pedal X ou Y no set...mais sim de uma maneira geral... vou pegar a minha G2 que deve estar em algum lugar e fazer uns testes...
Interessante é que acessei o site da Landscape e ainda não consta esse modelo novo.

De qualquer forma, vou questionar a Landscape sobre o pq dessa chavinha. Vamos ver.

então, eles mudaram o designe dos pedais tambem... mais no site nao tem nada falando...
abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Del-Rei: Mas isso só acontece com pedais em que o LED pisca..? Tipo delay, etc...?
Eu não tenho nenhum pedal desse, mas realmente nunca ouvi estalos no som.


Pode ser que eu esteja completamente errado, mas estou associando os fatos e o que me veio à mente foram pedais com muitos LEDs ou mostradores bem reluzentes.

Enfim, é uma observação de um "quase leigo" em eletrônica.

Abs

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei
paguei 190 reais a vista...
vale a pena...
abç

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


Btardelli
Hum... É, não é tão caro.
Paguei R$ 380,00 no PB-12 (pedalboard + fonte) na Barra Music...

Mas se eles não derem pelo menos um descontinho na troca (hehe), não vou comprar a nova não...

Não tem nada me atrapalhando por enquanto.. Já descobri que o ruído que eu ouvia era do afinador..... hehe.

Vou esperar a resposta deles...
:)

Essa tua fonte é bonitona, hehe....


MauricioBahia
Entendi...
Tenho o Whammy e o Barber... São os únicos que têm mais de 1 LED.
Mas realmente nunca ouvi esses estalos.

Vc ouve esses estalos mesmo quando toca fora de casa..?
Talvez seja a rede elétrica da sua casa interferindo... Ou não?

A briga contra interferência é eterna... PQP!!!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Vc ouve esses estalos mesmo quando toca fora de casa..?

Sim. Ocorre no estúdio onde ensaiamos.

Btardelli

Será que eles melhoraram os cabinhos hein? Tem fotos dos plugs não? hehe Ahhh... pra melhorar o foco quando tirar fotos de perto, procura uma função chamada "macro" na sua câmera. ;) O logo é uma florzinha.

A tomada tem 2 pinos ou 3 agora?

Vlw!

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


Será que eles melhoraram os cabinhos hein? Tem fotos dos plugs não? hehe
é pra ja me PARESSEM mais resistentes do que os anteriores...vamos ver

pra melhorar o foco quando tirar fotos de perto, procura uma função chamada "macro" na sua câmera. ;)
opa, vlw... vc ja tinha me dado esse toque e eu me esqueci...

A tomada tem 2 pinos ou 3 agora?
ela tem 3 no novo padrao brasileiro o que nao me agradou muito...tive que colocar um adaptador na ponta e na auxiliar (agora é so uma...) tambem tem aquela entrada mais funda...(ia tirar foto mais acabou a bateria da camera hehe
abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Btardelli

É, pelo visto são os mesmos cabinhos que acho um pouco frágeis.

Show. Muito obrigado pela atenção!

Abs

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Show. Muito obrigado pela atenção!
que é isso?
sempre as ordens
abç

Kaiserz
Veterano
# mai/11
· votar


pois é, ja até discuti com o MauricioBahia em outro topico mas tenho uma fonte dessas antigas e pra mim tem perda de sinal e ruido utilizando o patchbay.

tanto é q uso apenas como alimentacao.

mas ja vi mta gente falando q nao tinha perda de sinal nem ruido, ai achei q era problema com minha fonte apenas ^^

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Del-Rei

Testou?

Abs

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Fala, cara!

Rapaz, ainda não porque estou em Nikiti, na casa da minha namorada.
Volto pra casa na sexta e faço os testes e te falo.

Mas provavelmente da maneira como ando neurótico com isso, é bem possível que eu escute algum ruído mesmo que não exista, hehe.

Mas pelo menos uma perda de frequências deve ter.... Usando o patchbay já são mais 4 conexões!!!!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Quem receber a resposta primeiro posta aqui...

E não foi uma resposta qualquer! Foram várias! Em menos de 48h recebi o reply! Só pela empenho, educação e redação (isso pra mim conta) fiquei impressionado. Se são conclusivas ou não sei, ainda não avaliei com calma (e nem sei se serem capaz pois não domino o assunto, hehe), mas acredito que a Landscape já merece elogios!


Minha pergunta:

Boa tarde, Por gentileza, gostaria de um resposta para as questões abordadas aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/260024/p0#7531075 Att."


Resposta da Landscape:

"Olá Maurício

Os comentários no tópico que nos solicitou acompanhamento envolvem várias questões. Vamos tentar discriminá-las para melhor entendimento:

Questão 1: Ruído apresentado com o afinador ligado.

Esse ruído é típico de quantização digital, que é inerente a qualquer equipamento digital. O sinal de "clock" interno gera uma corrente relativamente alta nas vias de aterramento do circuito, que dependendo do desenho das trilhas e da forma de filtragem, acaba aparecendo na saída do afinador. Infelizmente, no referido produto, a filtragem interna dessas correntes nos parece que não foi bem implementada. Apesar de ser um afinador projetado para uso sem o amplificador, por isso talvez não houve tanta preocupação com esse ponto.

A saída Tuner Out do painel da PS12 é simplesmente um paralelo da saída Amp Out. O fato do terminal GND do afinador estar conectado ao terminal GND dos jacks do painel (consequentemente ao GND do amplificador também) está sendo suficiente para "sujar" o sinal da guitarra.


Questão 2: Painel Patch Bay da PS12 com perdas

O Painel Patch Bay (painel de conexões) não interfere no sinal da guitarra, pois é formado apenas por conexões passivas (mecânicas) e com perdas desprezíveis da ordem de 0,01dB total (aproximadamente 0,1%). Isso não caracteriza perda de frequências ou de volume no sinal guitarra, absolutamente.

Sem desmerecer a opinião de ninguém, ser capaz de ouvir uma variação de 0,1% em um sinal de guitarra é para super humanos. Essa é nossa opinião e está embasada em nosso conhecimento técnico e prático acumulado ao longo de vários anos de experiência.

Aproveitamos a oportunidade para falarmos também sobre a mistificação da perda de sinais. O grande problema em casos onde realmente há perda de sinal não é a queda de volume em si, pois isso pode simplesmente ser compensado (também dentro de certos limites) aumentando-se o volume do amplificador. Obviamente, se um sistema apresentar uma perda extrema de, por exemplo, 20%, isso já se configura como um outro problema.

Mas o pior problema realmente é quando há perda de frequências. Isso pode ser causado principalmente por equipamentos que tenham uma relativa baixa impedância de entrada (em relação à impedância de saída dos captadores) como eram os pedais mais antigos ou atuais com projeto desleixado. Inclusive, o culto ao true bypass surgiu justamente por conta desses pedais antigos, os quais tendo baixa impedância de entrada (por limitações técnicas da época) causavam perdas de sinal e principalmente de frequências. Naqueles casos a solução disponível então foi a adoção das chaves duplas DPDT, onde tanto a entrada dos pedais quanto a saída eram desconectadas do caminho do sinal direto da guitarra ao amplificador quando o pedal era desligado.

Não vamos nos estender aqui sobre esse assunto para não nos desviarmos do que está sendo discutido no tópico informado e também por sabermos que ele é polêmico. Mas há vários anos os circuitos isoladores dos pedais bem projetados superam e muito a performance do true bypass. Novamente lembramos que respeitamos a opinião dos que preferem utilizar pedais true bypass, mas é simplesmente uma questão de opinião, não de performance.


Questão 3: Ruído utilizando o Painel de Conexões – Loopings de terra (ground looping)

Ruídos em sistemas para guitarras são muito comuns e as causas são diversas: pedais ruidosos por natureza, guitarra com captadores ruidosos, rede elétrica induzindo interferências, fontes de má qualidade, cabos com blindagem ruim, amplificadores ruidosos e, por fim, loopings de terra. Esse último é o mais complicado de resolver, pois é difícil a sua visualização.

Ground Looping não é defeito, mas é óbvio que é um problema. Pois o ruído por ele causado está lá nos incomodando. Ele acontece por causa da geometria do cabeamento de sinal e de energia (fonte) em sistemas com vários pedais, looping de efeitos e principalmente com algum pedal de alto ganho (distorções) no meio da cadeia.

O Ground Looping quando acontece tem relação com a topologia interna (tipo de circuito eletrônico) dos pedais, do amplificador e, como dissemos acima, com o cabeamento de energia e de sinal no sistema.

Sempre quando ligamos dois ou mais equipamentos juntos, temos que dar uma referência de terra entre eles. O groud looping ocorre quando damos mais do que uma referência de terra para o sistema, o que, inclusive, é bastante comum.

Segue um exemplo para melhor entendimento: uma guitarra, dois pedais, uma fonte e um amplificador.

Primeiro os cabos de sinal:

O terra da guitarra é referenciado ao terra do primeiro pedal pela malha do cabo de sinal. O terra do segundo pedal é referenciado ao primeiro pedal através da malha do cabo de sinal entre eles. E, por fim, o terra do amplificador é referenciado a todo o sistema pela malha do cabo de sinal do segundo pedal até o amplificador.

A fonte também tem um terra e ele também precisa ser referenciado ao terra dos outros equipamentos. Isso é feito através do cabo que vai da fonte até o primeiro pedal.

Até aí, tudo ótimo. O problema ocorre agora, quando ligamos um segundo cabo da fonte até o segundo pedal. Nesse momento, passamos a dar aos dois pedais um segundo caminho para o terra entre eles. Lembrando, já havíamos referenciado os dois pedais através da malha do cabo de sinal entre eles, porém agora demos novo caminho de terra através do condutor (-) do cabo da fonte. Isso pode ser visualizado geometricamente como uma espira, pois forma um círculo, daí o nome looping.

Por que formar uma espira é problema? De onde vem então esse ruído?

Ele vem das leis do eletromagnetismo, aonde um campo eletromagnético variável pode induzir correntes numa espira. E nosso ambiente está sempre repleto de campos eletromagnéticos de todos os tipos, principalmente do 60Hz e seus harmônicos por conta da nossa rede elétrica.

Ok, e como acabar com o looping de terra nesse exemplo de dois pedais?

A solução drástica (que dificilmente recomendamos por ser necessário certo conhecimento em eletrônica para executá-la) é abrir o condutor (-) do cabo que vai da fonte para o segundo pedal. Essa ação abre a espira e quebra o looping de terra.

A segunda solução seria alimentar um dos pedais com uma segunda fonte. Pois o terra entre elas seria isolado eletricamente, se juntando apenas através da malha do cabo entre os pedais, não existindo looping. E outra solução seria alimentar um dos pedais com uma bateria. Isso também quebraria o looping.

Veja que essas soluções são relativamente penosas, pois quem compra uma fonte de qualidade como as fontes Landscape o faz para não mais ter problemas com ruído. Mas o fato é que nesse caso o ruído não está sendo ocasionado pela fonte e sim pelo looping de terra.

No exemplo dado utilizamos apenas dois pedais. Imagine a complexidade do problema num setup de 12 pedais utilizando o painel de conexões e o looping de efeitos do amplificador.

E por que o problema aparece mais quando existe no setup pedais de distorção?
Porque pedais de distorção possuem alto ganho, amplificando bastante qualquer ruído pequeno que possa estar sendo gerado por loopings de terra no sistema.

Assim, quando se utiliza o painel de conexões, mais caminhos alternativos de terra entre os pedais são formados, eventualmente causando loopings de terra. Por isso determinados usuários relatam ter problemas com o painel, ao passo que outros informam que nunca tiveram problemas. Depende muito da combinação de pedais, da topologia interna deles, da sequência de ligação dos cabos de sinal e de alimentação e até da própria regulagem dos pedais de alto ganho.

A fonte ideal seria aquela na qual todas as saídas para alimentar os pedais fossem com terra isolado. O problema é que uma fonte assim é inviável comercialmente, pois ficaria muito cara. Entretanto, em nossa experiência nesses casos, uma segunda fonte ligada a alguns pedais críticos do setup resolvem 99% dos casos.

A fonte PS16 foi projetada como uma fonte dupla, com terras isolados. A aplicação principal dela é fornecer uma segunda fonte com terra isolado da primeira, para tentar evitar esses problemas de ground looping.


Questão 4: Modelo novo da PS12 – a chavinha GND-LIFT

As novas fontes (que estarão disponíveis em breve em nosso site) passaram por algumas modificações. O motivo principal da mudança foi a adequação ao novo padrão de tomadas exigidos pela ABNT. Aproveitamos essa mudança para mudar o visual delas, acrescentando chave liga-desliga em todos os modelos, cabo de força destacáveis a partir do modelo PS8, pintura preto e prata e, no modelo PS16, além das duas fontes isoladas de 9Vdc, acrescentamos a tensão 12Vdc e 18Vdc.

A chavinha na PS12 foi implementada como uma alternativa para quebrar eventuais ground-loopings. Essa chave isola o terra da fonte com o terra do painel de conexões. Em determinadas situações o looping é quebrado. Em outras, infelizmente não.

Em relação à perda de sinal na utilização dessa chave, novamente não procede tal afirmação. Em relação ao tamanho, ela ficou um pouco mais alta e dois centímetro mais larga, para poder acondicionar o soquete para o cabo destacável.


Questão 5: Pedais com led "estalando no som"

Alguns pedais que contenham osciladores podem apresentar os mesmos problemas que o afinador em questão: o circuito oscilador gera uma corrente relativamente alta na via de terra que pode aparecer na saída do aparelho. Isso não tem nenhuma relação com a fonte. Isso ocorre também em mesas de som com VU feito de leds que não foram bem projetados.


Questão 6: Durabilidade dos cabinhos das fontes Landscape

O material utilizado na confecção e injeção dos nossos cabos é de excelente qualidade. Por questões de otimização de espaço não utilizamos cabos grossos desnecessários. A durabilidade deles, quando utilizados dentro das especificações, é muito grande, acompanhando o tempo de vida útil previsto para as fontes, que é de muitos anos.

Maurício, esperamos que essas informações o ajudem a entender um pouco mais sobre esse maravilhoso universo de equipamentos para guitarra.

Obrigado pelo interesse e pela confiança em nossos produtos.

Ficamos à disposição.
Um abraço!

Equipe Landscape Audio
http://www.landscapeaudio.com.br"

Btardelli
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
opa, que legal que eles responderam...
ainda fiquei com algumas duviadas na parte do patch bay...
depois vou mandar um email para eles...
vou tentar intender direitinho o que eles falaram nessa "redaçao"...rsrs
boiei numas partes...
abç

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Fala, cara!!

Recebi uma resposta deles também, e assim como vc disse, também achei super atencioso da parte deles.

Vc mandou o link do tópico, por isso eles disseram que haviam lido meus questionamentos num fórum, e que não seria viável a troca da fonte porque, primeiro, eles não fazem trocas de equipamento usado, segundo, não vendem diretamente para o consumidor, e terceiro, principalmente porque meu questionamento era em cima do ruído do afinador, o que não adiantaria trocar pela nova fonte.

Eles disseram outras coisas, mas como estou escrevendo via smartphone, fica complicado colocar tudo aqui.

Mas sobre a perdas de frequências que eles comentaram, já estava pensando sobre isso e acho que cheguei a postar lá em cima.
Vou tentar não usar o patchbay e comparar.

Bom, depois leio o restante da sua resposta e comento melhor. Escrever nesse tecladinho é fod**.

Achei ESPETACULAR esse atendimento deles...
Muito bom mesmo.

Falou!!

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Btardelli
opa, que legal que eles responderam...
Del-Rei
Achei ESPETACULAR esse atendimento deles...
Muito bom mesmo


Eu fiquei surpreso e muito feliz! Poxa, espero que mantenham esse nível pq isso fideliza os clientes, tarefa que é um dos maiores desafios das empresas!

Acabei de chegar e lerei com calma. Mas só o fato de terem redigido algo com esse cuidado, me deixou super satisfeito.

Abs e muito obrigado Landscape!!!

De Ros
Veterano
# mai/11
· votar


Parabéns para a Landscape!!

Fico super feliz de ver empresas nacionais tratando bem os seus clientes!! Esse, ao meu ver, é o grande trunfo para se lidar com a super concorrência dos produtos Made in China.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinador Gerando Ruído em Pedalboard! Vídeo!