superbee Veterano |
# nov/11
· votar
Estava na mesma dúvida e, por R$ 65,00, resolvi pegar o Black Snake para testar. Comprei pela loja virtual deles, chegou rápido.
Hoje eu testei o pedal, segue o review:
Equipamento utilizado: Amplificador Blackstar HT Stage 60 Gibson Les Paul Tribute 60 Cabos Planet Waves Fonte Behringer 9V Black Snake Booster
1) Opções do pedal - O pedal é simples: entrada e saída (true by pass) nas laterais; um controle de boost; uma entrada traseira para a fonte; led para indicar se está ligado. Não permite utilização de bateria.
2) Durabilidade - O pedal é feito em caixa de metal. Na parte de baixo ele tem uma espécie de borracha bem simples, acho que isso não dura muito.
3) Som - Ele dá uma colorida muito sutil no tom, deixa os agudos um pouquinho mais comprimidos, dando aquela impressão de som "fechado". É muito pouco, nada que todos os outros pedais existentes no mundo não façam. É impossível você ter o mesmo som com um pedal, true by pass ou buffer, que o som da sua guitarra direto no ampli. Não é nada desabonador do pedal, é uma colorida muito sutil, nada perto do que os pedais da boss fazem. Eu tenho um phase shifter da T-Rex que custou 10 vezes o valor desse pedal e que faz a mesma coisa. Achei que ele preservou a dinâmica da minha guitarra. A resposta era idêntica àquela sem o pedal.
- Ligado na frente do ampli (guitarra > booster > ampli) ele tem o efeito de chutar o seu som, sujar a válvula, dar aquele "plus" no ganho, saturar. Ele tem um espaço imenso de boost. Com o pedal ligado e o boost no mínimo, ele tem exatamente o mesmo som do que desligado, prova de que é um booster bastante limpo. Consegui sujar bem minhas distorções, o que era uma distorção cruncheada virou um high gain com muito mais harmônicos, bem legal. O único contra é que em volumes muito altos (depois das 12h no controle) isso tudo vai ficando muito barulhento. Minha guitarra tem P-90 e minha outra guitarra é uma Fender Stratocaster com single coil, então não testei ele com humbuckers. O pedal não é barulhento em si, mas o boost aumenta tudo, inclusive o ruído dos meus captadores, da minha fonte, etc. Um noise gate talvez seja desejável ao utilizar o pedal com essa função. Na frente do ampli eu não senti uma diferença muito grande de volume (quase nenhuma), apenas o aumento de ganho mesmo.
- Coloquei o pedal no loop de efeitos do amplificador. Para quem não sabe o que é um loop, ele permite que você coloque alguma coisa entre o seu preamp (onde é produzida a distorção) e o power. Não sei se dá pra comparar esse uso no loop com o posicionamento do pedal depois de um pedal de distorção ou overdrive, já que eu não tenho um. Deveria ter usado o meu pedal de fuzz (Fender Blender) para testar, mas esqueci. Aqui ele funciona como um verdadeiro boost de volume, bastante notável e 100% limpo. O som que você obtém com ele desligado é igual ao som com o booster ligado e aumentando. Aqui dá pra usar ele em momentos em que você precisa só de volume, destacar a guitarra no mix da banda, sair de um verso e ir para um refrão, coisas do tipo. Depois das 12h o som vai dando uma rasgada, ficando barulhento - mas não vejo o como usar o tanto de volume que esse pedal te dá além disso. É ridículo de tão alto. Com distorção e um boost muito alto, percebi uma pequena modulada na distorção, algo muito parecido com o som de uma distorção de um transistorizado, mas não na percepção geral da distorção, algo mais relacionado a um palm mute extremo, um feedback. Não sei se isso foi um destaque do som do meu próprio ampli ou se o circuito do pedal transformou o som do meu preamp.
CONCLUSÃO: Enfim, fiquei feliz com o pedal, foi uma aposta acertada. Ele não vai te oferecer overdive, mas vai ajudar muito a sua válvula na frente do ampli e vai mudar sua distorção, deixá-la com mais ganho e mais harmônicos, mas também vai destacar seus problemas, como todo booster. No loop, vai te dar volume limpo e simples. Muito útil para usar em situações ao vivo. O pedal parece confiável, mas a parte de baixo é relativamente frágil e deve desgastar em algum tempo. Por R$ 65,00, se você procura um booster que não tenha uma super-característica, que vai te dar o efeito overdrive com um timbre próprio e bonito, o Black Snake é um booster no sentido literal da palavra.
|