Dúvida sobre esquema do tonepad

    Autor Mensagem
    Menezes826
    Veterano
    # set/10


    Pessoal, esse é meu primeiro post aqui no FCC. Antes de tudo gostaria de agradecer à todos vocês que com suas dúvidas e, principalmente com suas respostas, me ajudaram a entrar nesse mundo dos pedais handmades.
    Aprendi muita coisa com as informações, orientações e dicas dos veteranos e de outros participantes, compartilhando sua experiência. Isto tudo é muito legal. Estão todos de parabéns por este fórum.
    Mas o que me levou postar uma mensagem é um problema que não estou conseguindo resolver. Busquei aqui neste fórum e em outros fóruns, inclusive de outros países. Acessei sites de handmades e DYI. Procurei apostilas e tutoriais de eletrônica e outros.
    O meu problema é o seguinte: estou montando o pedal Marshall Guv'Nor, baseado no esquema do Tonepad (Rev. 1 - 04/08/2006). Já havia montado o Minifuzz do Bertola (esse devia ganhar um nobel por um projeto tão bom e tão simples).
    Bão, retornando ao Guv'Nor: é a terceira placa que eu faço. Utilizo a transferência térmica com papel couchê 150. Após corroer a placa testei a continuidade das trilhas com o multímetro e deu tudo ok. Soldei o soquete do ci, depois resistores e capacitores e leds por último. Comprei todas as peças no Rei do Som (olha não estou querendo fazer propaganda, mas prá mostrar que os caras conhecem, pois estão lá desde 1965). Ou seja a possibilidade de um componente errado é pequena.
    O pedal não funciona! No CI as voltagens do pino 5 e no resistor R3, antes do pino 3 (como indicado pelo esquema elétrico do tonepad e do ggg) deve ser de 4.5v, aproximadamente. Mas está dando 2.3v.
    Fiquei com a impressão que o esquema do tonepad está com algum problema, mas como várias pessoas disseram que montaram este pedal, pode ser que eu esteja utilizando um esquema desatualizado ou mesmo incorreto. Alguém tem alguma luz aí pra dar? Alguém tem algum outro teste que eu possa executar utilizando um multímetro? Desde já muito obrigado à todos.
    PS. Desculpem o tamanho do post.

    Guii
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara, o esquema não tá errado, o site é confiável... O problema está provavelmente na sua montagem. Poste algumas fotos pra gente ver como você montou, pra gente analisar melhor... Você usou todas as peças originais? Já trocou o ci por outro, para testar? Não inverteu o in e o Out da placa? Você está ligando direto ou com bypass?
    Boa sorte

    Menezes826
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Caraca Guii !
    Você não vai acreditar ! Esse forum é milagroso!
    Eu tô faz 2 meses tentando fazer essa disgraça funcionar e nada !
    Já li vários livros, visitei vários fórums (até fórum polonês) e nada.
    Daí resolvi me cadastrar no FCC e pedir ajuda prá vocês.
    Estava escrevendo a resposta ao seu post quando resolvi retirar o pedal e testar para ver como iria tirar as fotos e quais os problemas que ele estava apresentando.
    Daí o troço resolveu funcionar! Está dando distorção, os leds tão acendendo e os pots estão funcionando.
    Eu só posso dizer: MILAAGREEEEE!.
    Se contar ninguém acredita.
    Cara, muito obrigado, mesmo!

    Menezes826
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Deve ser algum mal-contato em algum dos pots, porque quando eu fui mexer no volume ele deu uma parada.
    Vou revisar prá me certificar que as soldas estão ok.
    Valeu!

    Guii
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Verifique se não há curto circuito na alimentação, se não há nenhum resto de solda entre as trilhas causando curtos-circuitos, ou até mesmo solda fria na placa. Verifique também os potenciômetros e os jacks de entrada. Se possível, ressolde a fiação. Você disse que era a terceira placa que você fez. Está reaproveitando algum componente?

    Menezes826
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Na realidade estou reaproveitando todos os componentes.
    A única diferença, das vezes anteriores que montei, foi um maior cuidado com a transferência térmica e utilização de verniz de breu prá proteger a placa e melhorar a solda. Na hora da solda até utilizei uma lupa prá não correr o risco de espalhar a solda para uma trilha adjacente. Refiz até algumas partes do layout do tonepad no Paint, movendo o GND prá mais longe do IN e mudando o 9V de lugar, prá não ficar próximo dos pads de conexão dos pots.
    Pode ser realmmente um problema de solda fria: como estava reaproveitando componentes estava com medo de queimar algo.
    O pot de volume está meio estranho, como se fosse um pot velho que precisa de WD40, entende? Fica meio que falhando.
    Mas, conforme você colocou, o esquema está correto. Já testei com várias configurações de Gain e tonalidade (bass, mid e treble).
    Bem legal.

    Guii
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Experimente jogar alcool isopropílico (Ou limpa contato) no pot ou então abrir ele e colocar alguma coisa para forçar o contato entre os garfos deslizantes (skate) e o disco de resitência (ferradura) pode ser tipo um palito de madeira, ele pode estar frouxo por dentro (isso acontece principalmente em pots com eixo de plástico), e cara, evite de reaproveitar componentes( só se for algo crítico, tipo, não tem mais resistor de 100K no mercado). Esse solda e dessolda vai danificando o mesmo, podendo até alterar o verdadeiro som do pedal... Mas então, aproveite o pedal e divirta-se

    erdnaxela
    Veterano
    # set/10
    · votar


    voce ta usando caixa e pot de metal ou plastico

    Menezes826
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Erdnaxela,

    Ainda está fora da caixa. Passei agora na loja prá ver se tinha chegado a caixinha de plástico, da Patola, mas não tinha o tamanho que eu queria.
    Eu fiz o MiniFuzz do Bertola e coloquei em uma dessas caixinhas de plástico, forrada com um produto chamado ForraFogão, que é um papel alumínio mais grosso, colado com cola quente (aquela aplicada com revolver, encontrado em loja de R$ 1,99). Não dá muito trabalho e não percebi muito ruído não.
    Vou ver se consigo inclusive prender a placa com um esquema usando bucha de parafuso (essas de colocar na parede): colo duas buchas na parede da caixinha e coloco a placa no meio. Não sei se vai fixar legal mas é uma alternativa prá facilitar a montagem e manutenção, se necessário.
    Os pots são de metal com eixo curto. Só que não tinha logarítimico na loja e eu acabei comprando linear mesmo.
    Como a gente posta fotos aqui?

    Guii
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tira as fotos, faz upload em algum site (eu uso e recomendo o photobucket) depois joga o link da imagem pra gente

    erdnaxela
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tem uma boa possibilidade de ser o pot

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre esquema do tonepad