Pedal Boss - Fender bassman e deluxe reverb serve ligando em linha?

    Autor Mensagem
    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10


    Bom.. há um tempinho eu tou me deparando com os Amplificadores pra guitarra que tem nos lugares que a minha banda vai tocar e sinceramente, tem tanta coisa ruim, bom, não que seja ruim, mas é que você cria o seu som, com seu set-up de pedais regulados e preparados pra tocar no seu amp, e mês passado perdi meu amp num acidente (incêndio no bichinho), tou só com meu Orange Crush 15R e só uso pra estudos, não supre as minhas necessidades pela pouca potência. Em palco o som fica muito estranho, justamente pela diferença de amplificadores.. mesmo assim, se eu tivesse com outro amp, não ia dar pra ficar levando a cada vez que a gente tocar.. fiz o pedal cabinet simulator no site da tonepad que simula um marshall, bem, simula né!?! 'shuashuashuah, mas apesar de tudo, eu prefiro ligar meu set em linha com ele simulando do que usar alguns amplificadores que vejo as vezes, o som fica bom, assim, é um quebra galho muito bom.

    Então aí vem a questão: quero mais uma opção de timbre e já que esses pedais simulam esses clássicos da fender (e pelo que dizem, fazem esse papel muito bem) que são amps que eu gosto bastante, são sei se o intúito desses pedais é tentar fazer o amplificador soar como tal ou realmente substituir o amp.. ajuda?

    desde já agradeço.

    PS: podem dar outras recomendações de pedais que possam fazer essa função também.

    Bog
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tulio Estevam

    Toquei recentemente no FBM-1, e a resposta é NÃO. Acho que estes são uns dos pedais mais esquisitos da Boss: são simuladores de amps sem simulação de falante e vocalizados para serem ligados em um amp normal. Funcionam muito bem na frente de um Jazz Chorus da vida, mas em linha, o som fica bem xôxo - e isso com um simulador de falantes externo, porque sem isso, ele também fica abelhudo, como seria de se esperar. São pedais feitos para dar um "sabor" a mais em um amp já existente.

    Se você quer opções de set portátil para ligar em linha, bem, metade da minha diversão consiste em arrumar esses sets. Acho que já brinquei com quase todo tipo de tralha ligando em linha. As 4 opções mais interessantes que eu conheço:

    1. Multi-efeitos digitais. É, digitais. Se você tem coceira só de ler esta palavra, vá para a opção 2 (mas lembre-se que os pedais que você citou no título do tópico são digitais também). Tem aqui um universo gigante de opções para todos os bolsos, desde Axe Fx até Zoom G1, passando por pedaleiras grandonas (os Pods X3 da vida) e pequenininhas (as Tonelab ST da vida).

    2. Simuladores analógicos. Lembrando que os citados no tópico NÃO se enquadram nesta categoria, aqui tem uma opção matadora: Sansamp Blonde. Faz tudo o que o FBM-1 deveria fazer, e muito mais, e ainda faz melhor. Os simuladores da AMT andam fazendo sucesso aqui no Japão, e com merecimento: eles têm uma curva de ganho bem suave (os Sansamp soam um pouco ásperos em comparação).

    3. Preamps valvulados, como o Hughes&Kettner Tubeman e o Mesa V-Twin. Só tome cuidado com um detalhe: para empurrar doses generosas de ganho em uma valvulinha solitária, esses brinquedos às vezes aumentam o nível do sinal e comprimem tudo de um jeito que deixa o som sem dinâmica. Tenho um Blackstar que supostamente era para ser usado em linha, mas ele fica tão sem dinâmica que eu só uso ele empurrando outro simulador ouu amp. Aqui no Japão, os destaques também são da AMT, o SS-20 e o SS-11. São caros e do mal.

    4. Um headzinho valvulado, um Hughes&Kettner Red Box e uma dummy load. Foi a solução mais chute ao balde que eu achei, mas essa aqui mantém uma boa parte das vantagens do valvulado em um pacote portátil. Nem preciso dizer que custa ainda mais caro que outras opções, mas se você faz questão de ter o som de um amp DE VERDADE ligando em linha...

    Se você quer algo BEM portátil e não quer gastar muito, as opções 1 e 2 servem bem. Pedaleiras pequenas ou um Sansamp dão conta do recado muito bem, embora seja mais do que óbvio que você não vai substituir um amp de 2000 dólares por um pedal de 200. =p

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Valeu Bog!
    Eu tenho uma G1 e já usei em linha com ela ligada e tal, o som fica bom, só que acho o timbre muito limitado, principalmente quando se trata de fazer algum dedilhado com dist low gain, o famoso "let ring", tipo, quando todo a segunda corda depois da primeira, o som da primeira tocada se perde aí entra só a segunda tocada destacando entende?! e assim por diante.. não tem aquela dinâmica legal.. recentemente fiz o purple peaker da tonepad também e não achei bem um "simulador pra ligar em linha" ele só faz uma espécie de corte pra deixar as frequencias iguais a de um amplificador mesmo.. a opção 4 eu achei bem interessante.. então quer dizer que o Mesa V-twin pode servir pra fazer isso mesmo? ligar direto em linha sem passar por nenhum amp? e a opção mais em conta da meteoro, o doctor drive (que dizem ser meio que um clone) também pode fazer essa função?

    ^^

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    sobre a opção dois, a do sansamp blond, também tem o liverpool e o california, também tem essa função né? meu medo é ligar em linha e ele não ser o esperado.

    Bog
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tulio Estevam
    low gain

    Eu tinha uma G2, e também levei um bom tempo até encontrar algo low gain que me agradasse nela. Neste ponto, existem opções melhores. A Tonelab é ridiculamente melhor que a Zoom nessa área do low gain.

    a opção 4 eu achei bem interessante

    E cara. =P

    o Mesa V-twin pode servir pra fazer isso mesmo? ligar direto em linha sem passar por nenhum amp? e a opção mais em conta da meteoro, o doctor drive (que dizem ser meio que um clone) também pode fazer essa função?

    Sim, o Mesa V-Twin pode ser usado desta forma. Não sei quanto ao Meteoro.

    a do sansamp blond, também tem o liverpool e o california, também tem essa função né?

    Sim, todos os Character Series funcionam bem ligados direto em linha. Mas cada um tem o seu "Character", né? Por exemplo, muita gente se decepcionou com o California porque procurava nele o som de um Rectfier, que ele simplesmente não faz (ele simula os Mesa na linha Mark).

    meu medo é ligar em linha e ele não ser o esperado

    Mas aí, só testando, né? Mesmo se eu vier aqui e te falar do negócio que eu considero o melhor do mundo, existe a possibilidade de não te agradar. No fim das contas, o que importa não é a opinião dos outros, então é fundamental você testar antes de tudo.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bog
    Muito obrigado man!
    então vou testar o V-twin, é meio difícil achar os da sansamp por aqui, por isso que pedi a informação, pois iria comprar pela net. Novamente obrigado!

    Gabriel Dino
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bom, para não abrir outro tópico, e como minha dúvida não foi totalmente sanada, vamos lá! (hehehe):

    Bog

    Assim, eu estava lendo sobre esses pedais: Fender Bassman e o Deluxe Reverb. Tentei ver algumas características deles, vi alguns vídeos; mas é dificil tirar uma conclusão apenas por especificações técnicas ou vendo vídeos (que normalmente não são com os mesmos instrumentos e aparelhagens que temos). Como li no tópico:

    "...são simuladores de amps sem simulação de falante e vocalizados para serem ligados em um amp normal..."

    "São pedais feitos para dar um "sabor" a mais em um amp já existente.".

    Bom, tenho uma guitarra Tagima E2, com captação Seymour Duncan ('59 Model Braço, e JB Model Ponte), um Pedal Boss DS-2 (Turbo Distortion), e um MT-2 (Metal Zone), um V-Amp 2, em um Amplificador Acustico. Gosto muito das simulações do V-Amp (particularmente), mas não gosto muito dos drive e distorções dele. Queria um pedal que me desse um drive legal, uma versatilidade também.

    Vocês me aconselhariam a comprar alguns desses dois pedais citados nesse tópico? Ou algum outro pedal?


    Desde já agradeço vocês.

    Forte Abraço!

    Gabriel Dino
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Alguma opinião?

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Gabriel Dino
    Vocês me aconselhariam a comprar alguns desses dois pedais citados nesse tópico?

    De maneira bem direta: não. Eu arrumei um FBM-1 usado, brinquei por um tempo, e passei adiante. Eu classificaria ele simplesmente como um pedal digital de drive muito pouco transparente, ou seja, que faz o teu amp soar diferente. Se você ligar ele direto no teu amp acústico, a falta de uma simulação de gabinete vai deixar qualquer drive abelhudo. Se você não quer trocar o V-Amp por outro simulador digital, poderia arrumar simplesmente um simulador analógico (AMT Electronics, SansAmp) ou outro pedal de drive (existem trocentos tópicos sobre).

    Vitor Bossa
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Para ambos, eu recomendo o Tonebone Classic Distortion, é um pedal valvulado que não chega a ser um simulador mas que sabendo regular dá pra tirar timbres muito bons e é um pedal muito versátil com uma dinâmica muito boa também, porém o preço é meio salgo, mas vale a pena, dá pra tirar de som limpo de fender até distorção de rectifier nele.

    Gabriel Dino
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Gabriel Dino
    · votar


    Bog, Vitor Bossa: Valeu pelas dicas.

    Mas assim, desculpem minha ignorância: O que seria um simulador analógico?

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Gabriel Dino

    Como assim, cara? Você não sabe o que é um simulador de amp? Ou não sabe o que quer dizer "analógico"?

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vitor Bossa

    Onde você está ligando o pedal? Que eu saiba, os Tonebone não têm simulação de falantes, e ligar um pedal desses num amp acústico vai deixar tudo extremamente abelhudo.

    Gabriel Dino
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog

    Desculpe minha ignorância! Eu sei o que eu um simulador sim, não sei o que seria um analógico!


    Tenho um Amplificador Behringer ACX 450 Acústico (eu comprei ele a um bom tempo, como eu só tocava violão),não axo o som abelhudo, pelo minha opinião).

    Meu equipamento é este: Uma Tagima E2 (captação SD), ligo em um DS-2, um metal zone, um V-Amp 2 e no amp.

    Valew galera pelas dicas,

    Forte abraço.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Gabriel Dino

    Se você não liga para "analógico x digital" e não sabe a diferença, você não é alguém que faria questão de um simulador analógico. Eu no teu lugar não ficaria arrancando meus cabelos com isso. Como você disse que gosta das simulações de amp do V-Amp, eu sugiro que você simplesmente procure por pedais de distorção. Existem vários tópicos sobre eles, e existem centenas de modelos sendo vendidos. Você disse que quer um "drive legal e versatilidade", mas isso é bem vago...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Boss - Fender bassman e deluxe reverb serve ligando em linha?