Pedais FBM-1 e FDR-1 Boss (Fender Bassman e Deluxe Reverb)

    Autor Mensagem
    El Mariachi
    Veterano
    # set/07


    Pessoal,

    Não sei se alguém já postou algo sobre esses pedais... São simuladores dos amps Fender Bassman 59' e Fender Deluxe Reverb 65', lançamento da BOSS de 2007.
    Os adquiri recentemente... Alguém já experimentou ou ouviu esses pedais? Se alguém pudesse dar opiniões, agradeço de antemão.

    Abraço a todos!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # set/07
    · votar


    El Mariachi
    pô cara, faz um review deles aí. são bons msm (tipo assim, compensa o $, pq são bem carinhos)?

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    El Mariachi
    Pelo menos até pouco tempo atrás o edalko tinha o Bassman.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/157853/

    Achei o Bassman bem legal pelo que já ouvi, o outro não me chamou muita atenção. É uma idéia interessante embora o preço seja meio salgado, mesmo nos EUA.

    El Mariachi
    Veterano
    # set/07 · Editado por: El Mariachi
    · votar


    ABATANGERINA

    Vou fazer sim. Só preciso de um tempo...

    Ultra.Fuzz

    Entrei nesse tópico, ele começou até legal, depois virou uma bagunça só.
    Não acho que lá fora está o olho da cara, mas é preciso garimpar. Eu peguei os 2 lá fora pelo preço de 1 nas lojas daqui. Logo mais vou postar um review aqui e gostaria da opinião de mais gente, blz?

    Abraço!

    edalko
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Comprei o meu logo que saiu nos EUA.

    Achei o som do pedal muito foda.
    Porém, o fato doido é que no meu amp (Giannini Thunder Sound) o pedal não interfere muito no som não (talvez pelo fato de o esquema da Giannini ter copiado um pouco do Bassman).
    EM razão disso estou vendendo o meu porque não tem utilidade pra mim.
    Mas digo que até mesmo no micro esse pedal soa legal

    Procura no meu histórico de Tópicos abertos, tem um de reviews de pedais zoom, ibanez e boss, em que gravei alguma coisa com o Bassman

    El Mariachi
    Veterano
    # set/07 · Editado por: El Mariachi
    · votar


    edalko

    Os arquivos foram deletados. É uma pena... Se puder subir eles de novo, te agradeço.
    Eu também peguei os pedais assim que saíram lá fora e até achei alguns reviews gringos, mas aqui no Brasil não achei nada ainda. Eis o motivo do tópico. Assim que puder, vou postar minhas opiniões. Mas te adianto que os pedais me impressionaram logo no primeiro teste e sem mexer em nenhuma configuração!

    SweetDistortion
    Veterano
    # set/07
    · votar


    El Mariachi

    Dá uma olhada no site da bossus.com. tem uns samples e videos bem bacanas. saiu uma matéria na GP de setembro comparando-os com os amps. pelo que eu li, vi e ouvi acho o fbm-1 mais vantagem. como pre-amp é o que há, pois nunca tinha visto um pedal com uma simulação tão boa quanto este. eu o acho fantástico!

    El Mariachi
    Veterano
    # set/07 · Editado por: El Mariachi
    · votar


    SweetDistortion

    Tenho todos os samples e vídeos do site da Boss e também a GP com essa matéria. Por sinal ótima matéria, pois o avaliador foi bem crítico e transparente na avaliação.

    Posso garantir que os dois pedais são fantásticos. Sem dúvida a simulação dos pedais é melhor até do que a linha POD da Line6, na minha opinião. No meu caso, tenho a opção de ligá-los em série, criando novos timbres e possibilidades.

    Como meu amp é Solid State, quando liguei os pedais nele a diferença é Brutal! O FDR-1 deixou o som ficou gordo e limpo, médios quentes e agudos suaves... logo de prima fiquei de queixo caído!!! Quando liguei o FBM-1, que possui mais ganho, o som fica agressivo em alto ganho e suave em baixo ganho. Era o som que sempre procurei.

    No caso do nosso colega edalko, que tem um amp valvulado, essa diferença não ocorreu talvez pelo fato do seu amp já ter as caracterísicas sonoras que ele procurava no pedal. A proposta desses pedais é, além de simular, funcionar também como um pré, dando o tempero dos amps Fender em qualquer amplificador. Foi o meu caso.

    Não fiz um review mas acho que já tá valendo. Vou tentar gravar uns sons e postar aqui.

    Abraço!

    edalko
    Veterano
    # set/07
    · votar


    El Mariachi

    Em solid State o bichinho mostra pra que veio haha

    Contudo, hj fui presenteado (na verdade o termo não é esse, proque foi o pedal mais caro que já paguei!) com um VOX Bulldog Cooltron
    Puta que pedal tesão! Valvulado, dois canais... E o som de botar essas merdas e Doctor Drive no chinelo.

    Finalmente achei um overdrive/distorção bacana!

    SweetDistortion
    Veterano
    # out/07
    · votar


    El Mariachi
    São pedais muito bons! como disse o FBM-1 é o meu favorito, mas quase 600 pilas num pedal..."é soda!" como diria Fócrates! Eu comprei um Hobbertt Simulamp recentemente acho que vai me atenbder por um bom tempo, mas... deixa este pedal ficar mais barato um pouco que entra no meu set na BOA!

    Lak Lak
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ESSES PEDAIS SAO DO CARALHO

    sao caros sim, mas valem...

    claro que nao vai ser uma coisa versatil tpo um gt2 neh, pois eh simulação de um amp especifico... mas numa caixa boa, o som sai lindao! bem definido...

    El Mariachi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    SweetDistortion

    Uma boa opção é comprar lá fora. Mesmo com o frete o pedal sai pela metade do preço, porém corre-se o risco de ser tributado pela Receita.
    Eu também curto o som do Simulamp, mas pra tocar ao vivo ele não é prático (tem que ficar trocando várias chaves pra mudar de simulação). O ideal seria ter o Argos, da Waxebox, que é programável. Mas ele é quase o triplo do Simulamp no valor! Seria o set ideal de pedais... só simulação analógica.

    Lak Lak

    Foi o que acabei de dizer... com um GT2, Argos ou qualquer simluador de amp analógico a quantidade e qualidade de timbres seria animal! Ah, não podemos esquecer de outro "Holy Grail" dos pedais, o TS808...

    Abraços!

    El Mariachi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edalko

    Eu ouvi esse Vox Bulldog e realmente é tesão... pra mim pareceu que estava ouvindo um MesaBoogie... fudido! Só que o preço dele aqui tá salgado pra cacete. Mas é um puta pedal, véio! Parabéns para aquisição! Tem umas fotos dele?

    Abraço!

    Rick Deckard
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Comprei o FDR-1, então eis o meu parecer:

    Eu toco muito Beatles, Dick Dale, rock and roll clássico, então o pedal é excelente pois dá uma "envelhecida" no meu timbre. Tenho um Marshall Valvestate VS15 (ss) so para estudo de 15w e um Hot Rod Deville 212 (valvulado) para mandar o som ao vivo, e nas duas situações ele se portou muito bem! Os controles de GAIN e LEVEL me permitem até dispensar um pedal de overdrive, mas eu prefiro timbrar o pedal para um som limpo e usar um OD-3.

    Ele tem dois controles de equalizacao, TREBLE e BASS, como eu toco com Stratocaster, eu dou uma pitada no BASS, e deixo o TREBLE neutro.

    Mas o interessante mesmo é o ultimo botão que possui o REVERB e o VIBRATO.

    Quanto ao REVERB ele simula um reverb de mola e até com os "tremidos" das molas! Realmente muito bacana, se usado MODERADAMENTE. O VIBRATO é excelente. Ele possui a funcao de TAP, ou seja posso ajustar a velocidade do efeito conforme a musica, e para tocar Dick Dale, Beatles e outros rocks antigos (na verdade eu deixo o vibrato sempre ligado hehe) é excelente! Experimentem tocar People are Strange do The Doors, que irão saber do que estou falando.

    Sobre o preço, foi meio salgado, cerca de 560 reais. Mas um simples Reverb é 300 reais, e lembrando que ele agrega vários efeitos, acho que o preço é bastante justo.

    Esta é a minha opinião, depois de dois meses em utilização do pedal no meu set.

    Se conseguir, quem sabe eu nao poste algum som utilizando este pedal, afinal as demonstrações no site da BOSS sinceramente não mostram como o pedal é bacana.

    Abraços.

    El Mariachi
    Veterano
    # set/08 · Editado por: El Mariachi
    · votar


    Rick Deckard
    Cara tu ressucitou todos os tópicos destes pedais no fórum...hehehe

    Complementando, são 2 puta pedais! Algumas pedaleiras tem estas simulações de amps porém em questão de timbre não chegam nem perto do FBM e do FDR! Não os tiro do meu set nem a pau! Pena vc não ter os dois pra ver o que dá pra fazer...

    Tem uma Guitar Player com uma matéria que testa estas latinhas. Vc chegou a ler?

    Falando em demos do site da BOSS, não consigo o timbre que o Johnny de Marco tira do FBM na última música da demo. Tem caroço naquele angu...

    Abraço!

    Rick Deckard
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Mariachi

    vou tentar copiar o timbre dele, e te falo se consegui.
    Não cheguei a ler a Gplayer, tem muita dica boa??

    To na seca aqui pelo FBM, pena meu pedalboard que é da boss estar lotado!! além da falta de $$ é logico.

    Ps: Qual tua guita, e amp mesmo?

    El Mariachi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rick Deckard

    Na GP não há dicas e sim uma análise detalhada dos timbres dos pedais comparando com os amps que eles copiam. Vale a pena dar uma lida. Como meus amps são SS, eles fazem o trabalho direitinho.

    Pai Edu
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Gostaria de saber se esse pedal direto em linha sai legal em PA, alguem poderia dizer ?

    El Mariachi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pai Edu
    Qual pedal?

    NHS
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Amigos, gostaria de saber se existe um "esqueminha" ensinando a ligar o boss FBM no Pre do amplificador e se realmente fica "fiel" ao FBM. Se estiver falando besteira, me perdoem, mas, seria se o mesmo estiver por último na minha cadeia de pedais e apartir dele eu ligar no pré do ampli, terei o resultado esperado? Como seria o ideal?

    Abraços

    El Mariachi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    NHS

    Depende do amp, amigão. Se ligar no pré, acho que tanto faz a posição dele na cadeia. No meu caso uso direto no input e fica bem fiel, tomando cuidado com as regulagens.

    Abraço!

    Delson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ressucitando...

    Vi essa pergunta aí em cima, mas ninguém respondeu (ou pelo menos eu não entendi...)
    Se eu ligar o instrumento nesse pedal, sem aplificador, em uma mesa de som, ele ainda dá as características do Fender Bassman no som dos PAs?

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Delson

    vai ter a característica do ampli, mas sem simulação de falantes... vc pode usar uma DI tipo a ultra-g da behringer com simulação de 4x12...

    Delson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ogaitnas

    Valeu!

    Dony
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Eu tenho o FDR-1 e curto muito! Ele tem um crunch muito legal. Mas se jogar o drive dele no máximo, fica um pouco estranho. Eu tentei usar ele como drive/crunch principal até descobrir que o grande barato dele é usa-lo como uma plataforma "clean". Depois peguei um drive "Tube Classic" da DOD.
    O FDR-1 fica no meio da minha cadeia de 8 pedais e deixo ele ligado a todo momento, apenas tiro ou acrescento reverb/tremolo.
    Vale dizer que nao recomendo usar ele como drive e jogar outro drive antes dele por cima. Fica escroto e embolado.
    No mais, ele é um ótimo pedal. Até em amplis valvulados ele faz uma diferença. Eu toco na noite e as vezes chego no lugar e tem um staner de baixo pra ligar a guitar, ou outros amplis mais ou menos... Ele me salva legal!

    Até fiz esse video/review sobre ele. No video também mostro um exemplo em que uso o Big Muff sem e com o FDR-1. Podem ver que com ele ligado o Big Muff soa muitoooo melhor.

    Dony
    Membro
    # jun/13
    · votar




    phcastelo
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Caros, peço licença, ainda sobre o FDR 1. Gostaria de saber onde, num set de pedais, o dito se posicionaria melhor? E pra quem usa modulações no send return do amp, ele fica melhor lá ou junto com as distorções? Agradeço a ajuda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais FBM-1 e FDR-1 Boss (Fender Bassman e Deluxe Reverb)