Efeitos post-rock / pós-rock / shoegaze / noise

    Autor Mensagem
    sjáumst
    Veterano
    # ago/10


    Boa noite/tarde/dia/madrugada FCC'eiros
    tenho acompanhado o fórum (principalmente esta subdivisão do fórum), mesmo sem registro, nos últimos meses e não havia me cadastrado ainda por falta de necessidade. Encontrava as informações que eu queria e não achava necessidade de acrescentar informações já expostas em alguns tópicos para evitar a repetição/flood etc que é algo que notei ser bem controlado pelos moderadores.
    De qualquer forma, finalmente me vi diante da necessidade de criar um tópico e, portanto, primeiramente me cadastrar obviamente.
    Então cá estou e vou expor todas dúvidas/sugestões/propostas relacionadas ao tema/título do tópico para tentar reunir aqui todas as informações que sejam de suma importância para o assunto em questão a ser, posteriormente, discutido. Refiro-me aqui aos pedais/efeitos utilizados em Pós-rock / post rock / shoegaze / noise.

    Primeiramente, o foco aqui não é explicar/elucidar/ilustrar o que é post-rock/shoegaze/noise, o que caracteriza o gênero (embora, ao listamos efeitos e pedais estaremos de certa forma fazendo-o por causa do grande apelo por efeitos do gênero) e quais bandas pertencem ou não a ele, ou quais são rotuladas como tal.
    Claro que se alguém quiser mais informações poderá usar ferramentas de busca (não a do fórum) para tal.
    Primeiramente criei o tópico porque não achei NENHUM sobre o assunto, apenas um ou outro falando de alguma banda Shoegaze.

    O que proponho aqui é, com base na análise da seguinte lista de pedais (que é meu projeto de pedalboard) e sugestões/opiniões a respeito dos efeitos/pedais usados todos poderem formar suas opiniões sobre como alcançar determinado timbre e/ou contribuir com opções diversas de seu conhecimento.

    Os principais efeitos destes gênero (deixando claro que só estou usando a generalização para criar um parâmetro porque não acho legal limitar a caracterização de um artista através de uma nomenclatura, apesar de o termo "post-rock" carregar em si uma grande liberdade intrínseca de experimentalismo, por exemplo), indo das ambiências etéreas até as paredes de som/paredes de barulho absurdas são básicamente (mas BEM basicamente mesmo):

    reverb
    delay
    fuzz

    Vou postar uma foto do projeto do pedalboard pa vocês darem uma conferida, mas abaixo vai a lista dos pedais e suas respectivas funções para o timbre:

    http://img440.imageshack.us/img440/1268/llllj.jpg

    ONERR DST-2 (já tinha faz tempo e considero uma distorção muito versátil por causa de seus knobs de lo mid hi)

    BEHRINGER OD400 (os anti behringer que me desculpem mas este overdrive é maravilhoso, com regulagens extremas torna-se muito útil para ciação de ambiências sujas)

    FENDER BLENDER (pedal raro, vintage, re-lançado e extremamente brutal, fuzz e oitavador que cria um verdadeiro inferno sonoro com regulagens extremas)

    EHX BIG MUFF (Fuzz clássico e talvez subestimado pela ausência de controle de médios, porém ótimo pra criação de white noise e com uma grande variedade de timbres, ótimo para combinar com overdrive)

    EFX SPACE NOISE ("invenção" do grande eugênio, maquininha maluca pra criar barulhos bizarros, auto-explicativa)

    EFX FUZZ INDUSTRY (clone do fuzz factory, outro tipo de fuzz necessário para criação de texturas ou para barulhos extremos em conjunto com os anteriores)

    ISP DECIMATOR (quando adquiri-lo precisarei escolher sua posição no pedalboard [que não necessáriamente será esta da imagem] porém trata-se do MELHOR pedal de noise supressor do mercado, não altera em nada o timbre do instrumento)

    EHX FREEZE (sim, terei dois desses no pedalboard, ele simplesmente congela o som no momento pisado: 1 para antes das modulações, pra viajar modulando paredes de som e outro pra depois da ambiencia pra congelar tons etéreos e espaciais, quase como synths) [na veradde pra usar primeiro o segundo e depois o primeiro [??]]

    BLACKOUT EFFECTORS WHETSTONE ANALOG PHASER (tá muito difícil conseguir esse, talvez dodo audrin resolva, mas se não for esse phaser não quero nenhum outro, extremamente versátil e dinâmico)

    VICTORIA TREMOLO (efeito "secundário" e este pedal atende as necessidades por um baixíssimo preço e alte qualidade e funcionalidades)

    EFX WAVE CHORUS (handmande clone do boss se não me engano, muito bom!)

    BEHRINGER US-600 (novamente, behringer presta sim! pedal melhor que o super shifter da boss RS200 ótimo pra fazer loucuras modulando barulho)

    EHX HOLIEST GRAIL (esse pra mim é DEUS hahaha sinceramente se eu pudesse ficar apenas com um dos meus pedais eu ficaria com este, excepcional(mente caro também). Reverb vintage e receado de recursos, até pre-delay!

    BOSS DD-20 (rei dos delays, apesar da discussão, adoro o digital pra poder viajar e prolongar mais)

    BEHRINGER DR600 (a combinação reverb-delay-reverb é brutal, mesmo que nesse caso o segundo reverb seja inferior ao primeiro, porém, novamente a behringer tem um ótimo custo x benefício)

    BOSS RC-2 (maestro particular, articula e coordena toda a loucura que antecede-o)

    BOSS TU-2 (necessário pra tocar ao vivo, exato e bacana)

    ERNIE BALL JR VOLUME (ainda não sei onde vou colocar porém, não abro mão por outro pedal de volume, perfeito para criar ambiencias lentas e profundas.


    Pretendo adicionar a lista um pedal EHX graphic fuzz (tanto pela EQ quanto pra ter MAIS UM fuzz).
    Aceito sugestões relacionadas a outras opções de pedais do mesmo efeito (seguidas de uma explicação dizendo o porque da substituição), ordem dos pedais e também sobre power supply pra tudo isso que esta sem por enquanto.
    Estou indo aos poucos realizando o sonho hahaha um hardcase já está na lista também, depois de praticamente todos estarem "na mão"(ou seria no pé? uahuahuah).

    A guitarra utilizo uma Walczak Les Paul com a ponte mais alta, perfeita para tocar com arco de Cello como faço.


    Dentre essas dúvidas também proponho:

    Qual melhor técnica para obter um efeito de ambiêcia legal (além do pedal de volume/e-bow)?

    Qual pedal usar para a expressão do DD-20?

    Para facilitar sua busca relacionada aos gêneros: Sinewave (podcast 01)

    Desde já agradeço e espero não ter craido um tópico a toa. Interessados levantem dúvidas e vamos compartilhar informação para nos complementarmos!

    Reverb
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Reverb
    · votar


    Gostaria de compartilhar esse video demo, de fuzz reverb e delay




    Gosto muito dessa combinacao e toco com Big Muff(little) + DD6 ( uso tremolo, Volume e outras coisas tb, mas o principal pra mim é delay-reverb-fuzz

    passei um mes pesquisando reverbs ... e pedi recentemente pelo correio um Reverb Digital da digitech, com opacao de reverso etc,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos post-rock / pós-rock / shoegaze / noise