Flexibilizando o seu setup para diversas situações: você também faz isso?

    Autor Mensagem
    Faca na Caveira
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Faca na Caveira


    Às vezes nem paramos pra pensar no quão versáteis e poderosos são os nossos equipamentos. A maioria deles (principalmente os pedais) nos dão não só opções de regulagem e posições diferentes na cadeia, mas também diferentes opções de funcionalidade. Um mesmo equipamento pode soar de diversas formas, acumulando pra si uma infinidade de possibilidades de adaptações.

    O que quero dizer é que, a depender da ordem no set e da própria regulagem, overdrive, pedal de volume, equalizador, compressor e até o pot da guitarra podem virar booster; booster vira equalizador; equalizador vira simulador de violão; simuladores de amps viram distorção ou substituem até mesmo o próprio amp. Estes são os exemplos mais comuns de flexibilização do set aqui pelo fórum, mas acredito que pode existir coisas ainda mais inusitadas.

    O fato é que: nem sempre podemos levar o nosso ampli, 3 guitarras etc. para um determinado evento ou ensaio. Ou de repente uma situação inusitada aleatória nos exige que um pedal desvie a sua função original (função para a qual você comprou) para obter melhor aproveitamento do seu setup. Exemplo: Em uma situação A, usa-se o pedal X para uma função 1. Em uma situação B, o mesmo pedal X muda para uma função 2.

    O que eu queria saber da galera do fcc é:

    Quais adaptações vocês costumam fazer ou já fizeram com o seu setup (guitarra, pedais, pedaleira, amp), para atender as mais diversas situações e condições diferentes (amp diferente, setup incompleto etc.)?

    O que vcs fazem pra flexibilizar e otimizar o seu setup atual em cada situação?
    - Ensaio, no estúdio;
    - Gravação;
    - Estudo, em casa;
    - Apresentação (nas mais diversas condições);


    Tá valendo citar todos os tipos de causas, desde calo nos dedos, palheta, tarrachas da guitarra até as válvulas do power e a acústica do ambiente.

    fnc

    Michel_Wylde
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bom dia! Post mto interessante, parabéns!
    Atualmente eu estou sem boster e sou o guitarrista solo da minha banda... eu uso o pot de volume no meio, ou menos, e pra dar um gás na hora do solo eu aumento o volume todo...
    é lógico que, qdo eu nao estou fazendo o solo, a distorcao nao fica tao saturada(meu amp eh all tube) mas, para ensaiar dah certo sim...
    jah na apresentacao ao vivo... eu tenho que combinar com o "cara da mesa" pra ele aumentar o volume da minha guitarra... (o que nem sempre acontece... =\ )
    eu já utilizei o delay looper da hardwire como boster ajustando somente o knob de "level"...
    tem outras coisas... mas vamos dar chance para os outros responderem tb..

    teuabreu
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu splito os caps da ponte de minhas guitarras.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tópico relacionado: Formando diferentes sets de equipamentos.

    Michel_Wylde
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    teuabreu
    Eu tb... ate a chavinha quebrar... suhhsuhsuus.. agora tenho q arrumar pra poder utilizar o push pull

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ensaio, no estúdio;
    Eu ensaio na casa do baterista. Para os ensaios eu levo uma Cort X-6 titular (o coil tap é fundamental), uma SX GG1 STD em Drop-D para duas músicas específicas, violão de 12 cordas (também uso o de 6 do outro guitarrista), amplificador, pedaleira e talk box (usado em UMA música). Como cabe tudo no meu carro então foda-se, levo mesmo.

    Gravação
    Nunca fiz gravações. Mas se vier a fazer, aí sim é o caso de levar até o papagaio pro estúdio.

    Estudo, em casa
    Em casa eu costumava montar toda a parafernália para passar meu repertório pessoal - digo "costumava" pois simplesmente não tenho tido tempo para tal ultimamente. Venho pensando também em métodos alternativos para dar uma tocadinha rápida, provavelmente deixando uma guitarra sempre pronta no quarto pra tocar desplugado mesmo.

    Apresentação
    Fiz apenas uma apresentação como guitarrista e aprendi algumas coisas interessantes. A primeira delas é que não vale muito a pena ficar focando em timbre - principalmente no que diz respeito a amplificador e pedais/pedaleira. Numa apresentação você raramente se escuta e as pessoas raramente têm senso musico-timbrístico crítico. Isso vem me fazndo pensar em adquirir um SS pau-pra-toda-obram tanto para situações mais "roubada".

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Faca na Caveira
    Eu toco normalmente com um pedal de volume da Onner (uso mais como booster) que não é meu, uma V-amp II que tambem nao é minha (kk, uso ela pras modulações), uso um Equalizer (Eq400) para dar uma equalização diferente no solo ou no clean (depende da situação) e uso um GDi21 para distorções.

    A ordem fica assim:

    Guitarra > GDi21 > V-amp II > Eq400 > Pedal de volume > Amp

    Mas existem sérios problemas pois nem sempre eu posso tocar com a V-amp II e o Pedal de Volume.

    Aí fico só com o GDi21 e o Eq400, continuo usando o GDi21 para distorções e uso o Eq400 como booster pra hora dos solos, e deixo o amp num volume que quando eu possa desligar os 2 pedais, não dê muita diferença, mas aí a equalização pro clean vai embora ne? Junto com as modulações...

    It's the life, man!

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flexibilizando o seu setup para diversas situações: você também faz isso?