Formando diferentes sets de equipamentos

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/10 · Editado por: erico.ascencao


E aí pessoal,

Já faz alguns meses que eu saí da realidade de guitarrista de quarto para tocar com banda. Desde então venho repensando algumas coisas, dentre elas a estrutura do meu set.

Quando eu tocava em casa, eu montava todo o arsenal (eu disse TODO), para assim passar todo o meu repertório pessoal e ter as parafernálias prontas e à disposição. Quando começaram os ensaios eu só não levei tudo por falta de espaço no carro, então aí já começou a simplificação do meu set. No ensaio seguinte eu deixei de levar o ampli que eu usava como "PA pessoal", mas levei a segunda guitarra para tocar uma música com afinação diferente.

Ontem, por fim, não levei o talk box nem as estantezinhas de apoiar a guitarra, porque o baterista iria carregar as coisas dele e as minhas tudo no carro dele. Chegando no lugar do ensaio, um porão bem pequeno, percebi que nem adiantaria levar a tralha toda e que a segunda guitarra já estava estorvando um pouco o ensaio.

Bem, eu gostaria de propor neste tópico uma discussão a respeito de como vocês formam sets diferentes para diferentes ocasiões. Você "escala" equipamentos igual um técnico de seleção? Ou você já tem "times prontos"? E como você procura se adaptar a estes diferentes equipos?

PS.: Um tópico ruim teria um título do tipo "Vale a pena comprar um SS para pequenas gigs?". Um tópico bom tenta promover este tipo de discussão mais ampla...

cristian1990
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

cara desculpa atrapalha o seu tópico, mas tem gente qe vai ensaia e nao tem carro, entao tem qe ir de onibus ou trem ate o local, eu sempre pensei se for para ensaia eu levo um equipamento mais humilde se alguem me rouba vai rouba uma coisa barata e na hora de tocar em show levar o equipamento mais ferrado, o qe vc acha é bom fazer isso ou é melhor ja leva o equipamento ferrado ?

StratoBlues
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Eu acho que isso de "escalar" uma equipe campeã é uma boa. Meu set pra ensaios realmente é enxuto...Tenho até uns pedaizinhos a mais, mas o time já e fechado. No caso seria:

Vellozo Strat;

Digitech Hardwire SC-2;
Boss CH-1;
Boss DD-3;
Vox Wah;

Fender Frontman 212r;

O reverb eu uso o do amp mesmo, e não sinto tanta necessidade na hora do vamo ver. O interessante é você procurar os pedais que possuem maior versatilidade e ajudem você a timbrar mais facilmente vários estilos.

Abs.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


cristian1990: o qe vc acha é bom fazer isso ou é melhor ja leva o equipamento ferrado?

Vou usar o famoso "depende". Se eu fosse ensaiar num porão de um camping (foi o caso do meu ensaio de ontem), eu não levaria uma Gibson pra ficar raspando o headstock no teto (pé direito 1,80 m). Se eu fosse ensaiar num estúdio, aí sim levaria tudo.

Fazendo uma nova suposição. Se eu tivesse marcado uma gravação de show com a banda, provavelmente eu gostaria de usar todo o arsenal: strato pra músicas com strato, LP para músicas com LP e Floyd Rose só nas músicas que pedem alavancadas. Provavelmente, em algum momento, seria bom fazer um ensaio com toda a parafernália (pelo menos o último) para se preparar para trocas de guitarra e afins.

StratoBlues

Tu só tem este Frontman? Uma das minhas principais intenções com este tópico é ter mais base prática por parte dos colegas de FCC para analisar se vale a pena pegar um SS "pau pra toda obra" e deixar o valvulado reservado para ocasiões especiais.

Jinkxs
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Nessas horas a gente vê que as vezes a praticidade pode ser mais importante que a qualidade.

Imagina uma boa Superstrat com push/pull + um bom SS bem flat (neutro) + uma boa pedaleira (GT-10 ou PoDx3). Pronto.... você tem um set capaz de tocar de tudo..... de Ramones à Ivete, de Metallica à Paralamas. Com uma qualidade relativamente boa e pouco trabalho ao transportar, montar e desmontar o set.

Compare com um full stack (head + 4x12) + set de pedais + 2 ou 3 guitarras (LP, Strato e Semi) + suportes.....

Sei lá... só uma idéia.

StratoBlues
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Sim, só tenho esse Frontman 212r. Ele é pau pra toda obra mesmo, o clean dele é fera. O único porém é ser um pouco pesado, por ser 2x12...
Mas fora isso, ele é muito bom. Sábado passado ensaiei com ele no volume 5.

Ah, e eu concordo com o Jinkxs em gênero número e grau...
Eu mesmo tenho planos (GA$) de pegar uma POD X3. Os pedais analógicos são ótimos, e casam bem com o amp, mas eu estou visando mobilidade/qualidade/custo sabe? Então talvez a POD seja uma saída. Também tenho já planos de guitarras mais versáteis...e por aí vai.

Abs

Guynho
Veterano
# jul/10
· votar


StratoBlues
Sim, só tenho esse Frontman 212r. Ele é pau pra toda obra mesmo, o clean dele é fera. O único porém é ser um pouco pesado, por ser 2x12...
Mas fora isso, ele é muito bom. Sábado passado ensaiei com ele no volume 5.


CARALHO...Ensaiou no marcanã? =D

Eu uso um Frontman 65r, 1x12, e no estudio fechado, mesmo o bateirista sendo um Ogro, eu não posso passar do 2, senão ninguem aguenta...

Meu set de ensaios é, basicamente, o mesmo dos shows:

Ibanez Artcore AF75D (Guitarra principal)
Condor CLP2-S (Guitarra Reserva)
Boss ME-20
Marshall Jackhammer

Nos shows, a unica coisa a mais que eu levo, é um violão (nos ensaios, uso uma especie de "Acoustic Simulator", um patch que eu fiz na ME-20.

Mas o caso é que eu não tenho altos equipamentos, então fica fácil. Mas considero válida a idéia de simplificar os equipamentos nos ensaios comuns, e naquele ultimo ensaio antes da apresentação, fazer um ensaio com o time titular do jogo...

Abraço!

carnisa1
Veterano
# jul/10 · Editado por: carnisa1
· votar


Como falou o cristian1990, também vou de onibus para ensaio, aulas,etc... Se me roubarem levo as coisas mais baratas, se for pra show ai eu pago um taxi de confiança pra me levar, dai ja levo tudo que tem, pedais, pedaleira, guitarras, amp, etc.

Mas meu set de ensaios é basicamente isso:

Michael Strato Stm Series (Canhota)
Onner Touch Wah Vintage

Nos Shows é basicamente isso ai em cima só que com:

Dark Fire(Destra)
Zoom G1
Amp Marshall

OBs: Esse Marshall é da escola...

Quando vou de onibus só levo a guita pois no estudio tem amp, pedais, cabos, etc.

Editando:

Se eu podesse eu venderia tudo pra comprar uma Double Neck.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Jinkxs: Imagina uma boa Superstrat com push/pull + um bom SS bem flat (neutro) + uma boa pedaleira (GT-10 ou PoDx3)

Concordo e este é o meu caso ultimamente. O problema é a guitarra e o ampli.

A guitarra é uma Cort X6, ou seja, é boa mas tem a Floyd Rose pra preocupar em determinadas situações - mesmo assim ela é a titular. Levo minha LP afinada em drop D para algumas músicas que pedem tal afinação e ela acaba servindo como guitarra reserva caso precise.

Quanto ao ampli, estou só com o valvulado que está em manutenção no momento. Andei pensando em trazer um Fender Frontman 65R dos EUA para aplicações menos amigáveis.

Mas e tu, enfrenta este tipo de dilema? Você o soluciona da maneira que me aconselhou?

StratoBlues: Eu mesmo tenho planos (GA$) de pegar uma POD X3. Os pedais analógicos são ótimos, e casam bem com o amp, mas eu estou visando mobilidade/qualidade/custo sabe? Então talvez a POD seja uma saída. Também tenho já planos de guitarras mais versáteis...e por aí vai.

De fato a POD X3L é muito versátil e muito boa, porém o preço dela é tão salgado que pode não valer a pena comparando-a com um set de pedais simples (overdrive, chorus, delay e wah; por exemplo).

Quanto à guitarra versátil, isso sim vale a pena. Qualquer uma com humbuckers splitáveis se torna muito versátil mesmo, pra ir de Ivete Sangalo a Canibal Corpse... huehuheeuu!

erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

E ae cara, você curte pedaleira digital? Sei la tipo se fosse eu levaria a pedaleira, por ser mais pratica e ter bastante efeitos.

No meu caso quando eu vou ensaiar também vou de carro mas meu set é pequeno e é com pedaleira, o ampli eu uso o do estúdio, so que tem um lado meio ruim nisso, nos ensaios o bacana é ensaiar com aquilo que você vai realmente usar na hora de um show ou evento. Outra alternativa seria ver o repertório das musicas que vão ser ensaiadas e levar so aquilo que precisa no ensaio.

Mas na minha opinião acho que uma pedaleira seria bacana, economizaria pedais e espaço que falta no carro.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


carnisa1: Se eu podesse eu venderia tudo pra comprar uma Double Neck.

Só se for pra satisfazer o fetiche, não? Mesmo que sejam dois braços com 6 cordas e captadores diferentes, ela não seria confortável pra tocar um show inteiro.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Ontem, por fim, não levei o talk box nem as estantezinhas de apoiar a guitarra, porque o baterista iria carregar as coisas dele e as minhas tudo no carro dele.
kkkkkkkkkkkkkk...o cara abandonou as baquetas ontem e já tem até talkbox!!!

Brancadeira...bom, eu uso o amp do local de ensaio (quando em estúdio) ou levo meu amp quando é em algum local específico. Se é no estúdio, eu levo TODOS os meu pedais...preparem-se pois é muita coisa!!!

DS1
BF3
DD3

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cara, se eu fosse vc, compraria um pedalzinho tipo esses Zoom só pra ensaiar...no ensaio é tolerável...pros shows os equipamentos oficiais!!!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar: Cara, se eu fosse vc, compraria um pedalzinho tipo esses Zoom só pra ensaiar...no ensaio é tolerável...pros shows os equipamentos oficiais!!!

O foda é ensaiar as "sapateadas"...

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
O foda é ensaiar as "sapateadas"...
Eu diria que isso é mais lição de casa...no ensaio mesmo o lance é deixar as músicas redondinhas, saca???

Jinkxs
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Meu set:

Tagima T-735 Plus
Peavey Studio Pro 112
Vox Tonelab ST
Fulltone OCD
Dunlop Crybaby GCB95

A Tagima é pau pra toda obra.... muito versátil, não desafina quase nunca. Só me complica quando a música pede um timbre mais hi-gain....

O amplificador é um SS bacana.... casa bem com a pedaleira e guenta firme ensaios e pequenos shows.

A Tonelab é uma ótima pedaleira.... mas sinto falta de algo mais profissional.

Os pedais são apenas pra suprir as limitações da pedaleira e dar uma arredondada no timbre (no caso do OCD)

Pra mim que tenho carro fica tranquilo. A tralha pesa pouco e é fácil de montar e desmontar. Os patches já ficam pré-programados na ordem correta do setlist e o timbre que cheguei (depois de muito suor) ficou do jeito que eu gosto.

Meu objetivo agora é trocar a pedaleira por uma mais profissional e deixar os pedais em casa. Acho que vai ser a Pod mesmo.... mas tô meio duro, e acho que vou ter que comer um pouco de grama até chegar nos timbres que eu gosto.... sabe cumé.... até o cidadão decifrar uma pedaleira dessa leva tempo.

Depois vou por um stack da SD na ponte da Tagima (Little JB provavelmente) e correr pro abraço.

daniel_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Jinkxs
Depois vou por um stack da SD na ponte da Tagima (Little JB provavelmente) e correr pro abraço.
instala um push pull também, meu set é bem simples não tem muito o que mudar, amp do local (to para pegar um amplificador para shows ano que vem um fender roc 700) , guitarra depende da época e do repertorío se for um mais arrumado levo só uma, se for algo que precise levo uma reserva (depois de mudanças no meu set vai ser LTD m-53 e washburn n2 até modificar a n2 a LTD vai ficar como titular) pedais só 5

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

De minha parte, penso que vale o "custo-benefício". Não o que muitos falam nesse fórum, já que alguns aqui dizem que custo-benefício é sinônimo de equipo de 100 contos no máximo, com uma tocabilidade mínima. Assim, se tua sogra quer que você toque com sua banda na festinha dela, leve a sua super Tonante Destruction Guitar para destruir tudo lá. Idem se for para tocar num baile funk no morro do Rio. Leve alguma coisa se for para tocar num boteco cheio de bêbados. Por outro lado, já aconteceu comigo... Se te chamam num estúdio para gravar a trilha sonora de um comercial que vai passar nos cinemas do Brasil e no horário nobre da Globo? Tem que ser força total, tudo que tem e o que não tem. Isso para mim é custo-benefício.
Tocar na noite para levar 50 reais para casa e levar mais de 20 mil de equipamentos num porta-malas geralmente é para loucos idealistas, mas de repente pode valer a pena. Depende.

StratoBlues
Veterano
# jul/10 · Editado por: StratoBlues
· votar


MMI

Realmente, esse exemplo da noite é muito válido. Mas acho que ninguém numa oportunidade de uma gravação profissional ia miguelar em equipo. Entendi seu exemplo.

Guynho
rs...Nada de Marcanã.
Seria ótimo, mas a acústica do quarto do batera (lugar onde ensaiamos) é péssima, então tenho que compensar deixando todos surdos.

erico.ascencao

Realmente, uma modelo de PRS Double Cutaway é um sonho de consumo. Como eu não mudo muito afinações e gosto de uma alavanca (ui meninão) eu penso em um modelo custom com floyd rose...

Sobre pedaleiras, eu gosto muito da X3L. Agora uma que eu nunca testei e parece ser bem legal pra esse tipo de coisa (transporte/versatilidade/custo) é a Line 6 M13. Nunca testei, nem tenho idéia de como é configurar uma coisa destas, mas aqui vai né:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143723478-line6-m13-nova-na-cai xa-com-nota-fiscal-e-garantia--_JM

Vou achar algum video dela.


EDIT: Uns videos que achei aqui:






Abs

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Jinkxs
Vejo muitos guitarristas na noite fazendo esta mescla de efeitos digitais e overdrives analógicos. Semanas atrás vi um cara tocando com uma Boss GT-6 para efeitos mais malucões e wah, um OCD, um ProCo RAT e uns outros pedais para efeitos/modulações básicas. Ainda era um set grande de pedais, mas duvido que era o "filé" do cara. Na sessão de guitarras, uma Gibson Les Paul Custom (ooooooohhhh!) e uma Fender Stratocaster que tinha cara de mexicana. Quanto ao ampli, era um headzinho da Marshall pequeno mesmo com uma caixa 1 x 12", tudo microfonado e jogado pro PA.

Mas já vi de tudo com relação a equipos de guitarristas na noite. Vi um cara chamado Kleber Kashima levar: pedalboard grande só de analógicos, pedalboard com Roland GR-20 (sintetizador pra guitarra), head e caixa 2 x 12", Gibson Les Pal Standard com o captador hexafônico pro synth, Fender Stratocaster e uma Réplica da Music Man Steve Morse.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Cara, eu conheço o Kleber e já até fui na casa dele. A S. Morse dele não é réplica, pelo menos ele tinha uma, não sei se ele trocou por uma réplica, mas era uma Y2D. Esse é um cara que sai na noite para tocar com a Music Maker dele, uma Gibson Custom, um pedalboard bem legal, um Rivera para distorção e um Fender Twin para limpo, quando não as outras guitas dele ou o rack da Mesa Boogie também. Claro, isso depende do som que vai tocar e da inspiração de carregar a tralha. Tem muita coisa legal no estúdio dele e ele costuma sair com muita coisa mesmo.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
MMI
Nesse papo de custo x benefício, sempre fui a favor de fazer "valer a pena"...eu uso só 3 pedais da Boss, amp e guitarra...mas acho que é mais pq não uso muita coisa mesmo e ento me virar com isso do que por análise de onde vou tocar. Tenho minha Fender Am. Trad (a mais barata da linha) e uma Jaguar Reissue Japonesa...sempre quis uma Am. Standard, mas nem tenho tocado tanto assim pra ter uma dessa (que acaba sendo um exagero, sendo que já tenho 2 guitas).

Mas, confirmo minha sugestão...uma pedaleira barata (mas honesta) pra parada ficar mais fácil no estúdio, e nos shows (conforme for sua necessidade e disponibilidade/vontade).

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


MMI
Já vi o Kleber usando só o Rivera no Piu-Piu, mas na última vez que o vi ele estava usando uma Stratocaster pra tudo (inclusive para synths) e um cabeçotezinho valvulado com uma caixa 2 x 12" meio vertical, parecendo uma geladeira.

E tu MMI, dá uns exemplos aí de como você lida com estas gigs diferentes.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

O Kleber tem muita coisa e sempre está trocando, vendendo e comprando, por isso que o conheci.
Tem um tempo que eu não tenho mais tocado em banda, apesar de ser um prazer, trabalho, compromissos, cansaço tem dificultado tocar regularmente com outras pessoas e até desencanei. Tenho ido mais a estúdios com amigos, mas aí são coisas bem específicas. No estúdio que tenho ido, os caras tem um equipamento muito bom, geralmente é questão de levar só uma ou duas guitarras. Aliás, acho que duas guitarras sempre é legal, tem um timbre a mais e resolve em caso de acidente, tipo corda quebrada no meio da apresentação.
Para falar a verdade, acho que nunca saí com tudo que tenho, nem pretendo, é trampo demais, grana demais, risco demais, não vale a pena.
Abç

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


Concordo com o MMI , não vale a pena levar o seu melhor equipo pra showzinho meia boca,
um por que vc vai estar se sujando por apenas 1 cigarro( haha). e dois pq dps do show eu smp fico bebado, e ja treinei pra levar 1 instrumento+ 1 pedaleira bebado pra casa :D
estou mestre nessa arte, mas acho q não conseguiria levar um set inteiro + 1 amp...

Jinkxs
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
MMI

O Kleber é praticamente um profissional, que ganha pra tocar na noite. E acredito que ganhe bem. É natural que ele tenha uma estrutura que permita que ele entregue um "produto" com uma qualidade compatível ao que cobra.

Um head valvulado, com uma caixa 2x12, pedais analógicos, guitarras profissionais, microfones caros, mesa, potência.... tudo isso dá trabalho no transporte, na montagem e regulagem do som, etc.... mas permite fazer um show classe A.

Bom... aí nós estamos falando de uma banda que possui estrutura.

No meu caso, o equipo que uso no ensaio, é o mesmo que uso nos shows (se é que posso chamar as Jams em que toco de shows). A diferença é que às vezes, o lugar possui uma estrutura melhor e o cara microfona meu amp.

Mas acho que meu set é o mínimo necessário pra não pagar mico. Ou seja... uma guitarra que não te deixe na mão, um amp. que não clipa antes de cobrir a bateria e uma pedaleira que permite tirar um som com o mínimo de qualidade.

Pra ensaio não precisa mais que isso. Pra show.... quanto mais melhor.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Jinkxs
Ou seja... uma guitarra que não te deixe na mão, um amp.
Já fiz vários shows assim...hehehehehe...e olha que a gente precisava dos outros efeitos...mas eu uso menos SEMPRE...rs...

edalko
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Já fui de levar head + 4x12 + 19 pedais + 3 guitarras para ensaio...
Sabe o que descobri no final das contas???
que isso dá uma dor nas costas do caramba!!!

Hoje é Head tiny terror + 1 guita e abraço pro gaiteiro!!!

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


Sempre q eu faço shows ja tem amp, PA a porra toda lá.
a menos q o show seja só da minha banda não vejo necessidade de levar amp

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Jinkxs: O Kleber é praticamente um profissional

Corrigindo: O Kleber é profissional.

E obrigado a todos. Cada vez mais me convenço que não é necessário dar tanta bola pra GAS. Ando precebendo que não adianta investir pacas em equipos que na verdade você mal usará em ensaios/shows/jams. Só dá pra satisfazer a sede de timbres em casa mesmo, em apresentações tudo vai pro saco.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
em apresentações tudo vai pro saco.
Cara, eu já fiz show com um amp Staner de 15w...hehehehe...depois de algumas cervejas e outras porcarias, a galera fecha os olhos e grita "I KNOW" quando vc toca Have you Ever Seen The Rain...hehehehehe...nem ligam pro timbre!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formando diferentes sets de equipamentos