Diminuir drive com o volume da guitarra

    Autor Mensagem
    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10


    Galera, ja pesquisei e não obtive sucesso..

    em vários videos do tutube e em algumas músicas que possivelmente tenha videos, eu vejo a galera diminuir o drive com o pot da guitarra..
    até ai beleza, peguei minha guita e olha eu la abaixando o volume pela guitarra e oq eu obtive?!?!

    Ela abaixa só o volume mesmo..ele ainda tem o peso da distorção, o sustain e tudo mais..realmente só o volume esta baixo mesmo.

    Dai um dia desses eu encontrei um pedal gringo que fazia essa mesma coisa, em qualquer pedal...UUHUUU!! problema resolvido..não deve ser muita coisa e o esquema deve ser fácil.
    Eis que eu perco o site que por ventura não esta nos favoritos nem no histórico..era um video no youtube e deve te ficado pra traz..

    era algo como o Pure plexi da EFX, mas eu não quero o Pure Plexi, eu quero fazer isso em todos os meus pedais de dists..

    Alguém ai conhece esse pedal, ou algum jeito de diminuir o drive pelo pot??

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcosshrp
    Pelo pouco que sei sobre pedais de distorção (lendo e escutando samples), me parece que este lance de você conseguir diminuir o drive com o pot de volume da guitarra depende da dinâmica oferecida pelo pedal, que é uma característica inerente ao circuito do pedal. Ou seja, se o pedal tem bastante dinâmica, ele possibilita limpar bem o drive usando o pot de volume da guitarra.

    Eu imagino que seja mais fácil limpar o som de pedais low gain como os TSs da vida.

    CaioPrimo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcosshrp
    o ganho diminui sim, possivelmente ocorrem perdas de sustain e tal, verifique os pots da sua guitarra pdem estar com defeito !

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    marcosshrp

    Diminuir o volume da guitarra significa obter menos menos drive do seu pedal pois com menos volume ele satura menos, deixando o som mais limpo. Pura dinâmica.

    Ela abaixa só o volume mesmo..ele ainda tem o peso da distorção, o sustain e tudo mais..realmente só o volume esta baixo mesmo.

    Que pedal é esse? Será que tem algum compressor no meio?

    Abs

    ogaitnas
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    A pergunta que realmente importa, qual a captação da sua guitarra ?

    Se for esses caps genéricos e furrecas, eles normalmente não tem a dinâmica que é necessária para que quando vc reduza o vol da guita vc perca distorção sem perder muito volume e possa tocar um som limpo na boa... mas vale lembrar que isso depende tb do ampli, dos pedais antes do ampli e etc... etc...

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: marcosshrp
    · votar


    erico.ascencao
    MauricioBahia
    Cara, é um carbon-x da onerr, eu gosto da dist dele..fora os demais que eu tenho um monte..mas nenhum deles abaixa não..

    ogaitnas
    Cara, é a captação de uma fernandes importada, não é fuleira..

    não..não tem defeito no pot..

    o foda é que nesse pedal que eu tava falando, ele fazia esse esquema independete do pedal, por isso eu axava que era o efeito do pedal....

    =/

    ele até abaixa o drive, mas a quantidade de volume que tb abaixa, acredito que ainda não é isso, pois oq abaixa é beeem pouco..ainda sinto a pressão dele e o volume baixo, no video o volume continuava o mesmo sempre..

    Bombastik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    apesar de que cada tipo de distorção pode ser determinante no resultado da dinâmica, pra obter esse efeito eu acho que os captadores são mais importantes do que o pedal de distorção.


    uso distorções variadas (pedais) e enquanto algumas limpam legal com qualquer configuração de captadores, outras não limpam nem um pouco. no entanto, uma guitarra com 490R/T limpa bem mais a distorção do que uma equipada com 500T, o que se torna ainda mais notável nesses pedais que não possuem tanta dinâmica quanto um Fuzz Face por exemplo...

    gui_paranhos
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcosshrp
    cara, como que vce tá palhetando ? Porque não adianta abaixar o volume no pot da guitarra e contunuar descendo o braço, que vce ainda vai achar que a distorção tá com muito ganho. Quando quiser diminuir a saturação no pot, além de diminuiur o volume, tem que palhetar mais fraco tambem. Pode ser isso que vem acontecendo contigo.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    marcosshrp: Cara, é um carbon-x da onerr,

    Pô, é um overdrive né? Deveria limpar tipo um TS acredito eu. Com certeza o ganho vem da guitarra, então.... O pot de volume tá funcionando? heheh

    Abs

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MauricioBahia
    cara, perdão!! é um distortion da onerr, eu quis tentar pelo nome mais minha memória é igual a de um peixinho de aquário...
    se eu não me engano é o DST-1..mas o carbon-x eu tenho tb, mas nesse não fiz o teste nesse pedal...

    gui_paranhos
    então cara, são paletadas normais.. quando eu preciso abaixar o drive é pra fazer aquela partezinha silenciosa antes dos harmonicos de ain't talk but love do van halen..

    galera..eu vo tenta grava alguma coisa aqui, ai eu posto pra vcs oq ta acontecendo

    =D

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bombastik
    será que é questão de captação mesmo..

    =/

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: fabãorenato
    · votar


    Depende da captação, da pegada e tb do amplificador. Mas acredito que depende mais da dinâmica do pedal.
    O Bertola no texto dele sobre os fuzz e o caminho que ele fez para desenvolver o sucesso Minifuzz e os outros fuzzes, ele descreve que os primeiros Fuzz Face com transistors de germânio tinham essa característica. Quando passaram a ser construídos com silício essa característica se perdeu. No caso do minifuzz tem uma modificação no projeto original que traz essa característica de diminuir o ganho ou se baixar o volume da guita para o mini fuzz. O próprio potenciômetro da guitarra é o controle de distorção. No meu minifuzz eu ainda fiz outras mudanças e essa característica ficou ainda mais marcante. Esse minifuzz ô pedalzinho bom!!!!! Digno de uma comenda!
    Eu tenho tb um Tube Drive da Fuhrmann(ts8 clone) e um Big Muff. No Tube Drive essa característica existe, mas é menor que no MiniFuzz. No Minifuzz a distorção diminui mais que o volume. Já no Tube Drive o ganho diminui, mas o volume tb. Já o Big Muff hehehe, nem se enforcar o bixo ele diminui a distorção! Ela tem muita compressão!!!! É um pedal feito para isso! Não tem muita dinâmica e precisa ser bem equalizado e casadoi com amplificador e o restante da pedaleira!! David Gilmour domou bem esse pedal!!
    Esses são os motivos para eu acreditar que o pedal tem que ter dinãmica para isso acontecer, ainda mais com as limitações orçamentárias que nós temos, e portanto, aquele amplificador valvulado onde vários pedais fizeram sucesso ficam muitas vezes somente em nossos ouvidos e sonhos (para alívio de vizinhos). Em relação à economia que nos acarreta e todos os benefícios, o minifuzz tb é motivação para o título de provedor mor ein!!. Eu nunca ouvi "tete a tete" um pedal da onner. Nunca testei esses pedais da Onerr. Sei lá...sempre tive pé atras com onerr.

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bom é distortion?...ta aí o possível motivo!

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fabãorenato
    cara, e qual seria essa modificação do minifuzz visto que eu to montando um..

    ^^

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar




    é isso que eu precisava....deve ser do pedal mesmo

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Não é muito complicada não. No site handmades na seção MODS o próprio Bertola descreve essa mudança. A minha mudança fez com que o pedal saísse de um fuzz para o mais um overdrive. O problema é q que eu n fiz um controle de tonalidade...mas farei. Ele ficou com um pouquinho mais distorção que o meu ts clone Tube Drive.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fabãorenato
    cara, desculpa..não encontro..poderia me disponibilizar o site..

    =/

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Se aproveitam de minha nobreza...sigam-me os bons!

    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=category &id=22:pedais-de-efeito&Itemid=49&layout=default

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fabãorenato
    nooooooooooooossa...tava na minha cara!! HAUhAU

    affff...mas obrigado cara..então o esquema é o pedal mesmo, serah?!
    pq se for, eu ainda queria sabe o nome daquele pedal que faz tudo isso em todos os pedais..

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Não sei o nome não. Nem sabia q existia. Cara eu sou muito simples em relação a setup. Sinto falta so de um reverb um wha wha e talvez um phaser ou tremolo...sei lá...como gosto de rock e blues fico no basicao mesmo. Falta mesmo faz é um valvulado...mas tenho um esquema de um ampli de mosfets que achei na net. É mais barato de contruir e requer menos cuidados que os valvulados. Tenho material barato. O mais caro mesmo foi o Big Muff. E gosto de confeccionar outros tb. Até o ano que vem devo montar um amplificador ou 2 (UM DE 120 W E OUTRO DE 60W) e uma caixa separado.

    Cara o esquema do minifuzz é o mesmo. Vc já fes a plaquinha? Se ainda n fez vc pode colocar um potenciõmetro para controlar a distorção. Eu te explico como!

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fabãorenato
    nem cara, nem fiz..vou fazer amanha..

    eu tenho um valvulado.. tenho um tremendão 3 de 1973 com valvulas padrão..

    manda ai como colocar, agora eu fiquei empolgado...
    ^^

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bom, vamos fazer uma troca...te digo como faz e vc me manda o tremendão? hehehe.


    Basta colocar um potenciômetro para ganho entre o coletor do transistor e o potenciômetro de volume. Isso foi feito pelo próprio Bertola, n fui eu! Vou tentar tornar a coisa mais fácil de entender com um esquema. Se n entender eu faço um desenho no paint rapidinho e te mando mas preciso do seu email.

    Saca só o desenho representando o transistor



    PINO 1 DO POTENCIÕMETRO DE VOLUME

    |
    |
    |
    ------ Trans
    |
    |

    Positivo do capacitor 2


    O pino 3 do transistor originalmente é soldado numa trilha que leva até o pino 1 do potenciômetro, certo? Ao invéz de fazer essa trilha direto até o pino 1 do potenciõmetro faça o seguinte:

    Não ligue direto até o pino 1 do potenciômetro de volume

    (pino 3 do transistor)------0 0--0-------(pino 1 do potenciômetro)


    Os zeros representam furos com ilhas para soldar o outro potenciõmetro. Utilize um potenciômetro de 2k!
    .

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fabãorenato
    linear ou logarítmico?

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    lOGARÍTIMO

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fabãorenato
    HAUaHAUH..

    vlw velho..me passa seu endereço por MP pra eu lhe enviar o tremendão.

    ^^

    cara..e se eu usa o drive no minimo, e deixa ele ligado será que ele não faz esse trabalho de diminuir o drive nos outros pedais!?

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: fabãorenato
    · votar


    Cara não faz n. Eu quando ele estava funcionando(eu demontei para estudar um controle de tone) usava-o depois dos outro pedais. Ele funcionava como booster, aumentando o volume e tb um pouco o ganho. Ele antes dá até uma amaciada na distorção (faço isso com o tube drive e o big muff, mas n diminui a dirtorção muito n. Mas faz o teste.
    Eu na minha config de minifuzz coloquei 2 diodos em série e 1 antisimétrico e paralelamente a este sistema coloquei um capacitor na casa dos pF, n me lembro mas acredito q seja proximo aos 100pF. Quanto maior, mais é retificado o sinal e menor a distorção. Acho que uns 50pF fique um drive maneiro. Com o de 100pF e esse sistema o volume aumentou mais e ficou bem próximo a um ts8, só com mais volume e um pouco mais de distorção.

    fabãorenato
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: fabãorenato
    · votar


    Aliás ele n amaciava n ...quem faz isso é o tube drive...ela aumentava o volume e um pouco a distorção, mas bem pouco (e ele com o ganho no mínimo)....talvez se colocar uma resistencia maior no potenciometro 3k, ou mais ...acho q ate uns 10k) vc tenha um controle maior de distorção..só q o volume tb ira diminuir mais com o ganho no mínimo. Mas isso é comum...tem, q equilibrar.

    Bombastik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcosshrp
    será que é questão de captação mesmo..

    pelo que pude experimentar, eu creio que sim.

    teste guitas diferentes com captação de qualidade se puder. há uma boa diferença na dinâmica entre os caps de saída alta e os de saída baixa. captadores estilo Gibson Paf costumam limpar melhor que uns feitos pra tocar metal por exemplo...

    mas também tem que contar com o fato de que cada distorção se comporta de maneira diferente nesse quesito. algumas distorções de pedal não limpam nem um pouco, apenas baixam o volume mas outras, te possibilitam timbres variados com algumas mudanças no pot da guita.

    o difícil é saber quais pedais fazem isso de maneira satisfatória e com a sua guitarra. sai testando que é o melhor que vc pode fazer.

    marcosshrp
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    só pra complementar, eu consegui diminuir o drive quando troquei de guitarra, realmente era algo relacionado a guita..

    Coloquei um efeito drive + delay e somente o drive diminuiu e o delay permaneceu..

    Agradeço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diminuir drive com o volume da guitarra