Para quem quer aprender a montar pedais ou está montando!

Autor Mensagem
RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
Muito obrigado, e sobre ser simples ou multivoltas?

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10
· votar


RennanRdC

Pode ser simples

Abs

engtmir
Veterano
# jul/10
· votar


Tô pensando em entrar nesse mundo...

Mas minha dúvida é com relação a tempo de montagem, pois somente terei tempo aos finais de semana, é o suficiente????

Abraços

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


engtmir
to na mesma situacao ...

na minha opiniao é tempo o suficiente sim , até pq dpois q vc tiver todos os componentes i tals ... sao algumas horinhas pra montar soh :P

Obs: Ainda nao montei nenhum mas blz asuehaushe , vamo espera algueim mais experiente responde tb.

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


engtmir
Kaiserz

É isso ae mesmo!! Um ótimo passatempo!! Finais de semana, calmos e tranquilos é o ideal mesmo!! A montagem exige organização e paciencia!! Quando funfa no final é lindo!!! hehehe!!

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
O capacitor de 15uF pode ser de 50v?

felipe adonai
Veterano
# jul/10
· votar


opa beleza aih gostaria de saber onde achar os transistor:

2N3904

ou se puder me indicar um equivalente, vou fazer o bertola's super fuzz hibrido guitarra/baixo

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


felipe adonai

Já tentou no ML?

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zakk e sua LP: O trimpot de preferencia em pé, mas se não tiver, deitado funciona... O tamanho fica a seu critério...

Vai funcionar, mas no caso deste projeto é recomendado que seja deitado pra poder ajustar caso necessário. O tamanho deve ser de acordo com a área destinada a ele no layout. Por ser deitado, tamanho faz diferença. ;-)

RennanRdC

Como disse acima, o trimpot dever ser deitado hein... Se for em pé, vai ter muitas dificuldades de colocar uma chavinha pra ajustá-lo quando estiver dentro da caixa e cheio de componentes em volta. O tamanho, vc imprime no papel o layout e mede com uma régua e informa pro vendedor.

Abs

ps. tópico pra consultar se precisar: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/200278/

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


felipe adonai
se nao me engano eu vi na Mult Comercial esse ai ....
tento la jah ?!

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


felipe adonai

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=+2N390 4&osCsid=0p4cer7bhkuvo7ra7tlju8eub3&x=9&y=10

Faz uma lista doq precisa e pede tudo de uma vez pro frete valer a pena! Naõ sei se em Piranguinho tem loja de eletronica, se tiver da uma olhada esse transistor não é dificil achar.

Montei o SP do Bertola tb
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/213510/

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Eu queria saber se no lugar desse trimpot eu poderia botar esse pot pra fora, ouvi dizer que vira um phase 100(pot de intensity)

felipe adonai
Veterano
# jul/10
· votar


Piranguinho com loja de eletronica!!!!!

voce ta brincano né!!!!

jah vi na multicomercial e mais duas num tem, tbm num achei no ML;

valeu aih pela força galera, vo monta, se alguem aih souber de algum outro projeto de pedal para baixo por favor me avisem.

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


RennanRdC

Pode ser de 50v tranquilo... Sobre alterar para Phase 100 não sei não, eu ficaria como trimpot mesmo

engtmir
Kaiserz

É o suficiente, sim, um ótimo passatempo!

felipe adonai

Em relação ao transistor ele é meio difícil de achar, mas também pode substituí-lo por um BC546... Procure em mais lojas... Mas, como o ogner disse, tem no Solda Fria, o duro é o frete, né? Mas, se comprar a maior parte das coisas lá vale a pena!

MauricioBahia

Eu acho mais fácil colocar o pot em pé... Realmente ocupa um pouco mais de espaço, mas na minha opinião é mais fácil

Desculpem pela demora em responder!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zakk e sua LP: Eu acho mais fácil colocar o pot em pé... Realmente ocupa um pouco mais de espaço, mas na minha opinião é mais fácil

Tudo bem, pode até ser mais fácil pra você, só que não vai conseguir regular o trimpot depois, sacou? Mais fácil, mas pouco funcional pois vc precisa meter uma chave pra girar o trimpot pra regular o Phase 90 com uma certa pressão da chave. Vale a pena a facilidade? Eu acho que não. Repara na foto como o trimpot do cara já até "comido" de tanto usar alguma chave pra girar.

Se for ver o trimpot do pedal original, ele está deitado e, como já disse aqui, nada é por acaso... Os caras pensam muitos antes de criar um layout.

Se vc procurar imagens da placa do Phase 90, vai ver que todas estão com os trimpot deitado. Não é mera coincidência.

RennanRdC: Eu queria saber se no lugar desse trimpot eu poderia botar esse pot pra fora, ouvi dizer que vira um phase 100(pot de intensity)

Deve poder sim e até pensei nisso pq vc "colocaria o trimpot pra fora". Eu não sei se basta colocar um potênciometro comum no lugar. Teria que estudar essa modificação e talvez não valha a pena esse funcionalidada.

Abs!!

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Zakk e sua LP
Se eu fosse tentar botar esse pot, eu precisaria acrescentar algum resistor ou alguma peça desse tipo? Que tipo de pot eu teria que comprar? Caso nao desse certo eu poderia refazer não é?

Muito obrigado mais uma vez

MauricioBahia
Moderador
# jul/10
· votar


RennanRdC: Se eu fosse tentar botar esse pot, eu precisaria acrescentar algum resistor ou alguma peça desse tipo? Que tipo de pot eu teria que comprar? Caso nao desse certo eu poderia refazer não é?

Como disse, teria que estudar essa modificação. Eu não sei como fazer. Provavelmente será possível voltara atrás. Pra testes, o lance é não soldar na placa o componente, mas uns fios e soldar o componentes a eles. Assim vc evita contato desnecessário do ferro com a placa, sugando solda, por exemplo. Vc protege outros componentes também. Mas, cara, dá uma pesquisada pois aqui no FCC tem um monte de tópicos sobre o Phase 90.

Abs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Realmente, deitado é melhor mesmo!
Desculpa pelo erro!

Abs

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
MauricioBahia
Muito obrigado aos 2, eu provavelmente serei o proximo da serie

Ok, mais um que montou o... Phase 90

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


RennanRdC

hehe, estamos esperando! Ah, e sobre a substituição do capacitor de 15uf, pensei em outro possibilidade além de trocar por um de 22uf. Ligar um de 10uf + um de 4.7uf em paralelo. O resultado seria mais próximo do 15uf, digo isso não só para você, mas para todos aqui, pois tem mais de um pedal que usa 15uf!

Abs e boa sorte na montagem do seu Phase 90!

engtmir
Veterano
# jul/10 · Editado por: engtmir
· votar


eu to tentando ler um topico desses completo para ver o que aprendo.. mas fruta que caiu (nem pode falar palavrão né haeiueah) é coisa pra baralho!!!! mas durante a semana vou comprar os materiais necessários para montar um bertola minifuzz!!!

Para a gurizada que já montou, tem alguma dica em especial???
E antes ainda, pro Bertola, será que ele me autoriza montar o pedal dele???

Vou dar uma pesquisada no y2b para ver se escuto algum material desse pedalzinho hehehe

Abraços

Zakk e sua LP
Veterano
# ago/10
· votar


engtmir

Hehe, segredo não tem não vai dar uma dor de cabeça até você aprender como funciona, mas depois que pega no embalo, já era!
Quanto a montar o pedal do Bertola, ele fez para todos, todos podem montá-lo ora que quiser, ele só não quer que comercialize ele.

Abs, boa sorte na sua montagem aí!

felipe adonai
Veterano
# ago/10
· votar


fala galera!!!

encomodando de novo!!!

o seguinte: nesse tópico o proprio ilustrissimo senhor bertola disse que prefere os transistores BC107 ou BC108, alguem aih manja de qual seria a diferença??? por que se der esquema, fica mais facil pq teria tudo que preciso na multicomercial;

tambem queria aproveitar para outra pergunta, no mesmo post ele disse que o valor dos capacitores influencia no timbre, existe algum tipo de "capacitor variavel"??? aih eu faria tipo um pot de tone(só que num chamaria "pot" né)

e por ultimo, jah iniciei a prdução do meu pedal, já fiz a "caixa" pra ele, fiz meio que uma cópia do meu boss geb-7, claro que bem mais "diferente"!!!, escrevi até que nem os pedais boss tem, só que escrito "bertola's super fuzz", assim que montar a parte elétrica eu posto aki!!!

no mais valeu por tudo!!!

felipe adonai
Veterano
# ago/10
· votar


fala galera!!!

encomodando de novo!!!

o seguinte: nesse tópico o proprio ilustrissimo senhor bertola disse que prefere os transistores BC107 ou BC108, alguem aih manja de qual seria a diferença??? por que se der esquema, fica mais facil pq teria tudo que preciso na multicomercial;

tambem queria aproveitar para outra pergunta, no mesmo post ele disse que o valor dos capacitores influencia no timbre, existe algum tipo de "capacitor variavel"??? aih eu faria tipo um pot de tone(só que num chamaria "pot" né)

e por ultimo, jah iniciei a prdução do meu pedal, já fiz a "caixa" pra ele, fiz meio que uma cópia do meu boss geb-7, claro que bem mais "diferente"!!!, escrevi até que nem os pedais boss tem, só que escrito "bertola's super fuzz", assim que montar a parte elétrica eu posto aki!!!

no mais valeu por tudo!!!

felipe adonai
Veterano
# ago/10
· votar


puts malz ae pelo post duplo, to no sitio da minha vó usando a net 3g, pa fala a verdade deve ta dano um g e meio no maximo!!, a net é um lixo e fica caino td hora

Zakk e sua LP
Veterano
# ago/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


felipe adonai

Isso muda um pouco no som, mas não muda nada tão significativo, praticamente nada é mudado. Mas é questão de gosto né? Tipo, pega o que ele descreve no projeto mesmo...
Posta umas fotos de como fez a caixinha do pedal, pra dar uma ideia geral aqui para os iniciantes =D
Qualquer coisa só postar!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mais uma loja pra lista: http://www.newpecas.com.br

felipe adonai

Passa um MP pro Bertola e pergunta.

;-)

Zakk e sua LP
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Mais uma loja pra lista: http://www.newpecas.com.br

Opa... Valeu aí Mauricio...

Abs

ThiagoGuitar
Veterano
# ago/10
· votar


Pessoal, não to achando capacitor ceramico de 51pF nem de 5pF, por quais valores eu poderia substitui-los?

Assim como resistor de 240k, só acho de 220k.. pode ser?

Zakk e sua LP
Veterano
# ago/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


ThiagoGuitar

Pessoal, não to achando capacitor ceramico de 51pF nem de 5pF, por quais valores eu poderia substitui-los?

Os capacitores não precisam ser cerâmicos, podem ser de outro tipo, quanto ao valor dos capacitores, tente procurar em várias lojas, em que cidade mora? Liga para as lojas de componentes elétricos/eletrônicos daí perguntando... Caso não ache mesmo, diga os valores mais próximos que achar.

Assim como resistor de 240k, só acho de 220k.. pode ser?

Agora quanto ao resistor tem aqui olha: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-240k-carbono-5-14w-p-200.html
Caso queira comprar em loja mesmo, sem ser via internet, liga para mais de uma, ele não é difícil de achar, dá uma procurada melhor, depois poste aqui o resultado, ok?
Caso não ache, agente pode juntar uns resistores em série.
Qualquer dúvida só postar!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem quer aprender a montar pedais ou está montando!