Para quem quer aprender a montar pedais ou está montando!

Autor Mensagem
ThiagoGuitar
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
Cara, muito bom o seu tópico e essa tabela aí tenho certeza que vai me ajudar!

Abraços

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


Tb achei o topico mto bom heim ...

em breve vo comecar meu Mini-fuzz ...
qualquer duvida vo encomodar por aqui entao :P

will789
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
muito bom mano!!!! eu to querendo começar a fazer pedais, seu post vai ser extremamente util!!!!!!
vlw

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


ThiagoGuitar
Kaiserz
will789

Obrigado pelos elogios, qualquer dúvida postem à vontade! Caso precise saber de algum diodo / transistor que não tem nas tabelas também é só perguntar!

Abs

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, pode me dar outra ajuda? Tipo eu perguntei isso:

Cara vc tem tambem essas outras peças?Qualquer um desses : BC264 / BF410C / 2N5458 / 2SK147 / 2SK168 / BF245 ou um equivalente, capacitor de 22uF ou 15uF e trimpot de 250k 220k ou 200k (preferencia pelos de 250 e 220) Tambem vou querer essa peça do anuncio! As quantidades eu falo no email qndo for comprar!


E ele respondeu isso:

ola amigo,esse 2n5458 tenho,capacitor 22uf e 15uf qual tipo de capacitor e voltagem dependendo tenho,trimpot qual modelo de pe ou deitado,ele simples ou multivolta,e tamanho tem ver, tem grande e do pequeno,dependendo arrumo,ok,grato!


Pode me ajudar?Noque responder pra ele?Realmente eu nao sei...

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


galera , estou com problemas pra achar as "caixinhas" para os pedais heim ...

fica bem ruim para eu comprar uma chapa de aço , corta-la e tdo mais.

afinal isso tem pra vender por ai ?? alguma caixa q pode ser usada para o pedal ? ( se alguem tiver alguma sugestao do q usar para a caixa diz ai )

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


Kaiserz
Lata de sardinha, aquelas caixas de fontes, tem umas bem salgadas no ML tb caso queira gastar... No caso da chapa de aço tu pode pedir pro cara da loja fazer do formato certo...


Abçs

RennanRdC
Veterano
# jul/10
· votar


Tem esse mais ou menos barato: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150221183-caixa-metalica-modocd -mxr-projetos-hand-made-pedais-efeito-_JM

ogner
Veterano
# jul/10
· votar


RennanRdC
Kaiserz

Olha, ja montei alguns pedais, tem sons e fotos espalhados aqui no FCC, e sempre uso conduletes de metal. Acha facil em casa de material de construção, ficam na faixa de 9,00 a 12,00 a pqna e 12,00 a 15,00 a maior. Mas da pra montar a maioria doa projetos na pqna mesmo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/213510/

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


RennanRdC
ogner
pow ... valeu ai :)

a ideia do condulete de metal é boa ate , mas eu achei q nao tinha issu sem furos. mas bom ... vou tentar achar um bom por aqui !

qualquer coisa eu Grito :P

abrcs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


RennanRdC

Quanto a voltagem dos capacitores é melhor comprar de no max 100v. 15uf se ele tiver deve ser mais potente, mas se tiver 100v pra baixo perfeito, compra!
O trimpot de preferencia em pé, mas se não tiver, deitado funciona... O tamanho fica a seu critério...

Kaiserz

Tenta comprar em lojas de construção então, porque fazer é meio complicado mesmo... Ou então aquele anúncio (que é de um amigo meu) do Mercado Livre

Abs

CaioPrimo
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
Estou decidido vou muntar o fuzz do Bertola, tenho duvidas

A placa de CI tem algum lugar que vende ela para o Fuzz? no ML nao achei, caso nao tenha, é dificil fazer 1?

Sobre a solda, seria possivel utilizar isto aqui para soldar os componentes ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146139701-pirografo-ferro-de-so lda-30w-soldador-7-pcs-nf-e-garantia-_JM

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


RennanRdC: Tem esse mais ou menos barato: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150221183-caixa-metalica-modocd -mxr-projetos-hand-made-pedais-efeito-_JM

Acho que comprei essas mesmas caixas uma vez. Elas vem protegidas com WD e quando vc tira o WD... Se forem do mesmo material, enferrujam quase imediatamente após tirar da embalagem. Eu fiquei impressionado. Joguei atá 1 fora.

É bom perguntar pro vendedor sobre isso pq se enferrujarem, vc terá que pintá-las ou passar algum tipo de verniz na mesma hora.

Abs

erdnaxela
Veterano
# jul/10
· votar


cuidado ao comprar caixa pela internet muitas tem um acabamento horrivel. coloca na lata de sardinha e se voce gostar depois manda fazer umas de aluminio.

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


Olha soh tenho mais uma duvida ,

estou aqui vendo para comprar os componentes i me surgiu uma duvida quanto aos resistores , por exemplo , Metalico ou de Carbono ? 4W ? qual a diferenca de um 2M para um 2M2 ?

meu conhecimento em eletronica é pessimo malz :/
to tentando me virar sozinhu mas tah dificil !

Vlw.

Floyd N Roses
Veterano
# jul/10
· votar


UOW...ÓTIMO TÓPICO man!!! =DDD


[...up disfarçado pra ficar marcado aqui na lista de topicos respondidos!!! xPPP]




o/

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Acho que vale a pena lembrar destes tópicos. Estão em ordem cronológica:

Ok, mais um que montou o Mini Fuzz
Ok, mais um que montou o Tube Screamer
Ok, mais um que montou o ProCo Rat
Ok, mais um que montou o BluesBreaker
Ok, mais um que montou o Rebote Delay

Nesses tópicos, me lembro que postava dúvidas e ia explicando um monte de coisas. No do TS, eu e o ogner discutíamos sobre montagem direto pois estávamos aprendendo e, pelo menos no do Minifzz e TS, deve ter solução pra 99% dos problemas encontrados e outras dúvidas.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Kaiserz: estou aqui vendo para comprar os componentes i me surgiu uma duvida quanto aos resistores , por exemplo , Metalico ou de Carbono ? 4W ?

Tanto faz, mas é comum o de carbono. Os watts definem, num projeto de pedais, também o tamanho do componente. Tamanho é documento numa plaquinha minúscula e milimetrada muitas vezes! O mais usado nesses projetos handmade é o de 1/4W 5% se não me engano.

qual a diferenca de um 2M para um 2M2 ?

O "M" de Mega, no meio, aproveita pra fazer o papel de um "." Então é o mesmo que 2.2M

Abs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


CaioPrimo

Lugar onde vende não tem, mas é muito simples de fazer tenta que vc consegue! Quanto ao soldador, serve sim!

Kaiserz

Poder ser tanto de metálico quanto de carbono. Metálico é mais resistente, mas é mais caro. Quanto a potência pode ser tanto 1/4w quanto 1/2w, mas a mais usada é 1/4w.
Floyd N Roses

uhsauhsauhsauhs... Valeu aí =D

MauricioBahia

Valeu Mauricio realmente esses tópicos vão ajudar

Abs, qualquer dúvida só postar aqui !

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


qual a diferenca de um 2M para um 2M2 ?

O 2M2 significa 2.2 megas, 2M = 2 megas. Um pode ser substituido pelo outro, mas o mais recomendado para o timbre ficar mais parecido é o que está escrito no projeto.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zakk e sua LP: O 2M2 também serve

Cara, se num projeto está dimensionado 2M2, é pq não foi a toa. O CERTO é comprar conforme está descrito na lista de componentes.

mas o 2M é mais recomendado para o timbre sair mais parecido como original...

Tem certeza disso? Olha lá hein...

Quanto a potência pode ser tanto 1/4w quanto 1/2w, mas a mais usada é 1/4w pelo fato do 1/2w ser mais difícil de encontrar.

Cara, não é por isso, mas pelo tamanho... É preciso que eles caibma na placa de acordo com o layout proposto. Os buraquinhos na placa tem medidas pensadas, para acomodar os componentes. Se vc comprar somente resistores de 1/2W, é bem capaz do trabalho ficar condenado pq não terá espaço para acomodá-los. O mesmo vale para outros componentes, como capacitores.

Abs

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


Zakk e sua LP
MauricioBahia
entendi .... vlw ai locos :)

vou tentar seguir exatamente o projeto mesmo , pelo menos no primeiro pedal neh! nao vou me arriscar :P

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Cara, se num projeto está dimensionado 2M2, é pq não foi a toa. O CERTO é comprar conforme está descrito na lista de componentes.

Eu entendi que no projeto estava 2M, por isso escrevi assim, mas arrumei lá em cima então

Bom, então são dois motivos, porque na maior parte das lojas que fui não tinha 1/2w, na hora de comprar meus itens...

Kaiserz

Hehe... Se conseguir seguir certinho perfeito!
Qualquer coisa só postar

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zakk e sua LP: Bom, então são dois motivos, porque na maior parte das lojas que fui não tinha 1/2w, na hora de comprar meus itens...

O único motivo é o tamanho. Os projetistas preferem usar os de 1/4w pq é um tamanho "meio termo". Nem tão grande nem tão pequeno, bom pra trabalhar. Só isso.

Abs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


MauricioBahia

Não quero causar confusão, mas além do 1/4w ser de tamanho ideal o de 1/2w é mais raro nas lojas...
Mas, como você disse o motivo para os projetistas escolherem o 1/4w é que o tamanho é ideal.

Abs

Kaiserz
Veterano
# jul/10
· votar


tá , mas assim ... o "w" ali significa watt certo ? entao acho q nao seria somente tamanho , talvez alguma diferenca de potencia nao sei !

hehehe mas assim Srs ... nao briguem vai :P

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Kaiserz: tá , mas assim ... o "w" ali significa watt certo ? entao acho q nao seria somente tamanho , talvez alguma diferenca de potencia nao sei !

Tanto faz ser 1/2, 1/4 ou 1/8 watts na grande maioria de circuitos de pedais. Por isso o tamanho é mais importante. O tamanho de um resistor, por exemplo, não é medido cm, então os projetistas tomam como medida a potência pq é sabido que um resistor de 1/4W, por exemplo tem "x" milímetros.

Em suma, o pedal vai funcionar com qualquer uma das potências, mas se vc colocar um resistor de 1/2W para ser soldado num espaço destinado a um de 1/4W, ele não vai caber certinho na furação.

hehehe mas assim Srs ... nao briguem vai :P

Que isso velho! :-) Eu só estou tentando colaborar de alguma forma.

Abs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10 · Editado por: Zakk e sua LP
· votar


MauricioBahia

Mauricio e suas respostas... Hehe, ele disse tudo...

Kaiserz
hehehe mas assim Srs ... nao briguem vai :P

Hehe... Que isso, ele é gente boa... E sobre o Srs. tenho 13 anos, longe de ser um senhor hehehe

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zakk e sua LP:

Pois é. Eu tava acompanhando o tópico aqui e percebi alguns detalhes que eu poderia acrescentar. Eu também sou novato na montagem de pedais, então me sinto parte do tópico. :-)

Cara, o lance é ter certeza do que você está colocando pq muita gente vai te seguir!!!

Esse papo de tamanho que eu tô falando, eu li numa livro que tenho aqui sobre montagem de pedais, escrito pelo Brian Wampler, que é um do gurus desse mundo handmade. Então, a fonte é 100%. ;-)

Aliás, um ótimo livro pq explica tudinho. Até o que acontece com o sinal quando passa no circuito de um TS da vida... hehe

Abs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

Hehe, tranquilo...
Mas até agora tudo que falei tenho certeza que está certo...

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem quer aprender a montar pedais ou está montando!