Pedais simuladores de amps ligados em amps de verdade, é besteira?

Autor Mensagem
Ferro_Velho
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ferro_Velho
· votar


Aí galera,

Muito interessante este tópico.
Eu ja postei dois tópicos que tem relação com este e continuo evoluindo a minha ideia de uma alternativa para a falta de um ampli descente. (ou a falta de grana pra comprar um)

Como quero além de simular um ampli, poder tocar com headphone, ligar no computador, ligar num amplificador de casa e outras coisinhas mais, cheguei a seguinte configuração para ter quase tudo isso:

Guitarra-> pedais variados (inclusive distorção) -> GDI 21 (no fender, sem drive) -> mixer Yamaha MG102c

Quem ja viu os meus tópicos vai zoar comigo por querer um behringuer! Pois é, a falta de grana e a saida XLR dele me fizeram baixar a guarda...

Acho que ficará legal (ainda não comprei o GDI nem o mixer), e tambem prático pois dá pra tocar/praticar em qualquer lugar que haja uma tomada, um headphone e/ou um som de casa.

O que acham?

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Raizen: Falei isso pois o MB citou lá em cima...

MauricioBahia
O ideal, no meu modo de pensar seria ligar qualquer pedal simulador numa caixa, pois ligá-lo num amp seria como colocar um timbre em cima de outro timbre, criando um terceiro timbre! Sendo assim, a simulação do pedal perde sua real função.


Direto numa caixa sem amp não rola. Creio que o ideal pra simular seja uma caixa amplificada com o som mais flat possível ou em linha.

Abs

Vagabond
Veterano
# mai/10
· votar


se vc for rico é besteira :p

Ferro_Velho
Veterano
# mai/10
· votar


Vagabond

Aí cara, pra rico o negocio é stack de amp e rack.

Rafa-Ban
Veterano
# mai/10
· votar


bem...eu sou um adepto desse tipo de pedal...eu não gosto de usar só um som,por isso mesmo,acho legal esses simuladores,qdo a tech 21 lançou o sansamp a idéia era ofereçer o som de um valvulado(ou algo o mais próximo disso possível) a preço de um pedal,e provavelmente muita gente que ta começando acredita nisso,eu não busco o som de um marshall,fender ou mesa qdo uso o gdi, o legal é mistuar e ver no que da...outro dia fui num encontro de motos e assisti a uma apresentação de uma banda cover do van halen...o kra usava uma frankentein ...que eu notei ter corpo de strato(ah vá!)tinha m single que não pude saber qual era,um humbucker que parecia dois hot rails juntos,braço aparentemente jackson,enfim... ligado num rolland jazz chorus que tava lá pra td mundo usar,o kra usava modulações oliver bem antigonase um gdi..e o som era fodastico,bem parecido com o brown sound do vh da era roth,acho que o negócio é espetar e ver o que se da pra fazer ,sem esperar que pareça com tal amp...

desculpe o post monstro hee
abç

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Vamos exercitar a lógica:

- Se for constatado que um pedal/pedaleira simulador de amplificadores de fato "imita" o que se propõe, logo pode-se deduzir que haverá pouca variação de timbre em função da guitarra ou do amplificador conetados a ele. Portanto, pode-se concluir que neste caso é besteira ligar no input.

- Se for constatado que um pedal/pedaleira simulador de amplificadores serve apenas para dar um "gostinho" de Fender/Marshall/Mesa, logo pode-se deduzir que haverá uma considerável variação de timbre em função da guitarra ou do amplificador conetados a ele. Portanto, pode-se concluir que neste caso não é besteira ligar no input.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Eu tenho o sansamp original (o antigão), e adoro usar ele como pedal.

Espetado direto na mesa fica bem meia boca, dai é melhor ter um speaker simulator junto.

Já o GT2 não gosto muito, nem como pedal nem como simulador.

O que, para o meu gosto é inviável é usar um speaker simulator no amp. Dai fica bem dificil. Mas um simulador de amp muitas vezes soa bem.

Para os meus ouvidos, naturalmente...

Vagabond
Veterano
# mai/10
· votar


Ferro_Velho
Sim, então como eu falei...é besteira ter simuladores de amps em amps se vc for rico, pois comprará stacks e racks profissas

já se vc for uma pessoa normal e gostar do timbre que consegue, não vejo nada de errado em misturar... afinal, seria vc misturar a simulação com o seu amp, e tem pessoas que misturam 2 cabeçotes, então, tudo é válido ^^

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


usei mto o ESI no meu crate de 15 SS..nossa..puta som achei meu som!..pluguei ele no peavey valveking...pow ficou feio e eu tbm pluguei com preconceito admito,pois queria usar o drive do amp de qualquer forma e acabei me achando lá no amp mesmo...eu ensaio num estudio q tem um frontman 2x12 ai levo o ESI pow responde mt bem e vou fazer shows com ele

mas nunca vi estes pedais como simuladores,modo fender p mim é um modo drive leve,marshall e mesa são +- iguais mas com tendencias timbrísticas diferentes e ganho um pouco diferente tbm..

vou pelo lado dos timbres msm,acho q fico mais feliz com isso

guitarplayer_MG
Veterano
# mai/10
· votar


e no caso do LINE 6 POD 2.0 é aconselhável ligar ele direto só na mesa, ou perde-se um pouco as características se eu ligá-lo num amp tb???

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


guitarplayer_MG

Não é questão de perder características, e sim de misturar colorações. Como usei esta palavra, vou fazer uma ANALOGIA:

Suponha que o teu amp tem um som que chamaremos de "azul". E suponha que você quer que o Pod simule um JCM800, que tem o som "vermelho". Se você configurar o Pod para produzir esse som "vermelho", o resultado final será uma mistura do som do teu amp com o do Pod - ou seja, um som "rosa", que não era o que você queria. Claro, se você pensar no Pod não como um aparelho que transforma em "vermelho" qualquer som "azul", mas sim um que puxe o "azul" um pouco para lá ou para cá, pode encontrar coisas interessantes, como um som "roxo" ou "azul-piscina". Mas pode penar um bocado se o que você quer é o tal do som "vermelho" do Marshall mesmo.

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Se superando a cada dia com as suas analogias. +1.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Se superando a cada dia com as suas analogias. +1.

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


ou seja, um som "rosa", que não era o que você queria


ou será q não? oiejoeijeoi

andregui7
Veterano
# mai/10
· votar


guitarplayer_MG
e no caso do LINE 6 POD 2.0 é aconselhável ligar ele direto só na mesa, ou perde-se um pouco as características se eu ligá-lo num amp tb???

Vc tem as duas opções nas POD, é só vc selecionar na pedaleira aonde vc vai ligar que ela timbra de acordo.

bahhhh
Veterano
# mai/10
· votar


Bog

HUmm menino colorido esse.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, não li tudo.

Mas acho que vc tem que fazer o que mais lhe agradar.

Testa as formas e decida qual é a melhor pra vc.

Slash Hammett
Veterano
# mai/10
· votar


nao, nao eh. o importante eh o som ficar legal!!!

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

O problema é que os simuladores de amps nunca são fieis ao som original, seja um GT2, seja um GDI 21 ou mesmo as pedaleiras (testei numa loja o GDI 21 e não achei nada demais a ponto de comprar o pedal).
Esses pedais, na verdade são tentativas de cópias dos originais, mas que passam bem longe!!
Por exemplo, eu tenho uma pedaleira Boss GT-8 e o som do Mesa Boogie que ela simula passa muito longe do original, como também o som de um Marshall Lead, mas o som abelhudo de metal, tá lá com tudo!!

Agora, vamos e venhamos, o som do Dr Boogey me surpreendeu, pq eu nunca poderia esperar que um pedal transistorizado (FETS) pudesse dar um som tão parecido com o de um Mesa Boogie original, apesar de que os Fets, na verdade são válvulas de estado sólido, ou seja, com alta impedância, mas, com baixo ruído, o que as válvulas não tem!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Ramsay: Agora, vamos e venhamos, o som do Dr Boogey me surpreendeu, pq eu nunca poderia esperar que um pedal transistorizado (FETS) pudesse dar um som tão parecido com o de um Mesa Boogie original

Pô, só ouço falar bem desse pedal!!!! GASSSSSSSS...

Abs

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Tanto é que depois que a caixa voltar da cromagem, vou pôr nele um jack P4 rosqueável de fonte que comprei no ML no lugar do jack P2 (de fone de ouvido) e vou pô-lo no lugar do Metal Muff (se bem que eu vou sentir falta do booster do Metal Muff que é do cão)!!

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

faz um

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


erdnaxela: faz um

Pô velho... Meu Minifuzz e Rat estão me esperando para upgrades há uns 6 meses! Imagina se eu começar outro projeto. Aí mesmo é que não termino nada! :-)

abs

will789
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
mas será q rola liga-los direto no pc? vc ja fez testes com o seu DLS?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


eu liguei um simulador que possuo, que só ele em um amp SS já dah um timbre excelente) mas aí o que fiz .. fui em um estúdio onde tinha um amp valvulado bacana disponível para mim, liguei o pedal lah e adivinhem .. o som ficou na minha opnião perfeito !!! para blues ...
Acredito que dizer que isso ou aquilo não pode é um tanto relativo, pois o simples fato de aquecimento das válvulas em amps valvulados o timbre muda, e o guitarrista procura timbre ... logo acho que é válida esta possibilidade.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


will789: mas será q rola liga-los direto no pc? vc ja fez testes com o seu DLS?

Lembro que há muito tempo testei e não ficou bom... Tem que ter um simulador de caixas (um Amplitube da vida possui), senão o som fica meio tosco. Além disso ele é TBP, então a impedância não fica casada com a da placa de som, a não ser que vc tem uma DI ou usar um pedal com bypass bufferizado/eletrônico.

De fato, não me lembro bem do resultado... Vou até fazer uns testes quando tiver saco! hehe

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Samples:

Enriquecendo aqui...

Abaixo o AMT Electronics V1 tá ligado direto placa de som do micro, com o DLS antes:




Agora o V1 tá plugado na entrada do power amp de um Laney VC50



Hummm... Soam bem distintos, mas legais no meu modo de ver.

Abs

CaioPrimo
Veterano
# ago/10
· votar


escutem este som, utilizei o pedal Prodrive no modo marshall high gain, plugado no clean de um 1 marshall JCM2000, o resultado foi satisfatório !

nao esta masterizado, porem da pra sentir o timbre !

http://www.4shared.com/audio/s6oySL1v/longe.html

Jafet
Veterano
# ago/10 · Editado por: Jafet
· votar


MauricioBahia

tenho um exemplo legal sobre isso, que na verdade eu nunca entendi pq os técnicos da Boss fizeram várias saídas, quem já conseguiu tirar bons timbres usando a saída certa das GTs nos amplis certos?? tipo a GT-8 e a GT-10 tem um tipo de saída pra cada tipo de conexão, simulando gabinete ou não, ligação em in put ou no return e etc, como vc tá usando o ampli, mas te digo, a GT-8 pelo menos pra mim, em qualquer tipo de conexão só ficava boa com o JC120 return, menos em linha pra grvar, pq aí eu uso Line Phones e a GT-10 ainda é pior, a saída Line Phones da GT-10 serve pra toda conexão!! Se vc tiver tirando um som perfeito com essa saída e ligar sua guitarra em um ampli qualquer no in put e trocar o tipo de saída, e usar sem simulação de gabinete, fica horrível!!!

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


A Meteoro não tinha lançado um amp. sem power (ou pré?) justamente para ser usado com simuladores uma vez? Lembro que na caixa tinha até um compartimento para por o POD (era o POD?).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais simuladores de amps ligados em amps de verdade, é besteira?