Nacionais x Importados

Autor Mensagem
Gilmourist
Veterano
# abr/10
· votar


Dino: no caso, nem é o capitalismo, e sim o protecionismo.

ABATANGERINA
Veterano
# abr/10
· votar


Gilmourist

Parabéns pra ele, porque ele é o único handmaker brasileiro que eu sei que faz projetos próprios
hahahaha, por favor não caiamos nessa, já houve inúmeras discussões aqui no forum sobre isso. Têm handmaker q tenta se apresentar como cientista da NASA inventado projeto de foguete pra ir a marte.

Mas os preços são bem irreais para a situação brasileira.
não só pra situação brasileira, tb pra situação do mundo, inclusive pra americano tá caro.

Mesmo que os pedais dele sejam melhores q os da Fulltone
hahahahahah de novo. Não vou ficar babando ovo de Fulltone. Mas os caras têm equipes, moram num país onde foram desenvolvidos os melhores semicondutores e onde foram inventadas as distorções. A garantia do produto é MUITO + alta. Controle de qualidade de produto fabricado nos EUA é coisa séria. É exatamente como o Makumbator escreveu. Eles tentam te enrolar com uma conversa pra boi dormir.
Muitos handmakers fazem a propaganda dizendo que agora eles é que produzem o equipamento com o som e qualidade do original do passado, e que os atuais não duram e/ou soam como os antigos. Contando com isso, tem um argumento para a majoração de preços, e também explicam por tabela o preço menor do original novo. é isso msm, concordo inteiramente!!

Gilmourist
Veterano
# abr/10
· votar


ABATANGERINA:

Fiz de tudo para que ninguém achasse que eu fosse um handmaker revoltado. Nem sei soldar, caramba! E você deixou implícito que ele não é tão original quanto diz. Mas pelo menos ele não copia na cara dura, se ele copia. E nem é questão de babar ovo, os pedais de boutique americanos SÃO os melhores. O que tem de profissional que paga pau pra Barber, Fulltone, Xotic, Zvex, Klon e etc.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Gilmourist: os pedais de boutique americanos SÃO os melhores

Defina um pedal de boutique para um leigo como eu. Eu pensava que pedal de boutique fosse feito por handmaker, mas não é possível que os OCDs sejam feitos pelo Sr. Fulltone apenas.

ABATANGERINA
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
nos EUA não é moda como no Brasil handmaker, aquele cara q fica em casa, ou na oficina, soldando componentes na placa. São empresas que utilizam, a principio, componentes de melhor qualidade, têm um melhor controle de qualidade, dão muito + valor a não alteração de timbre, e outros itens como esse. Só q ainda sim são "fábricas". Fazem pedais "em escala" (bem menor, é claro) e colocam em loja pra vender. Lá não existe essa palhaçada (ou pelo menos não é comum) de vc adiantar o dinheiro pra cara e depois de 01 mês te dar o pedal. Empresas desse tipo são: Fulltone, Barber, Voodoolab, eu consideraria tb, Ehx, Seymour duncan, MXR, e a nova Hardwire (embora essas trabalhem com escalas bem maior). Existem outras empresas ainda, q têm pedais bem caros, mas q quase não vendem lá e q pouco ouvimos falar, e q se arvoram como os neo true boutiques, vendem pedais caríssimos, distorção a US$ 250, mas isso não cola lá. Os caras vendem bem pouco msm. É conversa fiada pra bobo.

alfacorrea
Veterano
# abr/10
· votar


Quando o fabricante nacional começa uma pequena lojinha familiar de pedais handmade, ele faz tudo do bom e do melhor para conseguir uma projeção no mercado.

Depois que esse fabricante começa a ficar famoso, ele inicia uma empreitada para crescer a produção, vender cada vez mais e aumentar sua margem de lucro.

Quando entra esse tal de "aumento da margem de lucro" aí é que se dana tudo. Os produtos começam a ficar esquisitos, as peças começam a dar mal-contato, os equipos ficam mais frágeis.

Outra informação: a maioria das lojas de instrumentos musicais do Brasil não sofre tanto assim com a carga tributária! Sabe por que? Vou dizer, com base no depoimento de um lojista que já desabafou comigo.

Se vc compra 100 pedais de uma marca famosa no importador, ele só manda nota fiscal de 50 pedais e os outros 50 chegam na loja sem qualquer imposto. Os primeiros 50 pedais vem no "caixa 1" ou outros 50 pedais vem no "caixa 2".

Assim, o lojista só "paga o imposto" de metade dos pedais e tem a possibilidade de dividir seus custos por 2.

Essa história de "carga tributária exagerada" que torna os preços aqui no Brasil muito caros é história da carochinha, do lobo-mau.

O que faz os preços ficarem caros aqui no Brasil é a ganância mesmo. Os lojistas botam 100% de margem de lucro e acham tudo lindo! Eles recebem um pedal por R$100,00 e revendem por R$200,00.

Eu não tenho pena, não! Compro pela internet e mando trazer de fora!

Se, para eles, o que importa é o lucro a qualquer custo, pra mim o que importa é meu bolso!

Abraço.

Filcrow
Veterano
# abr/10 · Editado por: Filcrow
· votar


Só para acrescentar algo talvez um pouco tarde. As empresas fora do Brasil (em qualquer segmento) seguem a risca padrões de qualidade, melhores práticas e até níveis de maturidade. Os americanos são os mais chatos e os que mais inventam padrões de qualidade, processos e etc. para qualquer empresa... Pouquíssimas empresas aqui no Brasil tentam ao menos acompanhar e se medir perante esses padrões...

Por isso nem dá para comparar Handmakers (freelancers) nacionais (sem CNPJ) e Boutiques (handmakers evoluídos) internacionais. Os caras tem uma equipe enorme de engenheiros e cientístas.

Os caras lá inovam muito e investem pesado em novos projetos. Aqui os caras só copiam e melhoram algumas coisas...

Quando eu vejo o pedal Tube Tape Echo da Fulltone, os pedais Pigtronix (Echolution), Zvex (linha Probe e outros)... Daria para citar diversas marcas... Acredito que atualmente e nos próximos anos será impossível chegar nesse nível.

ABATANGERINA
Veterano
# abr/10
· votar


Filcrow
Acredito que atualmente e nos próximos anos será impossível chegar nesse nível.
concordo. Só acho q eles podiam melhorar bastante.....se quisessem. Realmente a falta de interesse em melhorar por ter seu mercado protegido é bem evidente. Por isso, q eu particularmente, se puder fujo dos nacionais. Pelo menos por enquanto. Infelizmente, trazer potência, mesas e amplificadores do EUA é bem + complicado e caro. Mas se pudesse, traria.

Aliás, gostaria de saber se alguém aqui no fórum têm experiência em trazer equipos maiores. Tipo mesa, amp, potência, bateria, etc.

bahhhh
Veterano
# abr/10
· votar


alfacorrea
O que faz os preços ficarem caros aqui no Brasil é a ganância mesmo. Os lojistas botam 100% de margem de lucro e acham tudo lindo! Eles recebem um pedal por R$100,00 e revendem por R$200,00.

Só para complementar, o logista tem q tirar o aluguem, a luz, a água, o telefone, os funcionários e cia. A margem de lucro real (em média) de um produto com o custo de R$100,00 e venda de R$200,00 é algo em torno de 40%, isso se a loja vender MUITO bem.

[ ]´s

Conclusão: a margem pode ser 100%, mas o lucro do vendedor não.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Falando em pedais de boutique... seriam os Fuhrmann pedais de boutique? Estes são relativamente baratos...

ABATANGERINA
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
seriam os Fuhrmann pedais de boutique
eles tentam vender a imagem q sim, nunca toquei mas já vi os pedais. A julgar pelo acabamento......
No Brasil eu diria q não existem marcas análogas as Seymour Duncan, Fulltone, Barber, MXR, ehx americanas. Têm gente q diz q é. quem quiser acreditar....

Entretanto, existem marcas bem honestas como a Landscape, e aparentemente a Fuhrman. Podem ser uma boa opção pra quem não tiver como pagar + caro, ou trazer de fora. Elas só não resistem a uma comparação nem com a Boss, quanto + com Fulltone, Seymour Duncan. Chega a ser ridículo.

viniciusra
Veterano
# abr/10 · Editado por: viniciusra
· votar


Uma duvida de importar produtos.Não importar, mas comprar na net mesmo.

Assim:

Por exemplo, eu tava olhando o GuitarFetish.com e fui ver como se comprava, cliquei em comprar e beleza.

Ai tinha la o preço do Shipping, o Frete.La tava dando $11.Essa é minha duvida, apenas $11 dolares pra trazer do USA pro BR ?

Esse "Shipping" inclui o preço de trazer esse produto na porta da minha casa ?

Se ele só inclui trazer pro BR, como vou fazer depois pra pagar pra que tragam pra minha casa ?

Pronto, Duvida 1 ja foi, agora duvida 2:

Exemplo, eu compro $100 em produtos.A alfandega compra imposto em compra acima de $50 estou certo ?De 60%.Ja que só $50 foram excedidos, esses $50 sofrem o imposto ? O de 60%? Ou o $100 ( a compra toda), sofre o imposto?

No caso, ficaria entao $160 ou $130?

Espero que me entendam, valeu aew !

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


viniciusra
Ai tinha la o preço do Shipping, o Frete.La tava dando $11.Essa é minha duvida, apenas $11 dolares pra trazer do USA pro BR ?


Correio americano é barato. Já paguei mais caro em sedex para outros estados do que encomenda vinda dos EUA.

Esse "Shipping" inclui o preço de trazer esse produto na porta da minha casa ?

Sim, desde que não exista taxação, pois no caso de imposto, vc tem que pagar e ir buscar na agência.

Se ele só inclui trazer pro BR, como vou fazer depois pra pagar pra que tragam pra minha casa ?

O valor é até o seu endereço, e não apenas para chegar no país.

O imposto é para itens acima de 50 dólares(a não ser que seja isento, como livros). Some o valor do produto + o frete. Depois calcule 60% disso. No fim faça a conversão para reais. Lembre-se que alguns estados tem que pagar ICMS também(18%).

Infelizmente os tribunais superiores deram ganho de causa aos estados, que cobram esse imposto na esfera estadual, além dos impostos alfandegários da esfera nacional. Daqui a pouco as prefeituras vão inventar uma taxa para importação também...

viniciusra
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Po cara valeu, respondeu bem.

Agora uma duvida, eu tava lendo a respeito, e vi que o pessoal raramente era taxado.E que só taxado quando é produtos grandes.

Se eu comprar um captador por exemplo, é uma caixinha pequena, será que taxam ?

E na hora de fazer a compra eu só pago o valor do produto + frete né ?O imposto eu só pago separado na agencia pra pegar o produto ,certo?

Valeu cara.

caxx
Veterano
# abr/10
· votar


Gente, os "caras" querem que a gente pare de tocar guitarra...
Não pensa muito nisso não, senão vc pára mesmo!!!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


viniciusra
Se eu comprar um captador por exemplo, é uma caixinha pequena, será que taxam ?


Pode ser que sim, ou que não. Não tem como vc saber. Tem coisa que a gente acha que passa e paga imposto, outras que vc já conta que vão cobrar e passa direto. A fiscalização é por amostragem, mas é claro que certos itens acabam se destacando e são fiscalizados sem amostragem. É o caso daqueles de valor declarado muito alto, pacotes muito grandes ou pesados, itens muito grandes com valores declarados muito baixos, etc...

O importante para vc é o seguinte: tenha o valor dos impostos já separado, se cobrarem vc paga, se passar direto, economizou mais ainda!

E na hora de fazer a compra eu só pago o valor do produto + frete né ?O imposto eu só pago separado na agencia pra pegar o produto ,certo?

Sim, o imposto é no Brasil, o vendedor internacional não tem nenhuma responsabilidade quanto a isso, inclusive, eles nem sabem quanto cobram e se cobram, pois isso varia de país para país. O pagamento é feito na agência, pois vc receberá em casa um aviso dos correios avisando que há imposto a ser pago(já avisam o valor), indicam a agência de retirada e o prazo que o mesmo pode esperar. Depois de muitos dias, os correios cobram uma taxa para guardar a encomenda. caso vc se recuse a pagar o imposto(ou abandone a encomenda), a mesma é recolhida pela união, e então é leiloada para pagar os impostos.

Zero Zen
Veterano
# abr/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


makumbator
O imposto é para itens acima de 50 dólares(a não ser que seja isento, como livros). Some o valor do produto + o frete. Depois calcule 60% disso. No fim faça a conversão para reais. Lembre-se que alguns estados tem que pagar ICMS também(18%).

Pagar imposto sobre o frete é o cúmulo. Depois esse dinheiro é remetido como "Verba para prevenção de enchentes nos municípios do sertão e da caatinga" !

Infelizmente os tribunais superiores deram ganho de causa aos estados, que cobram esse imposto na esfera estadual, além dos impostos alfandegários da esfera nacional. Daqui a pouco as prefeituras vão inventar uma taxa para importação também...

É melhor nem dar essa idéia para os "caras" !

viniciusra
Veterano
# abr/10
· votar


Zero Zen

Eu tambem achei ESTRANHISSIMO !

Como podem taxar o frete junto ? Tipo assim que que o frete tem haver com uma coisa dessas ?

Depois ainda me obrigam a cantar o Hino Brasileiro.

makumbator
Moderador
# abr/10 · Editado por: makumbator
· votar


viniciusra

Eles taxam junto com o frete para evitar que as pessoas carreguem mais no valor do frete, e declarem um valor baixíssimo de produto(ou seja, transfiram parte do valor do produto para o frete, a fim de baratear o imposto).

Negada da receita não é boba! hehehhe!

Mas as vezes eles cometem erros, algumas pessoas já tiveram o valor calculado apenas sobre o produto, e eu já comprei cordas de contrabaixo acústico na Concordmusic.com, e o imposto por engano foi calculado apenas sobre o frete. Resultado: ficou baratíssimo, pois o correio foi coisa de 6 ou 7 dólares, enquanto as cordas eram mais de 150 dólares!

viniciusra
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

pow, 150 em cordas, que isso !

viniciusra
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Voce fez mais compras no exterior ?

Voce foi taxado em quantas ?

O Mauricio Bahia disso que fez 30 compras e só foi taxado em uma !

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


viniciusra

pow, 150 em cordas, que isso !

Hhehe, mas são de contrabaixo acústico(o gigante, com arco). Elas duram 1 ano sem problemas, soando muito bem, então acaba que não ficam tão caras.

Eu também fui taxado poucas vezes. Mas também nunca comprei nada gigante ou caríssimo. Acho que a coisa mais cara que comprei foi menos de 300 dólares. Mas sei que isso varia de acordo com a unidade da receita federal que seu pacote irá, ou seja, depende muito de onde vc mora.

Benkens
Veterano
# abr/10
· votar


Galera confesso que não li todos os posts desse tópico, mas acho interessante informar que tenho tido boas experiências importando pedais que compro pelo eBay.

Vou colocar aqui os preços que paguei (com o frete incluso) pelos pedais, todos comprei usados em perfeito estado. NENHUM foi taxado imposto.

MXR Phase 90 - R$140,00
Boss TU-2 - R$160,00
MXR 108 Classic Fuzz - R$230,00
Line6 Pocket POD - R$220,00

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Benkens
Nenhum foi taxado porque você comprou usado, certo? Assim é mais fácil dar migué, certo?

Benkens
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Na verdade na teoria tudo que se compra no exterior abaixo de $50.00 USD (soma do item + envio) que vai ser entregue pelo correio não deve ser taxado.

Na prática não é o que ocorre. Por exemplo esses pedais usados o mais caro que paguei foi $130.00 USD. Mesmo assim não foi taxado...talvez por ser usado? Acredito que ser usado ajuda a não ser taxado. Mas tem pessoal que compra novo na ToneFactor e mesmo assim acaba não pagando impostos. Então na verdade não existe regra.

A única coisa que paguei imposto até hoje foi um jogo de videogame lacrado que comprei, o interessante é que esse jogo custou menos de $50.00 USD e mesmo assim me cobraram 100% do valor de imposto. Mas no que se refere a pedais, cabos, palhetas que comprei no eBay nada foi cobrado de imposto.

Tem que pesquisar bem, ver as qualificações dos vendedores, saber um pouco de Inglês também ajuda. Assim dá pra comprar várias coisas de barbadas... pra ter uma idéia tem guitarra que custa $280 USD que tem loja aqui no Brasil cobrando a mesma por R$2500,00 ... então mesmo que pagasse 100% de imposto ainda assim sairia muito mais barato.

Blizzy
Veterano
# abr/10
· votar


Benkens
erico.ascencao

Na verdade na teoria tudo que se compra no exterior abaixo de $50.00 USD (soma do item + envio) que vai ser entregue pelo correio não deve ser taxado.


Isso é só de pessoa fisica pra pessoa fisica, quando é enviado por loja, mesmo se o valor for $1, pode ser taxado

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Benkens: tem guitarra que custa $280 USD que tem loja aqui no Brasil cobrando a mesma por R$2500,00

Vide Squier Classic Vibe.

viniciusra
Veterano
# abr/10
· votar


Blizzy

Voce pode pedir pra empresa, loja, ou coisa e tal, enviar pra voce com o nome de pessoa fisica.

O Bahia comprou um Catalibread assim...

Benkens
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao
Vide Squier Classic Vibe.
Heheheh o cara tá ligado, é essa mesmo!

viniciusra
Veterano
# abr/10
· votar


No futuro vou comprar meus equips só no exterior !

Alguem pode ir no site da guitar fetish, e dar uma olhada nas guitarras pra mim ?

Tem umas tais de Xaviere Guitars la, guitarras lindas, todas em mogno, as LPs, muito muito bonitas.

apenas $200, achei estranho pra caramba, por ser toda em mogno e ter esse preço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nacionais x Importados