Desafio Rectifier na Lata: Você consegue o timbre dos Rectifiers com pedais?

Autor Mensagem
Faca na Caveira
Veterano
# mar/10 · Editado por: Faca na Caveira


Calma! Calma! Antes de acharem absurdo o que eu falei no título, por favor leiam o texto e assistam os vídeos.

A alguns meses venho pesquisando pedais com uma distorção mais moderna, na linha california, mesa boogie, timbre mais higain, encorpado e sem aquele rasgadão dos marshalls. Ouvi vários pedais e simplesmente não vi ninguém tirando de pedal algum timbre higain que ao menos lembrasse um rectifier. Tá certo, eu não sou mais menino, eu sei que não podemos comparar pedais com amplificadores valvulados, mas será que é tão impossível assim o que eu estou querendo? Acho que não.

Tem horas que eu realmente não entendo o que acontece, certas coisas como essa não tem explicação: Quando eu estava praticamente convencido de que aquele timbre eu só ia tirar do canal sujo do próprio rectifier (algo completamente utópico pra maioria daqui do fórum), me aparece um filho da mãe com uma pedaleira e me tira um puta timbre matador.



Nesse video escutem apenas a simulação de rectifier, começa em 1:00, timbrasso!


Posso citar aqui uns 20 pedais que tiram o som de um marshall com uma boa fidelidade, mas não consigo entender porque somos tão carentes de bons pedais com distorção moderna, nessa linha rectifier, um som que pedaleiras como as X3 reproduzem com uma mão nas costas. Na teoria, os pedais deveriam fazer melhor do que as pedaleiras, mas na prática não é bem o que estou encontrando.

Esse som vem se tornando um desafio pra mim e gostaria de compartilhar essa inquietação com vocês: Você consegue chegar perto do timbre de um rectifier com o seu pedal? Conseguem lembrar aquela característica encorpadona e definida? Citem o pedal e se possível postem alguma gravação. A ideia é conseguir reunir informações e fornecer opções mais acessíveis pra gente também poder ter este timbre tão cobiçado.

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

Gravação é gravação, ao vivo é ao vivo... :-)

erdnaxela
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio falou tudo. Agora, o pod x3 é um ótimo simulador. Um colega meu vai me emprestar o dele por uns dias.

edalko
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Gravação é gravação, ao vivo é ao vivo... :-)


aí uma coisa que muita gente ainda não se deu conta!!!

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
edalko

Eu até imaginava que pra gravação em linha daria pra aproveitar melhor os recursos da pedaleira, e que o som ficaria melhor. Mas não pensei que fosse algo tão absurdo assim... Eu sou da turma dos analógicos, não conheço muito essas pedaleiras modernosas rsrs...

Consigo num tech 21 california um som igual à simulação do segundo amp diezel, pra falar a verdade dá pra timbrar coisas até melhores. Mas rectifier que é bom, nada, segundo os reviews que encontrei no youtube, pro som de rectifier eh só colocar o contour no talo, mas na prática a coisa nao eh bem assim. Vou tentar gravar com ele em linha no pc pra ver consigo alguma coisa interessante. Depois posto aqui o resultado.

Soul Wyx
Veterano
# mar/10
· votar


GDI/Tech21 tem uma distorção muito boa, no estilo Moderna Mesa!

turtlefingers
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
edalko
Gravação é gravação, ao vivo é ao vivo... :-)

Tenho alguns Mesa/Boogie, e já testei pedais que simulam high-gain neles.
Esses pedais (GT2 entre outros) fazem um bom trabalho, o som é muito semelhnte, mas a distorção do próprio amp tem muito mais peso. É praticamente o mesmo som, mas mais encorpado!
Coisa que acho que não dá pra perceber em gravações!

Abração

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


gt2 + equalizador chegam bem perto
dr. boogey + eq fica melhor ainda

E algum pré valvulado em forma de pedal + eq chega mais perto ainda.

O burn box + eq dá um som bem pesado com graves, mas é ligeiramente diferente, é mais crispi do que a dist estilo rectifier.

Falei dos pedais que já pude mexer, por software tudo o que mexi sinceramente sempre tem uns graves ou algo que falta no som, qq pedal dos que falei acima ligado no pc com boa e caixas ficam melhores do que somente o software, fato curioso....

trashit hc
Veterano
# mar/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Faca na Caveira

brother, eu também tô nessa procura por timbres hi gain faz um tempo já, aqui mesmo já criei uns tópicos relacionados à esse assunto.

eu não gosto de distorção ardida, abelha, sou fã do timbre ''bufador'' dos mesas rectifier, gosto também dos soldanos, diezel, e etc.

sobre os videos que vc postou...
o primeiro achei legal, mais meio abafado... e tem um pouco de rastro digital... como diria o nick_oliveri_guitar. hehehehe

no segundo video, à simulação que eu mais gostei foi do soldano.

eu tô muito satisfeito com o timbre de mesa rectifier que consigo tirar!!
com meu equipo limitado, modestia parte, tô tirando um timbre muito melhor que muito cara que tem equipo fodão por ai...

as vezes eu ainda não acredito que tô tirando esse timbre devido minhas limitações.

link de uma gravação minha>> Dr.boogie em ação
tá com um chiado, mais é os cabos ruins, e pode ser a guitarra não blindada, e sem uma revisão de um luthier...

nesse video tem à música que eu tentei tirar um timbre parecido... veja e compare com meu timbre.


pra mim tá bem legal o meu timbre, tá meio parecido.

meu equipo:
guitarra les paul shelter nashville sem upgrades, toda original.
placa de som onboard.
cabos ruins, e fonte 9v do Paraguai. heheh
(obs. se à fonte fosse de 18v, ou 12v, o Dr.boogie ia ficar ainda melhor.

usei o studio devil pra simular caixa 4x12 marshall 1960, um pouco de reverb pra não ficar seco de tudo.
pra mim o melhor plugin, VST, se vc quer tirar um timbre hi gain em linha!!

agora da uma olhada no equipo do cara do video:

Guitars:

Ibanez Custom RG's (obs captadores EMG 81 e 85 ativos)

Amplifiers:

MESA/Boogie Mark IV Head
MESA/Boogie Studio Preamp
MESA/Boogie Strategy 400 Power Amp
MESA Recto Cabinets

Effects And Accessories:

MESA High Gain Amp Switcher

vixe Maria!! hehehe

e eu só com meu Dr.boogie.

Filcrow
Veterano
# mar/10
· votar


A AMT tem de alguma forma me surpreendido com seus pedais de distorção. Mas podem ser samples editados por software.

http://www.amtelectronics.com/products/

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

A Mesa começou a trabalhar no Dual Rectifier em 1989, pensando em bandas heavy/trash, como Metallica, Anthrax, Slayer, e Megadeth. Mas só saiu em 1991, já na época do grunge e a Mesa achou que seria um fiasco. Porém foi um sucesso e marcou o som de bandas da década de 90, como korn, Creed, Limp Bizkit, Blink-182 e muitas outras até os dias de hoje. O Dual Rectifier é um ampli de alto ganho e muitos graves, e na época do lançamento o timbre dele só era possível em amplificadores altamente modificados ou com técnicas avançadas de processamento e equalização em estúdios. O grande segredo do Recto é exatamente a retificação combinada de válvulas e transistores, que dá seu som único e enorme. Eu tenho um, são 6 válvulas 12AX7 no pré. Tem um som limpo muito interessante com 3 modos Clean, Fat e Brit, mas o destaque obviamente são as distorções, que tem também 3 modos, Raw, Vintage e Modern, além do Solo que dá um boost em qualquer dos modos. No meu, eu customizo o som com válvulas NOS e criogênicas, dá muita diferença e cheguei a um timbre único e maravilhoso nele.
Geralmente se procura a distorção do modo Modern quando se fala no som dos Recto, mas ele tem muito mais que isso. Eu mesmo nunca vi simulação para dar um som igual, mesmo porque nunca vi pedal valvulado com tantas opções de timbres e retificação. Aí também fica minha opinião do porque é mais fácil achar timbres Marshall, são amplis mais antigos e de construção um pouco mais simples, mesmo porque os Dual Recto tem "só" 19 anos e inegavelmente foram uma evolução de idéias que outras empresas, como a Marshall, já tinham lançado. Só vendo para acreditar que um pedalzinho que custa uma fração do preço de um Recto pode tirar o mesmo som de um de verdade.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


Eu usei durante um bom tempo um Burn Box para high gain num Laney LC30II e ficava muito bacana. Não era igual a um recto, mas era bem pesado e encorpado.

Mas recentemente comprei um Mesa e percebi o tamanho da diferença de peso no drive... e nem comprei um recto, foi um Dual Caliber.

O único pedal de drive que não abandono é o OCD, que me dá uma versatilidade em relação ao drive do Mesa.

Ramsay
Veterano
# mar/10
· votar



No meu, eu customizo o som com válvulas NOS e criogênicas


MMI

O que seriam válvulas NOS e criogênicas??
Nunca ouvi falar, e qual a vantagem delas sobre as válvulas normais??

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


Acho esse timbre de Rectifier medonho de feio, uma distorção muito uniforme, grudenta, nunca curti o timbre desse amp.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Ramsay

Válvulas NOS são válvulas novas, mas antigas. Por exemplo, to usando válvulas da GE, que nem produz válvulas há muito tempo, são de 1963, mas zeradas, nunca foram usadas. Isso é NOS (new old stock). Como ela, tem válvulas Philips, outras alemãs, inglesas, de empresas e países que há muito tempo não produzem válvulas.
Processo criogênico é feito por empresas que selecionam válvulas de diferentes marcas, colocam as válvulas num "Cryo-processador" que controla a temperatura por computador a -300 Fahrenheit / -184 Celsius por 24 horas e depois sobem a temperatura lentamente até a temperatura ambiente. A teoria é que há um rearranjo e alinhamento atomico/molecular (tem gente mais apropriada a te explicar isso no forum). Na prática, o som fica bem superior e melhorado em relação às válvulas normais.
Tanto as NOS como as criogênicas tem desempenho superior às produzidas em série atualmente. O preço também.
Um amplificador pode ter seu som customizado pela troca de válvulas e pelo alto-falante. Faz toda a diferença. Isso se não for mexer na parte elétrica/eletrônica dele.

SevenTool07
Veterano
# mar/10
· votar


Eu tb vivia atrás desse som hi gain modérfóquer dos mesa, mas quando toquei no meu 5150 me apaixonei hehe. Só o que acho ruim nele é que não tem a enorme gama de possibilidades de timbres do mesa, além de ter um clean bem fraco quando se compara aos mesa...

trashit hc
Veterano
# mar/10
· votar


o criador do tópico sumiu???

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


trashit hc
não... eu tô lendo e deixando a discussão rolar, inclusive aquele pontinho do MMI foi meu hoje de manhã =]

Soul Wyx
Já tive um simulamp, do qual não gostei da simulação california (british e tweed são muito boas). Atualmente possuo um california tech 21, com o qual também não estou me entendendo... Acho que simulação não é muito a minha praia...

trashit hc
A gravação não ficou 100% mas parece que o dr. boogie se aproxima do que eu to querendo.

MMI
Valeu pela informação, muito interessante.

Filcrow
Tava de olho no california sound, parece ser bom, os gringos falam bem. Tem também o wampler triple wreck e o damage control, que são opções bem mais caras, mas parece que podem me atender.

enfim, ainda não sei oq vou fazer...

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

Vou te contar minha experiência pessoal. Eu já tive um monte de pedais, simulações disso daquilo, amplificadores. Só me contentei realmente com o som que eu buscava, sem simulação, dando um acerto nos falantes e nas válvulas. Hoje não uso absolutamente nenhum pedal de drive, distorção ou boost, meu som sai da guitarra, alguns pedais como wah, delay, chorus, reverb e dos amplificadores. Claro que não teria grana para comprar isso de cara, mas economizaria muito se não tivesse comprado e vendido tanta coisa em busca de um som que eu queria no meio do caminho. Essa é minha sugestão, procure gastar na melhor qualidade possível, se possível no seu equipamento definitivo. Equipamentos transitórios nos faz perder muito tempo e dinheiro.
Ah... Obrigado pelo ponto!
Abç

Filcrow
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira
Pedais AMT eu nem acho no Brasil, acho que só importando mesmo.
O california sound parece ser show de bola! É exatamente o pedal que mais me impressiona.

trashit hc
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

não... eu tô lendo e deixando a discussão rolar, inclusive aquele pontinho do MMI foi meu hoje de manhã =]
eu tô ligado!!
eu só perguntei porque vc sumiu, pra vc aparecer mesmo, e dizer o que achou da minha gravação!! hehehe
porque eu vi vc online aqui, e não postava nada nesse tópico, eu desconfiei que vc tava esperando mais post mesmo.


A gravação não ficou 100% mas parece que o dr. boogie se aproxima do que eu to querendo.
me explique melhor esse lance de não ficou 100%, quem sabe eu não consigo um timbre do jeito que vc quer...
porque minha gravação tá mais do meu gosto.


foi gravado em linha né, será que o Dr.boogie ligado em um AMP não fica melhor ainda...
eu ainda não testei ele num AMP não.

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


MMI
Eh exatamente o que eu estou fazendo, investindo em equipamentos definitivos, não quero mais ficar trocando de pedal toda hora. Sei que nada se compara ao drive de um valvulado, inclusive tenho um valveking e o canal sujo dele é incrivelmente foda. Mas preciso de alguma coisa que me dê uma versatilidade de timbres em relação ao vk e esse timbre de rectifier realmente é o que me encanta. Infelizmente AINDA não vou poder gastar 10 ou 15 mil num triple rectifier + caixas 4x12, mas por enquanto eu preciso de um som parecido. Não sou um cara tão exigente com timbre... preciso de alguma coisa que pelo menos lembre um mesa...

Filcrow
Acabei de ouvir umas gravações no site deles, putz q sonzeira... Mas eh aquela mesma história que o maurício bahia falou: gravação é gravação, ao vivo é ao vivo...

trashit hc
A gravação não ficou 100% talvez por causa dos cabos mesmo, falo da qualidade da gravação. Quanto ao timbre do dr. boogie eu até gostei do som, achei que você exagerou um pouco no ganho em relação ao timbre original da música. O pedal embolou um pouco e achei ele com pouca definição, mal dá pra sentir o ataque da palhetada.

A propósito, o dr. boogie é pra ser ligado em linha?

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

Sim, entendo. Sugiro você pensar pegar algo definitivo por uma fração desse preço, como este, por exemplo. Esses preços que você disse são fora da realidade e do bom senso, sei que é o praticado por lojistas aqui, mas são totalmente sem noção.

Switchsiders
Veterano
# mar/10
· votar


Gente, vamos ser verdadeiros. Como poderia um pedal ter o mesmo timbre de um amplificador de quase R$7.000,00 (dados do Triple Rectifier usado) ?

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
O problema de usar rack eh carregar essa tralha pro estúdio todo ensaio... um pedal caberia no pedalboard tranquilo, seria o que eu estou procurando por agora.

Switchsiders
Ninguém aqui está falando de timbrar igual ao mesa.

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


Switchsiders

Bem equalizado chega perto o suficiente para qq gravação nmho, se não tem milhares de reais sobrando, não precisa se matar para ter um dual rectifier em casa...

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
Esses preços que você disse são fora da realidade e do bom senso, sei que é o praticado por lojistas aqui, mas são totalmente sem noção.

E não raro são superiores ao custo de ir lá, comprar, trazer, pagar o imposto e ainda é capaz de sobrar pra tomar uns Tequila Sunrise em Miami Beach... heheheh

trashit hc
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

A gravação não ficou 100% talvez por causa dos cabos mesmo, falo da qualidade da gravação. Quanto ao timbre do dr. boogie eu até gostei do som, achei que você exagerou um pouco no ganho em relação ao timbre original da música. O pedal embolou um pouco e achei ele com pouca definição, mal dá pra sentir o ataque da palhetada.

eu acho o que embolou foi os captadores da minha shelter véio...
eu nem coloquei muito ganho, usei uns 15% do ganho do Dr.boogie.

eu saquei o que vc quis dizer.


A propósito, o dr. boogie é pra ser ligado em linha?
não!! o próprio Enjolras que fez ele, me disse que ele não foi feito pra isso.

pra mim o único pedal que pode ser... que simule rectifier ligado em linha, é o demonizer da damage control.
porque ele tem um saida própria pra ligar em linha.

espera um pouco, que depois do modo marshall o guri demonstra o modo mesa.


só que infelizmente ele parou de ser fábricado se não me engano...
também custa uma grana preta!!

Filcrow
Veterano
# mar/10
· votar


trashit hc
"porque ele tem um saida própria pra ligar em linha"
Os pedais AMT também possuem uma saída para ligação em linha.

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


nichendrix
E não raro são superiores ao custo de ir lá, comprar, trazer, pagar o imposto e ainda é capaz de sobrar pra tomar uns Tequila Sunrise em Miami Beach... heheheh

Antes de eu comprar meu valveking, ele custava na playtech 4 mil... mandei uma email pra eles fazendo as contas de ir lá nos eua pra comprar: preço do amp + passagem + imposto e o preço final foi bem inferior aos 4 mil, se nao me falha a memoria ficou na faixa de uns 3 mil... aproveitei e mandei eles tomarem no c* hauhauhau

agora imagina com um mesa boogie hauhauhau

trashit hc
eu nem coloquei muito ganho, usei uns 15% do ganho do Dr.boogie.
orra! se em 15% já dá pra tocar metal, no talo então o satanás será evocado das profundezas huahauhauhua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desafio Rectifier na Lata: Você consegue o timbre dos Rectifiers com pedais?