Set de Pedais ou Pedaleira - Profissional

Autor Mensagem
Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10


Olá, vi alguns tópicos, alguns que ajudam muito mas estou abrindo este tópico pra uma pergunta mais específica e também opinião mais específica de quem conhece

Pra montar um set de pedais ou pedaleira, no caso é profissional mesmo, gravação, shows e também ensaios, no caso pra tocar metal (heavy metal, power metal, death metal e folk metal), no caso é um estilo próprio com essas influências mais alguns covers e também navegando pelo hard rock (cover)

Nessas condições, na opinião de quem toca esses estilos e usam pedais ou pedaleiras, quais seriam as indicações?

Conheço alguns pedais e pedaleiras mas no caso o tópico é mais para uma opinião pessoal e suas impressões. Não estou querendo abrir discussão entre qual é o melhor apenas uma opinião pessoal se o equipamento proporcionou o esperado ou não

Valeu

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Ah, no caso é uma análise independente do valor do equipamento

Valeu

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


Pedaleira, vc ganha em praticidade, liga em um bom ampli e já era.

Qto a pedaleira, é gosto pessoal, veja samples, vá em loja testar e é isso.

De resto o que irão falar no tópico será sempre a opinião pessoal de cada um, e cabe a vc a escolha final...

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


ogaitnas

Valeu, eu particularmente prefiro pedaleira pela praticidade, principalmente se variar muito o timbre e também na praticidade pra ligar, não precisa todos aqueles cabos e tal, porém pedal tem um som mais fiel

Em pedaleira estou pensando numa boss gt 10 ou uma zoom g9, tive uma pedaleira boss e não gostei dos efeitos e da distorção, tenho uma zoom hoje em dia e pra falar a verdade gosto da distorção da zoom quando bem regulada

Em pedais estou pensando, para distorção, um NIG AS1 ampli simulator, vi alguns reviews e escutei alguns sons dele e achei legal mas não testei ainda, o legal dele é que tem um boost também como opção no próprio pedal além de poder variar bastante o timbre.





Acho que não haveria problemas em usar esse pedal da nig pra distorção e a pedaleira zoom para os efeitos, e as vezes usar uma distorção da zoom pra mudar o timbre, alguém já fez ou faz isso?

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar: no caso é um estilo próprio com essas influências mais alguns covers e também navegando pelo hard rock (cover)

Me baseando nesta palavra, eu aconselharia pedais. Ainda mais considerando que metal não usa muitas firulas como modulações e delays. Você usaria muito pouco dos recursos das pedaleiras, por isso acho que elas não são muito válidas. E voltando a falar sobre o estilo próprio, alguns pedais podem dar o timbre que é a sua cara. Vai ver um bom amplificador até pode resolver a parada. Procure uns handmakers que façam clones dos Mesas, Soldanos e JCMs da vida.

Se quiser mesmo pedaleira, veja o meu review sobre a Zoom G9.2tt. Eu acho que tanto a Boss quanto a Zoom são boas opções caso você queira fazer a dupla distorções analógicas e efeitos digitais. A Boss tem maior tradição nesta área, enquanto a Zoom G9 é uma máquina de efeitos e controles.

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


erico.ascencao

Valeu, estou mesmo pensando em ter pedais pra distorção e uma pedaleira pra efeitos, aqueles sets com dezenas de pedais eu não gosto, prefiro uma coisa mais simples sem muita complexidade de cabos, pisar em vários pedais pra conseguir o timbre e tal

Acho que vou pegar um Nig AS1 e mais um outro pra distorção e uma pedaleira com pedal de expressão para efeitos, ficando o menos possível em equipamento



Agora fiquei em dúvida no seguinte, como não estou acostumado com sets, eu posso usar o noise gate da pedaleira pra diminuir o ruído do pedal ou tenho que ter um pedal noise a parte pra controlar o pedal de distorção? E o pedal de expressão da pedaleira também vale? Perguntas tolas mas não sei mesmo, esse lance de ligar pedal e pedaleira nunca me aventurei

Valeu

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar: eu posso usar o noise gate da pedaleira pra diminuir o ruído do pedal ou tenho que ter um pedal noise a parte pra controlar o pedal de distorção?

Pode sim. Só que você precisa ver em que posição você deve ligar o noise gate: antes ou depois da distorção. As pedaleiras de maior porte têm loop e nele você pode ligar seus pedais de distorção. Além disso, estas pedaleiras permitem posicionar o que está ligado no loop em diversas posições da cadeia de efeitos virtual. Usando estes recursos você pode colocar um noise gate antes ou depois das distorções.

E o pedal de expressão da pedaleira também vale?

Vale. O lance é procurar pedaleiras que tenham loop, assim você terá uma versatilidade bem legal para variar as ligações.

Lição de casa: leia os manuais da Boss GT-10 e da Zoom G9.2tt (este último é muito bom, recomendo que você comece por ele) e atente para a parte que fala sobre ligar efeitos externos no loop.

Konoyaro
Veterano
# mar/10
· votar


na boa a gt10 eh mil vezes mias completa q a g9.2tt, nao curtu muito boss e odeio quase todas as distorcoes da boss, ja vi varios videos da gt10 comparando com as distorcoes de pedal e nao sao fieis nao mas da pra engana legal e sai daora o som tb

se eu tivesse em duvida entra a gt10 ow a g9.2tt eu ia de gt10 na hora, posso ate ta errado mas os driver da zoom devem ser melhores q os da boss porem a da boss tem muitos mais recursos e a distorcao eh boa tb

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Konoyaro
Valeu

erico.ascencao
Vale. O lance é procurar pedaleiras que tenham loop, assim você terá uma versatilidade bem legal para variar as ligações.
O pedal de distorção passando pelo loop da pedaleira não vai deixar o som da distorção digital? Ou permanece analógico? Outra pergunta sem noção! rsrs

Valeu

Demolisher
Veterano
# mar/10
· votar


Bom, esse lance de pedais ou pedaleiras é bem batido por aí, e as duas frentes tem defensores ferrenhos e xiitas...
Mas, deixando a minha opinião, acho que cada caso é um caso... (sendo bem explicito, né? hehehehehehe).
Eu uso os dois, tenho um set analógico e trabalho com uma ME50, que gosto muito. Como toco com banda de baile, uso muitos timbres diferenciados e não dá pra ficar rergulando cada pedal para o tipo de efeito que quero, assim, é mais prático utilizar o banco da pedaleira, que no caso da ME 50 são 30 bancos diferentes que posso usar, e uso os pedais analógicos em uma configuração "coringa", em que, com poucos ajustes, posso tocar sem estresse...
Por isso cada caso é um caso... É o peso da facilidade e da praticidade contra o peso do timbre do analógico.
Quanto a essas pedaleiras grandes, vc tem que tomar cuidado porque elas são complicadas de timbrar, com milhões de possibilidades de timbres e regulagens e aí, na maioria das vezes, o usuário zé ruela não consegue timbrá-las bem e começa a falar que pedaleira é ruim, que os efeitos são artificiais e blábláblá... mas o defeito está é atrás da guitarra.
Quanto às GT10 e as G9 são pedaleiras excelentes, com mais recursos e controles que um boeing de última geração, e com isso, a dificuldade de programá-las é exponencial, e ainda mais a g9 com a saturação proporcionada pelas duas válvulas, fica ainda mais difícil achar o ponto certo entre a saturação e a zoeira, hehehehe...
Espero ter ajudado.

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar: O pedal de distorção passando pelo loop da pedaleira não vai deixar o som da distorção digital? Ou permanece analógico?

Boa pergunta. Teoricamente, vai. Mas se você usar qualquer coisinha da pedaleira, você acabará "digitalizando" o seu timbre. Passou pela pedaleira, sofreu conversão AD/DA.

Mas este lance é muito relativo. Tem tópicos do MauricioBahia sobre usar pedaleiras digitais só para efeitos. Distorções são mais chatas no quesito analígico/digital pois elas mexem com amplificação, que ressalta a "cagada" feita pela conversão AD/DA.

Filcrow
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar
Se tu já chegou a um nivel profissional, acho que você já deveria ter sua opinião formada, não?

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar

Pode usar tranquilo a distorção no loop, esse lance da digitalização do timbre e etc, é na maioria nóia de quem tem ouvido absoluto pq na boa, se gravar postar no fórum e não disser o que é ninguém vai dizer, ahhh esse pedal passou por pedaleira, percebi os 0.00404*** khz de frequências perdidas.. é só regular direito.

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


E vamos nós de novo...

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Filcrow

Ainda não sou profissional mas estou a caminho, agora profissionalismo é diferente de amador, gravação de um cd "bom" tem quer ser com equipo bom, além do equipo "humano" hehe, estou me antecipando apenas, tenho meus timbres que satisfazem para ensaios e tal mas pra gravar com qualidade é outra coisa, prefiro um bom timbre e uma boa tocabilidade a ter que fazer ajustes em programas de estúdio, sempre tem ajustes mas quero diminuir o máximo possível

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Agradeço a ajuda mas a questão não é qual é melhor entre pedal e pedaleira, e sim como montar uma boa combinação se possível entre os dois e ter opinião de quem tem os equipamentos para os estilos em questão


Valeu

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Demolisher
erico.ascencao
ogaitnas

Valeu

Raizen
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar
Qual seu amplificador?

Iversonfr
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar
Agradeço a ajuda mas a questão não é qual é melhor entre pedal e pedaleira

Então voce se expressou mal, pois é exatamente oq o título do tópico e seu primeiro post querem dizer: "Set de Pedais ou Pedaleira - Profissional".

Não tem problema nenhum misturar, uma vez vi um cara tirando um timbre maravilhoso usando uma me50 + crybaby + Blues Driver Keeley, agora, qual a combinação que te agrada é extremamente pessoal. Quanto a qual pedal é melhor para que, tem milhares de tópicos e reviews sobre os mais variados tipos de pedaleiras, pedais, etc. Abs!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Black Horse Guitar: Agradeço a ajuda mas a questão não é qual é melhor entre pedal e pedaleira, e sim como montar uma boa combinação se possível entre os dois e ter opinião de quem tem os equipamentos para os estilos em questão

O tópico que citei acima é muito interessante. Veja que no post inicial o autor diz: "Digam suas preferências e experiências, além de ajudar a mim pode ajudar muita gente por aqui também"

Portanto, não é meramente comparativo. ;-)

Abs

ps. aliás, esse assunto é tão complexo e "pessoal" que tenho dúvidas seja possível chegar numa conclusão.

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Concordo com seu ps... hehe como falei lá em cima, tem muito do gosto de cada um em cima, já tive pedais, pedaleira, agora estou por hora só com um delay e um eq no loop do ampli, e um ds1 ligado no input... enquanto não passo meu v-amp pro para frente, o set ficará assim, bem restrito.. só trocando a dist no input, pelo dls ou pelo gdi (que por incrível que pareça ficou animal no ho).

Até que eu volte a pegar uma gt para ligar no loop e usar a parte boa dela que é a renca de efeitos.. de repente até umas dists (a 5150 que eu gostava pacas).

Se for olhar só specs nessa questão de pedal vs pedaleira, fica com muita info técnica e pouco timbre no teste... o negócio é testar e ver o que vc curte mais no final, para pedaleiras tem que ter uma certa paciência para fazer patches que não tenham muita diferença de volume de um para o outro, acertar equalizações sem exagero, com pedais tem menos trabalho, mas tem que mudar na mão cada parâmetro qdo precisar, tem que cuidar com cabos, fonte ruim.. e por aí vai...

luiztx
Veterano
# mar/10
· votar


esse assunto é interessante, eu particularmente curto mto pedaizinhos, seja pelo timbre, pela facilidade de timbra-los (prefiro 1000 vezes timbrar um pedal de overdrive a timbrar um drive de pedaleira), mas como ja disseram ai em cima, no caso de musica propria, creio que pedais deem mais personalidade ao seu som

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Iversonfr
É não me expressei direito, no caso é sobre pedais ou pedaleiras, "ou" no sentido de tanto um quanto o outro, os melhores de cada "grupo".

MauricioBahia
Realmente é um assunto complexo, por isso não entro no mérito de saber qual é melhor comparando pedais com pedaleiras e sim qual é o melhor em cada "grupo", pedaleiras e pedais tem suas vantagens e desvantagens.

Ouvi falar muito bem do NIG AS1 com simuladores de amplis e com boost imbutido, tem a simulação que gosto que é o mesa boogie, pretendo testar assim como também uma pedaleira, vou tentar unir as duas coisas, diminuir o número de equipamentos no set

Valeu

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


luiztx

Valeu

alfacorrea
Veterano
# mar/10
· votar


Deixa só eu acrescentar uma coisinha...

Veja que vc fez uma comparação meio engraçada sobre pedais e pedaleiras. Vou explicar...

Vc disse que pretende optar entre uma GT-10 ou uma G9 (pedaleiras), mas que se ficar com os pedais, vc pode vir a ter um NIG AS-1...

Na minha opinião, vc está trocando 6 por meia dúzia.

Apesar de considerar que a GT-10 e a G9 seriam "digitais" e o pedal NIG AS-1 seria "analógico", vc ainda estaria marcando passo em um certo "problema"...

Ambos são equipos excelentes, mas todos não passam de simulações, equipamentos criados com o objetivo de copiar determinado timbre.

Além da questão de "pedais" vs. "pedaleiras", pense também na questão: timbre próprio vs. timbre copiado.

Aqui na internet tudo parece bonito. Há grandes timbres gravados no youtube e reproduzidos nas caixinhas de som do seu computador.

Na hora da real, na hora do show, na hora de querer vento na orelha... o que vale mesmo é uma boa guitarra, bons pedais e um bom amplificador...

Faça uma análise de quantas bandas vc conhece que tocam "metal" com pedaleiras ligadas em linha... Na boa, se tiver 1 ou 2 é muito...

Simulação é bacana na hora de gravar "demos" ou coisas mais "caseiras". Na hora da verdade mesmo, não há nada como "equipamentos reais".

Abraço.

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


alfacorrea

Você tem razão, o pedal nig as1 é um simulador, porém analógico, o ponto é que eu gosto da distorção do mesa boogie, pensei também em pegar logo um mesa boogie mas tem a situação de eu não levá-lo onde eu for tocar, então, com o nig eu configuro juntamente com o ampli e tento chegar perto, se bem que o ampli eu uso no flat e regulo só na pedaleira, mas cada ampli é uma situação

Eu particulamente não gosto das distorções da boss, tem o pedal da marshall que gostei o jackhammer mas não me ajuda num timbre mais pesado que quero, existem outros pedais que não testei, pode ser que eu ache outro pra substituir o nig.

Por isso também criei o tópico, se alguém está numa situação parecida pode me ajudar com sua experiência, mas claro, que no fim o que vale é a escolha pessoal de cada um mas dá pra se ter uma idéia

Valeu

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Black Horse Guitar
Outra coisa a se pensar são aquelas velhas recomendações:
- pedaleira para covers x analógicos para som próprio
- pedaleira para ampli SS x analógicos para ampli valvulado

Apesar de serem genéricas, elas têm o seu porquê (sobre o qual você pode pesquisar).

Black Horse Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


erico.ascencao

Na real, nos covers pretendo usar minha própria distorção, claro respeitando a música, se a original é pouca distorção então ponho pouco, mas pretendo manter meu timbre, talves por isso, um analógico possa me ajudar também, nesse ponto. No caso a imagem da banda é de som próprio que as vezes toca alguns covers, se eu me assemelhar muito com o timbre original da música vai soar meio que a banda tem proposta de ser cover quando não é.

Pode até ser paranóia minha, mas rsrsrsrsrs

A Questão é se vai ficar legal um timbre "próprio" com simulação de um mesa boogie, mexendo apenas nos tones mas mantendo o tipo de distorção, se é que me entende

Pedaleira eu usaria mais pelos efeitos, que não serão sempre que usarei, mas em alguns timbres eu vou usar

Valeu

erico.ascencao
Veterano
# mar/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Black Horse Guitar
Bom, pelo visto o ideal para você é pedais analógicos de distorção e uma pedaleira digital. Em muitos aspectos eu tenho opiniões semelhantes às suas, então eu acho que posso te ajudar.

Bom, eu não me preocuparia tanto em gastar com a pedaleira, pois a alma do timbre vem mesmo das distorções. Com uns dois um três pedais de distorção você já fecha o leque timbrístico. Eu mesmo, que uso uma POD X3L e procuro copiar os timbres dos covers que toco, a grosso modo uso uns dois ou três estilões de distorção: um crunch Fender style, um overdrive moderado (que deixe acordes abertos soarem) e uma distorção à la EVH.

Procure pedaleiras de médio porte, como a Boss ME-50 (saindo de linha, deve sair uma pechincha), Boss ME-70, Zoom G7, etc. Outra idéia seria a Line6 M13, que une a interface com cara de pedais separados e a programabilidade das pedaleiras - esta seria legal se você adora brincar com efeitos malucões e gosta da facilidade para lidar com pedais separados.

Filcrow
Veterano
# mar/10 · Editado por: Filcrow
· votar


Black Horse Guitar
Eu só achei o tópico meio maquiado. Quase um Pedal vs Pedaleira disfarçado.

Agora você citou sobre gravação.
gravação de um cd "bom" tem quer ser com equipo bom

prefiro um bom timbre e uma boa tocabilidade a ter que fazer ajustes em programas de estúdio, sempre tem ajustes mas quero diminuir o máximo possível

É mais do que certeza que para gravações em estúdio tudo é importante.
- Guitarra regulada, com bons captadores
- Cabos de qualidade
- PEDAL ou PEDALEIRA bem timbrados
- Amplificadores de qualidade (para seu estilo tem que ser valvulado)
- Ótimos microfones, para microfonar os instrumentos
- Bons profissionais trabalhando no estúdio
- Muito tempo, dedicação e paciência
- E o principal... GRANA

Agora o resto é resto, não existe melhor ou pior...
Que paranóia seria... para cover vou usar isso, para musicas próprias aquilo, para gravar aquilo outro...

Muitos usam a pedaleira só para modulações e pedais para distorção...
Muitos só usam a pedaleira por simplificar o set e ter mais possibilidades e um banco maior de timbres.
Outros preferem gigantes e pesadas pedalboards por curtirem um som analógico (que não é sinônimo de melhor).

ou seja, não existe nenhuma motivação profissional que elimine a possibilidade de usar pedal ou pedaleira, pois existem profissionais que usam tanto pedais quanto pedaleiras em diversas formas e aplicações, cada um com seu interesse pessoal.

Só comentei novamente pq num sei onde esse tópico quer chegar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Set de Pedais ou Pedaleira - Profissional