【FIXO】 Método Pete Cornish p/ eliminar ruído, inconsistência de nível/perda de timbre

Autor Mensagem
jaen
Veterano
# out/12
· votar


Com certeza eu ia querer uns cabos assim! Sinceramente pelos testes que eu fiz os pedais que menos modificaram o som aqui foram os com buffer. Ou meu ouvido é muito ruim...

jeanwhite
Veterano
# abr/13
· votar


Queria saber se há muita perda de sinal com esse Pedalboard:
Wah Crybaby JH -- Boss Blues Driver -- Fuzz Factory (clone) -- Whammy Digitech -- Boss Tremolo

amilanezi
Veterano
# fev/14 · Editado por: amilanezi
· votar


Pessoal,

Quero compartilhar meu esquema de ligação e talvez ter algum feedback da comunidade pra ver se ainda posso aperfeiçoar essa ligação e diminuir ainda mais a perda de sinal.

Depois que passei a usar um true by pass looper (da EFX com 5 loops) reduzi bastante o problema com a atenuação de agudos e a perda de sinal foi amenizada.

Hoje ligo assim:

guita>>afinador>>loop (5 canais)>>ampli

Dai no loop uso assim:

canal1 - CS-2 boss (meu compressor/sustainer Japan vintage tetéia do papi)
canal2 - FZ-2 boss (modo boost - uso pra boost clean)
canal3 - DS-1 + SD-1 (dupla dinâmica clássica usada para empurrar o drive o ampli - batman e robin...rsrsrs).
canal4 - TS-9 (Clone) + Axcess Fuzz + OCD (Clone) + Jackhammer (modo OD) - meu canal de "drives"
canal5 - Boss Fender Bassman '59 (o tempero)

No loop do ampli ligo:

equalizador (joyo) + analog chorus (Donner) + analog delay (Donner) + digital delay (Nux Time Force configurado como buffer)

O ampli é um peavey valveking 112.

Com este esquema minimizei bastante a perda de sinal, mas ainda assim, sinto uma sutil diferença quando espeto a guita direto no input do ampli.

Set nada pro, considerando que eu não sou 100% guitarrista...faço os vocais da banda e guitarra base, além de que temos outro guitarrista (que toca muiiito melhor que eu) que faz os solos e timbra a GT-10 dele num fender Hot Rod deluxe como poucos.

Por praticidade, na banda, uso pra tocar uma GT-8, que com uma pisada consigo fazer misérias, mas gostaria de usar o set de analógicos. Sabendo que o looper vai amenizar o sapateado, gostaria de começar a usar ele, por isso queria deixar esse set com o mínimo de perda de sinal possível.

Será que alguém pode dar alguma dica pra tentar melhorar?
Alguma dica de cabos para usar nesse esquema?

Valeu!

o/

Carangueijo
Membro Novato
# fev/15
· votar


..

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


tmiranda

E ae, man, cadê o vídeo??? Hehehehehe

Iversonfr
Veterano
# fev/17
· votar


Queria pedir ajuda aos viciados em pedais como eu pois estou sem ideia. Isso nunca me incomodou antes, mas acho que estou ficando mais chato com o passar do tempo rs.

Bom, tenho um TA30 que consigo bypassar o loop todo pelo footswitch. Uso o 4 cable method, então acho muito útil desligar e ligar todos efeitos de modulações numa pisada só, à lá pentaswitch. Nesse board que ligo no loop tem um whammy, tr2, small clone, bf3, micro amp, dd2 e dd7. Uso dois cabos de 6m da planet waves custom series, um pra sair do send e outro pra voltar pro return. O que ocorre é que ao bypassar tudo isso pelo foot do ampli, voltam os agudos. Ao ligar o loop inteiro pelo foot, ocorre perdas de agudos que agora estão me incomodando. Eu sempre contornei isso com o knob de tone da guita, mas agora estou querendo resolver de vez e não tenho mais ideias. Os pedais são ligados entre si com conectores maciços P10-P10 e cabinhos da lava cable. O Whammy não é o vilão pelo que atestei. Alguém aí têm alguma sugestão? Abs!

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Está retirando 12m de cabo da cadeia e tu quer que não mude o sinal ? rsrs

Um loop paralelo resolveria.

Dá para criar esse loop do lado de fora: um splitter (com buffer sim!) que mandaria um sinal pro return, e o outro pro board. Então, APENAS o sinal com efeito volta para um "mixer", onde se junta ao sinal original.

Note que tu iria chavear o loop externo e não o do amp, este ficaria sempre ativo.

Iversonfr
Veterano
# fev/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


Ismah
Está retirando 12m de cabo da cadeia e tu quer que não mude o sinal ? rsrs

Pois é rsrs. O que não entendo são os rigs que vejo no PremierGuitar que os caras usam cabos de 60metros, porque que o meu de 12m sacaneia tanto assim o som? Rsrs Será que não tem nada pra por na saída do send ou sei lá. Só trabalho com coisa boa atualmente, queria saber alguma alternativa pra isso. Tem alguma outra ideia sem ser o looper? Queria continuar com o do ampli.

boblau
Veterano
# fev/17
· votar


Iversonfr

Problema bem comum usando muitos pedais de marcas diferentes e cabos longos. Salada de impedâncias e ganhos.

A sugestão do Ismah resolve. Não gosto muito do fato do sinal da guitarra ficar duplicado, mas resolve.

Eu sugiro vc tentar colocar um Equalizer (pedal ou rack) de qualidade na saída do loop para compensar a perda de agudos que ainda vai acontecer na cadeia. Vc "entorta" o sinal, e os problemas da cadeia "desentortam" ele.

Iversonfr
Veterano
# fev/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


boblau

Gostei da ideia do rack de eq, pois tenho um espaço de 1U sobrando, muito obrigado. Eu colocaria ele depois dos efeitos logo antes do return, isso? O certo seria testar, pois ele não recriaria as frequências agudas perdidas, mas já deve dar uma disfarçada boa.

Alguma outra sugestão? Rs. Queria saber como que os pros arrumam isso, quase nunca vi falarem nada nos rigs rundown sobre isso, e já assisti todos creio eu. Tem rig que o cara corre 100ft de cabo, passa por 10 cabeçotes, tem uma pilha de pedal no rack, mais uma pilha de pedal no chão, como fazem? E eu com meus 12m de cabinho e meia dúzia de pedal tendo problema. Veja o mais recente do RHCP que saiu como exemplo, tem um Radial de U$1500 lá pra isso, mas fora isso a maioria ninguém usa pelo que tenho visto. Não é possível que não tem uma coisa mais simples pra isso que não custe metade do meu rig.

Iversonfr
Veterano
# fev/17
· votar


boblau
Ismah

Será que só um pedal de buffer ficando atrás do meu ampli logo após o SEND resolve o problema?

boblau
Veterano
# fev/17
· votar


Iversonfr

Eu colocaria ele depois dos efeitos logo antes do return, isso?

Eu colocaria ele antes da cadeia, logo na saída do send do ampli. Testa com um pedal equalizer qualquer.

Um buffer me parece inútil, mas sou leigo para afirmar isso categoricamente.

Iversonfr
Veterano
# fev/17
· votar


boblau

Mandei um e-mail pra Radial e contei todo o esquema de ligação, responderam agora há pouco e recomendaram um buffer logo após o send. Duro é pagar U$100 pra "ver" se resolve. É literalmente pagar pra ver.

O lance do eq logo após o send não entendi, porque continuaria com as perdas de agudos na volta do return depois de passar por tudo, entendi que era pra colocar logo antes do return pra tentar mascarar a perda de agudos dando um boost nessas frequências.

boblau
Veterano
# fev/17 · Editado por: boblau
· votar


Iversonfr

A idéia de ter o Eq logo após o send é dar um "boost" nas frequências que serão perdidas mais na frente. Imagine que se a cadeia está atenuando uma faixa de frequência de 1,5k em 2 db. No send ela existe, mas no return ela não existe mais. Então no eq, logo após o send vc sobe 2 db 1,5 k e, em tese, quando a tua cadeia atenuar esses 2 db, vc não terá percebido no return. É mais fácil vc dar um "boost" quando o sinal ainda está íntegro, do que tentar recuperar ele, depois de degradado.

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Iversonfr
os caras usam cabos de 60metros, porque que o meu de 12m sacaneia tanto assim o som?

As perdas existem, não se engane, mas elas são minimizadas e/ou compensadas, sendo contornadas com várias coisas, de várias formas... O buffer é a base de tudo se tratando de sinal. Mas não sei bem se teu problema são as impedâncias, já que os pedais provavelmente tem buffer, como o pré por si só é um buffer - é possível que talvez a diferença de carga, entre o sinal passando pelo loop, ou não que esteja causando isso.

Tem alguma outra ideia sem ser o looper?

Chaveamento a distância, encurtando os cabos, como a turma que aparece no PremierGuitar geralmente faz. Acho que dos que pintam lá, apenas o Blackberry Smoke que usa algo parecido com o que nós, meros mortais, usamos.

Usar um AF com menos resposta de graves. Mudar para alguma open/partial open back. Ou ainda, um AF de diâmetro menor...

O EQ pode tapear, mas como o que se forma é um LPF, ou seja, rola uma atenuação por oitava, cada vez que a frequência dobra, se precisaria do dobro de ganho, assim ele tem um limite de atuação. Varia claro do ponto onde se começa a ter perdas. Talvez compense até mudar a posição do microfone apenas, e deixar como está pro som de "monitor".

Iversonfr
Veterano
# fev/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


boblau

Entendi sua ideia, vou ver se arrumo algum eq emprestado pra ver se fica bacana. Obrigado!

Ismah
Usar um AF com menos resposta de graves. Mudar para alguma open/partial open back. Ou ainda, um AF de diâmetro menor...

Pra mim isso não resolve. Já uso openback mas o problema é qd aciono o loop. Por exemplo, deixo o booster, o delay e o whammy ligados, mas aciono o loop só a hora do solo, e quando entra tudo acaba dando diferença de som. A perda que tenho com os cabos na frente do amp não ligo, eu regulo meu set pra isso já, preciso que na hora que eu acionar o loop inteiro, meu som não afete tanto perdendo os agudos. No TA30 a diferença é pouca, tanto que eu compensava pelo tone da guita, mas o mesmo board no Rebel30 zua tanto, mas tanto que é impraticável usar tanto pedal no loop, a diferença fica absurda. Por isso inclusive que tenho deixado ele meio de lado. Por isso que esse lance AF, mic etc não é o caso mexer. Abs!

Edit: Encomendei um Buffer meio especial pro meu caso, mais uns 15 dias deve chegar aí eu vejo se funcionou. No pior dos casos, mal ele não vai fazer.

sandroguiraldo
Veterano
# abr/17
· votar


Iversonfr
Chegou o buffer? Resolveu?

Iversonfr
Veterano
# abr/17
· votar


sandroguiraldo

Resolveu em partes. Na questão de timbre/perda de agudos realmente melhorou demais, a diferença no Rebel30 foi grande mesmo. Porém tenho ainda perda de volume. Não sei se é específico pro meu caso de dar bypass no fx loop inteiro, mas pra ter uma ideia, meu Mxr Micro Amp fica ligado ao meio-dia só pra igualar os volumes qd aciono o loop. Encomendei o Mooer agora que além de ser buffer, tem um knob de boost.

Jeronimo Ferreira
Veterano
# mai/17
· votar


Se você tem perda de volume ou de timbre quando usa efeitos no loop faça um teste bem simples, ligue um cabo direto entre o send e return do amplificador sem pedal algum, acione o loop e veja, se o timbre mudar é porque o amplificador está com problemas, mas, se o som permanecer o mesmo é porque tem problemas nos pedais ou cabos. Falta de casamento de impedância geram desníveis de volume e ou timbre.

Iversonfr
Veterano
# mai/17
· votar


Jeronimo Ferreira

Nesse teste o loop funciona 100%, é um Mesa TA30. O problema mesmo é que num segundo tenho 0m de cabo no loop que está em bypass, de repente apertando o foot e ligando o loop aparece 6m de cabo pra ir, 7 pedais e mais 6m de cabo pra voltar. Ainda to aguardando o Mooer chegar pra ver se consigo equilibrar os volumes, já foi liberado pros correios mas travou nesse status tem 20 dias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Método Pete Cornish p/ eliminar ruído, inconsistência de nível/perda de timbre