Review: Novo Pedal de Delay Axcess by Giannini

Autor Mensagem
mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Sim, mas a filtragem descrita no artigo que o MauricioBahia postou é mais violenta (começa a cortar já em 3kHz)

3KHz? Vão se embora todos os agudos... rsrsrs


alguns delays com chip digital usam filtros analógicos mais violentos e taxas de amostragem propositalmente baixas, para dar este efeito de "abafado" dos delays "clássicos

Aí já não sei dizer.


filtragem após a conversão DA é mínima, apenas para o anti-aliasing.

Só pra situar. A filtragem para se evitar o aliasing é na conversão AD. Na conversão DA, a filtragem é para retirar aquele efeito "quadrado" do sinal digital gerado pela quantização. Mas isso não quer dizer que haja uma deterioração do sinal. Com a quantidade de bits que os processadores atuais trabalham, isso é mínimo.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Então esse exemplo da GGG também não é analógico?

Se vc levar em consideração que houve uma amostragem do sinal (com filtros antialiasing, etc) eu diria que não. Não é analógico. Nenhum destes são.

Se vc disser que é analógico só porque não houve a quantização e pelo fato de não ter nenhum processador aplicando um algoritmo, então podemos dizer que eles são analógicos.

Mas isso não importa, a amostragem já ocorreu, então o sinal original foi "fatiado". Não é mais "redondinho".

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello

3KHz? Vão se embora todos os agudos... rsrsrs

Exatamente. Filtragem violenta. Repetições abafadas. ;)

Só pra situar. A filtragem para se evitar o aliasing é na conversão AD.

Ops, isso, isso.

Na verdade, que eu me lembre das aulas da faculdade, nem esse efeito "quadrado" é realmente "quadrado". Os degraus ficam suaves, porque a tensão não vai subir ou descer para o próximo valor em tempo 0. =P

Só para situar, eu não entendo de eletrônica, só entendo do processamento do sinal já digital - o que acontece antes do AD e depois do DA para mim é vudu, trabalho dos gnomos. =P

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


Muito legal a discussão!!!

Valeu! Mais tarde tocarei em meus pedais "digilógicos", chutar o balde e fazer uma amostragem fatiada! Me deu até fome! hehe

Abs

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Bog

Na verdade, que eu me lembre das aulas da faculdade, nem esse efeito "quadrado" é realmente "quadrado".

SIm, sim, mas não é tão suave também não. Quem vai suavizar isso é o filtro.

Só para situar, eu não entendo de eletrônica, só entendo do processamento do sinal já digital

Atualmente não trabalho mais com eletrônica, mas eu trabahei como técnico em eletrônica durante bastante tempo. Depois resolvi fazer engenharia (fiz Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecom). Por ultimo fiz mestrado em microeletrônica, mas meu projeto (dissertação) foi em cima de processamento digital de sinais. Na verdade foi para trabalhar com imagens e não com áudio. Mas o princípio é o mesmo.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello
Na verdade foi para trabalhar com imagens e não com áudio. Mas o princípio é o mesmo.

Hehe, eu sei. A minha especialidade é exatamente processamento de imagens e visão computacional. ;)

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia

É como disse acima. Aproveitei pra tentar esclarecer de uma vez por todas "aos puristas" que dizem reclamam do digital.

Depois eu vou abrir um tópico explicando o que é amostragem, e o que é esse tal de aliasing, conversão ad e da, etc.

De repente pode surgir bastante coisa boa aí.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Hehe, eu sei. A minha especialidade é exatamente processamento de imagens e visão computacional. ;)

Maneiro isso hein...

Minha dissertação de mestrado foi sobre compressão de imagem no plano focal. A idéia é capturar a imagem no plano focal (o plano focal é aquele onde ficam os sensores de luz na câmera digital) e fazer a compressão de forma analógica (olha o analógico aí !!!!!!!), ou seja, fazendo as operações matriciais (que seriam feitas por um processador) utilizando fets.

Meu orientador tinha um estudo sobre os efeitos dos erros introduzidos neste sistema e o que elas alterariam na imagem. Uma das minhas atribuições era simular e ver quais seriam estes erros introduzidos duranta a fabricação em série de chips deste tipo e quais seriam seus efeitos na imagem.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


mjcmello
Minha dissertação de mestrado foi sobre compressão de imagem no plano focal.

Eu lembro disso, acho que você já disse em outro tópico. ;)

maze
Veterano
# jul/12
· votar


Cortar frequências de 3khz pra cima não mataria todos os harmônicos do sinal original?

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


maze

Pois é, mas os filtros que o cara descreve não cortam tudo acima de 3kHz, eles COMEÇAM a atenuar. A curva vai caindo até além dos 10kHz.

Além disso, o sinal original permanece fora do circuito filtrado. As repetições é que soam abafadas.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


mjcmello: Depois eu vou abrir um tópico explicando o que é amostragem, e o que é esse tal de aliasing, conversão ad e da, etc

Demais!!!! Será muito, muito bacana. Se puder usar analogias como a do "balde" agradeço! eheheh

Mais uma vez, obrigado pela peciência e atenção.

mjcmello
Veterano
# jul/12
· votar


Bog

Eu lembro disso, acho que você já disse em outro tópico. ;)


É, deve ser a idade. Tô começando a contar histórias repetidas .... kkkkkkkk

Rodrix Guitar
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
Então cara sobre o e-mail do pedal da GIANNINI que mandei deve ser como a galera citou la em sima, na verdade o Delay não é 100% analógico, pelo que entendi da resposta é o seguinte, o som é convertido pois eles disseram que tem um conversor de áudio, mas o sistema do delay é analógico, deve ser como escreveram la em cima dizendo que para o som ir para os capacitor ele precisa ser convertido se é o que entendi pois capacitor só armazena energia.

Bom, algumas pessoas dizem não ter diferença entre digital ou não, mas a questão é o seguinte não existe pior ou melhor, apenas são delays com características diferente que atende públicos diferentes, para mim que só usa delay em solos rápidos, um delay "analógico" de no máximo 350 milissegundos está ótimo pois na minha pedaleira eu uso 250 !

OBS: acho que deley 100% analógico só esse mesmo pois até o seu circuito é valvulado, mas prepara para o preço: Fulltone TTE Tube Tape Echo

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Rodrix Guitar

OBS: acho que deley 100% analógico só esse mesmo pois até o seu circuito é valvulado\

Não conheço, mas circuitos valvulados não determinam que um delay é 100% analógico. Em delays, o "ponto da discórdia" está na forma como as repetições são geradas - e ao que parece, este é um delay de fita. Me parece que para muita gente o que determina que o delay é anaógico é exatamente o uso da fita para obter as repetições. Neste caso, mesmo sem a válvula poderia ser analógico, assim como poderia ser digital e ter uma válvula (por sinal, a Blackstar tem um pedal que é assim).

Rodrix Guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Concerteza, não disse que era analógico porque usa válvulas, foi apenas um comentário pois a empresa quis reproduzir algo extremamente clássico como o Brian May por exemplo usava, e esse delay acho que é sim 100% analógico pois ele grava o áudio e depois reproduz ao longo da fita ou alterando a velocidade da gravação sem deixar o timbre mais grave !

lordmisterious
Veterano
# jul/12
· votar


Pessoal eu tenho um atomic drive da meteoro; quando eu aciono o pedal ele da um estalo no som, mas quando testei no lv200 da laney, o estalo nao é escutado, oq pode ser ?

stratofromhell
Veterano
# set/12
· votar


ola pessoal só dando um up no topico, estava a procura de um delay apos ter comprado meu Blackstar ht-5, nao queria gastar muito pois tomei uma facada com ele heheh, andei olhando uns delays analogicos e comprei este da giannini, deixou meu som bem aveludado como eu gosto, comparando com o carbon copy 500 reais mais caro aqui onde moro, acho que ele perde em tempo de repetiçoes (mas pra mim os 350ms estao otimos) e o carbon copy da um corpo a mais no som, comparando com o boss dd3 pra min o giannini so perde em tempo de repetiçao mesmo porque nao gostei do som dele...
resoluçao:
Otimo delay, deixa o clean lindo e a distorçao que eu uso mais bem encorpada e aveludada, acho que por este preço cumpre sua funçao, independente da discuçao do topico dele ser ou nao analogico acho que vale a pena para armonizar o set por algum tempo.
ps.Achei o som bem parecido com o carbom copy da MXR, so acho como falei antes que este da mais ainda corpo ao som...e aquelas psicodelias com o botao de level no giannini nao sao tao "pesadas" como no carbon copy.
Vlw galera desculpe o post enorme, mas as vezes o pessoal fica como eu sem poder testar algumas coisas entao fica ai minha opiniao.

juan vieira
Membro Novato
# out/13
· votar


achei muito irado esse pedal, eu comprei hoje, já tô viajando :3

Jochims
Membro
# ago/15
· votar


Alguem tem mais alguma opinião dele, mais atual?

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Jochims

Pedal Simples, Básico, Barato e Eficiente ! ! !

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Jeronimo Ferreira
Veterano
# out/15
· votar


Não conheço o pedal da giannini, mas tenho o MXR Carbon Copy e o Electro Harmonistix Memory Toy e ambos são excelentes. No cabon copy os controles são mais suaves já o memory toy tem mudanças mais abrúpitas e mais difícil de regular. Acredito que ambos sejam analógicos uma vez que não fazem converção AD/DA. Tenho também um Digital Hardware DL-8 recheado de recursos mas com som mais metalizado que também é legal.
O bom é testar e comparar com algum pedal que seja de teu gosto e ver as diferênças lado a lado, se gostar é só comprar.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


Jeronimo Ferreira

O pedal em questão não encontra-se na mesma categoria dos que você citou (Carbon Copy e Memory Toy), assim, não é possível fazer comparações. Dos mais básicos curto o da Giannini, mais acima Kronos da Fire e Carbon Copy.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Marthin87
Veterano
# nov/15
· votar


Obrigado pelas respostas

alexsatriani
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: alexsatriani
· votar


Alguem tem mais alguma opinião dele, mais atual?

Não sei se há interesse ainda, mesmo assim é um pedal que está se popularizando e achei pertinente responder para pessoas que queiram adquirir e saber sobre as impressões atuais sobre o produto.
Como o Bruno Rodrigues disse: Simples, barato e eficiente. Acrescento a boa construção e o timbre. Com a alta do dólar os preços dos pedais aumentaram muito e é uma opção custo benefício. Em relação ao timbre, comprei um recentemente e uso com meu Rampage que tem um som agudo. Foi ótimo, consegui um som encorpado que estava procurando e gostei porque não "rouba sinal" .

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


alexsatriani

"Não sei se há interesse ainda"

Com certeza brother, quanto mais opiniões, melhor para o consentimento geral.

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

alexsatriani
Membro Novato
# nov/15
· votar


Obrigado, Bruno Rodrigues. Abraço para você também

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/15
· votar


É um excelente custo/benefício! Tenho até uma história curiosa...

Eu estava com um excelente set de pedais: Digitech Whammy V, Morley Wah, Ibanez TS9, Boss SD1, Marshall ShredMaster, Ibanez CHorus, Boss Equalizer, Blackstar Booster e....um delay Axcess...

Sabe como é guitarrista...o efeito tava legal, mas eu achava ele uma ovelha negra, entre pedais USA, Japan, England e decidi trocar por um Boss DD3..

Para o meu gosto já detestei de cara, pois achava as repetições muito brilhantes, e eu utilizava o delay basicamente com uma simulação de ambientação, e eu não conseguia isso no DD3 por ter repetições fiéis, característica de todo delay digital.

Daí então continuei a minha busca e peguei o Memory Boy (não confundir com o Memory Toy). Esse é o pedal de delay da Electro Harmonix em tamanho menor.

Até bacana, tinha efeito de modulação, porém não julguei ser um bom custo benefício. Me incomodava também a forma que o blend atuava sob o efeito.

Acabei vendendo, e voltando para o meu Axcess. Eu o acho um delay ótimo, desde que você não tenha pretensão de tocar U2.

A única coisa que me incomodava no Axcess era o boost que ele dava, ao ser acionado. Pra alguns isso pode ser uma qualidade, pra mim foi, em determinadas ocasiões. Quando eu tocava numa banda de Thrash Metal, onde a base era sem delay algum e o mesmo era acionado apenas na hora dos solos, funcionava que era uma maravilha.

Mas na banda de reggae já não era, pois eu precisava dar um ou outro ataque no meio da música, e eu tinha que ficar gerenciando o volume da guitarra pra não ficar muito fora da música.

No geral é um bom pedal. Eu compraria novamente, de olhos fechados.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Thyago_Trajano

"característica de todo delay digital."

Por isso é interessante - se possível - ter um Digital, uma Analog, etc...


"no Axcess, boost que ele dava, ao ser acionado"

Nunca tive esse problema, em nenhum exemplar que passou pela loja. Na equalização tem uma pequena diferença. No Chorus acontece o contrário, uma leve perda de volume.


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

alexsatriani
Membro Novato
# nov/15
· votar


No meu caso o boost do Axcess foi uma solução para o meu timbre, pois o Rampage é bem agudo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Novo Pedal de Delay Axcess by Giannini