Crybaby Vintage Ressucitado

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # jan/10


    Olá, pessoal, este é o meu primeiro post aqui no fórum Cifra Club!!
    Há anos atrás, eu comprei um Crybaby 1967 usado (não lembro o preço, mas foi bem baratinho) e o som dele era horrível, fazia um scratch danado devido ao potenciômetro gasto e por longo tempo ele ficou jogado numa gaveta, porque eu não encontrava potenciômetro pra fazer a substituição.
    Recentemente, encontrei e comprei o Hot Potz ECB-024B (o melhor da Dunlop pra Crybaby) e resolví fazer uma reforma interna geral no pedal.
    Primeiro, eu troquei todos os resistores, pois após mais de 40 anos eles estavam com os valores bem alterados (alguns deles estavam com quase o dobro da resistência normal), e por isso, o som era sofrível.
    Em seguida com um capacímetro medí os capacitores e todos eles estavam com a capacitância certinha e sem nenhuma fuga de corrente (Ohmímetro).
    Os transistores e o indutor TDK (que é lacrado) também estavam perfeitos.
    Instalei o novo potenciômetro, regulei a engrenagem com o eixo, calibrei e coloquei uma fina camada de graxa pra lubrificar.
    E pra finalizar, tirei o interruptor SPDT e troquei por um DPDT e com isso o Crybaby ficou true by-pass e parou de alterar o som da guitarra, quando não em uso.
    Após a reforma feita, o pedal ficou com um som colossal, bem vintage, como se fosse novo de fábrica.
    Pra completar só faltaria dar uma guaribada externa, mas, isso aí já é outra história!!!
    Abaixo, estão os links das fotos externas do pedal e as da reforma.

    http://img42.imageshack.us/img42/3509/img0687st.jpg
    http://img195.imageshack.us/img195/1526/img0688o.jpg
    http://img517.imageshack.us/img517/4549/img0692l.jpg
    http://img195.imageshack.us/img195/1482/img0693c.jpg
    http://img42.imageshack.us/img42/7679/img0694f.jpg
    http://img51.imageshack.us/img51/8600/potdunlop.jpg
    http://img696.imageshack.us/img696/4929/img0697i.jpg
    http://img696.imageshack.us/img696/294/img0699w.jpg

    tomatelol
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    mando bem cara, parabéns!
    posta uns samples ai.
    Guitarrista é isso também. Saber mexer em equipamentos, modificar e tudo mais.

    Abraço!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Bacana hein velho! Parabéns. :-)

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramsay
    Bacana cara, esse Cry Baby ai não é da Dunlop né, são feitos pelo Thomas Organ né? Ouvi falar que esse pedal é do caralho mesmo, deve ter um puta de um som legal cara!
    Depois posta uns sons agora fiquei curioso. Mas agora que você alterou ele não deve estar com o som do original, mas com certeza deve estar com um puta som cara. Parabéns pelo pedal e pela reforma.
    Abraço

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pelo contrário, como o potenciômetro tem o mesmo valor que o original (100K ohms) e agora que os resistores estão todos com os valores corretos, o som dele é igual ao de quando ele saiu da fábrica em 1967, até porque transistor não gasta, mas o que me deixou pasmo foi o fato dos capacitores, após mais de 40 anos estarem com os valores indicados no corpo deles.
    Quanto a postar samples não vou fazer porque sou novo no fórum e nem sei como se faz isso!!

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramsay
    Cara é só você gravar e upar no 4shared hehehehe ou em outro site de upload.

    Você já testou o Cry Baby da Dunlop? Sabe me dizer as diferenças entre o seu e o da Dunlop?
    Abç.

    RennanRdC
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cuidado pra não se empolgar e botar força d+ no pedal senao ele desmancha xD

    Parabens ai, poste uns samples por gentileza!

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    GuitarHome, acontece que eu nunca gravei sons de guitarra num micro. Eu já gravei em stéreo com o Sound Forge, mas, não guitarra!! Será que eu não precisaria de uma interface pra ligar a guitarra no micro??

    Quanto ao som do Crybaby, quando eu disse "som colossal" eu exagerei um pouco. Na verdade o que eu quiz dizer é que o som desse Crybaby é mais encorpado, mais vintage. Já testei um Crybaby da Dunlop e o som dele (Dunlop) é mais fino, mais agudo!!
    É um Crybaby igual ao meu que o Hendrix e Clapton usavam, porque até aonde eu sei era o único modelo de Crybaby existente na época!

    RennanRdc, esse Crybaby é construído como um tanque!! e eu posso botar a força que eu quiser nesse pedal que ele segura tranquilo!! Tanto que após mais de 40 anos, o pedal não tem folgas e nem um pingo de ferrugem. Só a pintura é que sofreu com o tempo!!

    GuitarHome
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramsay
    É foi exatamente isso que eu ouvi falar sobre esse Cry Baby, legal eu tive um Cry Baby 535Q (top de linha da Dunlop) mas vendi apenas pra completar a grana de uma guitarra. Sinto muitas saudades dele, baita pedal, mas vou dar uma olhada nesses Cry Baby's do Thoams Organ (vintage) que sempre ouvi falar bem, muito bem mesmo, foda que provavelmente vou ter que fazer uma restauração nele.


    Sobre gravação você tem duas opções cara, ou você conecta a guitarra na sua placa de som (pode ser qualquer um não precisa ter interface de audio, até onboard serve) e usa algum plugin (Guitar Rig, Amplitube etc) ou também usar um simulador de amps antes. Para conectar a guitarra no PC você precisa de um cabo ou um adaptador p10/p2.

    Ou então você pode microfonar mesmo, usar algum programa multi pistas (Cool Edit, Reaper etc) e microfonar o som do amplificador com um microfone, até mesmo de PC. Caso seja de PC recomendo que na configuração de audio do windows coloque ele o mais baixo possivel para nao captar ruídos e som ambiente.

    Abç e boa diversão com o "novo" pedal hehehe.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Posto aqui umas fotos, uma com os resistores originais, outra com os novos resistores e, de quebra, uma da mola que botei que faz com que o pedal retorne imediatamente após retirado o pé!!

    http://img136.imageshack.us/i/img0105.jpg/
    http://img693.imageshack.us/i/img0702z.jpg/
    http://img683.imageshack.us/i/img0705s.jpg/

    RomeiroI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramsay

    Pelo contrário, como o potenciômetro tem o mesmo valor que o original (100K ohms) e agora que os resistores estão todos com os valores corretos, o som dele é igual ao de quando ele saiu da fábrica em 1967, até porque transistor não gasta, mas o que me deixou pasmo foi o fato dos capacitores, após mais de 40 anos estarem com os valores indicados no corpo deles.
    Quanto a postar samples não vou fazer porque sou novo no fórum e nem sei como se faz isso!!

    posta o samples no 4shard e e coloca os links aki.

    A unica maneira de saber se os capacitores estao bons é medindo o ESR e nao a capacitancia, capacimetro so te engana,duvido que nao tenha alterado depois de 40 anos.
    No minimo 30 %!
    Se trocar os capacitores vai melhorar muito o pedal,mais nao sei se vai encotra capacitores Styroflex.
    Parabens pelo achado deve ser du car#$%* o som!

    Pai João
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aproveitando o tópico.... sempre liguei a guitarra no Line In da placa mãe (o som é onboard) e tudo funciona perfeitamente, a dúvida é: existe algum problema em ligar um Cry Baby (GCB-95) entre a Guitarra e o PC?


    Pergunto isso pois não sei se o pedal pode dar algum ganho no sinal e queimar minha entrada de áudio. Ficaria assim:
    Guitarra --> Wah --> PC (Line In)

    Obrigado.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    RomeiroI o que é ESR??

    Eu medí a corrente de fuga dos capacitores originais nas escalas Rx1 e Rx10K de um multímetro analógico e ela deu zero, como se os capacitores fossem novos.

    Pra efeito de comparação eu medí um capacitor novo de poliester metalizado de .22 uF e o capacímetro marcou .23uf, enquanto que os 2 brancos maiores do Crybaby marcaram .22 uF certinho!!

    O fato é que os capacitores de styroflex usados nos Crybaby da época eram de altíssima qualidade e não creio que melhoraria o som se eu os trocasse por capacitores de poliester metalizado atuais!!

    RomeiroI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ramsay

    ESR representa a resistência resultante da combinação dos terminais, conexões internas, placas, dielétrico e principalmente o eletrólito.O maior causador de aumento da ESR é o eletrolito que se deteora com o passar dos anos.

    A ESR de um capacitor eletrolítico deve ser baixa, mas devido a fatores como idade, construção e temperatura de operação, que causam alterações na quantidade e na qualidade do eletrólito a ESR pode subir para valores indesejáveis.
    O aumento da ESR afeta a performance de circuitos sintonizados, fontes chaveadas, circuitos de deflexão, circuitos amplificadores , etc.

    A maneira mais prática de se medir a "ESR" é com um ohmímetro que use corrente alternada em suas medições (note que o ohmímetro que há em sua bancada usa corrente contínua para medir os resistores), na internet há vários destes circuitos, porém todos usam o "mesmo" circuito analógico e o dispositivo de leitura é um galvanômetro, o que não nos dá nenhuma precisão na leitura.

    entao so se pode medir esr com um medidor de esr,resumindo troca logo ou gaste 300 reais para ter um medidor de esr e acabar com os "acho ki ta bom so por causa da capacitancia". geralmente o capacitor da mais capacitancia do que o descrito se da igual entao ja é suspeito ate pela precisao do capacimetro.

    Abraço.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    RomeiroI, se é eletrólito o principal causador de ESR, então o meu Crybaby não tem práticamente nada de ESR.

    Porque basta olhar as fotos que eu postei da placa de circuito, pra se ver que não tem nenhum capacitor eletrolítico nela!!
    Só capacitores sólidos, cujo dielétrico é justamente o styroflex e um menorzinho também original (marrom) de poliester metalizado!!

    RomeiroI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sim os problematicos em esr sao sim os eletroliticos entao palmas novamente para o vintage que não os tem no circuito.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    RomeiroI, te digo mais!!
    Sabe porque pararam de utilizar o styroflex como dielétrico em capacitores??
    Porque eles são bem mais caros e mais precisos que os capacitores de poliester metalizado!!

    Quando eu digo que o capacímetro marcou .22uF em capacitores de styroflex de 40 e poucos anos de idade , eu quiz dizer que que o capacímetro, marcou, .22153 uF pra um e .21997 para o outro, o que está perfeitamente dentro dentro da margem de tolerância de 3% do capacímetro!!
    Por isso eu não os troquei e nem vou trocar, porque não obteria nenhuma melhoria no som!!

    Agora, ao contrário do que vc disse o som desse Crybaby, assim, como os demais da época não é do C*******!!
    É apenas mais vintage e mais encorpado, nada além disso!!
    Na verdade, eu não sei pq nego endeusa tanto esse pedal da década de 60, só pq o Hendrix e o Clapton usaram um igual??

    RomeiroI
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vai ver era o milagre que eles faziam com esse pedal ai todo mundo acha ki so vai conseguir igual com ele,mas que pra mim ele da uma pegada muito boa pro meu estilo de musica ele da..

    Quanto aos capacitores styroflex ,ele sao os melhores mesmo..conheço fonte chaveada que tem 20 anos e usam styroflex e estao impecaveis no funcionamento,pena que os fabricantes so pensam em lucro e pararam de fabricar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Crybaby Vintage Ressucitado