Dúvida: sinal dry/wet em pedais de efeito

    Autor Mensagem
    ArCaNun
    Veterano
    # dez/09


    Olá pessoal, enquanto eu estava pesquisando sobre pedais de delay digital (ou mesmo analógico) eu li algumas coisas que me deixaram algumas dúvidas.
    Pelo o que entendi existe dois tipos de pedais de digital delay:
    1 - o sinal da guitarra entra no pedal, passa pelo conversor AD, é processado o efeito, passa pelo conversor DA, sai do pedal. Portanto, pode haver perda de qualidade por causa da conversão analógica digital
    2 - o sinal entra no pedal e é dividido em dois caminhos. Um caminho é semelhante ao do precesso acima, que é o sinal "wet". No outro caminho o sinal é desviado antes de passar pelo conversor AD e já vai direto para a saída do pedal, este é o sinal dry. No final o sinal dry e wet são unidos. Portanto, aqui você não perde nenhuma qualidade do timbre da guitarra (pode perder em qualidade do efeito, mas isso dependo do pedal).
    Minha dúvida é se tem pedais do tipo 2 e quais seriam eles?
    Um grande obrigado ao pessoal do FCC :D

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    se não me engano o nova drive tem esse controle, mas é para fazer mix dos 2 canais dele, overdrive e dist, o efeito é bem legal, é quase como tocar em 2 amplis ao mesmo tempo... (quase, pq 2 amplis é bem legal).

    Rafa Andrade
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    cara, existem trilhões de pedais de delay, digitais e analógicos, porém poucos tem 2 saídas (ou stereo). a questão do precessamento eu não sei te dizer, só o que posso te falar é que na maioria os digitais são muito mais versáteis, porém podem te incomodar na questão timbre. eu particularmente achei tds que testei horrorosamente "desnaturais", se é que essa palavra existe =D
    tenho um memory man, da electro harmonix e apesar de ele não fazer peripécias tipo um dd20, o timbre que me entrga é sensacional e tem 2 saídas e um knob pra ajustar e dinâmica entre o sinal original e o com delay, com dois amps deve ficar do cacete.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/223487/

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ArCaNun

    No whammy tem saída wet e dry... a saída wet é a saída do pedal mesmo, com efeitos, a saída dry é uma saída bypass que nao afeta nada, geralmente usada para ligar um afinador ou alguma otra coisa, assim, o pedal de afinador fica fora da cadeia recebendo o sinal dry e a cadeia continua pela saída wet... pelo menos é assim que eu uso

    Resumindo, pelo menos até onde eu sei, saída dry num serve pra mta coisa, mesmo pq nao uso ela, o afinador é o primeiro do meu set, mas a utilidade que eu sei pra ela é essa.. abs!

    Rafa Andrade
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    pedais com 2 saídas podem ser utilizados em 2 amps dependendo do efeito, vou citar exemplo de pedais que eu tenho:
    delay memory man: com 2 amps altera-se o sinal com delay e sem delay em um e outro criando uma ambiencia e tal (eu não testei, mas co ctz é isso, haja visto que tem um knob pra isso no pedal, dãaa)
    tremolo pulsar: e um tremolo, com 2 amps fica uma loucura, enquanto um toca o outro abaixo o som, e vice-versa, muito louco mesmo, (esse eu testei)

    agora o whammy por exemplo tem 2 saídas só pra maior flexibilidade e praticidade na sua cadeia de pedais mesmo, como por um afinador como disse o amigo acima.

    ArCaNun
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vlw pessoal ... ajudou bastante.
    Eu entendi que tem pedais com duas saídas: uma wet e outra dry. Mas o que estou querendo saber é se tem algum pedal que junta o sinal wet com o dry em uma "única saída"?
    Ou seja, antes do jack de saída do pedal o sinal analógico (que passou por fora do processamento interno) é unido com o sinal wet (processado), assim mantendo o timbre analógico da guitarra e somando com o efeito.
    Acho q isso é parecido com o que acontece em nos "loops em paralelo" de amplis valvulados.
    Então, tem algum pedal de saída única que faz isso?

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ArCaNun
    Ou seja, antes do jack de saída do pedal o sinal analógico (que passou por fora do processamento interno) é unido com o sinal wet (processado), assim mantendo o timbre analógico da guitarra e somando com o efeito.
    Se isso existe, você nunca vai saber... Nunca vi um esquema de pedal digital pra poder checar. Só o rebote delay, mas nunca parei pra analisar.

    Mas isso aí é procurar chifre em cabeça de cavalo. Faça o teste principal (tocar com o pedal e ver se gosta), e seja feliz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: sinal dry/wet em pedais de efeito