Boss VE-20 Vocal Performer

Autor Mensagem
Andy Viper
Veterano
# dez/09
· votar


Segue no link um folder disponível no site da Boss U.S. Na página 2 tem uma lista com todos os 30 "patches" de fábrica.

Do 16 ao 22 são efeitos de harmonização.

VE-20 Brochure.pdf

Uma mão na roda pra incrementar apresentações ao vivo será o phrase loop.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


Vocês já usaram algum efeito ANTES DA MESA ao vivo na voz?

janick
Veterano
# dez/09
· votar


Christhian
Só Reverb e Delay em algumas músicas do Pink Floyd para alguns efeitos necessários. Pq?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


janick
Na voz?

guitarclub
Veterano
# dez/09
· votar


janick
Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

Deveriam lembrar-se mais disso, na boa. Altos tópicos repetidos, gente que não usa a busca, comentários infundados e totalmente amadores, sei la, tem hora que irrita.

recomendo que vc se lembre disso também, cara. aquele seu post sobre "é tanta bosta que vejo por aqui" não enriqueceu o tópico em nada.

janick
Veterano
# dez/09
· votar


Christhian
Aham. Comfortably Numb, e algumas outras músicas do Pink Floyd precisam desse tipo de efeitos. Nesse caso era bem simples. Mas gostaria de saber como usar um harmonist para situações de backing vocals e cia.
guitarclub
Me desculpe então se te ofendi.

Andy Viper
Veterano
# dez/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


Christhian

Edit: Antes da mesa não rola. De vez em quando improviso os efeitos de uma G2 no loop de efeitos da mesa, para voz.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


Andy Viper
loop de efeitos
Isso é depois do pré da mesa.

Eu já tive um pedal muito mais Hi end do que esse boss, digitech e afins e posso garantir que só funcionará bem se o sistema de som da casa permitir que você insira os seus efeitos no loop, o que é dificil, pois afetaria todo o rack já montado, já que normalmente essa mesma mesa é a que controla o DJ e as outras bandas. Se for no barzinho da esquina, beleza... mas em apresentações maiores, em casas de espetáculos profissionais, esse pedal teria que ser ligado apenas de passagem, entrando no input normal da mesa.

Nesse caso, você terá um problema GRAVE de microfonia e/ou baixa qualidade do uso dos efeitos, pois para poder tornar o uso aceitável, deverá baixar consideravelmente o pré-amp do efeito e simplesmente NÃO poderá usar a equalização, sob o risco de ter uma frequencia de feedback que não poderá ser domada na hora do show, com casa cheia, quando as condições acústicas mudam drasticamente.

Enfim, se for pra brincar de voz e violão ou num lugar bem pequeno, beleza. Se for pra levar em níveis profissionais, esqueça. O máximo que será utilizado será o reverb e o delay e ainda assim corre o risco de embolar tudo na PA...

Andy Viper
Veterano
# dez/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


Christhian

Sim, depois da mesa. Antes da mesa nunca liguei nada até porque a G2 não tem saída balanceada..

Nesse caso, você terá um problema GRAVE de microfonia e/ou baixa qualidade do uso dos efeitos

Hum, interessante. Realmente aí ferra tudo. Mas imagino que a proposta deste pedal seja realmente para algo não tão grande mesmo. Até porque em grandes shows sempre há racks próprios com efeitos de alta qualidade, ou efeitos embutidos na mesa. Vou mandar um e-mail pra Boss/EUA perguntando sobre como o produto reagiria a essas condições que você citou.

(...) funciona se o sistema de som da casa permitir que você insira os seus efeitos no loop, o que é dificil, pois afetaria todo o rack já montado (...)

Mas neste caso bastaria ligar no loop e jogar os efeitos apenas no canal da voz, não?

Abs.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


Andy Viper
A proposta de um pedal com efeitos de voz é 'substituir' um engenheiro de som, controlando e mapeando os efeito ao gosto do cantor. A mim, parece meio evidente que a Boss vai lhe dizer que 'essa é a proposta do pedal, que é possível e tal' afinal eles querem vender. Mas lhe digo por experiência própria: O funcionamento nas condições que descrevi será básico e precário. E me parece paradoxal alguém querer fazer 'shows pequenos' e encher de efeitos na voz.

Mas neste caso bastaria ligar no loop e jogar os efeitos apenas no canal da voz, não?
Sim, mas você teria que ligar o seu efeito no lugar dos efeitos já existentes na casa, geralmente reverbs, feedback destroyers e equalizadores. Dá pra ligar em série com esses efeitos, mas como eu disse, vai ter que convencer o técnico, o gerente da casa e até o dono de que isso não vai estragar a noite deles. Compensa o desgaste?

Abraços.

PS: Lhe mandei um recado.

Andy Viper
Veterano
# dez/09
· votar


Christhian
Sim, mas você teria que ligar o seu efeito no lugar dos efeitos já existentes na casa

É verdade.. Bom, dependendo do lugar até que rola: em casamentos e alguns shows nós levamos nosso próprio equipamento de som. Mas em casas maiores com certeza teria esse stress...

Fiquei curioso, qual foi o pedal que você já teve?

Abraço (e obrigado pelo recado).

El Mariachi
Veterano
# dez/09
· votar


O máximo que será utilizado será o reverb e o delay e ainda assim corre o risco de embolar tudo na PA...

Isso é muito relativo. A qualidade de saída no PA depende de alguns fatores:

- Ambiente
- Equipamento
- Operador

Geralmente o primeiro e o último são os mais complicados.

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/09 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


eu gostei desse pedal viu ... (não canto nada, será que ele corrige mesmo minha voz?? ahaha!! tah ae um desafio!!!) depois que eu comprei um twin-pedal vi que eles quebram e muito o galho !!
alguém aqui jah comprou mesmo pedais lah fora e sabe dos impostos giram mesmo em 60% (como dito em outro post) ??
pretendo pegar um no ano que vem ... logo que eu receber e pagar umas coisas do cartão de crédito !! hehe

abrax!

Andy Viper
Veterano
# jan/10 · Editado por: Andy Viper
· votar


Dando um up...
Acabo de receber da Boss um e-mail informando que o pedal chega ao Brasil no final do mês, e que o preço sugerido pela Roland será de R$ 999,00.
Também me enviaram um LINK para acessar o manual de instruções.

Abraços.

amilanezi
Veterano
# set/12
· votar


Galera esse Pedal é muito bom...Compensa sim....vale cada centavo....eu uso pra vocais de Rock e Metal e fica perfeito, claro que né preciso colocar a Key certa (TOM da música que se canta)..

É óbvio que o pedal não faz milagre e quem canta mal não vai sair cantando igual ao Bruce Dickinson...rsrsrs.

Os presets dele são muito bons, porém acharia interessante alguém compartilhar algum outro preset que tenha criado...alguém se habilita?

abraço!!

VoodooSoup
Veterano
# out/12
· votar


Alguém que conheça este equipamento sabe me dizer se é possível simular um efeito similar ao que o Ozzy faz ao vivo? Acredito que o nome seja "Automatic Double Tracking".

amilanezi
Veterano
# jan/13
· votar


VoodooSoupSim, na verdade ele tem um preset específico "Double voice" que é a dobra vocal com um atraso de alguns milissegundos entre uma e outra. Resumindo, ele dobra a voz e coloca uma um pouco atrasada em relação a outra...acho que é esse o efeito que vc se refere...além deste pre-set tem tbm 3 vozes e 6 vozes, além de vc poder criar seu próprio efeito.

o/

Roddy Bones
Veterano
# abr/13
· votar


Alguem sabe me dizer se daria pra usa-lo como "pre amplificador" pra microfone na gravação? Eu li q ele tem phantom power (certo?)
eu poderia fazer o seguinte? :
Mic condensador > Boss VE 20 > Interface"Line 6 UX1(sem phantom power) > PC?

Eu ia comprar um pre pra mic(com phantom power, pq minha placa não tem) pra ligar o mic antes da interface para gravar, mas vi q esse Boss é pra ao vivo né? se servir como pre pra minhas gravações tbm me adianta os 2 lados.
é possivel?

amilanezi
Veterano
# abr/13 · Editado por: amilanezi
· votar


Roddy Bones
Pode sim usá-lo como pré-amp.

Eu uso muito e fica muito bom, dando possibilidade pra equalizar o som e dar uma leve ambiência na gravação da voz...por fim complete a edição no PC, vai ficar legal.

Se quiser gravar as dobras vocais nele, também pode e fica muito bom, apesar de que os mais conservadores preferem gravar dobras ao natural.

Viva a tecnologia...use com moderação! hehe.

o/

Demolisher
Veterano
# abr/13 · Editado por: Demolisher
· votar


Só para esclarecer....
Phantom power serve apenas para alimentar equipamentos que necessitam deste tipo de alimentação, como microfones a condensador, direct box ativos...
Se vc não usa este tipo de equipamento, nem ligue o phantom...

Felipetasouza
Membro
# abr/13
· votar


Alguém depois do último post sobre usar o VE 20 ao vivo em palo médio/grande constatou se dá ou nnao pra usar os efeitos como distortion, delays, reverb e abertura de vozes ao vivo? Vi uma banda chamada Lettuce em que a cantora usa um, mas não era um show grande, mas soou bacana.

amilanezi
Veterano
# abr/13
· votar


Felipetasouza
Em show "grande", o engenheiro de som deve ser "grande" também, por isso ele não deve ter problemas para acertar o BOSS VE20 na mesa.

Claro que recomenda-se antes do show fazer um teste e colocar o pedal conforme o equipo disponível permite.

Se for chegar e ligar sem testar, a chance de dar problema é "grande" também.

Para shows pequenos já usei sem problemas e fica muito bom.

o/

Felipetasouza
Membro
# abr/13
· votar


amilanezi

Não é nada "grandee"assim não. Mas é bom saber temos um equipo que se sairá bem no caso de uma sorte inesperada, acaso, sabe-se lá. Penso em pequenos e médios palcos sobretudo. Mas imagine, um artista cria uma série de efeitos para usar, se apega a eles, e na hora H não poder usar? É bom saber logo até onde vai o equipo eu acho, porque não gosto de ficar trocando sem necessidade. Toma muito tempo.

Gostei de saber que fica muito bom em palcos pequenos. Valeu!

amilanezi
Veterano
# abr/13
· votar


Felipetasouza

Mas imagine, um artista cria uma série de efeitos para usar, se apega a eles, e na hora H não poder usar?
Putz, nem me fale...isso seria muito ruim pra quem ensaiou meses usando o efeito e quando precisar não poder usar...seria um pesadelo.
Principalmente na minha banda que a galera é meio "devagar" pra fazer backing..hehehe....
Criei um patch nele ontem pra cantar Brain Damage (em Sol maior) e Eclipse (em Ré maior) do Pink Floyd e cara....fica show de bola as partes com dobras vocais...adiciono uma +3rd (terça acima) e uma +oct (oitava acima colocando genre +3 que puxa a oitava pra um timbre female pra lembrar um pouco as backin vocals usadas na gravação do DSOTM do PF).
Esse papo de que não dá pra usar em show grande no meu ver é meio furado, pois em show grande, tanto os equipos disponíveis, quanto os profissionais são melhores que em eventos pequenos, imagino...e tudo pode ser configurado com tempo e paciência...

o/

Demolisher
Veterano
# abr/13
· votar


Bão, vou falar da minha experiência...
Há mais ou menos uns dois anos atrás, estava procurando um pedal desses que me ajudasse no palco pois tenho uma banda de baile e, como todo mundo sabe, a vida de músico anda caótica, ninguém quer pagar por uma banda completa o preço de uma banda completa, assim, precisava de algum equipamento que me ajudasse a suprir a falta de uma voz feminina e de back vocals no palco...
Assim, passei a procurar alternativas...
O VE-20 foi um dos primeiros que testei, um bom pedal, mas achei as vozes criadas por ele meio artificiais, e era para isso que eu queria...
Ele é bem versátil, com efeitos variados, muitas opções de regulagem mas tanto o oitavador, quanto as dobras vocais não me agradaram...
Testei dois vocalist... um de versão mais nova, que me agradou muito, mas estava fora das minhas po$$$$$ibilidades naquele momento e outro mais antigo, que não me agradou nem um pouco.
Então, já meio que desistindo, um amigo meu me mostrou um pedal que ele tinha comprado, um Electro Harmonix, o VOICEBOX... este me surpreendeu... Tanto que acabei negociando com ele...
Ele tem menos recursos que o VE 20, mas as vozes soaram mais orgânicas, ele tem oito tipos de opções, com dobras de voz, oitavador, vocoder e wistle. cada um podendo armazenar um preset...
Eu o uso constantemente e ele cumpre fielmente o seu papel.
Hoje, devem existir alternativas mais realísticas, mas ainda o recomendo a quem me perguntar.

Felipetasouza
Membro
# abr/13
· votar


amilanezi

Acho que maneirano no reverb já dá um equilíbrio porque o técnico de som va usar com certeza em sua mix. Ai acho que a gente compensa no pedal. Tirando isso ai, acho que ele deve rolar sim. Porque abertura não tem mistério, é(quase) como ter mais uma pessoa cantando. Delay quando usado, também não tem mistério pra quem sabe trabalhar os parâmetros. Mas o reverb pode ser problemático somado ao da mesa. Eu vou pensar assim e testar. Depois que eu tiver uma experiência verdadeira com o setup ao vivo eu falo como foi.

Demolisher


Bem legal esse pedal. Achei ótimo.
Parece que ele tem de ter um instrumento gerando as notas, talvez seja a única coisa que eu não goste, mas os sons e as possibilidades e o fato de ter os presets ali, de fácil manipulação, é algo muito bom.

amilanezi
Veterano
# abr/13
· votar


Felipetasouza
Exato!
Recomendo deixar o som da voz na mesa "seco" sem nada de reverb, apenas com uma equalização adequada ao ambiente e todos os efeitos de ambiência (delay, reverb, chorus) você usa do VE 20, você pode criar 1 patch para cada música, com as dobras e tons que você precisar e as quantidades de reverb e delay você ainda pode ajustar durante a música, com botões bem à mão no VE 20.
Pra quem toca covers onde tem diversos efeitos diferentes em cada música (no meu caso, tocamos desde PF e Rush que tem bastante efeito na voz até Black Sabbath e Nirvana, que a voz é bem mais "seca"), isso é muito importante.
Acho muito melhor do que ficar com um efeito único da mesa...que vai ser igual para todas as músicas e vai parecer meio "massante" depois de 3 horas de show...

o/

sisco
Veterano
# jul/13
· votar


[EDITADO PELO MODERADOR]

Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

Regras do Fórum Cifra Club

3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

Dinho7
Membro Novato
# mar/19
· votar


Olá pessoal alguém saberia me informar se tem como configurar o VE 20 boss para sair somente a voz dos backings?

Abraço

Dinho7

Dinho7
Membro Novato
# 15/ago/22 19:08
· votar


Tenho um pedal VE 20 BOSS e não consigo gravar somente os backings supostamente tem um erro grave da Roland, deveria ter a seguinte alternativa, tipo, R ( lado direito) a voz principal e no L (lado esquerdo) os backings, tentei várias vezes mas infelizmente acredito que esse pedal é somente para uso ao vivo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boss VE-20 Vocal Performer