Distorções analógicas e pedaleira para efeitos

Autor Mensagem
Slash Hammett
Veterano
# set/09
· votar


acho q a boss me 70 se encaixa bem no que vc quer.
soh mais uma ideia pra te confundir mais ainda hehe.

flws e boa sorte.

GUGALOO
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Cara, pra isso q vc quer a pedaleira, uma G2 faria bem direitinho o serviço. Como te disse, se vc tem uma X3, use-a, e invista nuns 2 pedais de drive e um wah bom. Tenho um ampli do Pedrone e gosto muito dele.

Vc disse q se interessou por um super clean, certo?? Desculpe a ignorância, mas esse ampli tem só 1 canal?? Sendo assim, vc vai acabar abrindo mão do drive das válvulas??

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


GUGALOO
Procuro o Super Clean pela portabilidade do timbre. Se eu pego um amplificador com canais de distorções, me tornaria dependente dele, ou seja, teria que levá-lo pra tudo quanto é canto. Usando pedais de drive e um Super Clean eu posso ter um set mais portátil - portátil no sentido de poder levar meus timbres de drive dentro de um pedalboard.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# set/09
· votar


Slash Hammett

eu tenho uma e também pensei isto hehehe...

erico.ascencao

bom dia! Eu venho experimentando e tendo ótimos resultados com a ME-70... na verdade eu tenho 2 sets... 1 todo analógico (Clyde, Carl Martin, Ibanez e aí vai..) q eu toco com uma Fender Strato Fuçada num amp Fender Deville.. adoro este set.. toco em casa e em pequenos eventos (pequenos mesmo, churrasco com a banda, aniversário de num sei quem e tal rsrs .. sou um bostão rsrs)

dai, eu comecei a ter sérios problemas em carregar meu set de pedais:

Chegava no estúdio e até montar o set com o loop certinho, desenrolar cabos e o caral** a quatro... levava uns 10 minutos rsrs

Daí botava em um amp diferente (marshall, laney, etc..) e não casava bem... até casaria se eu pegasse mais 10 minutos pra timbrar o set , mas até aí, se fosse num show valia a pena.. num ensaio não... e era batata, podia ser o melhor amp q não casava com a configuração q eu já estava acostumado fazer em casa rsrs

Outra coisa era o fator "cagaço" .. Eu não tenho muito medo de sair por ai com os equipos não, mas depois comecei pensar algumas coisas... saio do ensaio e vou pro buteco.. fico com as coisas no estacionamento (pago), mas até aí confiar é fd..
se o cara me rouba minha fender e meu set lá se foi no mínimo uns 12 mil reais pro saco (digo isso pq sei q se fosse pra comprar tudo outra vez é o que eu gastaria)...

Eu q sempre torci o bico pra pedaleiras (já tive GT6 E POD XT Live) fui NOVAMENTE atrás de uma pedaleirinha... procurando um bom timbre pra ensaiar, padronização dos timbres com o setlist da banda e tamanho compacto... daí q veio a ME70 rsrs

comprei a 1 mes e meio e estou MUITO SATISFEITO...
a galera fala q drive de pedaleira é ruim e bla bla bla... cara, sinceramente, no ensaio meu timbre tá ficando melhor do q com o set analógico mal configurado (por falta de tempo) rsrs.. Digo isso pois inclusive as vezes em vez de usar a distorção do próprio amp já uso umas patchs q eu configurei na pedaleira pra ficar mais parecido com a música...

a pedaleirinha está me atendendo tão bem q minha idéia era ter ela e mais 2 pedais (dist e drive)... agora nem vou mais atrás dos pedais.. a unica coisa q está faltando é comprar um foot da boss pois eu poderia "passear" entre todos os bancos usando o pedal.. sem isto eu só tenho como usar com o pé os 4 bancos já configurados nela...

e me perdoem os usuários de Pod Xt e GT6 (GT8 E GT10 nunca testei... a boss divulga q os efeitos da ME70 são os mesmos da GT10).... Eu particularmente estou preferindo a ME70 do q a pod xt live ou gt6 (q foi as q eu tive e não me dei bem)...

ela é muito mais fácil de configurar (não tem menus é tudo knob), tem um timbre muito bom e é sem frescuras rsrs
ela não tem loop de efeitos, mas no MEU caso eu não preciso (em casa uso ela com um laney lc30 e uma tele zaganin).
não tem entrada USB e nem interface com micro nda... é uma pedaleira a la anos 90 neste sentido.. sinceramente pra mim também não faz falta.. to fugindo de computador rsrs

bom sei lá... essa é minha experiência, se quiser depois eu gravo alguma coisa e posto aí

abraços

Neto Costa
Veterano
# set/09 · Editado por: Neto Costa
· votar


ME-70 tamem é boa ,facil regulagem !e com o foot,melhor ainda! o wha e o whammy dela é otimo!!!acabei de comprar,nao tenho muita paciencia de ficar apertando botoezinhos, é só uma opinião e menos 1000 reais!!mas boa sorte com a escolha!!
http://www.youtube.com/watch?v=bnDgzTNv9F0
http://www.youtube.com/watch?v=x5roaNoCWiA
vale a pena ver!!

Neto Costa
Veterano
# set/09
· votar


so queria que esses sons fossem de fabrica!!rsrsrsrs!!Zueira!!

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Neto Costa
MARCIO.LIMEIRA
É, de fato a ME-70 pode ser uma boa.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao

agora, só testando rsrs

MMI
Veterano
# set/09
· votar


Minha impressões... E eu tenho alguma coisa, não estou falando de alegre que só tem porcaria. Eu mesmo tenho uma GT-10 que é dificil de usar, só para quando saio e não quero carregar nada ou para tocar com fones a noite... Mesmo assim o som, no geral, não me convence e me deixa meio frustrado e irritado.
Distorção tem muita diferença, as analógicas, ou seja válvulas, são muito melhores, não conheço uma que chegue perto. Daí chegando nas modulações, acho que varia de gosto para gosto. Tenho um Hughes & Kettner Tube Rotosphere (para simular Leslie), que é valvulado, que apesar de só ter poucos sons, faz muito bem o que se propõe e não conheço transistorizado que tire som melhor que ele, nessa praia. Mas para chorus, de uma maneira geral uso um TC Electronic que é muito bom, assim como o da Eventide, acho o Line6 um pouquinho inferior a eles nesse quesito. No delay, eu me contento com Line6 DL4 (digital) porque tem vários sons e loop, acho bem satisfatório. Porém o delay do pedal da T-Rex acho excelente, também digital, e em algumas análises já foi considerado o melhor do mundo. Claro que tem alguns delays vintage, como uns de fita, que fazem bonito, mas acho que não valem a pena.
As pedaleiras de um modo geral acho que tem um limitado. Isso descontando a G-System que é um caso a parte. A meu ver, foi pensada exatamente nisso, não se esforçaram muito para brigar com distorções, já que aí a batalha é dificil de ganhar e então capricharam nos outros efeitos, acho que pensando justamente na idéia de se usar um bom valvulado e distorções analógicas e daí para frente deixar a cargo da pedaleira. Pessoalmente, os pedais e pedaleiras meus estão encostados na maioria, já que estou com um um equipamento de rack com controlador MIDI, então com uma G-Force os efeitos que não as distorções são plenamente supridos com excelente qualidade.

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


ABATANGERINA
cara, tô pensando seriamente na M13 tb. o fato de vc poder colocar 12 modulações/reverb/delay ao msm tempo, pra mim pouparia um trabalho do cão, já q esses são os efeitos q me interessam. as distorções pra mim seriam quase q totalmente dispensáveis, já q gosto bastante do resultado q consigo só com as distorções/crunch do meu amp + chavinha da guitarra. sou viciado em chorus. o problema pra mim está nas modulações dela, em especial o chorus, já q em tudo quanto é fórum de fora o pessoal diz q é fraco. dando uma olhada no manual, notei q nenhum dos modelos apresenta o controle de pré-delay, o q limita um pouco. Fico com medo de pegar a M13 e só usar REVERB e DELAY.

Cara, eu acho que aqui há um equivoco quanto ao que o produto propõe e o que alguns usuários querem.

Todos os produtos da linha modeler da Line 6 se propões e a usar tecnologia de modelação pra copiar o som de produtos de outras marcas e/ou misturá-los para criar efeitos únicos.

Essa é a proposta do Modulation Modeler e como nenhum dos 3 Chorus que ele emula (todos são cópias de modelos analógicos) tem controle de pre-delay, ele também não teria. Quando eu testei ele, eu achei que no geral ele consegue chegar bem perto do que se propõe, nos chorus eu diria que pelas minhas impressoes ele conseguem tranquilamente mais de 90% dos sons dos pedais originais.

EDIT: eu falo 90% no caso dos pedais de Chorus, obvio alguns efeitos ele não faz tão bem, outros faz muito bem, no geral ele é bem satisfatório e dentro da proposta dele, em todas as simulações, mesmo quando a fidelidade ao original não é tão grande, ainda é um efeito muito usável a menos que vc precise de total fidelidade ao original.

O problema é que se você quer um chorus ou efeito em geral cheio de configurações, então certamente a linha modeler não é o mais indicado, já que a proposta é ter sons que copiam pedais consagrados e com uma facilidade de uso muito grande, u diria que quase plug and play.

Uma proposta bem diferente de sistemas mais próprios como o Nova-System, ou as Digitech.

Agora estou cogitando seriamente a NovaSystem ou GSystem da TCEletronic. Os drives dela (q só são 2) são totalmente analógicos. Os efeitos são pra quem entende msm, é uma porrada de parametros. O chorus por exemplo, têm filtro de agudos, tempo (q não é speed), pré-delay, etc.

Agora é q vêm a merda: Nunca experimentei nenhuma dessas!!!


Bom, se não quiser gastar o valor de um Nova System ou G-Systen, dá uma olhada no tópico do MaurícioBahia sobre o ModFactor dele, que provavelmente ele tem tudo que você quer, por bem menos grana.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Eita tópico bom!

Sem brigas, picuinhas, com relatos e fatos esclarecedores. Não tem melhor ou pior, nem pobre ou rico. Isso é uma discussão muito, muito sadia!!!!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Sem brigas, picuinhas, com relatos e fatos esclarecedores. Não tem melhor ou pior, nem pobre ou rico. Isso é uma discussão muito, muito sadia!!!!

Parafraseando o Johnny Winter:

Just like a good thread should be... hehehehehe

Neto Costa
Veterano
# set/09
· votar


é assim cara:
se tu tiver ouvido, paciencia e dinheiro,vai e compra qualquer padaleira gigante e atual da boss,zoom,line 6(não posso dizer pois não conheço)nada disso vai te decepcionar,eu não sou especialista em timbragem de pedaleira,vou fuçando e aprendendo,mas como eu disse,nao tenho paciencia e a preguiça mata!!!rsrsrs!Ja experimentei e principalmente ja vi alguns caras fazerem milagres com aquilo.!tudo que foi postado aqui é material do mais alto nivel,agora é só escolher !!!boa sorte novamente!

sobrevivente
Veterano
# set/09 · Editado por: sobrevivente
· votar


Nossa, excelente tópico!
Eu sempre pensei na possibilidade de pegar uma pedaleira esperta para as modulações, e esse tópico me deixou tentado a fazer isso!

Tenho poucas latinhas de modulação, aí fica mais viável pensar nisso agora.

Já estava pensando em encher mais minha maleta pegando uma latinha para tremolo e outra para phaser, mas daí eu penso: será que uma pedaleira com boas modulações não seria uma idéia melhor?

Indecisão...

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


sobrevivente
Faça as contas de quanto você já gastou com efeitos "não-distorção" (delay, reverb, modulações, etc). Se já deu mais de R$1000, creio que é um bom indicativo que uma pedaleira passa a valer a pena.

sobrevivente
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Bom, somando chorus, delay, mais o tremolo e o phaser que quero pegar, quase dá os R$1000,00. Só o delay foi metade disso.

Mas é aquela coisa, não queria me desfazer do meu DD-7, e talvez eu pegue o tremolo e o phaser da EFX, que é mais em conta. A não ser que eu crie coragem e venda meu delay.

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


sobrevivente
O delay é um efeito desgraçado. Ele é muito legal para dar aquelas ambiências cavalas. O que fode é quando você quer começar a brincar com as repetições em si, aí você fica pirando no ritmo delas, aí fica querendo um DD20...

sobrevivente
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Cara, estou quase convencido de pegar dois EFX para tremolo e phaser. Mas o grande problema vai ser onde encaixar esses pedais.

Aproveitei para fazer uma limpeza na minha maleta, e eu estava quase pensando em já deixar os espaços para esses pedais, mas tá complicado achar lugar... hehehe!

Eles tem que ficar logo após as distorções, não é isso? Em que ordem seria?

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


sobrevivente
Eu não tenho experiência com pedais, mas o que mais se encontra por aí é o seguinte:

ampli com loop:
guitarra > pedal de volume > wah > distorções > input do ampli
send do ampli > modulações > delay/reverb > return do ampli

ampli sem loop:
guitarra > pedal de volume > wah > distorções > modulações > delay/reverb > input do ampli

Valem experimentações também. O EVH usava o phaser antes da distorção (no caso, guitarra > phaser > input do ampli). O tremolo pode funcionar legal antes das distorções...

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


erico.ascencao

Vc vai vender sua Pod?

abs

erico.ascencao
Veterano
# set/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


MauricioBahia
Essa é a idéia. A M13 tem o estilão que estou procurando - a interface com cara de set analógico. Na verdade, primeiro vem o Pedrone Super Clean, e (provavelmente) depois vem os analógicos + M13 (ou alguma outra pedaleira só pra modulações).

mvmarquezini
Veterano
# set/09
· votar


Testa a ME70 e a M13, mas acho que vc vai gostar da ME-70.

sobrevivente
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Legal. Meu amp tem loop (LV100), mas nunca usei. farei uns experimentos, vamos ver como fica!

ABATANGERINA
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
cara, so por curiosidade, que amp tu usa

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


ABATANGERINA
Meteoro Nitrous GS100... :(

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


Ressucitando...

Tempo vai, tempo vem, os planos de GAS mudam... abri este tópico numa época que estava pensando em vender minha bateria para dar uma reviravolta no meu set. Bem, só consegui vender a bateria todinha semana passada, e ainda falta receber quase a metade da grana. Neste meio tempo já mudei de idéia várias vezes, mas venho amadurecendo (de novo?) a idéia do valvulado.

Depois da última quinta, ao ver a banda U2 Alive no Café Piu-Piu, voltei a ficar com tesão de tocar guitarra. Nada como ver um guitarrista cover do maior timbrador deste planeta: Gibson Les Paul Standard, Fender Stratocaster, caixa Marshal 4 x 12", pré Marshall (um douradinho de rack), alguns pedaizinhos e... uma Boss GT-6! Bom, até aí pode não ser uma surpresa, afinal um cover de U2 é obrigado a usar algum dispositivo de programação de timbres - leia-se efeitos digitais.

Se antes do show eu estava na linha dos pedaizinhos de efeitos da EFX e pedaleira pequena, parei pra pensar: porque não manter a POD? Mas o grande busílis da POD é que eu adoraria usar o pedal de volume e o wah dela. Isso me leva a duas opções:
- Ligar os pedais de distorção no input do amplificador e a POD no loop.
- Ligar os pedais de distorção no loop da POD e ligar o conjunto todo no input do amplificador (ou usar o método dos 4 cabos pra pelo menos jogar as modulações para o loop do amplificador)

Perguntas:
1) Wah depois das distorções não é legal?
2) Pedal de volume depois das distorções não é legal?
3) Ligar os pedais no loop da POD é uma cagada (em termos de digitalização de timbre e mimimi)?

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


erico.ascencao
1) Wah depois das distorções não é legal?

Eu gosto, embora em geral eu faça isso antes do amp assim tenho o wah antes do drive do amp e depois das distorções, quando tinha 2 wahs era um antes e um depois. Fica bem interessante pra timbrar também, deixar num lugar parado.

2) Pedal de volume depois das distorções não é legal?

Depende do que vc quer controlar, antes das distorções vc está mudando o sinal de entrada da distorção (mais ou menos drive em função do volume), depois das distorções vc só vai ter a mesma distorção, mais alta ou mais baixa. Logo os dois tem vantagens e desvantagens.

3) Ligar os pedais no loop da POD é uma cagada (em termos de digitalização de timbre e mimimi)?

Eu acho toda essa idéia de só analógico presta uma grande bobagem, os dois tipos de efeitos tem vantagens, porque não usar? Não existe pedais analógicos que dêm os nível de controle e a clareza e definição do digital, da mesma forma que tem sons que o analógico dá e o digital nunca vai dar.

Você citou o U2, isso me faz pensar, pq o The Edge pode ter vários racks digitais e usar a distorção deles (inclusive ele tem 2 racks do Line 6 Distortion Modeler, 2 Pod Pro, e todos os outros modeler da Line 6). E sem se importar com essa frescura toda o cara tira aquele timbre do caralho.

Acho que nisso aquele I Might Get Loud é uma pancada pra muita gente que diz que não é ele quem timbra o som dele, já que boa parte das participações dele é ele editando o piqueiro de racks dele, seja sozinho, seja com o técnico.

EU diria que manter a pedaleira é uma decisão sábia, misturar analógico e digital, quando ambos são de qualidade, é uma das coisas mais inteligentes que se faz num set. Não é MauricioBahia e MMI???

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

EU diria que manter a pedaleira é uma decisão sábia, misturar analógico e digital, quando ambos são de qualidade, é uma das coisas mais inteligentes que se faz num set. Não é MauricioBahia e MMI???

Não tenho dúvidas em relação a isso. Como criticar o grande nicpedia? Sua resposta foi irretocável. kkkkk
Como diria o mestre Van Halen, The Best of Both Words

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Bom, meu principal propósito de usar o pedal de volume é para controlar o volume mesmo. Uma coisa que eu gosto de fazer é aquele efeito slow gear, só que no pé mesmo.

Pensando um pouquinho mais, posso programar a seção de loop da pedaleira para ficar após o volume e o wah, assim eu jogo o send da pedaleira no input do ampli, jogo o send do ampli no return da pedaleira e a saída da pedaleira no return do ampli.

erdnaxela
Veterano
# mar/10
· votar


pra mim o imortante pra quem tem uma boa guitarra e ampli é não matar o timbre. Eu misturo distorçaõ analogica com efeitos digitais e estou bem satisfeito pela praticidade e som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Distorções analógicas e pedaleira para efeitos