True Bypass (TBP) Looper barato - Handmade

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia


1) Introdução:
Uma dúvida que muita gente tem é como fazer um Boss, Ibanez e outros pedais que tem bypass eletrônico, "virarem" TBP. Fazer isso no pedal é uma tarefa difícil pq, além de ter que abrir, vai depender do espaço físico pra uma chave 3PDT, por exemplo, e tem que estar familiarizado com o circuito de cada pedal para modificá-lo. Algo que para um quase leigo em eletrônica, como eu, seria uma tarefa hercúlea ainda mais numa Zoom! Meu Deus...


2) O "problema" :
Eu estava pensando em comprar um Delay mais poderoso e um afinador menorzinho pra fechar meu set e não ter que carregar a G2 pra todo o lado mas, putz, teria que gastar uma grana pra ter algo bacana. Então, me ocorreu que a Zoom G2 tem um Delay (ou melhor vários delays) muito bacana e um afinado ótimo, então pq não aproveitá-la no set? Como meu set é todo TBP queria deixar a G2 com esse tipo de bypass. Fora que pra acionar o afinador, é preciso apertar os 2 botões juntos, o que acho meio chato de fazer.


3) A solução:
Fácil, fazer um True Bypass Box (TBPB)/ True Bypass Looper que li no livro "How to Modify Guitar Pedals" que chegou esta semana aqui em casa. Isto significa ter uma caixinha ligada a minha G2. Essa caixinha estará sempre em TBP. Quando eu acioná-la a Zoom passará a fazer parte da cadeia junto com os outros pedais. Se eu pisar novamente no footswitch da TBPB, a Zoom fica de fora novamente e o sinal fica todinha TBP! Isso é nutritivo, eheh, barato (bem mais que comprar um Delay e/ou um afinador) e é fácil de fazer, basta que tenha:

1) chave 3PDT (~R$30,00)
2) 3 jacks mono (~R$1,50 cada)
3) 1 jack estéreo (~R$1,50 cada)
4) 1 clipe de bateria (~R$0,50)
5) 1 led (~R$0,20)
6) 1 resistor de 2.2k (~R$0,20)
7) 1 lata de sardinha! (R$2,00)*

Total: ~R$40,00

Ps.: obviamente vc vai precisar de cabinhos, ferro de solda, solda, alicate.

*claro que pode ser outra caixinha, mas a de sardinha me parece uma solução barata e com bastante Ômega 3 :-) Não sei se os componentes mais a bateria vai caber na latinha pois ainda não montei a TBPB.


4) Como fazer a TBPB com led e com ligar os cabos:
É isso aqui ó, mastigadinho pra sua TBPB: http://img30.imageshack.us/img30/4886/diagramatbpboxcompletor.jpg


5) Conclusão:
Comprar pode ser um boa idéia pq é mais prático! Aqui tem um exemplo de um "micro" pedal vendido pelo Keeley: http://www.robertkeeley.com/product.php?id=23 e da Blacksnake, que me parece um pouco espaçoso no meu entendimento: http://www.blacksnake-mereti.com/true/true.htm
Porém, eu acho que fazer é algo muito divertido e pode ser um ponta-pé inicial pro mundo handmade! Alias, a coisa mais fácil do mundo é montar um footswitch do tipo (FS1) que mostro eu dou as dicas em outro tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/208187/

Pronto: coloquei na caixinha nova com arte e tudo beleza!!! \o/
http://img136.imageshack.us/img136/1228/loopernacaixanova2.jpg

Abs!

____________ NOTA IMPORTANTE _________________

Pra galera que quer saber com montar outros True Bypass Loopers mais simples ou mais elaborados (o mais simples e barato usa uma DPDT, que custa uns R$5,00 e sem LED) pode acessar o link abaixo, que tem informações valiosas:

http://www.beavisaudio.com/techpages/PedalHacker/index.htm ou http://www.beavisaudio.com/projects/Looper-Switcher/index.htm

DotCom
Veterano
# set/09 · Editado por: DotCom
· votar


meu set é todo TBP e o sinal passando pela Zoom não é a mesma coisa que "por fora"
Sim, concordo.

pois o sinal vai ser processado digitalmente e isso pra distorções, principalmente, não é o ideal por causa da dinâmica da palhetada
Você sentiu essa diferença mesmo? Porque se conversão A/D/A estragasse distorção, som de CD/MP3 seria um lixo...

Agora, uma dúvida: Por que não faz passivo? Sai muito mais barato e não necessita de bateria. Ou então, por que não usa fonte?

PS: O "True bypass box" já tem um nome, se chama Looper (ou Looper TBP), e a black snake e EFX fazem também.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom: Você sentiu essa diferença mesmo? Porque se conversão A/D/A estragasse distorção, som de CD/MP3 seria um lixo...

Senti sim. A Zoom G2, ela altera o timbre um pouco, deixando com menos dinâmica. É pouca coisa, mas eu percebo, infelizmente.

Agora, uma dúvida: Por que não faz passivo? Sai muito mais barato e não necessita de bateria. Ou então, por que não usa fonte?

Por causa do LED. Se não me engano ele funciona de modo passivo também, ou seja sem energia. Cara, poderia usar com fonte também, mas aí tem que adaptar o esquema que eu traduzi o esquema do livro "How to Modify Guitar Pedals", como disse e inclusive está creditado no imagem. O esquema de um sem led e, portanto, não precisa de qualquer tipo de energia (passivo) está aqui.

PS: O "True bypass box" já tem um nome, se chama Looper (ou Looper TBP), e a black snake e EFX fazem também.

Eu sei que tem, a EFX também tem o seu pedal (sem led), mas eu acho que é interessante o leigo saber que isso existe e quem não tem grana pra comprar um pronto pode fazer. Acho que comprar um pronto é uma ótima idéia e talvez seja bem mais prático que fazer o looper.


Você achou o tópico sem nexo? Aliás, se achar que não é uma boa por algum motivo eu fecho! É aquela história, eu tô quero ajudar, mas se for atrapalhar eu recuo rapidinho!

Abs

ogner
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Você achou o tópico sem nexo?

Uhmmm, eu acho que tem nexo sim ein!!!

Minhas latas são todas trueBypass. Mas aposto que vai ter nego querendo fazer esta arte ae!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom
ogner


Agora fiquei inseguro... Será que estou criando mais "quizumba" na cabeça da galera?

Abs

ps. pô, fiz um desenho tão bonito... hehe

ogner
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Não cara, relaxa, esse assunto de sinal, truebypass, timbre, esta em alta no forum, até os iniciantes estão em polvorosa!!!!

Esse é um esquema simples que qualquer um pode fazer e tirar suas proprias conclusoes sobre defasagem de sinal, se o pedal é que é o grande vilão do seu timbre...

E isso ae, da a vara e a molecada ae pega...o peixe...

Eu ja tenho minha vara, obrigado! ahuehauhueha...

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

Como bem disse o DotCom, quem quiser pode comprar um pronto da Blacksnake o EFX, ou mesmo tentar fazer um sem LED e sem bateria, com uma DPDT, que fica muito mais barato que essa solução que dei. O que imagino é nem sabe que isso existe. O nome looper não é dos mais amigáveis. Bom, fica aqui registrada minha contribuição! :-)

Vlw!

ogner
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

O nome looper não é dos mais amigáveis

Eu não sabia...

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


ogner: Eu não sabia...

Do nome ou que ele não é amigável? hehe

Abs

ps. eu estou supondo que não é amigável...

ogner
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Não sabia a real função deste pedal, o da EFX (looper) nunca procurei saber tb. Mas se ele se chamasse Truebypass Box seria mais fácil, e bem mais amigável..hehehe..

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


ogner

Esse é o cobra preta

http://www.blacksnake-mereti.com/true/true.htm

E esse é o da EFX:

http://www.efxpedais.com/lineselector.html

Aliás a EFX tema cacetada de "loopers"

Abs

GUGALOO
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Uma pergunta, não sei se é meio imbecil, mas lá vai rsrs: Tenho 2 pedais q não são tbp (na verdade um eu não sei se é, q é o afinador da planet waves, uns dizem q são, outros dizem q não são, eu mesmo não consegui identificar) q seria o cry baby e o tuner, q são ligados no input do ampli, e tbm 2 pedais q não tem TBP (um dan echo e um equalizer da oliver). A pergunta seria: Um só looper conseguiria resolver esses problemas, ou teria q ter 2, pelo motivo de serem ligados no input e outros no loop de efeito??

Quanto a ligação dos pedais q uso no input, sinceramente, não consigo perceber diferença no sinal (ja testei ligando só guitarra e ampli e tbm os pedais), mas quando aciono o foot do loop do ampli (q é quando "liga" o loop) sinto uma perda considerável de sinal. O Pedrone me disse q isso acontece devido os pedais não serem tbp..

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
a zoom faz um barulho horrível quando tá em bypass e começar a 'pescar' notas pra afinar ><
já percebeu isso?
abç

GuitarUser
Veterano
# set/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


GUGALOO
Um só looper conseguiria resolver esses problemas, ou teria q ter 2, pelo motivo de serem ligados no input e outros no loop de efeito??
sim, veja a ilustração do black snake. você só teria que ligar os pedais que estão no loop entre si.
edit: mas assim, se você tem 3 pedais sem tbp, quando você ativasse o loop (digamos que você ative o loop pra usar só um destes pedais) o sinal vai passar por eles

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GuitarUser

Vc tá ligando a Zoom numa fonte pra múltiplos pedais? Se for, pode ser interferência. Tenta com pilhas pra ver se melhora. Se melhorar, liga a Zoom num fonte só pra ela. Pode ser interferência. Isso acontece na minha PS12. Pra evitar isso eu usava uma fonte só pra G2.

GUGALOO

Cara, não sei ao certo o que fazer, mas pensando aqui rapidinho eu imagino que vc precisaria de 2 loopers ou um duplo, tipo esse:

http://www.efxpedais.com/abselector.html

Mas eu não tenho o certeza!!! Portanto é melhor aguardar os caras que manjam utilizar vários loops.

Manda um MP pro Fernando de Almeida, ele vai saber te responder com propriedade.

Abs

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
uso uma ps-8.. vou tentar isso.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GuitarUser: uso uma ps-8.. vou tentar isso.

Deve se isso então! Interferência. Liga uma fonte 9v só pra Zoom no AC/Aux da PS8 que rola.

Abs

edalko
Veterano
# set/09
· votar


A grande questão para se usar um loop tbp não é ter um pedal que não o seja, mas sim, que o pedal interfira (desligado) no som original da guitarra.

Se é TBP, nao importa (questão amplamente discutida por aqui, porque até mesmo os tbp podem ter resultado negativo, dependendo a distância final desde a guita até o amp, passando por pedais, cabos, etc), o importante é que o pedal não seja um "tone suck" como dizem os gringos, mantendo a dinamica e timbre original de sua guita.

Para saber isso, plugue primeiramente a guitarra diretamente no amp, e veja a sonoridade produzida.
Depois, coloque apenas um pedal entre a guita e o amp e veja se o som (quando ele estiver desligado) é o mesmo de quando vc plugou só a guita diretamente no amp... se sentiu a perda de agudos, graves, ou o realce de médios, etc, o pedal infelizmente interfere negativamente no seu som. Daí que usar esse loop tbp é uma boa (se quiser manter o pedal no set).

Mas dou a dica: os cabos utilizados tem que ser de excelente qualidade, EXCELENTE!

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Não achei o tópico sem nexo não, cara! Longe disso!

Só tava elucidando algumas questões que ficaram em aberto no seu post, e que algum leigo pudesse ficar em dúvida.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko

Bem colocado tudo o que disse, inclusive dos cabos.

Eu tenho um SD-1 "tone sucker" e acredito que muita dente deve ter seus Behringers também. Dependendo do pedal que tá na cadeia, ele "mata" o timbre de todos os outros.

A idéia do tópico é apresentar possíveis soluções sem descartar um pedal. Por exemplo, o cara tem uma G1 e não tem afinador. Não precisa comprar outro, se tiver espaço, usa a G1 no set. Pode usar um "looper" como esse que eu menciono aqui, ou mesmo uma AB/Box, que é algo muito mais simples de fazer e barato. A minha AB da EFX tá na lata de sardinha. Aproveitei a ótima caixinha da EFX pro Blues Breaker. ;-)

Então há alternativas criativas que muita gente nem sabe que existe.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom

ôpa, blz! É que eu fico inseguro pq tenho medo que, como não sou "versado" em eletrônica nem tão vivido em múscia, possa estar dando uma discas pelo avesso! ;-)

Vlw!

Abs

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


GUGALOO
Pro seu caso, precisaria de 2 pedais LOOPER.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edalko
DotCom

Aliás!!! :-))) Chegaram meu livrinhos pra estudo. Tô muito feliz:

http://img149.imageshack.us/img149/4337/montarpedais.jpg

Abs

ps. o esquema e idéia do tópico eu tirei do " Como Modificar Pedais de Guitrarra". Muito legais pra iniciantes, com eu.

ogaitnas
Veterano
# set/09
· votar


se pegar a idéia e expandir vc pode montar um abcd*** box com vários loops, tudo tbp, mas eu sinceramente faria um buffer tbp se fosse usar com muitas ligações para evitar perda de sinal.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aliás (2), pra galera que que saber com montar outros True Bypass Loopers, tipo este do tópico, aqui tem um monte de informações valiosas (neste link tem como fazer só com uma DPDT, que custa uns R$5,00 e sem LED):

http://www.beavisaudio.com/techpages/PedalHacker/index.htm

Abs

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


Eu comecei a projetar um looper programável, ele ia aceitar até 4 loops e ter 4 memórias, dava pra fazer uma arte legal. Falta é ânimo pra montar, hehehe...

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Cara sou fraquíssimo em eletrônica, mas é impressão minha ou esse TBP ou até mesmo loops sao rídiculos de serem feitos? Não usa nem placa né

Henrique S.
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

da pra fazer com a millenium e DPDT tmb...

é o mesmo esquema de fazer o "liga desliga" de um pedal, só que no EFFECT IN vc poe um jack, e no EFFECT OUT, outro =)

só pra quem nao quer gastar com 3pdt hahha

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


FeaR-ME
Não é impressão não... é ridículo de ser feito mesmo.

O legal do maurício é que ele aprende na raça e mostra pra um bocado de gente aqui que boa parte dos "mitos" pedais, cabos, etc... não tem esse segredo todo e qualquer pessoa com vontade de aprender consegue fazer.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


FeaR-ME
Não usa placa não, a não ser que queria fazer o pedal de loop com uma chave DPDT com LED. Pra ter o LED com uma DPDT é preciso do circuito chamado Millenium, que exige uma plaquinha. É o que o Henrique S. disse acima.

Pra fazer sem LED usando uma chave DPDT:
http://img146.imageshack.us/img146/8209/loopernoled.gif

Nesse caso, eu calculo que vá gastar uns R$10,00 a R$15,00 pra montar o looper ou, como chamei aqui, de True Bypass Box (termo retirado do livro How to Modify Guitar Pedals)

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a True Bypass (TBP) Looper barato - Handmade