Novo uso para o True Bypass Looper

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Ramsay


    Existe na Internet um circuito chamado "True Bypass Looper" que consiste numa caixa com 4 jacks fêmea P10 e uma chave 2PDT, cujo objetivo é o de fornecer, a um pedal qualquer ligado nela, um caminho true bypass para o sinal da guitarra.

    Tem certos fabricantes que apregoam que seus pedais são true bypass, quando na verdade eles não são totalmente, pois as vezes são colocados um par de resistores em paralelo e um capacitor em série com o sinal, o que segundo os fabricantes serviria pra tirar o "pop" que pode aparecer quando se pisa na chave pra ligar o efeito.

    Ontem, eu resolví construir um, mas não para o fim original, e sim pra saber o quanto um pedal qualquer quando desativado afeta ou não o sinal da guitarra.

    Pra isso, liga-se o pedal nos jacks traseiros e a guitarra e o amp nos jacks laterais. E com o efeito do pedal desligado, toca-se a guitarra e pisa-se na chave 2PDT e compara-se o som.
    Se os sons ficarem rigorosamente iguais, então o pedal é um real true bypass.

    Eu fiz o teste com o Tonebone Plexitube (cujo circuito usa os tais resistores e o capacitor que eu falei acima) e enquanto o volume permaneceu inalterado, o som apresentou uma diferença bem sutil ficando levemente mais abafado quando a chave está na posição que usa o bypass do Tonebone.

    Abaixo o esquema, pra quem quiser montar:
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/TrueBypassLooper.jpg


    E algumas fotos da caixa aberta e fechada:
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC00749.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC00747.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC00752.jpg
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC00753.jpg

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Up!!
    Ninguém??

    jpdiman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É o jeito certo pra ver em quanto um pedal afeta o timbre, acho interessante tambem um A/B box pra ver a diferença entre dois pedais, ja vi no youtube um que era o GDI 21 contra o GT2 dai da pra ver melhor a diferença

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O que eu propus nesse tópico é uma coisa útil!!

    É saber, apertando e desapertando sucessivamente o 2PDT da caixa e tocando a guitarra, o quanto um determinado pedal come (colore) o seu som ou não.

    Eu fiz isso com o Tonebone Plexitube e descobrí uma diferença no som, sútil, mas está lá!!

    Mas, o fato é que quando eu pus o Tonebone de volta no pedalboard, o som (quando se usa distorção que não a do Tonebone) voltou a dar um ruído que parece um vento, mesmo com o Tonebone desligado e, então, finalmente descobrí qual o pedal causava aquele ruído de vento no meu pedalboard.

    Se ele fosse real true bypass isso não aconteceria.
    Daí, tirei ele fora e como por mágica o ruido de vento desapareceu!!

    Então, das duas uma:
    1- Tiro fora de vez o Tonebone do Pedalboard.
    2- Tiro fora o interruptor 2PDT dele (vai dar trabalho) no qual uma das seções se destina a ligar e desligar o led e ponho no lugar um 3PDT.

    Então, o que vcs acham??

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ramsay

    Legal!!! Eu já usei o meu pra isso. Não tenho mais saco pra ficar avaliando qto há de perda pois na hora de tocar com banda muda tudo mesmo! hehe Será um Led não ajudaria identificar qual canal está usando?

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia

    Pois é, no começo eu pensei em usar uma chave de alavanca, e assim eu saberia a posição do true bypass do pedal e o true bypass da caixa.

    Mas, resolví fazer uma coisa simples usando um 2PDT sem led e sem a necessidade de fonte de alimentação ou pilhas e pra saber qual é qual, simplesmente ativo o som do pedal. Então eu sei se o som tá sendo gerado pelo bypass do pedal ou o da caixa.

    E o propósito é testar cada pedal, mesmo os com buffer, e ver o quanto eles deterioram ou não o som da guitarra, entende??

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ramsay: ver o quanto eles deterioram ou não o som da guitarra, entende??

    :) Sei qual é! Última vez que eu usei acho que foi pra comparar o som de dois amps.

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pois é, esse tópico é para uma minoria do fórum, uns 10% talvez, porque os outros 90% são noobs e não entendem nada!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ramsay

    huauhauh Deixa de ser metido! :P

    Abs

    edalko
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia
    Deixa de ser metido! :P

    boa hahahahahahha

    Então, eu já tive essa neura, e usei esse pedal de loop para testar o efeito dos pedais na cadeia e o resultado final.

    Quer saber??? o que achei mais comedor de timbre, ou na boa palavra, o fodedor, em 1o. lugar os cabos, e em 2o. lugar a fonte.

    Fonte tem que ser robusta, com filtros etc. 2A e 9V.
    Mas nao adianta usar só uma, porque tem uns pedais (delay) que requerem fopnte própria e mesmo alguns drives causam HUMM se compartilha a mesma fonte.

    Quanto aos pedais, é bem como o MauricioBahia falou: na mix com banda, vc não vai notar essa pequena diferenã sonora de um pedal com TBP ou não.
    Numa gravação sim, mas com banda já notei que muitas coisas que observamos em casa (sozinhos) ficam completamente absorvidas pela mix.
    Além disso, regulagem de amp casa é uma coisa e com banda outra, completamente diferente.

    Ramsay
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    huauhauh Deixa de ser metido! :P

    Abs


    MauricioBahia
    edalko

    Valeu por responderem, mas o fato é que o meu comedor de timbre é o Tonebone Plexitube, que mesmo desligado dá vento no som, o que prova que ele não é real true bypass (como eu já sabia)!!

    Del-Rei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ramsay
    A Stewmac tem um material que ensina a fazer esses pedais True Bypass, que "desligam" todo ou parte do set de pedais, de acordo com o gosto do freguês! Realmente, pra testar o que está comendo o sinal é uma maravilha!!

    Cheguei a comprar o material pra fazer, mas não comecei... hehe.

    Bacana!

    Um aceno de longe!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Ramsay: é o Tonebone Plexitube, que mesmo desligado dá vento no som, o que prova que ele não é real true bypass (como eu já sabia)!!

    Caraca! Sinistro hein!? Você já testou com outra fonte?

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia

    Caraca! Sinistro hein!? Você já testou com outra fonte?

    Abs


    Não, porque a fonte dele é própria e o pedal funciona!!

    Mas, o maior problema é que no amp com 2x6L6 + 2xEL34 quando subí de 60 ohms pra 90 ohms no atenuador de potência, depois de 1 hora de uso, começou a dar um cheiro de queimado que quase dava pra queimar a mão na grade traseira do cabeçote.
    Talvez alguma válvula tenha ido pro saco, não??

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Ramsay: Talvez alguma válvula tenha ido pro saco, não??

    Ráa! Isso é uma caso pro mestre Carlos Adolphs!

    Abs!

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ramsay
    Mas, o fato é que quando eu pus o Tonebone de volta no pedalboard, o som (quando se usa distorção que não a do Tonebone) voltou a dar um ruído que parece um vento, mesmo com o Tonebone desligado e, então, finalmente descobrí qual o pedal causava aquele ruído de vento no meu pedalboard.

    Olá, já experimentou ligar somente o tonebone com o ampli e ver se gera o mesmo ruído? Caso não gere o ruído talvez a impedância do tonebone seja acima dos outros pedais que tem na cadeia, eu já tive pedais de distorção higain que não "batem" na mesma cadeia de efeitos com pedais vintage... um caso que ocorreu comigo foi que eu usei um phaser antigo junto com um double shot da mxr e dava muito hiss no som... mesmo em bypass... tirei o double shot e coloquei um distortion plus, o ruído sumiu...

    Tem certos fabricantes que apregoam que seus pedais são true bypass, quando na verdade eles não são totalmente, pois as vezes são colocados um par de resistores em paralelo e um capacitor em série com o sinal, o que segundo os fabricantes serviria pra tirar o "pop" que pode aparecer quando se pisa na chave pra ligar o efeito.

    Na verdade existe uma maneira muito simples de saber se um pedal é true bypass, ou pelo menos o chaveamento é mecânico e não como nos Boss que são por meio de fets... ligue seu pedal na sua cadeia de efeitos, tire o plug que alimenta 9volts dele... acione a chave do pedal no modo bypass... se passar o sinal, o mesmo é true bypass....quanto ao que comentou acima, procede este resistor "anti-pop" porém é usado isto ao acionar o efeito... quando o pedal está no modo bypass... os resistores não estarão acionados... o sinal é direto... ao acionar novamente o pedal o chaveamento muda a posição e automaticamente o resistor entra com sua função de "descarregar" as cargas dos capacitores elétroliticos do circuito....
    No geral eu aconselho testar os pedais um por um... existem pedais bypass com buffer no circuito que são muito bons e não comem sinal... podem causar uma coloração no som... mas nada que comprometa a sonoridade de modo geral. pessoalmente não deixo de comprar um bom efeito simplesmente pelo fato de não ser true bypass...
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo uso para o True Bypass Looper