Meu equipamento (pedais)

Autor Mensagem
Marcelocobain
Veterano
# set/09


Olá a todos, sei que existe uma porção de tópicos de set de pedais, mas gostaria da opinião de vocês que entendem para me ajudar a fazer a coisa certa.

Primeiro vou falar o que eu já comprei e depois o que eu penso em comprar:
Eu tenho uma guitarra Les Paul, da Memphis (by Tagima), uma caixa 50W da Giannini, e os primeiros pedais que comprei, DS-1 e CH-1.

Agora minhas dúvidas: quais seriam as vantagens para eu comprar agora? um GE-7 e um RV-5, ou um wah wah seria bem mais necessário que o equalizer? Se sim, qual e quanto mais ou menos costuma custar? Depois que eu conseguir esses, um Super Shifter seria um bom negócio?

Outra coisa, como consigo um case sem gastar muito?

Valeu, gente, espero sugestões... ;)[/b][b]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
Cara, se vc tem um chorus e um distorção, compre um delay e um Wah, e um booster para solos, e "tá fechado".
Vc mesmo pode fazer um pedalboard em casa.
Abç

Bruce Maiden
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
Acho melhor vc investir em guita e amp melhores antes de partir pros pedais...

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


Primeiro n existe só pedal BOSS, axo q vc deve começar por ai.

Segundo, quem define sua necessidade é voce! Ninguem vai te falar oq é mais importante pra ti, escute seu som e veja oq é mais urgente de se melhorar, sem contar q na maioria das vezes a resposta pra isso é a técnica =P

Terceiro, aqui posso até te ajudar, sobre case acho q o mais interessante são as 3 empresas q tão atuando na internet: hellocases, ncase e autenticase. São de qualidade e baratos.

No mais era bem melhor vc ter usado a busca cara...

Flw, abç

Diego Vermelho
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain

como disse o Mauricio Luiz Bertola, pela logica o delay e o wah seriam os proximos, mas depende mesmo da sua necessidade
q estilo vc mais curte? q musicas pretende tocar?

a respeito do case, tem alguns topicos bem legais q ensinam a construir um proprio como esse, da uma olhada depois

Marcelocobain
Veterano
# set/09
· votar


Valeu pela ajuda, pessoal!

Mauricio Luiz Bertola

o que é exatamente um booster? (desculpe a minha ignorância)



A minha guitarra não é uma guitarra ruim, eu também sei que não existe só Boss, mas o que geralmente me disseram é que algo para não errar, pela qualidade.

O que eu pretendo tocar, é rock nacional em geral, além de uns clássico como dos anos 70, (eventualmente um grunge e britpop).

Guynho
Veterano
# set/09
· votar


O Booster, é um pedal que tu aciona na hora do solo, que serve pra aumentar o volume da guita (pra destacar o solo), ou ainda aumentar volume+Certas Frequencias a sua escolha+Ganho, etc...

Eu, como faço poucos solos, não uso booster...

O Booster pode ser um pedal de volume (no caso de vc necessitar somente de um booster de volume), ou um outro pedal de overdrive (normalmente é usado o overdrive, mas pode ser um dist). Até mesmo o Equalizer pode ser usado pra boostar, vai da necessidade...

Respondendo a tua pergunta: Acho que o que tu precisa, é um Delay mesmo, e um afinador (se for tocar com banda, é uma mega mão na roda).

Marcelocobain
Veterano
# set/09
· votar


então, eu tenho um afinador digital, que eu uso, sei que pode não ser grande coisa...rsrs
um delay é mesmo mais compensatório que um reverb?
pergunto isso pq um professor que conheço recomendou o reverb dizendo que o delay é mais artificial

Nitefly
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
um delay é mesmo mais compensatório que um reverb?

São dois efeitos bastante diferentes, então vai mesmo do seu uso, necessidade e preferências. Pela sua descrição me dá a sensação que o delay pode ser mais útil, mas o melhor mesmo é experimentar os dois e ver o que você acha melhor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
o delay é mais artificial
Acho que esse seu professor aí não parece saber muita coisa não....
Os pedais da Groovin, por exemplo, tem muito boa qualidade.
Abç

edalko
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os pedais da Groovin, por exemplo, tem muito boa qualidade.

Vai me dizer que vc tomou o mesmo remédio da Vanusa?!?

Marcio McBean
Veterano
# set/09
· votar


Sei que este tipo de opinião é tabu e gera muita discussão mas concordo com o Bertola. Já tive um set com um Delay Groovin DD-900 e o considero muito bom além de ter uma construção externa (não posso falar da interna pois não conheço de eletrônica) excelente.

MarceloCobain, paguei R$75 no pedal e não me decepcionei nem uma vez.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


edalko
Não tomo remédios cara, sei do que estou falando. Eles podem não ser tão bons quanto os Boss (são quase), e o controle de qualidade pode não ser tão efetivo, mas a qualidade é muito boa.
Abç

Marcelocobain
Veterano
# set/09
· votar


Qual a desvantagem em comprar Boss? além de pagar caro, rsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
No meu entender, nenhuma.
Abç

Marcelocobain
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola e demais

obrigado pelas dicas

Marcio McBean

75 é o preço mesmo? se ele funcionar bem e for durável, é uma boa vantagem, não é? Já que um delay Boss seria uns 350 ou mais...



Me falaram de um pedal, behringer gdi, parece que é um bom preço. Alguém tem ele? Serve basicamente para quê?

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
kra o gdi tem um som mto legal, mas tem gente q comprou e deu problema!!!

qual é o seu amp?? vc falou q era da gianinni mas qual é!? tem amp's bons da gianinni!

ele é valvulado??

abç

Marcelocobain
Veterano
# set/09
· votar


jigo__

eu não entendo muito de amplificadores, o meu é giannini, está escrito GG-R50, ele tem os 4 botões de regular o clean volume/bas/middle/tremble e os mesmo 4 para regular o drive, além de um botão Gain e um reverb (e tem um pedalzinho dela para o reverb e o drive)

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
humm eu nem conheço kra, ele é antigo, ou é novo??
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
Esse seu amp é uma versão do antigo Giannini U75G dos anos 70. é um amp apenas razoável. O bom é que ele tem um falante de 12pol.
Abç

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


Marcelocobain
troca de guitarra..
no mais um wah wah e fechou.

edalko
Veterano
# set/09
· votar


o controle de qualidade pode não ser tão efetivo, mas a qualidade é muito boa

ou o controle de qualidade é bom e o pedal tem qualidade boa
ou o controle de qualidade não é bom e o pedal não tem muita qualidade

Daqui a pouco o pessoal vai achar que Behringer, groovin, etc são pedais bons, quando na verdade não são. São pedais que seguem a linha da Zoom 505: atender a um pessoal despreocupado com qualidade sonorora que, com pouco dinheiro disponível, podem obter sonoridades diferenciadas e relativamente parecidas com aquelas que só eram possíveis com aqusição de produtos caros.

Além de terem construção frágil, usam componentes de suspeita qualidade, com sonoridade que altera o timbre original e não são true bypass.
O Boss apesar de ser famoso e de construção robusta interfere na sonoridade original da guitarra, ao contrário hj dos pedais mais elaborados.

Se disse que os pedais tem custo x benefício bom, e que fazem jus ao preço, até tudo bem, mas dizer que tem boa qualidade é forçar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


edalko
Cara, eu não tenho desejo de polemizar com você sobre isso, até porque acho inútil. Concordo em parte com você e realmente faltou utilizar a expressão "custo-benefício". Também concordo que os pedais Boss não são os melhores que existem. Nesse sentido, vou transcrever (utilizando o recurso "copiar e colar") um debate ocorrido em outro fórum acêrca desses pedais:
1) circulovicioso escreveu:
Pessoal, sou novo no forum e tenho uma dúvida...
Sempre pedaleira pra baixo e atualmente to com um bass v-amp, mas to querendo trocar por um set de pedais:
tenho um baixo sx sjb 75, e quero comprar um limiter da behringher, um equalizer da behringher e um overdrive da groovin. qual a ordem de ligação dos pedais?

Cara, evite esses Behringers, são ruins... Prefira os Groovins, que não são comparáveis aos Boss, mas são melhores que esses Behringers aí. A ordem é: Limiter, Eq e Overdrive.
Abç
Bertola

2) circulovicioso escreveu:
Valeu bartola pelo retorno!
Vi em muitos foruns q os behrighers são similares aos boss...procede ?
É Bertola cara, eh,eh,eh...
Não cara, a qualidade da manufatura é inferior e são feitos de plástico, existe uma grande perda de sinal ("buffers" de má qualidade ou inexistente). Os Groovins são melhores (não muito, mas são).
Abç


3) Bertola, eu testei alguns groovin lado a lado com os Boss (não exatamente todos os modelos que tenho aqui), a saber:

- BOD-100 (Groovin) x ODB-3 (Boss)
- HM-300 (Groovin) x MT-2 (Boss)

Tem também os compressores mas não lembro os números, acho que são CS-500 (Groovin) e CS-3 (Boss).
E fora diferenças bem pequenas (o ganho que o HM-300 deu com o pot no 5, o boss ia no 4,5, coisas desse tipo), os pedais soaram tanto ligados quanto desligados muito próximos, pra não dizer iguais, aos meus ouvidos.

Ao abrir os Groovin, as placas são confeccionadas da mesma forma que os Boss, o que me leva a crer que eles copiaram quase "até a alma" dos pedais, hehe, se é que me entende.

Com isso, gostaria de saber quais pedais você teve essa experiência de que os Groovin são tão inferiores aos Boss, visto que a experiência que tenho é contrária à sua..

Abraços


4) Thales concordo c vc

eu testei somente o eq de 3 marcas behinger boss e groovin

da parte de circuito num entendo nada mas o som do boss e do groovin p mim foi identico


5) Eu não disse que eles eram tão inferiores aos Boss (disse isso dos Behringers), apenas que eles eram inferiores. Eu notei um pouco mais de chiado nos Groovins, e um acionamento que necessitava de mais "força" no pé, apenas isso (o que aliás pode ser fruto de circunstâncias fortuitas). Os Boss são uma marca consagrada, com um controle de qualidade efetivo.
Abç


Veja que minha opinião acêrca dos Groovins é (ou era) uma, e a de outros músicos é outra, consideram-nos de boa qualidade. Eu mesmo pude comprovar isso. Portanto eu não estou "forçando" nada, apenas emitindo uma opinião baseada na experiência alheia, que me fez ir comprovar por mim mesmo e com a qual tive que concordar.
Não é a 1ª vez que isso acontece. Eu mesmo pude comprovar a qualidade e o custo-benefício superior de certos modelos Condor em relação à Epiphone (por exemplo), coisa que muito estranhamento causou a certos participantes do FCC.
Abç

edalko
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Longe de polemizar, aliás estou abrindo minha mente para outros fatores além de "marcas", mas na sua propria transcrição, as pequenas diferenças citadas revelam que há diferenças, de modo que não se pode dizer (e vc não disse) que são similares aos Boss -- fato este que ainda nivelaria os produtos groovins e afins por baixo, pois´hj em dia há no mercado outras marcas superiores que, acima de tudo, procuram criar seus pedais sem que eles alterem o som original da guitarra.

Para os desinformados, seria o seguinte: vc ter uma Gibson com captadores excelentes, e o pedal manter o som excelente da sua guitarra, e não como outros pedais custoXbenefício, que se vc ligar uma Gibson ou uma tonante ele te dá o mesmo som.

A grande sacada do guitarrista na sua busca por um timbre perfeito, é conseguir avaliar quais pedais interferem negativamente no som da guitarra, de modo que tudo tem que obedecer uma ordem de qualidade:

Guitarra boa + amp bom + pedais bons

Não adianta o cara ter uma Fender Strato American + um Mesa Boogie e botar na cadeia um Eq da Behringer, um overdrive da Groovin, e um chorus da Oliver... matou o setup...
Tem que haver coerencia.


Contudo, já observei que a "marca" agrega muito valor economico no produto, não traduzindo realmente a qualidade.
Lembro de um excelente guitarrista de Jazz americano falando de uma guitarra que custava 50 mil dólares, e ele disse: "Nossa, mas o que mais ela faz????"
É madeira, ferragens e construção. Se for de qualidade, a guitarra tem tudo para ser excelente!

Aliás, foi seguindo seu review e comentários posteriores da Lemon Drop da Condor do Maurício Bahia, que acabei comprando minha Condor LPC SET Bigsby, com três caps em alnico.
Linda, excelente, timbrão... construção impecável...
mas se vc for compará-la com outras guitarras, o que impera inicialmente para muitos é o confronto das marcas, o que, na minha visão parte-se de uma premissa errada.

Bom... não quis polemizar apenas expor tbém meu ponto de vista com relação aos pedais, dada minha experi~encia com os mesmos

Cabe a quem quiser adquirir um, comprar e por si mesmo chegar as suas conclusões.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Hoje em dia eu nem pensaria 2x. Compraria na EFX Pedais (ou outro) e ponto final. Handmades, pra mim é a solução, principalmente pra distorções. Normalmente são true bypass (que no final das contas, acho vantagem), com mods, ótima construção e design (EFX). Preços muito bons!!! Um equivalente ao SD, porém modifica custa R$180,00.. Eu tenho um SD-1 mas não sabia que comprar um handmade seria tão eficaz.

Abs

Marcelocobain
Veterano
# set/09
· votar


Pessoal, até acho que meu amplificador dá para o gasto, só pretendo comprar algo melhor, quando for para investir para equipamento para shows de um certo porte...

Com relação aos pedais, eu sei que não tem só Boss e que pode até não serem os melhores que existem, mas eu queria montar uma set com uma qualidade que dê para dizer "boa", estou aberto a ouvir todas as sugestões de vocês, abaixo, acima ou na mesma linha de Boss.

Minha guitarra não é ruim, muita gente já avaliou e disse que dá para tocar por aí com ela tranquilamente. Claro, não é uma Gibson, não custou mais de 2.000,00, mas também não é um lixo, ela é feita pela Tagima, então eu acredito que tenha uma certa qualidade, pelo menos.

Obs: não estou pretendendo montar algo para números solos de guitarra (quero dizer, Malmsteen, Steve Vai etc), (tanto que ainda me falta muito para tentar tocar essas coisa) e sim para tocar com uma banda de rock. ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


edalko
Então estamos mais de acordo do que discordando.
Abç

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar


edalko

belos comentários.....em especial nestas 2 partes....

O Boss apesar de ser famoso e de construção robusta interfere na sonoridade original da guitarra, ao contrário hj dos pedais mais elaborados.


Não adianta o cara ter uma Fender Strato American + um Mesa Boogie e botar na cadeia um Eq da Behringer, um overdrive da Groovin, e um chorus da Oliver... matou o setup...

sempre defendi essas idéias, já estava me sentindo meio doido radical.. já somos dois agora.... hehehehe...parabéns..pontos pra vc

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


rsf

O meu Boss SD-1 mata o timbre legal. Já o Boss PW-10 é outro nível de bypass.

Abs

rsf
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

agora que vc possui um setup básico de ótima qualidade (guitas e ampli ) vc irá perceber certas coisas, muitas das quais vc não aceitará...basta vc ficar um tempo só com o blues jr e a guitarra...vc irá acostumar seus ouvidos ao timbre gerado por essa configuração, posteirirmente vá colocando seus pedais...vc irá perceber com muita facilidade, quais são os pedais que agregam o efeito e quais são os pedais que, além do efeito, agregam outras coisas, as quais vc, com certeza, passará a considerar como inaceitáveis....e já vou adiantando, muita "gente boa" vai dançar nessa avaliação...hehehehehee

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu equipamento (pedais)