Pod 2.0 ou POD XT tem muita diferença do VAMP-2 ?

Autor Mensagem
marcelo guitar
Veterano
# jul/09


Gostaria de saber de quem realmente usou o pod 2.0, pod XT e também usou o VAMP-2, se a diferença de timbre realmente existe?
E também se os efeitos são melhores?
É verdade que as simulações clean do VAMP-2 são melhores que as do POD?
É verdade que o VAMP-2 tire não mostra o timbre da guitarra e os POD'S mostram?

Pra finalizar até que ponto vale apena os POD'S são melhores que o VAMP-2?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar

Cara, já testei os 3, no caso do POD 2.0 e do VAMP-2 pude testar lado a lado, sinceramente não encontrei nenhum timbre que o VAMP dê que o Pod não consiga tirar ainda melhor, pra mim a diferença mais absurda é na resposta à dinâmica de força e angulo de palheta, ataque com os dedos, responsividade aos pots de volume e tonalidade da guitarra. Essas coisas praticamente inexistem no VAMP, à alguma resposta, mas ela é sempre minima.

No POD é o contrário, embora haja uma boa diferença entre ele e um valvulado, dá para conseguir timbres e respostas dinâmicas boas o suficiente pra enganar muita gente. Antes de testar o POD a primeira vez (ainda na versão 1.0), eu achava que nunca que uma simulação digital ia conseguir enganar os ouvidos como sendo um valvulado, mas isso já virou até uma brincadeira entre eu e um amigo meu, ele grava sons dos dois valvulados dele e grava sons parecidos no POD e eu tenho que adivinhar qual é qual e não foram poucas as vezes que me enganei até eu realmente conhecer o som dos amps dele e conseguir diferenciar como ele respondia à dinâmica para poder diferenciar do POD.

SObre a qualidade dos efeitos, nem se fala, enquanto o POD e o POD XT simulam muito próximo dos originais, os efeitos do VAMP são totalmente genéricos, o POD XT tem mais de 80 efeitos, entre eles todos os efeitos da linha Modeler da Line 6.

Enfim, não tem como comparar, são dois mundos totalmente diferentes, um é o equipamento basico, o outro o profissional de baixo custo, no caso do XT o profissional mesmo.

Acima do POD XT ou X3, vc praticamente só vai ter monstruosidades como o plug-in Amp Farm para o pro tools que realmente simulam tão perto da perfeição que até audiófilo confunde, mas que custam uma fortuna.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que vale lembrar que as respostas dinâmicas do Pod não são as mesmas de um valvulado, e na verdade leva um bom tempo e muita tentativa e erro pra entender como elas funcionam, mas uma vez entendido isso, é muito fácil fazer eles soarem parecidos, embora nunca fique igual.

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Um POD XT com pedal de expressão fbv 4 por R$ 1.000,00 está barato?

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Ligar o POD ou VAMP no na entrada normal do amplicador atrapalha muito ou isso é uma lenda?
Porque se eu vou tocar em amplificadores diferentes como irei fazer? terei que progamar toda vez que tocar em ampli diferente?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar
Se estiver tudo em bom estado (sem defeitos), está barato até demais. Agora o FBV4 não é tão util com o POD XT, tipo é possível mudar os 4 canais (patches) que ele tem pra cada banco de memoria, mas não tem como mudar de bancos facilmente, pra mim o POD só mostra o potencial dele ao vivo, se tu tiver pelo menos um FBV Short Board.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar
Ligar o POD ou VAMP no na entrada normal do amplicador atrapalha muito ou isso é uma lenda?
Porque se eu vou tocar em amplificadores diferentes como irei fazer? terei que progamar toda vez que tocar em ampli diferente?


Cara, se vc vai usar ele pra tocar ao vivo, eu recomendo pegar as versões Live, ou a POD XT Live ou a X3 Live, tem as mesmas simulações das versões de mesa, mas na forma de floorboard. o que é muito mais util do que vc tem o floorboard e a versão de mesa, que é mais voltada pra uso em estudio e gravação em linha.

Os recursos basicos das duas versões são as mesmas, sendo a normal otimizada pra mesa e a live para tocar ao vivo.

Eu recomendo usar elas sempre direto no power do amp, sem passar pelo pre dele, assim você consegue um som mais puro e proximo ao que vc programou. Mas se for ligar na frente do mesmo, tenta usar só o canal limpo com tudo flat.

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Então seria é mais jogo junta uma grana é pega a XT LIVE?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar

Se for pra usar em palco, sem duvidas é mais util, porque mais cedo ou mais tarde vc vai precisar/querer um floorboard mais completo pra usar com o POD, e pelo preço de um desses + o preço de um POD XT, vc vai gastar tanto ou mais que uma XT Live ou X3 Live.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar
a diferença de timbre realmente existe?

Sim. Existe. O Pod tem outras especificações e algoritmos. Os programas que rodam dentro deles são diferentes. E, se a conversão do Pod está nos 44.1kHz (o limite do aceitável), a V-Amp está ainda abaixo (acho que era 32kHz, ou coisa do tipo).

E também se os efeitos são melhores?

O Pod 2.0 tem poucos efeitos. Não são fantásticos. Não saberia dizer se são melhores que os do V-Amp. Mas o XT tem muito (muito muito) mais coisas.

É verdade que as simulações clean do VAMP-2 são melhores que as do POD?

Discutível.

É verdade que o VAMP-2 tire não mostra o timbre da guitarra e os POD'S mostram?

Puristas dirão que ambos pasteurizam o som.
Modernistas dirão que o Pod é "idêntico" a uma coleção de valvuladões.
Realistas dirão que ambaos pasterizam o som... mas o V-Amp pasteuriza muito mais!

Pra finalizar até que ponto vale apena os POD'S são melhores que o VAMP-2?

Até o ponto da sua capacidade de distinguir os dois num teste cego. Se os ouvidos nào percebem a diferença, não vale a pena.

Ligar o POD ou VAMP no na entrada normal do amplicador atrapalha muito ou isso é uma lenda?

Atrapalha, e bastante. O amp colore o som. O Pod também. Ao fazer isso, o resultado é uma mistura do som do Pod com o som do amp. Claro, alguém pode usar isso ao seu favor, misturando os dois sons de um jeito criativo. Mas no geral, você quer que o som produzido pelo Pod fique intocado. Eu recomendo usar elas sempre direto no power do amp (2).

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Bog
Puristas dirão que ambos pasteurizam o som.
Modernistas dirão que o Pod é "idêntico" a uma coleção de valvuladões.
Realistas dirão que ambaos pasterizam o som... mas o V-Amp pasteuriza muito mais!


Na verdade isso é uma discurssão sem fim, afinal um amp também adiciona cores ao som, não acho que dá pra o cara comprar um produto de 300 dolares e achar que vai soar exatamente como um valvulado.

Mas no geral o Pod consegue passar um bocado do feeling da coisa, especialmente se comparado com outros emuladores. Dá pra timbrar ele bem com efeitos e enganar os ouvidos mesmo de quem está acostumado com som de valvula, mas não conhece bem o amp em questão.

Agora uma coisa é certa, só a simulação de amp, sem efeitos junto, não dá pra passar por valvulado pra quem conhece, mas pra quem não conhece ou quem não tem grana pra um valvulado, ainda é bem mais util que um SS puro.

No fim, eles podem até não ser como o Amp Farm que realmente chega tão perto de um valvulado que nos testes cegos já confundiu colecionadores, tecnicos de amp e audiófilos. Mas dá pra tirar uma onda legal com eles.

Eu entendo o que dizem quando afirmam que o POD e qualquer outro equipamento puramente digital "pasteuriza" o som, mas via de regra acho que isso tem muito a ver com o pessoal raramente perder tempo atrás de uma timbragem unica nos equipamentos digitais, temos exemplos como o The Edge, o Ed O'Brien, Pat Metheny, David Gilmour, Steve Howe, todos acharam sons unicos e inconfundiveis misturando analógico e digital.

E enfim, existe um motivo para o Albert Lee usar amps Line 6 com uma boa frequência.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Na verdade isso é uma discurssão sem fim

Hehe, por isso que eu coloquei 3 alternativas. =P Para deixar claro que não tem consenso.

PS - DiscuRssão não...

o Pod consegue passar um bocado do feeling da coisa, especialmente se comparado com outros emuladores

Olha, eu tenho um Pocket Pod, que roda algoritmos idênticos aos do Pod 2.0 (são as mesmíssimas simulações), e a minha GNX3000 mata o Podinho sem dó nem piedade. Então, eu não colocaria o "especialmente comparado com outros emuladores" aí. Ele me soa muito melhor que uma G2 da vida (tenho uma encostada lá na casa da minha mãe, tenho que vender), mas se compararmos com as GNX e às Tonelab, eu sinceramente acho que temos outra discussão sem fim.

No mais, só o fato de eu ter três multi-efeitos digitais já mostra que eu não estou aqui para dizer que eles são malvados e demoníacos devoradores de timbre. ;)

Penta_Blues
Moderador
# jul/09
· votar


Boa tarde!!!

nichendrix
o POD XT tem mais de 80 efeitos, entre eles todos os efeitos da linha Modeler da Line 6.
A informação não está totalmente correta.
O POD XT não tem este número de efeitos em sua configuração original e se vc adquirir o Model Pack passará deste número.

marcelo guitar
Na minha opinião, a diferença é muito grande e em inúmeros aspectos, entre eles a tal da LAG. Se vc considerar fazer gravações pelo computador, aí fica até covardia comparar tais equipamentos.

Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Penta_Blues
O POD XT não tem este número de efeitos em sua configuração original e se vc adquirir o Model Pack passará deste número.

Você está certo, ele tem 65 efeitos na configuração original, com o Model Pack vai pra casa de 100 efeitos, na verdade na hora provavelmente me veio a mente a lista de efeitos do POD X3.

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
o POD XT tem mais de 80 efeitos, entre eles todos os efeitos da linha Modeler da Line 6.
A informação não está totalmente correta.


Então o POD XT LIVE não vem com DM-4, DL-4...... ou seja os efeitos que vem no M-13?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Ele me soa muito melhor que uma G2 da vida (tenho uma encostada lá na casa da minha mãe, tenho que vender), mas se compararmos com as GNX e às Tonelab, eu sinceramente acho que temos outra discussão sem fim.

Bom, eu não conheço bem a Tonelab e a GNX, e o POD que conheço melhor é o X3 que tem no estudio de um amigo meu e que de vez em quando passo lá dia de domingo pra ficar tocando e fuçando em tudo (o mesmo da brincadeira de adivinhar quem é quem). Ele tem os mesmos sons do Vetta, e pelo que vi da ToneLab, não deu pra dizer quem é melhor de forma definitiva, mas que o POD X3 consegue tirar uma sonzeira, isso consegue.

Engraçado que o André gosta deles, teve o 1.0, 2.0, XT e agora está com um X3 e vive dizendo que na hora de gravar o POD é uma das ferramenta mais uteis que ele tem.

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Então mesmo com POD XT LIVE não vou consiguir ter os efeitos da linha Modeler da line 6, ou seja, DM-4, DL-4, MM-4...... ?

É isso mesmo, ou tem como eu conseguir esses programas?

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


marcelo guitar
Então o POD XT LIVE não vem com DM-4, DL-4...... ou seja os efeitos que vem no M-13?

Ele emula a maioria dos efeitos que tem na linha modeler, sendo que o X3 emula todos, se tiver o model pack no XT, também emula todos. Aqui vai a lista de todos os efeitos emulados pela XT Live:

Effect Models based on*:
LA-2A® Compressor
Noise Gate
Fuzz Face
Big Muff Pi®
Tubescreamer®
ProCo Rat
Octavia
CS-1 Comp/Sustainer
Dynacomp
Vetta™ Comp
Auto Swell
Mutron III
Line 6® Sine Chorus
Line 6® Flanger
A/DA® Flanger
MXR® Phase 90
Uni-Vibe
Opto Tremolo model from the 1965 Fender® Deluxe Reverb®
Bias Tremolo model from 1960 Vox® AC-15
Leslie® 145
Vibratone
Auto-pan
Boss® DM-2
Deluxe Memory Man
EP-1 Tube Echoplex
Roland® RE-101 Space Echo
Sweep Echo
Line 6® Digital Delay
Line 6® Stereo Delay
Ping Pong Delay
Reverse Delay
Fender® Deluxe Spring Reverb
Fender® Twin Spring Reverb
King Spring Reverb
Small Room Reverb
Tiled Room Reverb
Brite Room Reverb
Dark Hall Reverb
Medium Hall Reverb
Large Hall Reverb
Rich Chamber Reverb
Chamber Reverb
Cavernous Reverb
Slap Plate Reverb
Vintage Plate Reverb
Large Plate Reverb
Vetta Wah
Vox® V847 Wah
Custom Vox® V847 Wah
Colorsound Wah-Fuzz
Maestro® Boomerang Wah
Jen Electronics Cry Baby Super Wah
RMC Real McCoy 1 Wah
Arbiter® Cry Baby Wah
Sub Octaves Synth Effect
Digitech Whammy Pitch Effect
Maestro® Bass Brassmaster
Sans Amp Tube Driver
Volume (Pre- or Post-Amp Routing options)
Post-EQ

PLUS FX JUNKIE MODELS based on*:
Line 6® Killer Z
Chandler Tube Driver
Vetta™ Juice
Line 6® Gain Boost
Boss® CS-1 w/ treble switch on
Mutron III Down
Line 6® Clean Sweep
Line 6® Seizmik Synth
Line 6® Double Bass
Line 6® Buzz Wave
Line 6® Rez Synth
Line 6® Ring Modulator
Line 6® Synth Analog
Line 6® Synth FX
Line 6® Synth Harmony
Moog Lead
ARP Solina/Elka® Strings
Square CE-1 Chorus
Line 6® Stereo Chorus
Line 6® Random Chorus
Line 6® Stereo Flange
Line 6® Exponential Flange
Line 6® Lumpy Phase
Line 6® Hi Talk
Line 6® Sweeper
Line 6® POD™ Purple X
Line 6® Sample and Hold
Line 6® Tape Eater
Line 6® Warble-Matic
Binson EchoRec
Maestro® EP-3 Echoplex®
Line 6® Low Rez Delay
Line 6® Phaze Eko
Line 6® Bubble Echo

Penta_Blues
Moderador
# jul/09
· votar


Boa tarde!!!

nichendrix
na verdade na hora provavelmente me veio a mente a lista de efeitos do POD X3.
Cara, eu tenho o POD XT e se não fosse por dois "pequenos" detalhes eu encararia o X3: meu POD tem todos os Model Pack, inclusive o Bass, e eu estou com uma GAS absurda pra comprar o M13...rs
Valeu!!!

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Então mesmo com POD XT LIVE não vou consiguir ter os efeitos da linha Modeler da line 6, ou seja, DM-4, DL-4, MM-4...... ?

É isso mesmo, ou tem como eu conseguir esses programas?

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


marcelo guitar
Então mesmo com POD XT LIVE não vou consiguir ter os efeitos da linha Modeler da line 6, ou seja, DM-4, DL-4, MM-4...... ?

É isso mesmo, ou tem como eu conseguir esses programas?


Se vc tivesse se dado ao trabalho de ler a lista aí em cima, ia saber que a maioria dos efeitos simulados na linha modeler são simulados pelo XT sem precisar do modelpack.

O lance do M13 em relação ao POD é o foco.

Enquanto o POD é um emulador de amp, caixa e pedais, feito pra ser usado em linha ou pelo menos no loop do amp, o forte do POD são as emulações de AMPs e Caixas Acústicas, sendo que o processamento das emulações em pedais ficam como uma opção a mais e não como função principal dele.

O M13 é só um mega emulador de pedais e por ter processadores 4 processadores específicos pra isso, consegue emular eles com uma qualidade um pouco melhor que o POD, mas aí vc não vai ter a simulação de amps e caixa, e nem usar ele como pre-amp. Ele é feito para ser usado tanto na frente como em loop, mas para ele é indispensável o uso do amp, no POD, vc pode ligar direto na mesa.

E o Model Pack é um programa que vc compra e baixa, no proprio site da Line 6, são 5 bibliotecas (incluindo as de Baixo), cada uma por 49,99 dolares.

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar
Então mesmo com POD XT LIVE não vou consiguir ter os efeitos da linha Modeler da line 6, ou seja, DM-4, DL-4, MM-4...... ?


Estou perguntando porque acabei de abrir o manual em espanhol da pedaleira pela internet e não vi essas simulações todas que vc listou!

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


E cade a simulação do ts-808?

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Por exemplo não achei no manual a simulação do Tubescreamer®

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


E o Model Pack é um programa que vc compra e baixa, no proprio site da Line 6, são 5 bibliotecas (incluindo as de Baixo), cada uma por 49,99 dolares.

Esse Model Pack pode ser copiado de alguem que já tem ou não?

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


marcelo guitar

Cara, elas não vem com o nome TUbe Screamer, até porque pra usar esse nome no produto dela, ela teria que pagar pra Ibanez, nem a Maxon que fabricou o pedal por mais de 20 anos para a Ibanez pode usar o nome Tube Screamer, o mesmo vale para os pedais da linha modeler, o maximo que vc vai ver é dizer que foi inspirado no pedal tal.

Aqui vi o link para a pagina deles onde na sidebar do lado diz que efeitos vem nela: http://line6.com/podxtlive/effects.html

Aqui vai o link pro PDF do manual dela em inglês, na pagina 2 eles especificam em quais amps e pedais foram inspirados cada modelo existente na POD XT Live: http://line6.com/data/l/c0a8090b701e42486cdbbd6e7/application/pdf/PODx t%20Live%20-%20English.pdf

Mais na frente no mesmo manual tem isso detalhado.

Aqui vai outro PDF, mas com as simulações dos Model Packs:
http://line6.com/data/l/c0a8090b701e42486cdbbd6e7/application/pdf/PODx t Live - English.pdf

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


marcelo guitar
Esse Model Pack pode ser copiado de alguem que já tem ou não?

Aí eu já não sei dizer, eu nunca instalei um model pack, mas é possível que ele necessite de alguma chave para ser transferido pro POD, o Penta_Blues pode responder isso com mais propriedade.

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

valeu cara agora entendi!

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Bom, eu não conheço bem a Tonelab

Bixo vc que é amante como eu dos sons e timbres vintage vai adorar a Tonelab. A valvula no power dela realmente torna o som dela com uma dinâmica de uma ampli valvulado monstruosa....eu testei ela durante um mês ligado no meu tremendão e nenhuma pedaleira consegue ter um som do Plexi e do JTM e VoxAC30 como ela.
Nunca acreditei nas valvulas de baixa potencia em simulados digital, a maioria funciona apenas como compressor, mas na tonelab vc sente mesmo uma mudança muito significativa com essa tecnologia valvetronix. Os pontos fracos dela são as poucas ( mas excelentes) opções de efeitos, o que segundo a VOX será melhorado na próxima versão da ToneLab.

Para quem busca um som rico encorpado e uma pedaleira simplificada (top e profissional) essa é a opção.

Abrax meu irmão!!

marcelo guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Alguem pode me mandar o manual em portugues da POD 2.0?

Por favor, envie pra meu Email marcelimao@ig.com.br.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pod 2.0 ou POD XT tem muita diferença do VAMP-2 ?