E se o seu celular fosse sua "pedaleira"?

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jul/09



http://www.youtube.com/watch?v=122rh2sUp0Y

Putz, iShred, não tem como ser mais true.

Vendo esse vídeo, logo de cara, pensei:

- AHUAHUAHUAHUAHUA melhor que uma Zoom 505! XD.

Porém, esse meu pensamento me levou a um outro... então, comecei a pensar uma coisa...

Lembro-me que quando o iPhone foi lançado, foi noticiado (em um forum de info hardcore) que um sujeito da Sega disse em uma intrevista que o sistema embedded do iPhone (Processador SoC + GPU PowerVR) ao ser bastante optimizado teria uma performance em games igualou superior ao Dreamcast (Já que utilizam a mesma GPU). Isso me fez pensar, Qual o poder dos nossos celulares?

O Dreamcast, tinha um processador Hitachi SuperH (HS4) de 128 bits a 200Mhz (da pra conseguir 240Mhz abrindo ele e fazendo um "MOD"). A GPU era uma NEC PowerVR Series II, que rodava a 100MHz. O áudio era fornecido por um Processador de som Yamaha de 64 canais (45MHz) (Excelente, muito melhor que o do Xbox).

O iPhone/3G tem um processador RISC ARM Samsung de 32 bits de 620 MHz! A GPU é uma PowerVR MBX Lite 3D.

Já o iPhone 3GS conta com um absurdo processador ARM Cortex-A8 de incríveis 833 MHz!. Os gráficos ficam por conta da GPU PowerVR SGX GPU.

- Mas como um processador pode ser bom só com 800mhz? Meu computador é um Dual core com 3 Ghz!

Então amiguinho, o seu processador desktop é bastante poderoso sim, mas é inviável usar um processador desses para processar algorítimos exclusivos, é um processador x86-64, é destinado para uma utilização totalmente diferente de aplicação.

Para vocês terem uma idéia, vou tentar "ilustrar" a situação. Vamos começar pegando a Pod XT, que é uma excelente pedaleira da Line 6, que tem algorítimos "tão bons" que são usados até na Pod X3.

A Pod XT utiliza um processador SHARC ADSP-21065, com um poder de fogo de "apenas" 60 MHz, gerando 180 MFLOPS.

A Pod X3 utiliza um processador SHARC ADSP-21369, com um poder de fogo de "apenas" 266 MHz, gerando 1.6 GFLOPS. (Dai o famoso "9x mais potente que a XT"). A Pod X3 ainda tem 3x (três) conversores A/D-D/A CS4272, de 24-Bit/192 kHz/114 dB Stereo. Como se já não bastasse, ela ainda brm com um controlador NXP ARM7!

Calma, ainda não "tiremos" as conclusões. Vamos pegar outro exemplo, um produto recentemente "famoso" no mundo dos simuladores, por causa dos rebuliços recentes. O famigerado/querido/loucamente desejado Axe-Fx da FRACTAL.

O Axe-FX da FRACTAL tem um processador DSP TigerSHARC ADSP-TS203S operando a 500 MHz com + 4Mbit de DRAM inclusa, resultando em 3.0 GFLOPS (32Gbit/s).

Já o Axe-FX ULTRA conta com um processador DSP TigerSHARC ADSP-TS201S operando a 600 MHz + 24Mbit de DRAM inclusa, resultando em 3.6 GFLOPS (38.4Gbit/s).

-------------------------------------

Vamos analisar a situação:

"A Pod XT tem um processador de 60Mhz, gerando 180 MFLOPS de "horsepower". Já a Pod X3, tem um processador de 266Mhz, gerando 1.6 GFLOPS de "horsepower".

Ou seja, a Pod XT que já é uma ótima pedaleira (muito superior a V-amp 2, que ainda rede muito pelo youtube a fora) tem poder processamento 9x menor que a Pod X3, que é dada como uma solução profissional, com vários músicos famosos a utilizando. E ainda, a Pod X3 tem a metade da "força" de um Axe-FX que é dado como a solução "ultimate" para efeitos de guitarra, sendo tachado como o melhor e que não existe nada melhor em termos de simulação de efeitos (até ai eu concordo, mesmo sempre tendo um Axe-FX junto dum valvulado... mas isso é outra história).

Mas onde eu quero chegar com isso? Simples. O Axe-FX Ultra, a "melhor solução" de multi-efeitos do mercado (USD 2.000, mas caro até que o G-System da Tc Electronic) tem um poder de processamento MENOR que um iPhone STD/3G, e MUITO MENOR que o iPhone 3GS (crio que a diferença seja de 2x a 3x mais poder de processamento).

Ou seja, hoje os nossos celulares chegaram a um nível de aceitação comercial/mundial, em que sua tecnologia além de estar cada vez mais barata, está ao alcance de todos. É totalmente aceitável o fato de um telefone (coisa que tem na mão de 1 bilhão de pessoas) ter um hardware X com um preço X, enquanto um produto voltado para nicho tem um hardware 1/2X com um preço 3X. É a questão de procura-oferta.

Mas o que eu ainda não entendi, é que, mesmo o iPhone estando em uma estrutura sólida que é o iPhone OS (ou pode ser Android da Google, Symbian que a Nokia tanto usa...) e tendo um SDK bem completo e distribuido para qualquer pessoa nesse mundo, ainda não tenha recebido um aplicativo Standalone (Como o Revalver, Guitar Rig, POD FARM) ou nem mesmo um DAW/VST Host (Reaper, Cubase, Sonar, Nuendo) dedicados/optimizados?

É dinheiro sendo jogado fora, já existe uma plataforma mundialmente distribuida, de fácil (nem tão fácil assim) acesso (mais que uma pedaleira) e custo relevantemente justo, que (creio eu, baseado em tudo o que disse acima) é suficientemente poderosa para processar pesados algorítimos, faltando só "optimizar" o software para o Hardware do iPhone.

Putz, nem que comecem a fazer "ports" do "Factal OS" para o iPhone, e vendesse a USD 150, mas nem pra isso.

Não to afim de pagar 4x mais em um hardware mais fraco, só porque há preguiça/medo de portar os algorítimos para outra plataforma de maior custo/benefício.


Obs: Tudo que falei aqui sobre o iPhone também serve para outros aparelhos como o Nokia N9x, Sony Ericsson Xperia, LG Arena e outros...


"Discutemos".

Abraços.

GuitarUser
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


Li tudo, boiei um pouco, mas entendi sua revolta. (:
Agora sobre o ishred, devia dar pra usar a mão esquerda :(

kairi
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarUser
Mano, sério, se eu conseguir fazer um Video Game processar efeitos de guitarra..... Putz, tô rico!

Vou vender a tecnologia pro Dragonforce e me aposentar! HAHAHAHAHHAHAHA

Atari Distortion. /o/

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
Cara eu não li o texto inteiro, mas achei isso sensacional :O!

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/09
· votar


li até a metade entendendo . mais quando li a conclusão fiquei me perguntando "oque esse cara quis dizer" boiei.
traduz para idiotas qnem eu porfavor ;a ideia paresce ser interessante

novato21
Veterano
# jul/09
· votar


[i][/i]traduz para idiotas q nem eu porfavor ;a ideia paresce ser interessante








[b][/b]pelo menos faz um resumo.:)

novato21
Veterano
# jul/09
· votar


[/b]É[b]

Desprogramador
Veterano
# jul/09
· votar


Sim, kairi. É interessante essa idéia. Só que a gente não pode esquecer que os processadores dos smartphones não ficam somente por conta de processar as chamadas telefônicas. Existem outras tarefas que são executadas em paralelo, como a gerência do sinal da rede, o envio e recepção de mensagens, os aplicativos que rodam nele (alarmes, browsers, agendas, jogos etc.) ao mesmo tempo em que o sistema ainda cuida de otimizar o consumo de energia para não esgotar a bateria. Se nós pensarmos bem, já é uma boa carga de tarefas.
Sem contar que uma ferramenta dessas rodando num dispositivo como o iPhone, pode não proporcionar uma experiência tão boa para o usuário, já que os eventos externos(recebimento de mensagens e chamadas) fazem com que o sistema operacional do dispositivo pause a aplicação corrente para a conclusão do processo de atendimento/recebimento de chamadas (que tem uma prioridade maior no sistema). Imagine você se deliciando com os timbres que você conseguiu e no meio da música alguém liga pra você? Sem dó nem piedade, o sistema pausa a aplicação para que você receba a chamada e o seu som vai pro beleléu. O que não acontece nas pedaleiras, que tem um sistema dedicado para o processamento de sinal.

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


kairi

Primeiro tenho que falar que achei o post muito foda...tinha tempos que não tinha nada tão interessante aqui no forum!

Agora vamos lá!

Sua conclusão é realmente pertinente!! Porque é que o nicho de efeitos para guitarra não se expande para outras plataformas que são mais custo/benefício??

Talvez seja pela crença de que os músicos são conservadores, e não teriam interesse; ou pela idéia de que outra plataforma não supre as necessidades deste tipo de aplicação (falta entrada MIDI, adaptadores p2/p10 costumam dar mal contato, etc...)

O que vc acha?

De qualquer forma, não há nada que impeça realmente, como já foi provado por vc! Se um pocket pod tira um som foda, não há motivos pra não conseguir o mesmo com um celular!

Mais uma coisa, onde vc conseguiu esses dados sobre os processadores das pedaleiras?? Achei muito interessante!

Abraços!

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
Agora diga onde você quer chegar com esse post enorme, por favor.

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom

Tradução = Pq não existe guitar rig pra celular?

:P

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


na boa, parece algum sintetizador antigo se fazendo de guitarra, como brinquedinho é legal, mas só...

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Por onde quer que eu comece?

thanatos
Veterano
# jul/09
· votar


Legal o post, mas que fique claro que a velocidade de clock dos processadores não é critério suficiente pra falarmos do poder de processamento de cada um...
Talvez esse DSP TigerSHARC ADSP-TS201S rodando a 600MHz seja mais poderoso que o Cortex A8 a 833.
Além disso, vamos supor que seja o mesmo processador no Axe Fx e no iPhone...o sistema do iPhone deve consumir muitos recursos, enquanto nesse Axe Fx vc tem praticamente todos os recursos do processador sendo utilizados exclusivamente para os efeitos...
Ainda mais pra uma gravação, acho que é melhor um sistema robusto, que rode BEM apenas o necessário, do que uma adaptação que rode razoavelmente e possa ser interrompida por uma ligação, por exemplo...
Outro ponto, no caso de ser implementado algo para o iPhone, o sistema de efeitos deveria rodar totalmente através de software, enquanto numa aplicação específica, poderia ser utilizada um pedaço específico de hardware pra acelerar determinada tarefa...quem rodou um jogo em OpenGL com uma placa de vídeo foda, mas também já tentou rodar o mesmo jogo em modo emulado por software sabe bem essa diferença....

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom

Não foi uma pergunta direta a vc, foi a tradução do post do kairi!!

Vc que pediu!

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Tranquilo. Meu post foi mais na intenção de você falar "comece" pra eu destrinchar algumas coisas aqui, hehe

É que tem gente que prefere querer reinventar a roda e arranjar sarna pra se coçar...

Mas o thanatos resumiu muito bem o que eu pensava.

Ally_Slash
Veterano
# jul/09
· votar


Legal!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Achei legal! Acho que a guitarra digital está a caminho...

Pelo visto, termos 3 tipos: Electric, Acoustic e Digital.

alfacorrea
Veterano
# jul/09
· votar


Então...

Estaria correto dizer que a "tecnologia" utilizada em um celular é muito mais "avançada" do que a utilizada em uma pedaleira?

Pergunto: seria porque o mercado de celular tem bilhões de dólares a mais de investimento do que o mercado de pedaleiras?

Conclusão tosca: Nossas pedaleiras ainda são "carroças" em compraração com aquilo que ainda podem chegar?

Conclusão capitalista: As grandes (Boss, Line 6 e etc) já podem ter desenvolvido até umas 5 ou 6 sucessoras das pedaleiras atuais e vão lançando de pouquinho em pouquinho para vender mais?

É isso???

Affff

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


alfacorrea
As grandes (Boss, Line 6 e etc) já podem ter desenvolvido até umas 5 ou 6 sucessoras das pedaleiras atuais e vão lançando de pouquinho em pouquinho para vender mais?

Sim, pode acontecer. Isso acontece com celulares, por que não com pedaleiras?

Estaria correto dizer que a "tecnologia" utilizada em um celular é muito mais "avançada" do que a utilizada em uma pedaleira?
Sim e não.

Sim porque os celulares desempenham funções muito mais complexas (comunicação em microondas, envio/compactação de dados, armazenamento de grandes quantidades de informação...).

Não porque o processamento de áudio não requer um processamento tão complexo. Os algoritmos são complexos sim, mas você se surpreenderia com o que um circuito dedicado é capaz.

O thanatos exemplificou isso muito bem citando o caso das placas de vídeo.

Soul Wyx
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
Colega,
Beleza, seu PC tem 3.0Ghz.Ou seja, 6x mais que a tal Axe-Fx.
Porque você não toca nele? Acho que até você deve saber...

Soul Wyx
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
Outra coisa, seu pc consegue executar qualquer coisa, não?
Abre o WMP nele e testa para você ver, você reproduz Marshall e Mesa Boggie AO MESMO TEMPO!

guitarclub
Veterano
# jul/09 · Editado por: guitarclub
· votar


kairi
E se o seu celular fosse sua "pedaleira"?
eu não usaria uma capinha rosa nele...

hehe, brincadeira!
só nao entendi as partes do processador xjt-alfa-54 que tem capacidade de 748,31 mfplcs, que resulta em uma taxa de 791,2 mbit/seg²-1 que é 3 vezes maior que o poder de processamento do xjt-gama-53 que tem capacidade de 183,11 mfplcs e por aí vai... mas ACHO QUE entendi o contexto.

hmm, creio eu que os Mhz dos processadores nao é tudo que conta, né?

e, parabens! faz tempo que o fórum só tem tópicos de "oi genti tenhuh 500 reais *-* comprooo uma GUITARRA EAGLE STRATOCASTER AZUL METÁLICO - SOMOS LOJA!!! ou uma GUITARRA SHELTER SX MODELO CALIFORNIA - A MAIS BARATA DO MERCADOLIVRE!!! ???", e trocentas respostas iguais a de outros tópicos, e outra falando "use a busca, use o google". obrigado!

Desprogramador
Imagine você se deliciando com os timbres que você conseguiu e no meio da música alguém liga pra você? Sem dó nem piedade, o sistema pausa a aplicação para que você receba a chamada e o seu som vai pro beleléu.
e se fizesse MODs? não tem como, sei lá, desativar as funçoes "originais" do celular (atender/fazer ligaçoes, relógio, calculadora, jogos, ver fotos, entre outros) e deixar o celular dedicado apenas ao processamento de efeitos sonoros e, após fazer seu som, voltar pras funçoes normais?

BaNdAiD
falta entrada MIDI, adaptadores p2/p10 costumam dar mal contato, etc
e também fazer algumas customizaçoes no celular, como trocar entradas P2 por P10, colocar entrada MIDI, mesmo que estas sejam externas (ficaria, p. ex, guitarra -> cabo -> entrada MIDI -> cabo -> celular, também modificando o celular [e também sua carcaça] para receber tais coisas...)?

Desprogramador
Veterano
# jul/09
· votar


PedroShinzato
Fazer pode até fazer, mas você não terá mais um celular...
Esse tipo de o sistema operacional desses aparelhos é gravado num chip, se você reprogramar esse chip, tudo bem. Só que é bem difícil e não compensa o esforço.
Existe um núcleo do sistema operacional que protege estas funções vitais. Os aplicativos de terceiros não acessam diretamente o núcleo do sistema. Portanto, não é tão simples assim travar/destravar estas funções.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


PedroShinzato
A questão é: Se alguma empresa quiser, dá pra fazer. Mas a pergunta é: Pra que?

thanatos
Veterano
# jul/09
· votar


Quanto ao $$ investido pelas industrias, bem, quantas pessoas vc conhece que tem celular e quantas tocam guitarra?Acho que o tamanho do mercado responde bem essa pergunta...

Tivertimailaif
Veterano
# jul/09
· votar


ow, manda esse texto pra apple, xD, ia ser bem interessante mesmo

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


"Lançado o IPhone Guitar 3g"

mais de 4000 visitas ao tópico, todo mundo achando lindo, 200 posts, e mais da metade dele dizendo "ah, tá caro... por esse preço prefiro comprar uma X3 Live, que é mais resistente e eu posso deixar quieta no meu board"

Bruh_figura
Veterano
# jul/09
· votar


Seria uma pedaleira sem sinal =\

ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


é um bom brinquedo e só... veja só a situação, está no ônibus, um mano começa a tocar funk no celular a toda, vc saca seu foneguitar e mandar ver um blues em um volume mais alto hauahaauahau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E se o seu celular fosse sua "pedaleira"?