E se o seu celular fosse sua "pedaleira"?

Autor Mensagem
Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom
"Lançado o IPhone Guitar 3g"

mais de 4000 visitas ao tópico, todo mundo achando lindo, 200 posts, e mais da metade dele dizendo "ah, tá caro... por esse preço prefiro comprar uma X3 Live, que é mais resistente e eu posso deixar quieta no meu board"(2)


The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


kairi
Então amiguinho, o seu processador desktop é bastante poderoso sim, mas é inviável usar um processador desses para processar algorítimos exclusivos, é um processador x86-64, é destinado para uma utilização totalmente diferente de aplicação.



Pela mesma lógica (ou semelhante), eu poderia dizer então que utilizar um teclado controlador + módulo traria um resultado superior a usar teclado controlador + PC + VSTis ???

Minow
Veterano
# jul/09 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
Com um pc + instrumentos virtuais você tem uma customização melhor, melhores samples e no fim das contas tem uma melhor qualidade.
Mas aí quem vai fazer o processamento de tudo é o pc, então você precisa de um bom pc, dedicado apenas pra isso. Precisa de um mínimo de pesquisa pra conseguir uma relação qualidade x desempenho boa, mas no fim das contas é bem melhor usar instrumentos virtuais mesmo.

Então, só pra completar:

Pela mesma lógica (ou semelhante), eu poderia dizer então que utilizar um teclado controlador + módulo traria um resultado superior a usar teclado controlador + PC + VSTis ???

NÃO.

Em matéria de qualidade, um pc + um controlador dão um pau em qualquer teclado.
Em matéria de versatilidade também (você pode ter sintetizadores, worskstations, Fenders, Junos, Hammonds etc, tudo com um controlador só).
Agora, em matéria de praticidade, uma interface de workstation é mais prática.
Pra isso existem softwares como o Forte, que deixam tudo mais simples.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow

A sua opinião eu já sabia, sendo que nem foi sobre o que eu perguntei =P

você parte deste princípio:

"Com um pc + instrumentos virtuais você tem uma customização melhor, melhores samples e no fim das contas tem uma melhor qualidade."

Por que a customização de timbres de um módulo seria inferior à de um PC?
Por que os samples de um software que custa 300 dólares seria superior a de um aparelho de 2000 dólares?

Não faz sentido.

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Por que a customização de timbres de um módulo seria inferior à de um PC?

Porque um módulo tem "poucos" timbres, e você não pode misturar timbres que gosta, então no fim das contas vai precisar de vários teclados.
Existem módulos virtuais, dessa maneira você pode misturar os melhores de todos os mundos em uma coisa só. E por ser uma coisa igualmente digital, você não perde em qualidade.

Por que os samples de um software que custa 300 dólares seria superior a de um aparelho de 2000 dólares?

Não faz sentido.


Porque o software em si não faz nada, você ainda precisa de uma boa máquina AKA MacBook Pro e um BOM controlador.
Existem workstations que custam pra lá de 10 mil reais, porque até pouquíssimo tempo atrás, não existiam instrumentos virtuais tão acessíveis e com uma qualidade tão boa, muito menos máquinas que rodassem eles.
Hoje já existe, e é por esse motivo que os tecladistas todos estão trocando seus sets de três teclados por apenas um, muitas vezes de 5 oitavas mesmo, dependendo do estilo.
Tem gente que ao contratar um tecladista já pergunta "você usa notebook?" e se a pergunta for "não", o cara simplesmente não é contratado.

kairi
Veterano
# jul/09 · Editado por: kairi
· votar


Galera, vocês não entenderam a discussão que eu propûs, e sairam atropelando desenfreadamente as coisas sem tentar entender a idéia inicial. huahauhauhauhauhaahauahua

(como trabalho o dia inteiro) Eu vou precisar de tempo para responder todas as perguntas, mas peço "por favor", re-leiam o post inicial e tentem compreender. Muito obrigado, mesmo. ^_^


Mas volto a re-lembrar algumas coisas:

1) O aplicativo usado no vídeo é apenas um EXEMPLO do assunto discutido, e não que o assunto tratado é sobre o vídeo.

2) A discussão tratada aqui é sobre a viabilidade da construção/execução de aplicativos/plugins para UMPCS, para finalidades qual o custo padrão é bem mais alto. Acho que ninguém entendeu isso (Com a excessão de alguns companheiros do fórum, quais já responderam boa parte das questões levantadas).

3) Para os que ainda não entenderam, vou dar um exemplo do que estou falando para "ilustrar" a situação: O Aplicativo demonstrado no vídeo do iPhone, é semelhante ao "RSE" do Guitar Pro (mesmo que não seja semelhante no método de ação, é semelhante na "resposta"), onde as "notas" são sintetizadas pelo aparelho e são aplicada "texturas" dando ao som o mesmo resultado de um simulador de efeitos de PC. É essa a intenção do tópico, como já disse acima, "discutir sobre a viabilidade de usar um aparelho telefônico (ou semelhante) para o processamento de algorítimos (mesmo que isso debilite o aparelho durante a execução do aplicativo)".

4) Eu não tenho um PC com dual core, na verdade nem tenho PC, uso o PC da minha tia. Aquilo foi uma suposição, uma possível questão que poderia ser levantada por um colega de fórum debatendo os meus comentários, que eu já tratei de responder para evitar dúvidas... mas, não sei porque, isso deixou as pessoas com mais dúvidas ainda. Será que está muito difícil de entender? Se estiver, me perdoem, sinceramente.

5) Sobre os preços: O iPhone 3Gs é vendido por USD 199. Uma POD X3 é vendida por USD 499.

Desculpe se estou sendo muito repetitivo, mas como o assunto é "aberto" não há como ser direito ao ponto.

Abraços, e muito obrigado pela atenção. o/

felipbass
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
muito bom o tópico entendi o que tu quiz dizer...
mas naum vo fala nada pq sou meio burro pra esse negócio de softwares e processamento de dados e talz....
vlw abç...

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar





agora é só misturar tudo e colocar um input p10 heheheh

dudu_RockeR
Veterano
# jul/09
· votar


imagina o cara num show, tocando guita numa boa, dai do nada arrebenta a corda da guitarra, ou pior solta a correia da guita e ela cai no chão, dai o grupo inteiro desesperado, e o guitarrista numa boa tira o Iphone do bolso, e o pessoal começa a ficar confusso, dai ele conecta o cabo no Iphone, e começa a tocar, uahuah, poco loco

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que o pessoal ta viajando um pouco em capacidade de processamento e tals...

Independente de um celular ter 1 milhão de vezes mais capacidade de processamento do que uma pedaleira, vc nunca vai ver uma pedaleira dando pau por falta de capacidade de processamento...

Eu acho perfeitamente viável que se faça um "guitar rig para celular", mesmo pq o aplicativo pode muito bem colocar as chamadas em espera, ou dar sinal de ocupado. Em relação às entradas e saidas, pode ser feito um adaptador. É só ver a infinidade de acessórios e softwares disponíveis no mercado!
Meios não faltam para ser feito!

Aliás, eu acho que até seria uma boa pras empresas que fazem esses softwares...lancar um pack com o soft+adaptador! acho que ia vender bem...

Abraços!

DotCom
Veterano
# jul/09 · Editado por: DotCom
· votar


Aliás, eu acho que até seria uma boa pras empresas que fazem esses softwares...lancar um pack com o soft+adaptador! acho que ia vender bem...
Duvido...

kairi
Ah, tá! Agora entendi! Você tá sem pc, sem grana pra comprar um, sem dinheiro pra comprar equipamento, e aí quer fazer uma reviravolta na indústria pra que lancem programas de pedaleiras virtuais em JAVA pra você poder pegar uma cópia pirata no torrent!
Boa idéia!

Que tal você mesmo desenvolvê-la?
Mas claro, depois que fizer o preamp que compartilha válvulas, a pod x3 live por 100 reais, e o ring modulator com expressão. kkkk

Leonardo Castro
Veterano
# jul/09
· votar


Kairi,

Uma vez, lá no fórum GT-10 x X3L (página 63), eu citei o iRock:

Veja só:

http://irock.marks-studio.dk/iRock/iRock.html

Simula alguns amps, efeitos e faz até o barulho dos aplausos...

É para tocar com uma guitarra de verdade ligada (via cabo adaptador).

Claro que, com o modelo novo de iPhone, o pessoal deve lançar algo mais sofisticado!

Um grande abraço,

Leonardo.

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom

Duvida de q?? Vc duvida que eu acho que seria uma boa??
Ta atacado hoje ein...

Abraços!

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Não, rapaz... hehe
duvido que venderia bem!

Pelos mesmos motivos que coloquei no post sobre o "Iphone Guitar 3g".

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom

Vender, eu não sei...mas tendo visto que eles desenvolveram toda a parafernalha pra usar o guitar rig como pedaleira, com controlador e etc, acho que seria fácil fazer algo similar para o celular...

Mas também acho que não venderia muuuito não...

Abraços!

kairi
Veterano
# jul/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
Ah, tá! Agora entendi! Você tá sem pc, sem grana pra comprar um, sem dinheiro pra comprar equipamento, e aí quer fazer uma reviravolta na indústria pra que lancem programas de pedaleiras virtuais em JAVA pra você poder pegar uma cópia pirata no torrent!
Boa idéia!


Não, você não entendeu. Não tem absolutamente nada haver com o que você escreveu ai, você ta falando MUITA besteira cara. Desde o início do tópico você está agindo desta maneira, pegando o que eu digo e tirando conclusões distorcidas, (muito provavelmente) propositais.

Eu não vou dizer novamente o que esta discussão significa, porque eu já disse várias vezes, não precisa se fazer de burro, pois sei que você não é. Por favor, não ofenda a minha inteligência.

Abraços.

Leo
Sim, era exatamente isso! Como você mesmo disse no e-mail, "Aonde nós vamos parar?". rsrs

Abraços.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
Pois é, tô pegando no seu pé mesmo.
Tem horas que acho que você tem síndrome de professor pardal.

Grimc
Veterano
# jul/09 · Editado por: Grimc
· votar


Tem um kra aqui em floripa que transformou o ps2 dele em uma estação de som completa, ele utilizou o jamlab para conectar a guita pela entrada USB, instalou o linux para playstation 2, e gravava tudo num pendrive... Devo dizer que seria bem interesante em uma apresentação por exemplo, visto que transportar um ps2 com plugins vst é mais facil do que transportar um laptop, e que ele tem sistemas surround de som... Quero dizer, talvez a qualidade NA GUITARRA se torne inferior mas dá pra levar uma festinha na boa rsrr

O mais interessante é que mesmo sendo uma plataforma antiga, o som rodou sem quase nenhum lag!

guitartube
Veterano
# jul/09
· votar


kairi

Há muitos anos atrás, quando eu era um adolescente, a Zoom lançou uma pedaleira do tamanho de um celular e que a galera usava na correia da guitarra. Era limitada mas funcionava legal.

Não é difícil incluir uma pedaleira em um celular e acredito que o poder de processamento seja até razoável, mas abaixo de um POD, V-Amp2 ou GT-X.

O lance errado é comparar processadores apenas pela frequência de clock, deixando de lado os paramêtros aquiteturais. Processadores se diferenciam muito pelo conjunto de instruções, projeto dos caches, escalaridade, exploração de paralelismo, implementação de pipeline,..... e milhares de coisas que as pessoas não especializadas nem imaginam.

Flw brow!!!!!

dudu_RockeR
Veterano
# jul/09
· votar


Titulo: E se o seu celular fosse sua "pedaleira"?

E se sua pedaleira fosse um "celular"?
;D

kairi
Veterano
# jul/09 · Editado por: kairi
· votar


guitartube
Muito obrigado pela esplicação, muito útil! ^_^

E ai, será que rola por um ARM-9 pra suar? Na última Computex tinha Ubuntu rodando em Netbook com ARM. o_O

----------------------------------------------------

Vou citar um "e-mail" que recebi do Leonardo Castro. Acho muito interessante, que ele vai além da discussão técnica, com uma visão mais abrangente da idéia proposta, uma visão "comercial".

Abraços.



"Cara,

Lembrei-me de que já vi um dispositivo, feito para o iPhone antigo, onde ele se acoplava a uma estrutura com microfone e se transformava em um gravador de quatro pistas, igual àquele H4 da Zoom. Salvo engano, foi uma empresa "grande" que projetou a tal estrutura.

Então...

Era só a FRACTAL, LINE 6, ZOOM ou qualquer outra marca fazer um "pedal board" onde pudesse ser acoplado o novo iPhone.

Aí, ele automaticamente se transformaria na tela da pedaleira, sendo muito maior do que qualquer tela de qualquer pedaleira atual, sendo ainda colorida e com "touch screen".

Se fizesse aquele esquema de vender o "software" via "internet", o sujeito só teria que comprar o "pedal board" sem cérebro, que, convenhamos, seria bem mais barato do que qualquer pedaleira atual. Aí, importar um não seria problema: mesmo pagando 60% de imposto, seria muito mais barato do que importar uma X3L, por exemplo.

Aí, qualquer um compraria o programa pela "internet" (sem imposto) e pronto!!!

Um puta processador três vezes mais potente do que a FRACTAL, com "pedal board" (que a FRACTAL não possui...) e barato de se obter no mundo inteiro. As margens de lucro das empresas iriam aumentar muito, já que não se preocupariam mais com processamento (que deve ter um peso significativo no valor das pedaleiras e dos "racks"). Como o imposto só incidiria nos "pedal boards", o número de usuários a adquirir um negócio desses multiplicar-se-ia por 500!!! As pessoas não compram o "pedal board" do Guitar Rig porque não é prático ficar levando "pedal board" e PC para baixo e para cima. Agora, se tudo fosse como um pedaleira tradicional, mais simples e intuitivo de operar (graças à tela "touch screen" do iPhone) e com uma capacidade de processamento sem precedentes... duvido que não seria o maior sucesso.

A empresa de ponta que lançar algo do tipo em primeiro lugar é que vai levar a maior vantagem!!!

Um grande abraço,

Leonardo.
"

Zandor
Veterano
# jul/09
· votar


Eu acho que ainda não inventaram guitar rig pra celular porque não tem como ligar os cabos nele (a menos que já tenham inventado esse objeto). Mas eu acho que é uma idéia muito boa.

BaNdAiD
Veterano
# jul/09 · Editado por: BaNdAiD
· votar


kairi

Eu acho a idéia de ter um "guitar rig" rodano no cel muito viável. Não precisa ser nada fuderoso, mas sim um dispositivo prático!

Eu penso no Pocket Pod. Apesar de ser pequeno, não ter possibilidade de usar um controlador externo, e ter "poucos efeitos", É MUITO prático e útil pra praticar e até mesmo tocar ao vivo, desde que vc não precise alterar os presets no meio das musicas.

Vc pode ter a opção de criar presets e salvar na memória, como uma pedaleira mesmo!

Hoje em dia, vc pode ter um adaptador de p10 pra entrada do celular, e vice-versa. Como o cel já tem saida para fone de ouvidos, já é mais uma vantagem.

Como eu disse antes, possível é! e não seria muito dificil não...

Aliás, se a line6 lançar o podfarm pra celular, é bem provavel que eu compre!! hehueheuheuhu

kairi
Veterano
# jul/09
· votar


Olhem só:

http://www.sonomawireworks.com/iphone/fourtrack/

Abraços.

Grimc
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
lembrando que o iphone não possui nenhuma entrada p2 para microfone ou coisa parecida... Apenas a saída para fones de ouvido (tenho um 3g)

guitartube
Veterano
# jul/09
· votar


kairi
E ai, será que rola por um ARM-9 pra suar? Na última Computex tinha Ubuntu rodando em Netbook com ARM. o_O

Existem processadores ARM com extensões de instruções DSP, mesmo assim ele é limitado. Fazer uma pedaleira com a qualidade das tops, em um processador embarcado, é bem difícil.
Quanto a controlar a pedaleira no celular, ae é só usar bluetooth no controlador e tá resolvido, ae é mole.

Eu li esse e-mail do seu colega, e acho que ele viaja. O ARM é um processador legal, mas em termos de processamento, perde até para um AMD K6 II. Ele só ganha no tamanho, no consumo e na temperatura, motivos suficientes para embarcá-lo em produtos de uso corriqueiro.

flw!!!

CaioPrimo
Veterano
# jul/09
· votar


nao troco meu cel velho, pq eu soh uso pra ligar e receber e ele eh beeem alto, poréeem caraca imagina só ir pro ensaio com a guita e um celular pra plugar no amp fantastico

kairi
Veterano
# nov/09
· votar


E vocês me chamaram de louco quando eu criei o tópico. Tsc.

http://news.harmony-central.com/Product-news/Line-6-And-Planet-Waves-A nnounce-First-Interface-To-Control-Musical-Instruments-Via-Apple-iPhon e-At-Apple-Worldwide-Developers-Conference-2009

É só questão de tempo até um "ipod" rodar algarítmos de simulação de amps. :P

Abraços.

guitartube
Veterano
# nov/09
· votar


kairi
http://news.harmony-central.com/Product-news/Line-6-And-Planet-Waves-A nnounce-First-Interface-To-Control-Musical-Instruments-Via-Apple-iPhon e-At-Apple-Worldwide-Developers-Conference-2009

Em http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196924/#5605609, nós falávamos sobre celular controlando pedaleira e armazenando presets pare carregamento local via MIDI ativado por Bluetooth.

Por enquanto eles fizeram para o Iphone, de acordo com nossas conversas pretéritas, eu pretendo fazer uma coisa parecida com esse MIDI Mobilizer, só que será para ser usado em qq celular.

Quanto as simulações, eles já podem implementar no Iphone, só que ficarão limitadas se comparadas com as simulações das pedaleiras atuais.

Flw!!!!!!

vitor22
Veterano
# nov/09 · Editado por: vitor22
· votar


Desprogramador
Sim, kairi. É interessante essa idéia. Só que a gente não pode esquecer que os processadores dos smartphones não ficam somente por conta de processar as chamadas telefônicas. Existem outras tarefas que são executadas em paralelo, como a gerência do sinal da rede, o envio e recepção de mensagens, os aplicativos que rodam nele (alarmes, browsers, agendas, jogos etc.) ao mesmo tempo em que o sistema ainda cuida de otimizar o consumo de energia para não esgotar a bateria. Se nós pensarmos bem, já é uma boa carga de tarefas.
Sem contar que uma ferramenta dessas rodando num dispositivo como o iPhone, pode não proporcionar uma experiência tão boa para o usuário, já que os eventos externos(recebimento de mensagens e chamadas) fazem com que o sistema operacional do dispositivo pause a aplicação corrente para a conclusão do processo de atendimento/recebimento de chamadas (que tem uma prioridade maior no sistema). Imagine você se deliciando com os timbres que você conseguiu e no meio da música alguém liga pra você? Sem dó nem piedade, o sistema pausa a aplicação para que você receba a chamada e o seu som vai pro beleléu. O que não acontece nas pedaleiras, que tem um sistema dedicado para o processamento de sinal.



Eu te respondo e resolvo este problemainha de forma mtu fácil e simplificada...estes smartphones trabalham com a opção OFFLINE ou FLIGHT MODE...basta optar por este modo...e terás a função de comunicação completamente desligada...e não terás o importuno de receber uma chamada ou msg ou q quiser relacionado a isso...no seu telefone
Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E se o seu celular fosse sua "pedaleira"?