Efeitos por software x Efeitos por pedais

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jun/09


Opa!

Então galera, esta é uma dúvida que a primeira vista é até boba, pois a resposta pode parecer óbiva... mas não é. Recentemente, eu ouvi muita gente dizer (tanto em outros fóruns, Orkut, msn, e até em rodas de conversas) que estão deixando de lado pedais de efeitos e estão adotando softwares como o Guitar Rig para efeitos de modulação/ambiência/eq/etc...

Tem um guitarrista amigo meu, que toca Jazz tem MUITO tempo, coisa de + de 20 anos, já morou nos US, está cercado de equipamentos TOP e me disse que está usando o pacote Guitar Rig 2 + Rig Kontrol em um Powerbook G4. Ele diz que os resultados são incrívelmente surpreendentes, ele está usando ultimamente em grandes shows apenas o notebook ligado direto na mesa de som.

Um outro amigo meu, disse que está ligando uma interface usb no loop do amp (valvulado handmade) e utiliza efeitos via VST/DSP atavés do Sonar. Falou que depois que comprou a interface, vendeu chorus, delay, flanger e phaser, ficando apenas com o Wah (um Vox surrado de guerra).

E ai galera, gostaria de saber a opinião/experiência de vocês sobre esse assunto, se os pedais de efeitos ainda são necessários ou os softwares estão na ponta da linha.

Obs: Infelizmente, não posso comentar nenhuma experiência minha, pois não tenho aqui nenhum pedal (delay/tremolo/shifter...) e meu PC capenga mal abre o Revalver.

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


E ai galera, gostaria de saber a opinião/experiência de vocês sobre esse assunto, se os pedais de efeitos ainda são necessários ou os softwares estão na ponta da linha.
kairi
Cara,. se vc pegar uma pedaleira digital qualquer, na verdade o que vc tem é um software, que é chamado de firmware. dentro do pedal e controlando os efeitos. Sendo assim, o que muda é o meio onde ele está sendo "rodado". O software no micro é mais fácil de ser ajustado pq tem a parte visual e toda a dinâmica de um computador.
Então, quando estamos falando de Guitar Rig & Cia e Gt-10 $Cia, estamos falando de programinhas. O que muda é a interface.

Agora... O som de analógicos e valvulados ainda não simulados digitalmente com perfeição.

Veredito: eu acho que deve ser desagradável levar um notebook, pois é algo muito caro e o software é pago. Então, não vejo vantagem em usar um notebook com Guitar Rig por exemplo. Se é para ser digital, compro uma GT-10 e tá blz! Com a vantagem, que não dá pau!

Além do mais, o Notebook é algo tão frio e estático. Para um tecladista, ok, pois o cara tá sentado ali e tal. Mas pro guitarrista? Não gosto da idéia não.

Abs

Van_Lorien
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Tira essa ideia da cabeça, cara. O negócio é a guitarra ligada direto no valvulado no talo, no máximo com um wah wah e/ou um booster no caminho. O resto é frescura!

:D

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Agora... O som de analógicos e valvulados ainda não simulados digitalmente com perfeição.

Era nesse ponto que eu queria tocar. Hahaha

Então Maurício, isso que você disse pode ser um fato, ou pode ser uma opinião sua. Essa é a idéia do tópico, discutir se os efeitos analógicos ainda estão longe de ser alcançados, ou não.

De acordo com meus amigos, pedais já não são mais necessários (quando não se trata de simulação de amp). Agora, tem gente que tem pavor de Efeitos no PC, dizem quem além de artificiais, são horríveis e com baixa qualidade (o que vem a ser horrível/baixa qualidade?). É isso que eu quero discutir neste tópico, as diferenças entre ambas as soluções no ponto de vista de pessoas diferentes.

Agora, se é financeiramente viável ou não usar um notebook, eu prefiro não tocar nesse ponto por enquanto. Acho melhor trabalhar a imagem de uma pessoa que toca/grava seus sons/vídeos em casa, abordando uma situação mais "casual". Até porque, tem pessoas que ainda não tem muitos pedais, mas tem notebook. Assim como há pessoas que tem pedais, mas não notebooks.

Abraços.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Tira essa ideia da cabeça, cara. O negócio é a guitarra ligada direto no valvulado no talo, no máximo com um wah wah e/ou um booster no caminho. O resto é frescura!

Sim, sim, isso ai brother! Guitarra ligada direto no valvulado no talo, com um wah wah no input e EQ + Reverb no loop pra "pesar" no som, que tal? Um Phaser para um fraseado com Tapping, um tremolo para pontes de solos...

Então, a questão de 'qual efeito usar' depende de cada um. Tem gente que simula amp e fica feliz da vida com isso. A questão é: O qüao bom é um efeito de software em PCs ao comparar com pedais corriqueiros.

Abraços.

GuitarUser
Veterano
# jun/09
· votar


Provavelmente seu amigo é um músico falido, pé de chinelo, que já perdeu a fé no próprio som e por isso se entregou a tal apelação.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


O Guitar Rig 3 é ótimo, e tenho um amigo que tá usando ele pra ensaiar. Só vai ter problemas pra trocar efeitos, pois ele não tem nenhum footswitch...

Quanto ao "notebook ser frio", não entendi direito... Mas uma pedaleira ou um set de pedais é tão frio quanto. Meu problema com notebook é que ele não aguenta porrada. E isso infelizmente pode acontecer a qualquer equipamento do músico.

Sem contar que o GR permite certas combinações que nem GT-10 ou X3L fazem ainda.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De acordo com meus amigos, pedais já não são mais necessários (quando não se trata de simulação de amp).
kairi
Concordo em parte pois a sonoridade muda.

Agora, tem gente que tem pavor de Efeitos no PC,
Acho que os feitos são espetaculares. Classificaria os efeitos digitais como "diferentes". Se fosse encarado assim, talvez não tivesse tanta polêmica. ;-) Podem ser aplicados maravilhosamente bem, basta criatividade e um bom guitarrista. :-)
Abs

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


GuitarUser
Pode deixar, amigo. Quando ele voltar da turnê pelo Canadá eu pergunto a ele se ele é um músico falido, pé de chinelo, que já perdeu a fé no próprio som e por isso se entregou a tal apelação.

Ultimo show no Brasil
Ultimo show no Canadá

DotCom
Quanto ao "notebook ser frio", não entendi direito... Mas uma pedaleira ou um set de pedais é tão frio quanto. Meu problema com notebook é que ele não aguenta porrada. E isso infelizmente pode acontecer a qualquer equipamento do músico.

Então rapaz, se eu lhe disser que estou pra resolver esse problema com uma solução que custa metade de um notebook, você acredita?

MauricioBahia
Sinceramente, você acha que um chorus ou um delay de software pode ser tão "lindo" (esse termo que eu usei é muito indefinido, mas tudo bem) quanto um Rebote Delay modificado =D ou um Boss DD3? Opinião sincera. Aceito "achismo" também, rsrs.

Abraços.

Giovanni P.
Veterano
# jun/09
· votar


Então, se eu tivesse um notebook bom, uma boa placa de áudio e uma controladora MIDI, eu COM CERTEZA não sentiria falta de pedais de efeitos.

Tem tanto software bom por aí.
VST's. ;D

Guitar Rig, Amplitube, Revalver...

Dammit Distortion <- Embora pouco conhecido recria os timbres do Metallica, muito interessante.

Um PCzinho legal e uma JamLab, já é um paraíso. XD

Quem já usou sabe, que softwares como Guitar Rig vem melhorando bastante.

É só saber usar.

Abs :D

Giovanni P.
Veterano
# jun/09
· votar



Tira essa ideia da cabeça, cara. O negócio é a guitarra ligada direto no valvulado no talo, no máximo com um wah wah e/ou um booster no caminho. O resto é frescura!



Não diga isso.

Van_Lorien
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Loop de efeitos? EQ? Reverb? Nada disso me apetece! HAHAHAHA

Cara, eu acho que o pedal/pedaleira é mais efetivo que o software, até porque é um "hardware" dedicado somente a isso. E concordo com o que o MauricioBahia disse no primeiro post.

Giovanni P.
Veterano
# jun/09 · Editado por: Giovanni P.
· votar


Provavelmente seu amigo é um músico falido, pé de chinelo, que já perdeu a fé no próprio som e por isso se entregou a tal apelação.



http://www.native-instruments.com/index.php?id=gr3sweartists&L=1


Alguns usuários do Guitar Rig.

Tudo música falido, né?

Hahaha, a ausência de argumentos chega a ser bizonha.

GuitarUser
Veterano
# jun/09
· votar


20 anos na música e diz que analógicos não tem utilidade? faça-me o favor..

GuitarUser
Veterano
# jun/09
· votar


Esses caras nem usam isso, só são pagos pra dizer. No máximo usam em casa e olhe lá.

Giovanni P.
Veterano
# jun/09
· votar


Sério, cara?
Que foda hein, você sabe tudo. :O

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Giovanni P.
Então, compartilho quase totalmente de sua opinião. Falta ainda o quesito "ouvir ambos".

Van_Lorien
Não é bem assim... Uma GT-10 tem processadores dedicados. Mas pense um pouco, o que é melhor:

1) Uma empresa que se vira para fazer os algorótimos funcionarem perfeitamente com os processadores 'baratos' que ela vai introduzir na pedaleira.

2) Uma empresa que cria um VST sem se preocupar com hardware, pois sabe que ali provavelmente terá um processador Pentium 4 pra cima, e dedica-se apenas a construir o melhor software?

Giovanni P.
Veterano
# jun/09 · Editado por: Giovanni P.
· votar


O GuitarUser deve tá escrevendo isso de um 133mhz, com monitor preto e branco e mouse de bolinhas, com apenas 2 botões. rsrs

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Giovanni P.
Fala pra ele que o Angus usou Amplitube para simular amplificadores no "black ice". =D

Giovanni P.
Veterano
# jun/09
· votar


To com preguiça de ir no site da IK pegar a lista. z__z

Van_Lorien
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
É, pensando dessa forma concordo contigo, os VSTs parecem ter maior qualidade. Mas a pedaleira ganha no quesito praticidade. Tu tem tudo ali, ao alcance dos pés e das mãos.

Giovanni P.
Veterano
# jun/09
· votar


Você pode ter o mesmo com VSTs, cara.

Vide o Guitar Rig, vem com o Rig Kontrol ;D

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sinceramente, você acha que um chorus ou um delay de software pode ser tão "lindo" (esse termo que eu usei é muito indefinido, mas tudo bem) quanto um Rebote Delay modificado =D ou um Boss DD3?
kairi
uhahuha. Acho que pode sim, pq as modulações são bem mais fáceis de serem emuladas, já que não são efeitos "quentes", como as distorções. Já que vale achismo, estou achando! heheeh
Abs
ps. daqui a pouco chegam edalko, dotcom e bog com avaliações técnicas! \o/

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


Van_Lorien
É, pensando dessa forma concordo contigo, os VSTs parecem ter maior qualidade. Mas a pedaleira ganha no quesito praticidade. Tu tem tudo ali, ao alcance dos pés e das mãos.

Van Lorien, marquei seu nome. Futuramente, eu entrarei em contato com você, e lhe apresentarei uma solução que pode mudar sua opinião. Não se preocupe, isso não é uma jogada comercial (hahahahahhaa) só pra matar a curiosidade da "massa" mesmo.

MauricioBahia
Então ta certo, ta certo porque tem que tar rsrs. Valeu mesmo pelo "achismo" \o/! Se for verdade, é muito útil isso. o/

Enfim, vamos acalmar os ânimos. O importante aqui é opiniões sobre as soluções, e não "guitarrista que usa equipo X é falido".

Abraços.

Giovanni P.
Veterano
# jun/09
· votar


Falido é quem ainda usa 133...

Huaahuahuahuahauhhuahuahuahuhua


Parei |D

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


Giovanni P.
É melhor para mesmo. O atual "ZFX-3" da Zoom parece ter um poder de cálculo muito melhor que um Pentium Pro.

Falando em Zoom, alguém ja pôs o mouse sobre o plugin "ZFX"?

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


É, pensando dessa forma concordo contigo, os VSTs parecem ter maior qualidade.
Van_Lorien
Os plugins são softwares e podem tranqüilamente serem embutidos numa pedaleira através de um chip. Eu acho que no futuro teremos um pedaleiras Guitarig ou Amplitube. Poré, acho que os caras não fazem isso pq querem atingir outro público, outro mercado, muito mais barato, pois não precisam fabricar o pedal. E é tudo via internet.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Falando em Zoom, alguém ja pôs o mouse sobre o plugin "ZFX"?
kairi
Já baixei, mas ão usei ainda!
Abs

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
você acha que um chorus ou um delay de software pode ser tão "lindo" (esse termo que eu usei é muito indefinido, mas tudo bem) quanto um Rebote Delay modificado =D ou um Boss DD3?

EM TESE, é possível simular QUALQUER transformação de sinal via software. Na prática, por conta de diversos fatores, não é bem assim. Mas quanto ao DD3, tenho certeza que é possível. Como o próprio nome diz, este efeito é digital. Ou seja, ele JÁ É produzido por um software. Tanto faz se ele roda no DD3, na GT-10, ou num notebook, o algoritmo sendo igual, o resultado é o mesmo.

1) Uma empresa que se vira para fazer os algorótimos funcionarem perfeitamente com os processadores 'baratos' que ela vai introduzir na pedaleira.

2) Uma empresa que cria um VST sem se preocupar com hardware, pois sabe que ali provavelmente terá um processador Pentium 4 pra cima, e dedica-se apenas a construir o melhor software?


Aqui também é bom tomar cuidado. Apesar de, para aplicações de propósito geral, um "Pentium 4 pra cima" ser certamente mais parrudo, o software que roda na pedaleira roda sozinho lá. Além de não precisar competir por recursos, e nem ter camadas e mais camadas de software empilhadas como num PC, o firmware é preparado para trabalhar em tempo real - coisa que sistemas operacionais como o Windows não são. Por fim, os processadores usados nestes casos são DSPs, que têm uma arquitetura diferente, e mesmo que o clock seja muito mais baixo, o processamento pode acabar sendo mais rápido. Então, não dá para comparar diretamente os processadores só olhando para o clock ou mesmo para o preço...

Van_Lorien
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
No aguardo! :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos por software x Efeitos por pedais