Novo projeto de pedal.

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jun/09
· votar


uF > nF > pF né?

thanatos
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
isso...uF = 10³ nF = 10^6 pF

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


thanatos
Beleza... mas....

DotCom
Nesse esquema ai, cadê o "RB"?

Mo7a
Veterano
# jun/09
· votar


Vai montar um Inhammy ?

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Rb é o potenciômetro.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Ah, valeu, tinha esquecido. XD

Isso tudo deve dar menos de 10 conto, né?

Mo7a
Vou montar um 'Repeater'

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Cara, saca na viagem: Sera que tem como usar isso como "Noise Gate"?

Assim, se existe um chiado intermitente ninguém perecebe. Tipo, uma coisa é você dar um acorde e o som ficar chiando enquanto o acorde soa... Outra coisa é você dar um acorde e o som ir sendo cortado várias vezes por segundo, sendo ligado e desligado. Como o ouvido humano tem a "resolução" de 46ms, qualquer coisa que fica entre essa faixa de tempo é imperceptível. Dai, o contraste do som com o silêncio faz com que o "ouvido" escute somente o som com mais presença, ou seja, o acorde. O chiado fica de lado.

Isso é plausível?

Abraços.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Por causa dos jacks e potenciômetro, deve passar um pouco.
O mais caro em pedal costuma ser o acabamento: Caixinha, placa, pintura...

Cara, saca na viagem: Sera que tem como usar isso como "Noise Gate"?
Não entendi nada desse post...

Como o ouvido humano tem a "resolução" de 46ms
Como assim?

Mas enfim, se você usar o efeito muito rápido, você terá um circuito modulador, conhecido como "ring modulator". Ele vai alterar o pitch da guitarra, mas vai criar um monte de frequências a mais, fica uma loucura.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
To pensando em fazer um pedaleira saca, igual essas X3L, GT-10. :D

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
faz o simples primeiro...

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Tó ai, hahaha

http://img189.imageshack.us/img189/4954/gtxpro.jpg

thanatos
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
mas oq?UHEhuehu

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


thanatos
Levei a manhã toda fazendo uahuahuha

Vou pegar a carcaça de um vídeo cassete antigo e começar a fazer.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Que bonitinha! Mas o tempo que você levou desenhando isso aí, já tinha montado o pedal... Toma vergonha! hahhahaha

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Acredite, to sem grana pra comprar as peças. :\

Mas eu vou montar a pedaleira mesmo... sem sacanagem, vou fazer um clone duma X3Live com menos de 100 conto.

André Arraiano
Veterano
# jun/09
· votar


cara eh tpo um tremolo com controle velocidade em expressao @_@

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


Galera, aproveitando o tópico, gostaria de pedir 2 favores.

Deem uma olhada nesse circuito aqui.

Isso é o Pré-amp de um JCM 2203. No fim dele, ha X/Y/Z, são para onde o circuito continua (vai para o power-amp).

1 - Bem, eu gostaria de usar o pré-amp do 2203 como se fosse um "pedal" e ligar ele no meu amp, ou seja, queria saber onde eu posso soldar um Jack de saida ai.

2 - Sabe quanto custam as peças descritas ai nesse esquema?

Abraços.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Isso aí é um preamplificador valvulado. Eu não recomendo você fazer ele, a menos que:

- Tenha um bom conhecimento de eletrônica, e dos riscos associados a mexer com altas tensões;
- Tenha um bom seguro de vida, e queira presentear alguém querido.

As válvulas devem ser ECC83 ou 12AX7, cada uma custa em volta de 40 reais. Tem duas aí no circuito.

Aí também não está dizendo a especificação de potência dos resistores, precisaria estudar o circuito pra dimensionar.

Também não fala qual a tensão DC que deve alimentar o circuito. Suponho algo em torno de 250V DC (suficiente pra te matar).

Cuidado com a empolgação, pois normalmente querer dar um passo maior que a perna nesses casos é pedir pra ter prejuízo, frustração ou algo mais sério.

Só repetindo: Não recomendo que você monte esse pré, a menos que tenha uma boa experiência com eletrônica. (boa experiência não é ter montado o mini fuzz do bertola, que é quase um projeto didático).

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Eu to querendo um um "pré-amp" desses desde que me entendo por gente cara... já faz um tempão que to querendo construir.

Tipo, eu não tenho experiência com montagem de valvulados, mas sei que:

Tem mais de 9v? Pode dar um tilt. Mas de 127v? Pode matar relax.

Tem algum problema de eu ir montando as coisas na placa tranquilamente sem problema nenhum antes "ligar a placa na tomada"?

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Mas qualquer circuito eletrônico você monta antes de ligar.

Quer um preamp desse? Tem muita gente que faz pra você, e ainda dá garantia.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Mas ai, além de ser caro, eu nunca vou aprender.

Será que eu posso tomar um choque mesmo antes de ligar na tomada? Ou tomarei quando ligar?

Quem monta comigo, é meu padrasto, ele saca pra kct de eletrônica. Ele é um cara da "antiga", mechia com isso na época de fuzileiro, e não costuma mexer com "diagramas", apenas esquemas. Também não usa PCB pra quase nada, ou solda tudo direto, ou placa de fenolite com circuito desenhado a mão.

Quais são os perigos de se tomar choque? Mesmo se eu fizer tudo certo, aterrar e tal, tomarei? Mas quando, quando ligar a guitarra, quando ligar o amp, quando aumentar o volume?

Abraços.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Quais os perigos de tomar choque? Bota o dedo na tomada que você descobre.

Cara, pelo que você fala, você tem pouca noção de eletrônica. Se quiser montar esses amplificadores, primeiro faça um bom curso de eletrônica (SENAI, CEFET...), e depois monte alguns circuitos com baixa tensão, para só depois tentar montar algo com alta tensão.

Isso vai lhe custar pelo menos 1 ano de estudo e prática, e você vai ter gasto mais do que se pagasse algum handmaker pra fazer. Mas se você realmente quer...

Bom, se depois disso tudo ainda quer montar, boa sorte.

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
Nem veio, eu perguntei "COMO" que eu tomo choque construindo o amp, e não "O que é um choque" hehehe

Abraços.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Bem, acho que eu passei a entender os esquemas.

http://marstran.com/22032204_pre.gif

Como não tem Power-amp, O X o Y e o Z param por ai.

Esse Z seria o Ground/Terra.

O Y, depois do Master volume, provavelmente iria pro Jack de saída.

Já o X iria para a alimentação, colocaria um resistor de 100k ali, de depois 4 capacitores de .47uf paralelos, depois da entrada da alimentação (sim, são 220VAC e 12VDC).

Ainda não entendi qual é o perigo de monta um desses... será que ao ligar a tomada eu vou tomar um choque e voar longe? :O

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Você nem montou o outro efeito, alegando que não tinha dinheiro, e agora me aparece com um valvulado.

Me desculpe, mas me recuso a falar qualquer palavra sobre esse assunto, pois não quero ter nenhuma relação caso isso dê merda.

Abraços

thanatos
Veterano
# jun/09
· votar


Concordo com o DotCom...aquele outro circuito sai bem mais em conta que um valvulado e vc nem montou por probs financeiros...caso vc não se mate com um trafo, já pensou em torrar 2 válvulas de 40 paus na brincadeira?
Ah vc não precisa de uma tensão mto alta pra se matar tb, qq corrente de uns 300mA já pode levar a ataque cardíaco (y)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo projeto de pedal.