Novo projeto de pedal.

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi


Opa.

Alguém ai tem uma carcaça de pedal de wah/expressão/volume pra vender ai?

To querendo montar um projeto de um "novo pedal" aqui. \o/

Abraços.

kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi
· votar


Agora, sobre o esquema...

Sabe aquelas chaves de 3 terminais que servem pra ligar/desligar? Então, o que eu quero é isso, um pedal on/off que desligue a guitarra.

Porém, não é somente isso. Eu quero que o pedal fique ligando/desligando a guitarra TODA hora, sem parar, sabe, como se fosse um killswitch.

Dai eu coloco um pot pra controlar a velocidade do "on/off" e faço um pedal tipo de expressão pra controlar. Pronto, nasceu um pedal de "killswitch" haha.

Alguém tem idéia do que preciso para o circuito?

Abraços.

Edit: Pessoal, estava conversando sobre isso com outras pessoas, pois não tenho idéia de como fazer o circuito.

Da disseram pra montar um gerador de pulsos com um 555 e liga ele numa chave eletrônica analogica (4066), que daria certo.

Só que eu entendo muito pouco de eletrônica, e nem sei o que o sujeito quiz dizer com isso.

Alguém pode dar uma luz?

Abraços.

thanatos
Veterano
# mai/09
· votar


Eu ia postar resposta no auge do meu sono (e de uma GAS terrível por uma pedaleira boss que vi agora mesmo num buteco), qdo vi seu edit...ia falar oq mandaram vc fazer, mas de forma mais genérica (sem dar nome aos CIs, e com termos mais bizarros de eletronica...pois é, maldito sono)
Assim, essa chave deve ser algo com 2 entradas, sendo que uma eh o seu sinal e a outra regula pra qual saída deve ir seu sinal...por exemplo, se a chave tem 2 saídas (A e B), poderia dizer que o circuito funciona assim: vc coloca 0 na 2a entrada, o sinal vai pra saída A...se vc colocar 1, o sinal vai pra B
Aí vc ligaria o gerador de pulsos (01010101010101.....) nessa 2a entrada, de forma que o sinal seria alternado entre as saídas A e B, de acordo com a frequência dos pulsos gerados. Escolha A ou B pra ser a saída do seu circuito e (acho) que vc tem sua killswitch =D

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


thanatos
Obrigado mesmo cara, você explicou de um jeito que eu quase entendi (ou seja, explicou bem pra caralho).

Então vamos lá... eu vou precisar de uma placa de circuito, ou da pra fazer isso na mão?

Eu vou precisar apenas do CI555 ou vou precisar do CI4066 também?

Não tem como por um Potenciometro ai não pra regular o "rate" de repetição?

Abraços.

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
Sim, usa um 555 e um 4066.
No datasheet do 555 mostra um local interessante para botar o potenciômetro... Usa no lugar de R2.

kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
Tipo, se baseando NESSE datasheet?
http://www.fairchildsemi.com/ds/LM/LM555.pdf

Esta falando pra construir o circuito 6 (presenta na página 9)?

Abraços.

thanatos
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
Então, vc VAI precisar do potenciometro pra regular esse rate...agora que vi o datasheet desse 555, achei que era algo BEM mais complicado de montar(qdo vc disse "gerador de pulsos com um 555" uhehue), mas tipo, na mão vai ficar algo BEEEM porco né?uheuheuhe mas acho que é de boa montar isso num pedaço de protoboard...
não tenho certeza, mas acho que é o circuito 4 (pag 8)...qdo voltar eu leio melhor isso aih, malz...povo apressando aqui uheuhe

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


thanatos
Falou, to tomando uma surra aqui com o Eagle pra desenhar o esquema...

Mas qualquer ajuda é grande, e bem vinda. Abraço. \o/

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
é pra montar o circuito astável (ASTABLE).
circuito 2, página 5.

Calcule direito os valores de componentes.

Use as fórmulas (5) e (10) para calcular.

Como você vê, Rb é o único termo que aparece nas duas equações (C também aparece, mas aí é o valor do capacitor, que vai ser fixo).

Logo, variando Rb você vai variar a frequência com que ele corta o sinal, e também o ducy cycle.

Mas seu projeto não é tão novo, tem alguns tremolos que fazem isso. Só é usar o modo de onda quadrada e botar o depth no máximo.

Caso o seu projeto não dê certo, você pode clonar um tremolo e substituir um dos pots de regulagem pelo pot da expressão.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
Valeu cara, eu tava pensando em só pegar os esquemas, soldar e pronto, mas to vendo que vou ter que perder um bom tempo apredendo muita coisa sobre eletrônica antes.

Vamos lá.

Calcule direito os valores de componentes.

Use as fórmulas (5) e (10) para calcular.


Quais são as equações que devo fazer? Tem MUITAS ali, não sei qual seguir, nem mesmo como fazer, já que não posso simplesmente dizer que C = 51 e pronto. (Ou posso? =D)

Mas seu projeto não é tão novo, tem alguns tremolos que fazem isso. Só é usar o modo de onda quadrada e botar o depth no máximo.

Caso o seu projeto não dê certo, você pode clonar um tremolo e substituir um dos pots de regulagem pelo pot da expressão.


Eu já dei uma olhada em uns vídeos no youtube, onde um Fulltone Supa Trem é posto no máximo em rate, com modo "velocidade 2", mix no máximo e modo "hard". Não fica igual... é como se você uma floyd subindo e descendo sem parar... o que eu tava procurando é on/off mesmo, a diferença é grande.

Abraços.

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
Só precisa dessas duas. A (5) e a (10).

Veja bem, você só precisa calcular o valor de 2 resistores e de um capacitor.

Defina, por exemplo, Rb = 10K. É um valor interessante, pois é fácil de achar. Rb vai ser o seu potenciômetro.

A partir daí, você tem que saber qual o tempo máximo que você quer de abertura. Digamos que você quer, no máximo, 500 ms.

Então define:
tH = 0,3
tL = 0,2
(não dá pra ter os dois iguais, pelas fórmulas dá pra se deduzir porque).

Usando rA = 1k (não é bom usar menor que 1k, sob o risco do circuito não funcionar... coisas do 555)
Formula (5)
0.693*(1k+10K)*C = 0,3 -> C = 39,3 uF

Legal, tem capacitor de 39 uF a venda. Só é usar um desses...

Se ficar difícil de achar, pode usar 390 nF (ou KpF), mas aí o valor dos resistores tem que ser multiplicado por 100 (rA de 100k, rB(POT) de 1M).

Isso é um exemplo, adeque à sua necessidade.

Eu já dei uma olhada em uns vídeos no youtube, onde um Fulltone Supa Trem é posto no máximo em rate, com modo "velocidade 2", mix no máximo e modo "hard". Não fica igual... é como se você uma floyd subindo e descendo sem parar... o que eu tava procurando é on/off mesmo, a diferença é grande.

Eu fazia isso que você quer com uma Zoom B2, com o efeito tremolo. Não acho difícil imaginar que haja pedais de tremolo que façam também.

Deco_ufrj
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
kra.. existem tremolos q o corte de onda é instantãneo... tpo assim:

_|_|_|_|_|_

ao inves de ser assim:

_/\_/\_/\_

deve ser mais facil pegar um tremolo desses e montar dentro de um pedal de expressao pra controlar o rate... so uma dica mesmo... boa sorte!

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
Po valeu cara, entendi muito bem como funciona... agora falta descobrir o valor daque C2 ali e do R3... tou montando o esquema aqui, acho que eu mesmo consigo fazer.

Abraços.

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


Cara, C2 é só um capacitor pra evitar oscilações pro terra. Use um valor baixo, como 100 pF.

RL não é nenhuma resistência, ali é a "carga", no caso, o CD4066.

Primeira parte do problema resolvido. Agora estuda a chave analógica porque ela é meio manhosa. Não é "plug and play".

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
Beleza, só o que eu não entendi é que no esquema do CI555 tem dois fios indo pro CD4066, um que vem do terra e um que vem da saída... mas o CD4066 tem UM MONTE DE ENTRADAS E SAIDAS! <O>

http://www.fairchildsemi.com/ds/CD/CD4066BC.pdf

Acho que no meu caso, devo usar como diz na "figura 4", certo?

Bem, acho que se eu entendi, a parte de cima é o original, e a debaixo depois do controlador.

Abraços.

thanatos
Veterano
# mai/09
· votar


Viajei falando de uma chave multiplexadora, qdo essa daí é soh uma chave...mais simples implementar assim, vc não precisa se livrar da outra saída xD
acho que vc deve ligar a saída do gerador de pulsos no pino 13 do 4066, a entrada da sua guitarra no pino 1 e a saída da killswitch no pino 2

SuperGeo
Veterano
# mai/09 · Editado por: SuperGeo
· votar


kairi

Não tem nenhum mistério no 4066. Todas as informações importantes estão na primeira página.

As entradas IN/OUT são como se fossem os terminais da tua chave. Perceba que nesse chip existem 4 chaves, mas vc só precisa de uma no caso.

Agora os pinos de Control é o que vai decidir se a "chave" está ligada. Veja:

Control Line Biasing:
Switch On (Logic 1), VC = VDD
Switch Off (Logic 0), VC = VSS

Isso significa que se tiver tensão (VDD) nesse pino a chave fará contato. Se a tensão for VSS (0 volts no caso) ele cortará o sinal.

Dessa forma, a saída do 555 alternará o pino de Control entre VDD e VSS numa taxa definida pelo potenciômetro. Assim a chave comuta e o sinal é interrompido na mesma taxa.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


SuperGeo
thanatos
Acho que já saquei!

Então vamos lá, lista de peças.

1 protoboard (aquelas placas que já vem com furos, né?)
2 jacks (stereos?)
1 CI555
1 DC4066
1 pot 10k
1 res 1k
1 cap 39uf (elétrolítico, tantalo, polímero, cerâmico?)
1 cap 100pf (elétrolítico, tantalo, polímero, cerâmico?)
1 conector de fonte 9v
1 dpdt

Esqueci de algo?

Abraços.

DotCom
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
mas o CD4066 tem UM MONTE DE ENTRADAS E SAIDAS
Sim, só use uma.

Acho que no meu caso, devo usar como diz na "figura 4", certo?
Sim, a saída do 555 entra no VC, e o sinal em VIS.

Esqueci de algo?
Esqueceu... Veja que ligar direto a guitarra não vai dar muito certo. Precisa colocar um nível DC no sinal da guitarra, pois o 4066 não está alimentado negativamente. (Normal, o procedimento é o mesmo em pedais).

Faça o seguinte: Use dois resistores de 100k em série, e ligue uma ponta em VCC, e a outra no GND. No meio dele, ligue VIC (do 4066), e um capacitor de 100 pF. Aí, ligue o sinal da guitarra na outra ponta do capacitor.
Coloque outro capacitor desse na saída do 4066, para barrar o nível DC.

thanatos
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
ACHO que jack pra guitarra é mono...já capacitores, acho que poliéster dá menos trabalho que eletrolítico, mas não sei vantagens de cada um...eletrolítico eu sei que vc tem que ligar ele num determinado sentido lá, tem uma marcação em um dos contatos

thanatos
Veterano
# mai/09
· votar


DotCom
se ele NÃO barrar o nível DC na saída, quais as consequências pro cubo da guitarra?=D

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


Pode usar jacks stereo, mas normalmente se usa mono na saída e stereo na entrada.

Pode usar o material que quiser no capacitor.
Mas os de valor maior você só vai encontrar eletrolítico... O de 39 uF não existe cerâmico.

thanatos
se ele NÃO barrar o nível DC na saída, quais as consequências pro cubo da guitarra?=D
Em um cubo de mínima qualidade, nenhum. Pois o cubo também vai ter um capacitor na entrada com a mesma finalidade.

Mas como nunca se sabe onde o pedal vai ser ligado, o ideal é zerar o nível DC já que ele não é necessário.

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
E como põe nível DC na guitarra, e depois sera antes do amp/pedais?

Vish eu so muito noob huahauhauhauah

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Como os pedais são alimentados somente com tensão positiva, o sinal da guitarra precisa ser adicionado a um nível DC, para que o circuito possa "trabalhar" o sinal.

Pra adicionar o nível DC, só é fazer o que eu disse alguns posts atrás: 2 resistores de 100k em série, ligando no VCC e no GND... tá ali em cima.

kairi
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom
Da uma olhada nessa imagem:

http://img268.imageshack.us/img268/4354/circ.gif

Abraços.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Legal o desenho.

Esse capacitor que você não sabe pra onde vai:
É aí que você vai ligar o sinal da guitarra.

No outro lado dele (o que está entre os dois resistores de 100k), você vai ligar TAMBÉM no pino 1 do 4066.

O pino 2 (4066) é a saída, você vai botar outro capacitor de 100 pf e ligar o "hot" do jack de saída na outra perna dele.

Aquele RL você pode sumir com ele. No máximo, se der algum problema você bota um resistor de 100k também...

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


DotCom
Mas o sinal da guitarra não entra no 4066?

kairi
Veterano
# jun/09 · Editado por: kairi
· votar


Acho que entendei.

http://img268.imageshack.us/img268/1173/circ2c.gif

Tomei a liberdade de por uma DPDT ali.

Tudo certo agora?

Abraços.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


kairi
Então, o sinal da guitarra vai passar por aquele capacitor e aí entrar no 4066.

Sim, seu esquema tá ok. Tenta montar isso na protoboard antes de fazer placa pra ele.

DotCom
Veterano
# jun/09 · Editado por: DotCom
· votar


Os capacitores de entrada e saída... aumente para 100nF (KpF). 100 pF é muito pouco.

Um "schematic" mais bonitinho =D
http://img21.imageshack.us/img21/5002/circuito.gif

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo projeto de pedal.