Como está o mercado handmade nacional?

Autor Mensagem
Panga_Lp
Veterano
# abr/09 · Editado por: Panga_Lp


Olá pessoal, estava pensando em algumas questoes.... como está se comportando o mercado nacional do setor handmade?...será que ainda há espaços a serem preenchidos?ainda existem fatias no mercado ? há espaços para novas "empresas"?qual a maior falha das "empresas" que vendem esse tipo de produto? Existe ainda uma carência de variedade e circuitos diferenciados?? O que os admiradores de handmades sentem mais falta? qual aquele circuito que vc sempre quis que alguem montasse e nunca encontrou?o que as "empresas" poderiam fazer para que o antendimento fosse um atendimento de excelência?...e no caso dos amplificadores? existe variedade?ou apenas os circuitos classicos?

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Panga_Lp
No caso dos pedais: acho que tá bom sim, talvez falte um pouco mais de oferta em produtos mais elaborados, mas aí ficaria caro e teria pouca demanda. E handmade, aqui no brasil, é principalmente custo baixo. Se ficar caro as vendas despencam.

Quanto aos amplificadores, tem uma boa variedade de opções, e alguns caras como o Pedrone fazem muitos tipos, além de customizações.
O problema é que a espera as vezes é muito longa (a fila de espera dos caras as vezes é grande, e tem amplificadores que simplesmente demoram mesmo para serem feitos), então acho que dá pra ter mais gente no ramo, principalmente para diminuir essa espera.

ogner
Veterano
# abr/09 · Editado por: ogner
· votar


Panga_Lp

Cara, como no mercado em geral, quem começou cedo (antes) e se propos a fazer um bom trabalho esta RICO, hehehe. Tanto pra pedais, instrumentos ou Amplificadores. Os pedais e amplificadores, acredito, são os que estão mais disseminados no mercado.

No ramo de pedais concordo com o DotCom o mercado é de clones sem muita craição ou modelos proprios e com preço atrativo. Nesse nicho o preço é o maior atrativo.

Um dado fornecido pelo proprietário da marca EFX ( tirado do Forum do orkut, dito por ele mesmo). Eugenio já fabricou 2.000 pedais.

Pros-Preço atrativo e uma qualidade média.
Contra- Nada de criatividade só clones.

Amplificadores a historia já é um pouco diferente alguns handmades já se aventuram a customizaçoes e alguma modificação nos projetos basicos. Dando um toque bem pessoal aos modelos.

Prós-Customização, preço.
Contra-Demora na entrega, Feedback com cliente nem sempre ideal.

Instrumentos também já tem uma galera fera porem não vejo ainda uma demanda estabelecida, os preços dos Tops, bons mesmo, são altos e comparando com grandes marcas, essas sempre levam vantagem seja somente pela marca mesmo ou preço equivalente. E acredito que as madeiras brasileiras nao tenham caido no gosto da grande massa ainda.

Powerslave158
Veterano
# abr/09
· votar


A Fuhrman tá tri!!!
tem vários pedais bons!!

tomarock
Veterano
# abr/09
· votar


Adoro equipos handmades, tenho uma guitar e amp handmade e agora estou estudando pegar algumas latas...
Realmente alguns efeitos de modulacao ainda deixam a desejar nesse mercado. Torcer pra galera apoiar pra essa linha crescer.
Abraço

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


bem, obrigado!

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


Engraçado, eu já discordo.
Acho que, com exceçao de alguns, a produção nacional de handmades ainda 'engatinha'.

Falta personalidade na grande maioria dos produtos.

O cidadão fabricante apenas copia um pedal famoso sem acrescentar nada que leve a sua marca, seja isso uma opção nos controles, na embalagem, na sonoridade, funcionalidade, durabilidade.

Aliás...esse é um ponto que eu levo bastante em consideração quando vou adquirir um produto (instrumento musical ou não): DURABILIDADE.

Que adianta o cara ter um clone do GT-2, do TS-808, do Memory Deluxe, etc...com timbre FIEL, se ao final de um ano(ou até menos que isso), o pedal começar a dar defeito, etc.

Prefiro juntar uma grana e comprar um novo.


Quero aqui deixar registrado que, da minha parte, acho que dentre os fabricantes nacionais de hand made o que mais chama a minha atenção, pela seriedade, comodidade, segurança e preocupação com o cliente, é a EFX Effects.
Dificilmente eu vejo comentários negativos a respeito da marca.
(pra falar a verdade...hehe..nem lembro se já vi algum comentário negativo).
Só vejo falarem bem.







Abraço

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


ophius
Entendo seu ponto de vista sobre a durabilidade de clones. Mas aí temos que separar Behringer do resto.

Digo isso porque vejo que algumas marcas estão fazendo clones baratos, mas que nem por isso deixam de ser confiáveis (Groovin é um bom exemplo)

Os pedais do Eugênio também não vejo dando problema assim.

O TS de um colega meu (clone da EFX) deu problema após ele emprestar o pedal pra um amigo, então não dá pra dizer se foi o pedal mesmo ou o amigo não teve muito cuidado (eu acho que foi a segunda opção), além do que o Eugênio sempre foi bem rápido e atencioso em todas as vezes que o contatei via Orkut/email.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom
Com já falei em outro tópico, meu Vibe da EFX teve problema em um dos jacks, Abri o pedal e troquei o jack. Constatei que a minha AB Box da EFX utiliza os mesmo jacks que são de plástico (preto) e o metal interno que faz contato a ponta do plug é muuuuito fino.

Pode ter acontecido só comigo, mas deixo aqui registrado.

Abs

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Estranho. Pois nos pedais do meu colega, os jacks são de metal (iguais aos utilizados em clones do JB)

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom
Esta foto é de um plug da minha AB Box da EFX que tirei ainda pouco. Vai ver que fui premiado... hehe Bom, este jack é igual aos do meu Vibe, que pedi junto com a AB. Isso mostra então uma certa falta de controle de qualidade. Comprei estes 2 pedais no final do ano passado.
Abs

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


DotCom
além do que o Eugênio sempre foi bem rápido e atencioso em todas as vezes que o contatei via Orkut/email.


Isso é uma outra coisa que levo bastante em consideração: ATENDIMENTO PERSONALIZADO.
O cara mesmo responde aos emails, e trata a todos bem.
Sem nem conhecê-lo pessoalmente, o cara já passa uma segurança.

O pessoal do T. Miranda por exemplo, putz...grossos pra caramba.
Na terceira pergunta que eu fiz sobre um pedal, os caras já mandaram logo: "E ae? vai comprar ou não?"(rsrs)

Pow..como vou comprar um pedal que custa os 'olhos da cara', sem ao menos saber tudo a rspeito do pedal?
Não existe isso!!!
(rsrs)

Então...humildade é algo que eles desconhecem totalmente.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Isso é uma outra coisa que levo bastante em consideração: ATENDIMENTO PERSONALIZADO.
O cara mesmo responde aos emails, e trata a todos bem.
Sem nem conhecê-lo pessoalmente, o cara já passa uma segurança.

ophius
Com certeza. O Eugênio é super prestativo e me pareceu super responsável. Fiquei surpreso com o atendimento personalizado e sendo respondido por ele nos e-mails que passei. É por isso que eu estou de olho em outros pedais da EFX, heheh...
Abs

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
É por isso que eu estou de olho em outros pedais da EFX

VocÊ e mais uma "Penca de Guitarristas e Baixistas"
(rsrrssrsrsrrs)

To pensando seriamente em montar um set up soh com pedais dele.

:)

trashit hc
Veterano
# abr/09
· votar


pra mim um cara bem honesto, e atencioso! é o Enjolras da ESI.
comprei um pedal com ele, estou esperando o pedal chegar. pra fazer um review pra galera.
atê agora eu não vi ninguêm falando mal do prodrive não... só pelo atraso que as vezes acontece.
é compreensível.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Alguém conhece os pedais da Deep Trip? Parecem ser bem legais.
Abs

ogner
Veterano
# abr/09 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia

Conheço a operadora Deep trip, a qual mergulho em Arraial do Cabo.

Oi?

hehehe...

Tem coisas no youtube

http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=deep+trip+ped al

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


acho que temos um número razoável de handmakers de pedais, mas nada muito inovador, maior parte do tempo clones com melhorias, mas as pessoas tb procuram quase sempre clones com melhorias, se o cara inventa algum drive que não se parece com nenhum outro, acaba não vendendo pq não é conhecido, de amplis acho que tem poucos fabricantes, e poucas inovações, mas nmho isso volta na máxima do pessoal só comprar aquilo que já conhece o som, o max mesmo já tem anúncio de alguns amplis deles faz tempo, e só agora é está mais ocupado digamos, pq antes rolava muito preconceito com as válvulas de tv e afins.

Não adianta o cara inovar se ninguém quer a novidade...

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


ogaitnas
Não adianta o cara inovar se ninguém quer a novidade...

Não concordo com vc.
Eu compraria se fosse de uma pessoa com uma certa reputação jah, como a EFX ou a ESi, enfim...


[:P]

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Panga_Lp
como está se comportando o mercado nacional do setor handmade?

Está mais ou menos...

será que ainda há espaços a serem preenchidos?
ainda existem fatias no mercado ? há espaços para novas "empresas"?

Com certeza, o que mais tem é espaço a ser preenchido...

qual a maior falha das "empresas" que vendem esse tipo de produto?

Péssimo atendimento e demora.

Existe ainda uma carência de variedade e circuitos diferenciados??

Sim, falta criatividade no mundo dos pedais...basicamente só tem clones!!

O que os admiradores de handmades sentem mais falta?

Bom atendimento.

qual aquele circuito que vc sempre quis que alguem montasse e nunca encontrou?

Sei lá. Sinto falta de ter coisas mais "profissionais", no sentido de que são mais dificeis de montar, como um pedal handmade que pode ser controlado via midi, e que tenha bancos de memoria, como o Argos.

o que as "empresas" poderiam fazer para que o antendimento fosse um atendimento de excelência?

Ser solícita ao cliente. Não esperar a pessoa ligar, mas ligar para a pessoa para explicar as situações e etapas do processo (ou mandar e-mail). A maioria das pessoas acha que está fazendo um favor ao comprador...é terrível.

Pense em um vendedor que vc gostaria que te atendesse, e tente ser melhor do que ele...

e no caso dos amplificadores? existe variedade?ou apenas os circuitos classicos?

Não sei bem, mas sei que o pedrone faz uns circuitos mistos que parecem ser do caralho, tipo clean de fender e drive de marshall no mesmo amp...e por ai vai!!!
Acho que isso que é legal!!!

Abraços e boa sorte!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


ogner
Eu postei links pro vídeo e pro site ali no meu post bacalhau! hehe Esses Veteranos... ;-)
Na verdade, eu queria saber sobre a construção/durabilidade do pedal, pós venda, etc... E no site não tem preços..
Flw véio!

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


Panga_Lp

olha, eu acredito que tem muito espaço ainda. o mercado nacional de instrumentos musicais ainda está em desenvolvimento. a maioria das empresas grandes que temos, são bem velhas já. algumas mudam de nome e tal, mas são ainda as antigas.

o mercado de handmades (pedais) ainda está muito ruim, muito amadorismo rolando. as empresas são pequenas e parecem não conseguir se desenvolver. o fato de que ninguém tem produtos pra pronta-entrega é um indicativo. temos que depositar o dinheiro antes e isso acaba muito com a vontade do consumidor, que quer comprar e ter o produto logo, quer ver o produto também. a qualidade da maioria, deixa muito a desejar. construção, acabamento, qualidade no geral muito ruim. ainda não existe aqui, algo no nível de uma empresa como a Fulltone por exemplo.

tem algumas marcas que são boas, outras excelentes mas no geral, a maioria é muito ruim. obs. - apesar de ter dito no plural, não posso citar mais que uma marca boa e uma excelente.

esses fabricantes ruins dominam pois o mercado é movimentado pelos iniciantes, seu principal consumidor.

perceba os elogios que os usuários desse fórum tecem por determinada marca. obviamente, isso é um bom marketing pro fabricante mas será que corresponde à realidade? peça pra que postem todo o seu set. se o cara tem apenas pedais da marca "X" ou de qualidade equivalente, claro que pra ele, aquilo é muito bom. mas sinceramente, a maioria dos fabricantes não faz melhor que as marcas de pedais mais baratos, como Boss, Danelectro por exemplo. duvido que, caso esses usuários tivessem mais pedais Dunlop, Ibanez, Digitech, MXR, etc, (marcas de custo médio) ainda achariam esses handmades tão bons assim.

o fato de que todos se utilizam muito dos "clones" também indica amadorismo a meu ver. não existe pesquisa e desenvolvimento de produtos e pelo público-alvo da maioria das marcas (os iniciantes), jamais vai evoluir disso. afinal, vender bastante e ganhar dinheiro é melhor que investir em qualidade. coisa de brasileiro.

eu particularmente, gostaria muito de ver mais efeitos, sem essa de "clones". um wah, vibe, fuzzes, distorções. quem entende um pouco sobre efeitos, sabe que não dá pra inventar muito, um circuito sempre se baseia em algum outro pra poder "evoluir". mas a evolução aqui no Brasil parece que nunca chega. e se depender de elogios do orkut, FCC, ela nunca chegará...

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Handmade com seriedade, qualidade em construção e acabamento é ROKR Custom, Rodrigo Mac . www.rokrcustom.com
o cara é engenheiro elétrico, trabalha na área, é guitarrista e produz pedais conforme a demanda através de lotes, e é sensacional! além do atendimento excepcional. Na boa, é o melhor handmade que tem e é tão bom quanto importados em série.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


eu particularmente, gostaria muito de ver mais efeitos, sem essa de "clones". um wah, vibe, fuzzes, distorções. quem entende um pouco sobre efeitos, sabe que não dá pra inventar muito, um circuito sempre se baseia em algum outro pra poder "evoluir". mas a evolução aqui no Brasil parece que nunca chega.

Bombastik
Concordo contigo. Eu tenho pesquisado bastante sobre pedais Handmade e até fiz um post sobre pedais da DVK. Os caras desenvolveram pedais com efeitos duplos com entrada pra pedal de expressão. Ainda, é possível escolher a ordem do efeito (antes ou depois). Eu fiquei maravilhado com essas caixinhas! Ou seja, os cara criam em cima do que existe. Esse é um diferencial no meu modo de ver. Se vc analisar os pedais da EFX, são todos (ou quase) clones de circuitos que vc pega na Tonepad por exemplo, com algumas modificações.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


gucrispim
Legal hein!!!
Abs

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


ophius

o problema é -> como o cara chega na reputação, ele tem que fazer algo que venda bem pq volume de clientes é que traz a tal reputação, e aí vai nos clones mais conhecidos.

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Se vc analisar os pedais da EFX, são todos (ou quase) clones de circuitos que vc pega na Tonepad

... o que eu acho picaretagem, "clonar" uma coisa que você nunca testou, nunca viu.

esse é um dos motivos pelo qual eu não respeito a marca...

pra iniciantes, até vale mas mesmo assim, eu recomendo ir de Danelectro hehehe...

abraço.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Ahhh. Só pra lembrar que tem um tópico em Stick muito bom:

Principais fabricantes de pedais NACIONAIS - Lista
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/153254/

Abs

Panga_Lp
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD

Opa....cara vc respondeu todas minhas perguntas ...vlw.....

O que meu intriga é que como mtos disseram aki.....a falta de criatividade, pronta entrega sao fatores decisivos......agora qto a falta de novo projetos realmente leva ao pessoal buscar handmades( no caso de pedais) apenas pelo menor preço....mas depois que a behringer soltou akela enormidade de pedais deve ser dificil concorrer com os preços dela.....mesmo com agravante de os pedais serem de plástico.......O que tambem me chama bastante atenção é a falta....muita falta de pedais para baixo....sao poucos ....mto poucos os que esxistem no mercado....acho q o vem chamando atenção dos admiradores de handmade sao as customizações....tanto de circuito qto as visuais......mais ainda há mto que evoluir....o que me parece é que as oficinas de hand made no brasil ainda contam com poucos ou apenas uma pessoa para executar todo o processo o que acaba...o tornando bemmm lento....

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


ogaitnas

o problema é -> como o cara chega na reputação, ele tem que fazer algo que venda bem pq volume de clientes é que traz a tal reputação, e aí vai nos clones mais conhecidos.



Exatamente!
E é isso que o Eugênio da EFX vem construindo ao longo do tempo: Reputação.
Eu compraria um pedal que ele inventasse 'do zero' com a marca dele, pois sei que ele se empenha em fazer algo de qualidade.

E, como já disse, e isso é sempre bom lembrar,... o cara está aberto ao dialogo. Sempre acolhe sugestões, reclamações, tira dúvidas, etc.

Aquele T. Miranda além de cobrar caríssimo por pedais, "feios" esteticamente, diga-se de passagem...é um grosso, metido a "Gênio"
(tsc tsc...)




:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como está o mercado handmade nacional?