Big Muff Pi ao vivo com muito chiado

Autor Mensagem
The_Jack_White
Veterano
# mar/09


Olá amigos.

Bom, vou direto ao ponto.

Eu tenho um pedal Big Muff Pi e quando eu toco para ensaiar, com o volume baixo não tenho problema algum... mais quando vou tocar em shows, o pedal dá uma microfonia do caramba, som de hmmmmm, etc, quando estou sem tocar a guitarra.

Eu gostaria de saber, se no meu caso, compensa comprar um Noise Gate ?

Se sim, qual é o melhor em custo/beneficio ?

Meu set é uma Guitarra semi acustica JC502 da Condor, ligada em um Digitech Whammy + Big Muff Pi e saida para o cubo.

Bom, gostaria da ajuda dos amigos.

Caso tiverem outras alternativas, gostaria de te-las também.

Fico no aguardo.

Abraços.

Guifcunha
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, pode ser microfonia com a tua semi-acústica, fuzzes em volumes altos causam isso.

Bombastik
Veterano
# mar/09
· votar


The_Jack_White

não acho que um noise gate resolva tudo. ele "corta" o som excessivamente dependendo do equipo e regulagem que vc usa. tem outras coisas que vc deve levar em consideração nisso tudo:

seus captadores são os originais? isso rola com outras distorções tb? você usa o Muff com fonte ou bateria? caso seja fonte, a fonte do Whammy e do Muff são ligadas juntas? são originais?

sem essas informações, eu chuto que a causa do problema seriam os captadores ou então, a fonte que vc usa no Muff.

mas também pode ser os dois juntos. ruído (hum) sem tocar, pode ser a fonte o que é mais provável. já microfonia, usando captadores de qualidade, não acontece tão fácil. eu tb uso semi-acustica (Condor inclusive) mas com captadores trocados (cópia de Dimarzio) e muito fuzz. microfonia, só quando eu quero que ela aconteça, geralmente em solos.

The_Jack_White
Veterano
# mar/09
· votar


Bombastik

Boa noite amigo.

Então, os captadores são os originais mesmo da guitarra.

A fonte, eu uso uma haioken ou algo do tipo.

Eu uso essa fonte para ligar o Big Muff e um pedal de lata de sardinha de overdrive. O pedal de lata d esardinha eu coloco antes do Muff e depois do Whammy.

Tem algum tipo de fonte especifica para esse tipo de pedla ? Pq a polaridade do Big Muff é invertida da maioria dos pedais normais.

A fonte do Whammy é a original dele..

Quanto ao captador, qual vc aconselharia comprar ?

Eu toco White Stripes e rock dos anos 60/70.

Bom, agradeço desde já a ajuda dos amigos.

Bombastik
Veterano
# mar/09
· votar


The_Jack_White

fala aí amigo.

pelo seu set já vi o tipo de som que vc gosta. os captadores originais de guitarras coreanas infelizmente deixam a desejar na maioria das vezes. uma troca melhora seu timbre em 200% e ainda, elimina o problema de microfonia usando distorção.

não gosto de aconselhar um captador específico, vai de gosto pessoal, musical. os melhores (Gibson, Seymour Duncan, etc.) são os mais caros. tem nacionais também, a preços mais atraentes e qualidade muito boa. procure captadores com saída média/alta pra tocar esse sons. PAFs ou outros de característica mais vintage talvez soem "fracos" demais. mas vai de gosto tb, vale a pena você dar uma pesquisada. tem muitas marcas e modelos diferentes com diferentes timbragens. pesquise bem antes de comprar, vai ter um que combina melhor com o que você quer.

O pedal de lata d esardinha eu coloco antes do Muff e depois do Whammy.

agora você adicionou um drive no set. fala o set completo, pedais e amp (modelos e marcas) e a ordem em que você os liga pra ficar mais fácil de opinar.

de antemão posso dizer o seguinte: quando usava meu Big Muff com a fonte original sempre dava um ruído horrível, essa fonte era um lixo. comprei uma outra, própria para pedais e ela se mostrou mais silenciosa. mas antes de encontrar essa, usei mais duas que não ajudavam, geravam ruído demais também. pesquise por boas fontes que esse problema desaparece. uma bem barata que me surpreendeu pela qualidade foi a Onerr. teste e veja se resolve.

nunca usei um Whammy mas perguntei pelo seguinte: acreditando ou não, até mesmo usar uma extensão (filtro de linha ou estabilizador tb) de má qualidade pode fazer com que hajam interferências elétricas no som, causando o ruído. vale a pena dar uma olhada nisso tb.

The_Jack_White
Veterano
# mar/09
· votar


Bombastik

Hehehe

Então... o meu set completo é:

Whammy - Overdrive Lata de Sardinha - Big Muff - AMP

Meu amp é um Warm Music Midnight 108 de 30 Wats, mais eu só o uso nos ensaios, e como agente tem que tocar baixo por causa da vizinhança, ele não dá muito ruido nem chiado não... só se eu tirar as mão da corda e ficar de frente para o cubo, por exemplo.

Mais nos shows, eu uso o Amp que tem disponivel... ai, eu nunca sei qual vou usar... =/

Sobre os captadores.

Captadores com saida média/alta não vão dar mais chiado ? (Desculpe minha ignorancia no assunto, mais eu realmente sei muito pouco sobre captadores).

Os captadores PAFs ou vintage, quando vc diz "fracos" seria o que ? Tipo, o som murcho ? Sem vida ?

Sobre a fonte da Onerr, então compensa comprar ?

Dá para ligar mais que um pedal nela ? No caso, o Big Muff e o Lata de Sardinha ?

Valeu pela ajuda até agora amigo !!!

Deus te abençõe !!!

\o/

Bombastik
Veterano
# mar/09
· votar


The_Jack_White

olha, captadores com timbragem mais "vintage" em sua maioria possuem aquele timbre estilo antigo mesmo, mais velado, pouco sustain e menos volume. dependendo do modelo, podem oferecer mais ou menos brilho. gosto dos Gibson 490R e 490T mas como disse, eles têm volume um pouco abaixo dos outros modelos e menos sustain mas possuem ótimo brilho. ótimos pra blues, rockabilly e rock anos 60.

quando digo de saída alta, me refiro apenas ao volume mesmo e também, o quanto ele se dá bem com distorções. mas veja bem, não é que um captador desses não casa com distorção, ele apenas atua de forma diferente. um pickup de saída alta é mais versátil a meu ver, pois você poderia tocar desde sons mais pesados e modernos até os clássicos. já um de pegada vintage, fica bem melhor para sons e timbres estilo antigos. pra som moderno, "falta" algo. como mencionei antes, vai de gosto, pode ser que vc consiga tocar de tudo mesmo assim.

a saída do captador não tem nada a ver com chiado, desde que seja de boa qualidade e instalado corretamente. na minha semi acustica na qual uso os 490R/T por exemplo, consigo fazer com que um fuzz muito pouco dinâmico como um Big Muff "limpe" a distorção no pot de volume da guita, como um Fuzz Face. mas essa guitarra possui menos sustain. numa outra na qual uso caps mais fortes, esse sustain beira o infinito (com um bom fuzz) e tem muito mais massa sonora, mais peso.

a fonte Onerr, eu comprei há muitos anos. não sei se ainda são tão boas quanto achei na época. hoje, uso uma Nodaji com várias saídas (para 5 pedais, total de 500ma), muito boa e silenciosa também. pesquise, podem existir melhores que essas.

já experimentou trocar a ordem dos pedais no seu set? eu usaria:

Muff > Drive > Whammy > amp.

mas como nunca usei Whammy não sei se realmente melhora.

abçs.

mzloko
Veterano
# mar/09
· votar


já experimentou trocar a ordem dos pedais no seu set? eu usaria:

Muff > Drive > Whammy > amp.


cara desas forma q vc falou iria fikar ruinzinho
pq pelo q parece ele usa o drive antes do muff para fazer papel de booster e o whammy deve fikar esquisito depois das distorções.

esse hummm eh quase certeza absoluta q eh fonte(experiencia propria)

estou fazendo uma fonte handmade q pelos comentarios naum da ruidinho nenhum e vai ter 1A
quer dizer
vai aguentar uns 13 pedais(depende do modelo)
e vai dar um custoxbenefício muitooo bom
paguei 30 reais nas peças em geral
abs

daniel_guitar
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White
guitarras semi acusticas geralmente tendem a isso mesmo (digo original) tem um pessoal q meche nelas pra aguentar distorção mas as originais pelo menos as artocore da ibanez é um overdrive leve mesmo

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


é... sofria desse mesmo mal de adorar a minha semi mas não aguentar toca-la com distorção com os captadores originais. resolvi o problema trocando os captadores e colocando tecido dentro do buraco da guitarra ;-)

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


Bombastik

Hmmmmm

Tipo, qual captador mais forte vc usa na sua outra semi acustica ?

Eu estou pensando sériamente em comprar um outro captador para minha guitarra.

Será que fica muito caro para trocar ?

É dificil ? Eu tenho meio medo de levar para um Luthier e ele bagunçar minha guitarra... os caras da minha cidade são meio desleixados... pelo menos é isso que meus amigos que já levaram comentam.

Essa fonte que vc usa, Nodaji, qto vc pago nela ? Será que é facil de achar ?

A configuração que vc me disse, Muff - Drive - Whammy - Amp fica ruim... eu já tentei... ai, qdo eu uso o Whammy para solos oitavados, bagunça tudo... =/

hehehe

mzloko

Como vc está fazendo a fonte ? Pegou modelo na net ?


daniel_guitar

É... mais eu gosto muito das Semi acusticas... vou pensar em mudar meus captadores... vc indica algum ?

gucrispim

Hehehe... semi acustica é muito gostoso de tocar... e o som é foda... hehehe

Qual captador vc está usando ?

Colocar tecido dentro dos F-Holes ? Adianta mesmo ?

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White

os caps que tenho na minha são duma marca nacional que não existe mais. pesquise por outros, Malagoli, Cabrera, são muito bons tb.

pra trocar, basta vc ter um ferro de solda e a manha de soldar. aí, você pode pegar os esquemas na net ou talvez, o fabricante te forneça. você liga (solda) de acordo com o esquema e não vai ter erro.

de qualquer maneira, recomendo levar num bom luthier, sempre vale a pena um serviço bem feito.

a fonte, comprei há alguns anos. paguei cerca de R$50-R$60 na Teodoro Sampaio.

mzloko
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White
peguei do site www.handmades.com.br
muito lokão e funfa certinho
site nota 10
abs

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


Olá amigos novamente.

Bom, eu ainda estou pensando no que fazer, se compro um captador novo mesmo ou um pedal de noise.

Se algum dos amigos puderem dar uma olhada no video de um show da minha banda ao vivo, dá para ouvir o barulho que faz...

Logo na primeira música, que não tem guitarra é só o vocal, a guitarra estava com o Big Muff ligado, e começou o barulho, ai para continuar a música eu tive que desliga-lo, ai o barulho parou...

http://www.youtube.com/watch?v=kjEz2XjZDgo&feature=channel_page

Deem uma olhada e vejam o que se encaixaria melhor no meu problema.

Desde já eu agradeço aos amigos.

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White

pra mim, isso é microfonia rapaz... um bom captador resolve.

não posso dizer que conheço WS pra caramba mas achei que ficou bacana. tem que treinar mais o vocal, está muito desafinado...

da próxima vez, filme um pouco da Meg tb... ;)

abraço.

daniel_guitar
Veterano
# abr/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


The_Jack_White
rapaz né troca de captador ñ e umas modificações parece q enche o f-hole algo assim procura saber com o Bertola algo mais certo troca o captador vai chiar de qualquer jeito assim vai reduzir mas ñ é esse o principal motivo

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


Bombastik

Hmmmmm.... vou ver certinho o negócio do captador mesmo... eu estava querendo mudar mesmo, então se melhoras as duas coisas, melhor ainda...

Ahhh, valeu o elogio.. hehehe... e sobre a vóz, eu realmente não estava com a garganta boa no dia... normalmente é um pouquinho melhor... hehehe

=]

É... a Meg tava escondida... a pessoa da camera podia ter ido buscar ela, neh ?

\o/

Valeu.

daniel_guitar

Tudo bem amigo ?

Deixa eu perguntar... se eu enxer os F-holes, não vai fazer a guitarra perder a sonolidade Semi-Acustica dela ? Não é exatamente os F-hole que faz o som dela ser como é ?

E tipo, será que só de enxer os F-holes ajudaria já ? Sem precisar a trocar imediata dos captadores ?

Porque está meio dificil para mim comprar um captador agora... e eu preciso de algo que pare essa microfonia o mais rápido possivel...

Bom, fico no aguardo.

E desde já obrigado pela ajuda !!!

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White
não vai fazer a guitarra perder a sonolidade Semi-Acustica dela ?
juro que é a primeira vez q leio isso... e parei aqui.
pode enxer os F-holes, tenho uma semi, fiz isso e recomendo.
coloquei tecido, tp seda mesmo.

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Bom dia amigo, tudo bem ?

Então... sua Semi também dava o mesmo problema da minha ?

Depois que você enxeu os F-Holes parou por completo o problema da microfonia ?

E tipo, tem que enxer todo o F-hole, tipo, tudo dentro dela, ou só na saida mesmo ?

Desde já agradeço a ajuda do amigo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White
Cara, guitarras semi-acústicas são propensas à microfonias mesmo, ainda mais com capts de baixa qualidade. Como vc liga um Big-Muff (pedal fuzz poderoso e de alto ganho), em altos volumes a microfonia pode ficar incontrolável.
Em 1º lugar recomendo trocá-los por um par de Cabreras ou Sound/Malagoli Alnico Blues.
O uso de tecido para "prevenir" microfonias é antigo, o Roger MacGuinn usava esse recurso (enfiava lenços de sêda nos "F-Holes"). Outra coisa que vc pode fazer é tapar os mesmos com um Contact ou Durex largo.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia amigo, tudo bem com você ?

Antes de mais nada, obrigado pelas dicas...

Tipo, sobre o captador, eu procurei no mercado livre e não achei, aqui na minha cidade também só acho captadores kent armstrong e olha lá quando tem algum.

A onde eu poderia comprar esses captadores que você indicou ? Qual a média de preço deles ? Os dois seriam "Alnico Blues" ou só o da Malagoli ? Se sim, qual seria o melhor, no meu caso, do Cabreras também ?

Outra pergunta... os dois seriam Humbuckers, correto ?

Bom, aguardo resposta do amigo, e desde jpa agradeço.

Abraços.

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White
Eu tenho um pedal Big Muff Pi e quando eu toco para ensaiar...



Big Muff Pi
CAra...esse pedal... qual é o som dele realmente?
Pergunto isso porque alguns dizem que é um FUZZ, e outros dizem que eh um OVERDRIVE.

E ae?
Vc usa ele mais pra que tipo de som????????


Um abraço
:)

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O B.B. King fazia isso com toalhas tb.

Outro fator é que os Big Muffs são barulhentos e ruidosos por natureza, logo mesmo com uma fonte adequada, tapando os f-holes, e fazendo tudo direitinho, ainda deve sobrar algum ruido. Quer tocar com fuzz, então tem que se acostumar com isso, porque nunca testei um fuzz silecioso, mesmo os Fulltone que são os mais próximos disso não são 100% silenciosos quando ligados.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


ophius
Big Muff Pi
CAra...esse pedal... qual é o som dele realmente?
Pergunto isso porque alguns dizem que é um FUZZ, e outros dizem que eh um OVERDRIVE.


Cara o Muff é um fuzz, muitos qualificam ele como o primeiro fuzztortion, junto com o ProCo Rat, porque ele apesar de ser um fuzz tem algumas características de distortion, como o sustain quase infinito e uma definição um pouco melhor que dos outros fuzz da época dele. Se quiser ouvir muito ele, é só ouvir o Animals, The Wall e o Pulse do Pink Floyd, já que essa é a distorção mais pesada do Gilmour nos 3 albuns, o Santana e o Jimi Page também foram um grandes usuários do Big Muff nos anos 70 e boa parte das gravações deles com Fuzz de 73-74 pra frente é feito com os Muffs.

Agora é sujo até a alma.

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Boa tarde amigo.

Então, eu sei que os Muff's são barulhentos, mais o problema que eu tenho não é com o "ruido" em si, mais sim com a microfonia descontrolada que dá assim que eu ligo o pedal e não estou tocando a guitarra...

De uma olhada no video que eu postei, que você vai entender.

Se você puder dar alguma dica também, assim como os amigos estão me dando, eu agradeço.

Desde já obrigado.


ophius

Olá amigo, tudo bem com você ?

Então, o Big Muff é minha distorção/Fuzz padrão... então só uso ele, eu uso um lata de sardinha de overdive mais para dar um boost no som limpo.

Eu tenho uma banda cover de White Stripes, então nosso repertório maior é de músicas deles... e o proprío Jack White usa um Big Muff... e também usa uma guitarra semi-acustica.

Mais agente também faz versões de Bob Dylan, Iggy Pop, Cranberries, Elastica, etc... e todas ficam muito legais com o Big Muff.

Ai, vai do gosto da pessoa mesmo, eu acho.

=]

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


The_Jack_White
Olá amigo, a microfonia pode ser melhorada de 3 formas:

1 - Preenchendo os F-holes da guita com pano, jornal, espuma, etc, para evitar a realimentação do som na caixa acústica do instrumento.
2 - Colocando captadores melhores.
3 - Mantendo o volume da guitarra no mínimo antes de tocar

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


daniel_guitar
rapaz né troca de captador ñ
troca o captador vai chiar de qualquer jeito

Mauricio Luiz Bertola
Em 1º lugar recomendo trocá-los por um par de Cabreras ou Sound/Malagoli Alnico Blues.

The_Jack_White

escute o Bertola, o cara manja. trocar os caps melhora seu som geral e timbre em 200%. o lance de forrar os f-holes é antigo mas eu nunca fiz. nas minhas semis com bloco central (que é o caso da sua) nem precisa, depois da troca de caps, fica bem bacana. a microfonia torna-se bem mais "controlável" assim. vc pode até mesmo usa-la como efeito, se é que vc me entende.

já numa semi full holllow, aí sim faz mais sentido.

megadeth2612
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, eu toco com o MJM London Fuzz (um fuzzface de alto ganho) e um Way Huge Swollen Pickle MKII (um Muff com vários controles) com uma Fender Strato de 3 singles sem qualquer problema de microfonia ou ruído. Todos meus fuzzes rodam só na bateria.

Creio que a origem do problema seja a rede elétrica + guitarra semi-acustica.

Já testou com outra guitarra?

Sempre utilize baterias não-alcalinas com fuzzes. Abçs!

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


megadeth2612
Sempre utilize baterias não-alcalinas com fuzzes

Essa eu não conhecia...pq?

The_Jack_White
Veterano
# abr/09
· votar


Bombastik

É sim... estou pensando sériamente em comprar captadores novos...

Os que o Bertola sugeriu, Cabrera ou Malagoli Alnico Blues, quanto custam mais ou menos ?

A onde eu encontro ?

Eu dei uma procurada no mercado livre e não achei... aqui na minha cidade também não tem...

Outra coisa, esses captadores tem que ser humbuckers, correto ?

megadeth2612

Olá amigo.

Então... eu tinha uma Condor RX30 antes dessa Semi Acustica... e também fazia barulho, mais era um pouco menos... era mais controlavel.

Eu já usei o Big Muff ao vivo com a Semi Acustica e com baterias sem ser alcalinas... já tinham me falado que ele tem um desempenho melhor... fica mais "quente" o som, neh ?

Inclusive, no video que eu coloquei, o pedal estava com a BATERIA... e olha a microfonia que deu... hoje que eu uso com fonte, é um pouco pior... =/

Mais eu já estou decidido em comprar um captador... só preciso de uma ajuda dos amigos, no melhor que eu possa comprar, barato, e que esteja de acordo com o tipo de som que eu pretendo tocar...

Bom, aguardo a ajuda dos amigo, e agradeço desde já a todos que tem me ajudado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Big Muff Pi ao vivo com muito chiado