Aplicativos de PC > pedaleiras digitais

Autor Mensagem
Andy Viper
Veterano
# mar/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


Dr Jivago

Bom, acho que não tem nada de infrutífero aqui. Não tem ninguém xingando a mãe do outro ou o escambau, muito pelo contrário, cada um mostra seu ponto de vista baseado em argumentos consistentes, opiniões e pontos de vista (assim como a sua opinião ao dizer sobre a qualidade atual dos simuladores VST). O Fórum serve pra isso, uai. E se você prestar bastante atenção, esta não é uma discussão simples de "digital X analógico, quem é melhor", mas sim sobre as expectativas para o futuro acerca da utilização destes equipamentos.

Abç.

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


Dr Jivago

Eu acho que, se vc quer praticidade de gravar e tocar ao vivo, uma boa pedaleira é a melhor pedida.
Agora, se vc quer tocar ao vivo, e não faz muitas gravações caseiras, ai vai de pedais + amp.

O bom é que, hoje em dia, tem pra todos os gostos...antigamente não tinha jeito! Só amp e pedal mesmo...

Sioux
Veterano
# mar/09
· votar



O bom é que, hoje em dia, tem pra todos os gostos...antigamente não tinha jeito! Só amp e pedal mesmo...

BaNdAiD

Disse tudo.

shoyoninja
Veterano
# mar/09
· votar


Falaram em um dos posts que a evolução dos circuitos analógicos está estagnada...

Não é bem assim, a evolução dos circuitos analógicos já ocorreu, e ainda está ocorrendo. Amplificadores operacionais cada vez mais lineares, rápidos e com menor ruído são fabricados, e ficam cada vez mais baratos.

O caso é que quando o assunto é timbre de guitarra, busca-se características de distorção de sinal, que é exatamente o oposto da evolução natural dos componentes, e não fidelidade ao som que é produzido pelo instrumento. Não é um desenvolvimento dos componentes que precisamos, e sim de um substituto para a sonoridade da válvula.

A simulação digital ainda está muito crua... Há muito o que evoluir ainda, mas vai chegar sim o dia em que as válvulas serão apenas enfeites (pensando apenas em qualidade de funcionamento do componente, já é).

A maioria das simulações digitais utiliza um algorítimo que é construído a partir da observação dos padrões do sinal de saída comparados ao sinal de entrada de um equipamento (isso no caso de simuladores de amplificadores e caixas acústicas, compressores por exemplo podem ser modelados matematicamente tendo como base a finalidade do efeito apenas, por isso é muito mais fácil e fiel). Mas há um outro modo de fazer isso: Se for possível modelar matematicamente componente por componente do circuito analógico (incluindo as próprias trilhas dos circuitos, válvulas e trafos) e simular em tempo real TODO o funcionamento deste circuito o resultado seria inevitavelmente fiel ao do circuito original.

Não é nada de outro mundo, a Yamaha já usa algo parecido e chamam de Virtual Circuit Modeling (VCM), não tenho idéia de até que ponto o circuito analógico é simulado, mas o resultado é realmente muito bom. Eles usam essa tecnologia em compressores, equalizadores e reverbs pelo que sei... Imagino que simular o funcionamento um tanto caótico de uma válvula de potência saturada ou a acústica de um gabinete de alto falantes 4x12 seja algo bem mais complicado... Mas ainda assim, basta ter mais de capacidade de processamento e alguns físicos para desenvolver os modelos matemáticos :P.

Há muitas vantagens também na idéia sobre uma válvula comum. Uma válvula simulada não precisaria ter microfonia nem introduzir ruídos, não precisaria de tempo para aquecer, e tudo mais. E o mais importante, o custo de produção: Produzir o software para emular essa válvula pode até ser algumas centenas de vezes mais caro do que construir uma única válvula real, mas ele precisa ser feito apenas uma vez.

Como o timbre já é algo mais ou menos definido e que não mudará, as evoluções possíveis são em redução de custos, melhorias na definição do som e eliminação de ruídos indesejáveis. Em tudo isso as válvulas são muitas vezes inferiores aos circuitos de estado sólido.

O que eu quero dizer é o seguinte: As válvulas foram assimiladas como parte do instrumento. Porém, na época que começaram a ser usadas elas eram também componentes eletrônicos comuns... Hoje não há sentido em usar uma válvula em um circuito qualquer senão para obter essa sonoridade delas (perderam a utilidade como componente). O resultado é que uma parte do instrumento se tornou mais cara, e pior, não evoluiu pois não havia intere$$e suficiente em desenvolver a tecnologia.

O que é preciso portanto é achar algo para substituir essa parte do instrumento sem prejudicar a sonoridade. Não importa se a solução será analógica ou digital, o que importa é achar um substituto perfeito, e acho que a simulação digital tem mais chances de fazê-lo.

Mas há algumas considerações sobre as simulações que temos hoje... Eu tinha uma Pod X3 Live que vendi recentemente. O timbre dela ligada diretamente a mesa era maravilhoso. Mas eu considero um despropósito usar uma simulação de AMP e Gabinete (inclusive com simulação do microfone que o está captando) e ligá-la a um amplificador real que por sua vez tem seu próprio gabinete( e pode ser microfonado também).

E realmente, nos testes que fiz ligando-a ao amplificador com a simulações de amp/gabinete ligadas o timbre ficava horrendo. No entanto, desligando as simulações de amp/gabinete e usando apenas as simulações de pedais de efeito dela, o timbre ficava bom.

MauricioBahia
Moderador
# mar/09
· votar


Digital x Analógico. Começou tudo de novo! Mama mia!

Sioux
Veterano
# mar/09
· votar


O que é preciso portanto é achar algo para substituir essa parte do instrumento sem prejudicar a sonoridade. Não importa se a solução será analógica ou digital, o que importa é achar um substituto perfeito, e acho que a simulação digital tem mais chances de fazê-lo.
shoyoninja

Concordo.

E realmente, nos testes que fiz ligando-a ao amplificador com a simulações de amp/gabinete ligadas o timbre ficava horrendo. No entanto, desligando as simulações de amp/gabinete e usando apenas as simulações de pedais de efeito dela, o timbre ficava bom.
shoyoninja

Eu já liguei em alguns amps diferentes, bons e considerados ruins, Marshall´s, Warm Music´s... Tive exatamente o mesmo timbre em todos, muito bom por sinal e descobri algumas manhas na configuração de saída e claro, sempre ligando no RETURN.

Abraço

Sioux
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia

Começou nada não, só estamos discutindo a evolução.

Sem polêmicas ;)

Dr Jivago
Veterano
# mar/09
· votar


Andy Viper

Bom, eu quis dizer infrutífera porque essa discussão já deve rolar aqui no Forum desde o tempo que o Deji era membro novato.

Mas concordo que, embora tenha surgido pelo não entendimento da questão levantada, está sendo bem educada e com bons argumentos de ambos os lados.

Minha singela opinião sobre o assunto:

A simulação de circuitos analógicos existe meramente por questão de custo e praticidade. Em termos de qualidade, a tecnologia chegará em um nível que iguale aos equipamentos reais (afinal essa é a intenção), mas não vai superá-los porque timbre de guitarra é tudo menos alta fidelidade (que é o caminho natural da tecnologia).

O grande paradoxo é justamente esse, como utilizar hardware desenvolvido para alta fidelidade (chips) para gerar "sujeira", "distorção" e "compressão" sonora naturalmente gerada pelos sistemas analógicos "ultrapassados" tecnologicamente.

shoyoninja
Veterano
# mar/09
· votar


Sioux
Eu já liguei em alguns amps diferentes, bons e considerados ruins, Marshall´s, Warm Music´s... Tive exatamente o mesmo timbre em todos, muito bom por sinal e descobri algumas manhas na configuração de saída e claro, sempre ligando no RETURN.

Abraço


hehe eu falei sobre isso exatamente porque já vi muita gente ligando o simulador e usando o pré do próprio amplificador... Vira uma simulação seguida de outra simulação... Aí é difícil ficar bom.

Andy Viper
Veterano
# mar/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


Dr Jivago
Bom, eu quis dizer infrutífera porque essa discussão já deve rolar aqui no Forum desde o tempo que o Deji era membro novato.

"Ta bom, em 2050 eu posto aqui de novo."

E pelo jeito vai durar até 2050, quando ele já for "membro ancião super mega old" tombado pelo patrimônio histórico nacional..

Rsrsrsrs, entendi. Mas fico feliz que todos perceberam que desta vez o foco aqui é outro, não uma mera discussão de "qual é melhor", mas sim uma discussão sobre a evolução destas tecnologias.

Sioux
Veterano
# mar/09
· votar


Vira uma simulação seguida de outra simulação... Aí é difícil ficar bom.
shoyoninja

Exatamente.

Sioux
Veterano
# mar/09
· votar


o foco aqui é outro, não uma mera discussão de "qual é melhor", mas sim uma diuscussão sobre a evolução destas tecnologias.
Andy Viper

Exatamente.

=]

ophius
Veterano
# mar/09
· votar


Amplitube Fender


Muito bom!
Recomendo(principalmente pra quem tem guitarra com single coils)



Fica show de bola!


:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aplicativos de PC > pedaleiras digitais