Acionamento de Footswitch - Pisar duas vezes

    Autor Mensagem
    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Andy Viper


    Olá pessoal, seguinte: Comprei um footswitch padrão (um da Meteoro comum, desses que muda o canal de amplificadores) para utilizar na minha pedaleira Zoom G2.1u, na entrada CONTROL IN, para mudar de banco mais rapidamente, ligar/desligar a bateria eletrônica, o modo bypass e outras coisas. Até aí tudo normal.

    O negócio é que o foot não funcionou como desejado. Ele até funciona (liga/desliga), mas tenho que PISAR DUAS VEZES para acionar o parâmetro e MAIS DUAS VEZES para desligar, ao invés de uma pisada só. Sei que o correto seria utilizar o foot próprio da Zoom, mas gostaria de esclarecer: Alguém sabe porque isto acontece? Abraços.

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Andy Viper
    Se não me engano esses footswitches da Meteoro tem o DPDT (botão) q vc pisa pra fechar o circuito e pisa de novo pra abrir, você precisa de um que funcione como uma campainha...

    Eu fiz o meu sozinho é bem simples...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/179675/

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah, entendi.. Caramba, seu foot ficou muito louco, fiquei imaginando você no palco com ele na sua frente, hehehehehehe.. Totalmente rock'n roll..

    Bem, então vou procurar essa chave DPDT "Naturalmente Aberta" e trocar pela chave do foot que eu comprei, tomara que encontre um valor mais camarada do que esse aí que você pagou.. Mas essas coisas aqui em Brasília são caras. Esse foi um dos motivos que me levou a nem pesquisar sobre como fazer o foot. Mas como já comprei, não posso ficar com ele desse jeito..

    Obrigadão brother! Um abraço!

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Andy Viper

    vc pode usar um push-button qualquer para fazer o foot para a zoom
    eu uso na minha g2 assim.

    São baratos e funcionam 100%

    na verdade qualquer interruptor que fique aberto e apenas feche contato quando pressionado, eu usei push-buttons pq são mais bem acabados, mas na verdade meu foot ficou parecendo um controle de fliperama de 2 botões hauahau, na g2 usa só um mas na gt-6 eu uso os 2 botões...

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Andy Viper
    Dá uma olhada na TCTech...
    É em SP mais acredito que eles entreguem para todo o Brasil!
    Aqui tem

    Tá na faixa de preço do que eu comprei, só que esse tem 6 terminais, o meu só tem 2... isso não costuma ser caro, é só não descer o pé neles que eles duram...
    Você pode usar botões de computador tbm, só se for fonte ATX... hehehe

    Pimenta_1
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Andy Viper

    eu acho que eu sei de que botão da meteoro vc ta falando, esse do foot tem chave, e o que vc precisa é como o que o amigo aí em cima disse "tipo campainha" e vc encontra em lojas de eletrônica esse tipo de botão, do memso modelo, é só trocar se vc souber soldar

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogaitnas
    Pimenta_1

    Ok, vou fazer isso então, obrigado pelas rápidas respostas!

    Marcosrcf

    Beleza cara, vou pesquisar nas lojas daqui, quem sabe acho algo barato.. Obrigado pelo link e pelas dicas..

    jprpfera
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu axo q naum adianta fazer isso...pelo oq li no manual da pedaleira eh assim mms q funciona...=/
    eu uso muito pra acionar a bateria =)

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    jprpfera

    Não cara, acho que vc está enganado, já li e reli o manual dela e não fala nada sobre isso e, sinceramente, não faria o mínimo sentido vc ter que pisar duas vezes pra acionar um parâmetro. O tap tempo que pode ser controlável assim, por exemplo: Se eu quiser um delay curtinho tenho que apertar duas vezes rapidinho com o pé. Se o foot é pra agilizar, não faz sentido ter que pisar quatro vezes, rsrsrs. Até pra calcular o tempo é difícil.

    Com certeza é isso mesmo que os caras falaram, o acionamento do foot deve ser momentâneo, não retentivo.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Andy Viper
    Vc configurou a funcionalidade do footswitch em "control" né?
    Abs

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    MauricioBahia
    Sim, fiz isso sim. Lá vc pode escolher se quer que o foot funcione como aciona/"desaciona" (putz) o bypass, funcione como aquele botãozinho de tap tempo, liga/desliga a bateria, etc..

    No caso de ligar/desligar a bateria e pra acionar o bypass até que não incomoda tanto ter que pisar duas vezes, mas como eu disse aí em cima, ajustar o tempo do delay tendo que calcular duas pisadas como primeiro intervalo e mais duas como o segundo é uma tarefa meio impraticável, principalmente tocando ao vivo! huahuahuahua..
    Abs

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Andy Viper

    Faça do jeito que eu falei, compre um push-button em uma eletrônica qq, isso custa uns 20 centavos, vc liga os fios nele e já era.. tem o foot certinho hehe

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogaitnas

    Blz, vou passar em uma eletrônica daqui, valeu mesmo!

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Marcosrcf
    · votar


    ogaitnas
    Andy Viper

    Cuidado com o botão que vai comprar, se vc comprar um porcaria, ele pode travar ou dar algum problema, dê preferência pros que tiverem a melhor qualidade, não é caro...

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Marcosrcf

    eu comprei um que parece de máquina de fliperama, aguenta bem, e tb vc não vai pular em cima do footswitch... hehe

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogaitnas
    Eu digo que se for o botão for porco, imagina no meio do sohw, vc pisa antes do solo e o botão trava/afunda ou dá qlq problema? Já era, até você desconectar o foot já zuou a música...
    haeoiheaoiauhoiueaHOAiuheoIAUEHe

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Marcosrcf

    hehe verdade.. fica com um hold de delay preso na hora errada... hehe

    mas é só não pegar aqueles muito pequenos que podem quebrar que não deve ter grandes riscos e isso é um daquelas coisas que vc pode pegar na mão para testar na loja hehe

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogaitnas

    Se vc puder posta uma foto do seu aqui pra gente como ficou..

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Amanhã eu posto umas fotos, hj estou sem câmera.

    Ficou simples, uma latinha, com 2 botões e um cabo stereo saindo dela hehe

    jjbarnei
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: jjbarnei
    · votar


    legal galera sou novo na area e acabei achando esse assunto em que eu tbm fiquei perdido mas aprendi,,,o meu foot tbm é assim tem q pisar 2x poq ele é liga e desliga,ai troquei e comprei """"2 chaves momentaneas dpdt"""""""soldei do mesmo modo que as antigas e deu certinho,,,abrassssss

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acionamento de Footswitch - Pisar duas vezes