Se a Boss utiliza tecnologia COSM porque nunca diz que os pedais são digitais?

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
quanto ao bad monkey, não sei mesmo. nunca procurei me informar sobre ele.. só conheço mesmo os drives mais famosos (TS, jackhammer, metal zone, etc etc etc...)

medo? kkkkk que onda heheh
bom, muita gente usa o DD-3 no set, que é um delay digital antigo, e se não me engano é de 14 bits. e isso não impede que essa galera tire um timbrão.

quanto a distorções digitais, também tenho ainda um certo pé atrás, já que o que tive de contato com elas basicamente foi zoom 505 e v-amp.
mas depois de tocar na POD X3 Live, estou começando a abrir minha cabeça...

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
Acredito que para distorção é mais complicado fazer simulações que convençam os nossos ouvidos.

A TC Electronic em sua pedaleira Nova System se deu ao trabalho de fazer um circuito analógico para overdrive e distorção (que podem ter seus parametros controlados via midi). Se a TC ELECTRONICS, marca que faz os MELHORES efeitos do mundo fez isso é porque o assunto é bem complicado.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


505 e v-amp
DotCom
Eu já toquei numa Boss ME-6 e foi traumatizante. Achei muito ruim. Não quero nem de graça. Então tem pedais e pedais né... A tecnologia está evoluindo todos os dias e a 1000Km/h.
Meu primo, Mayrton Bahia (ex-produtor artístico da Legião, Paralamas, Elis, J. Gilberto, etc..), tava conversando comigo que a simulação está cada dia mais perfeita. Ele mesmo está bobo e olha que ele não é bobo...
Abs

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen
verdade, distorção é algo meio complicado de fazer.

até porque o "sabor" da distorção está justamente nas imperfeições dos componentes.

mas acredito que à medida que os algoritmos forem evoluindo, vai ser possível ter distorções digitais aceitáveis.

na verdade, para gravações, alguns sistemas como guitar rig, amplitube, e pod x3 já satisfazem bastante, chegando até a enganar ouvidos treinados, então a coisa tá evoluindo...

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
até porque o "sabor" da distorção está justamente nas imperfeições dos componentes.
Perfect!

Raizen
Se a TC ELECTRONICS, marca que faz os MELHORES efeitos do mundo fez isso é porque o assunto é bem complicado.
Mas a Boss tá fazendo umas coisas legais, como o FBM-1 e o FDR-1. Ainda não estão perfeitos, mas acredito que a empresa esteja no caminho certo. O proprio OD-20 me surpreendeu, por não ter aquele som apagado, artificial e etc que as dist digitais tinham até pouco tempo atrás.

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

A BOSS (na minha opinião) só continuou no mercado por causa da ROLAND.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen
A BOSS (na minha opinião) só continuou no mercado por causa da ROLAND.
É, a roland deve injetar mt grana e tecnologia/pesquisa na boss. Em termos "guitarristicos" a boss deve ser a "repartição" que mais da dinheiro pra roland.

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Empresa japonesa é outra pegada hehe.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Empresa japonesa é outra pegada hehe.
Também, os caras devem passar trabalhando uhaUHAUHAhuaUA
Lá é outro mundo.

macaco veio
Veterano
# jan/09
· votar


até porque o "sabor" da distorção está justamente nas imperfeições dos componentes.
o antigo fuzz face feito com transistores de germanio dava umas variacoes no efeito justamente pela imperfeicao do material germanio na estabilizade do circuito. a eletronica praticamente aboliu o germanio por causar instabilidade no funcionamento, hoje todos os componentes ativos sao a base de silicio. Com a evolucao essa afirmacao nao deixa de ser verdadeira mas com uma relevancia beeem menor.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
Raizen
Empresa japonesa é outra pegada hehe.
Lá é outro mundo.

Na verdade, nem é tão de outro mundo assim. Muitos trabalham mesmo até bem tarde, tipo das 9 às 21 horas, mas a grande diferença é que eles têm bala na agulha para investir em PESQUISA, atirando para todos os lados, mesmo a longo prazo e sem garantia de retorno. Eu sei que de cada 100 patentes registradas pela Panasonic/Matsushita, só uma pequena parcela vai parar nas prateleiras. No Brasil, registrar uma patente é um martírio, fora que as empresas querem investir apenas em pesquisas com retorno garantido e a curto prazo, o que na prática quase não existe.

Falando especificamente do lugar onde eu trabalho, quando você vê um trem-bala ou maglev da vida, pode até parecer que o negócio foi feito assim, rapidinho, do nada. Mas os trens-bala começaram a ser pesquisados antes da 2a guerra mundial, e só viram a luz do dia em 1964. O maglev é pesquisado desde os anos 70, e só muito recentemente está saindo dos laboratórios.

ogner
Veterano
# jan/09
· votar


conversando comigo que a simulação está cada dia mais perfeita. Ele mesmo está bobo e olha que ele não é bobo...

Eu já fico pasmo com os Amplitubes e Guitar Rigs da vida!!!!!

Nao tenho duvidas q num futuro bem proximo uma guitarra, notebook, soft e um power, vc vai ter oq quiser..

A qualidade vai seguir o equipo q vc tem.. Vai ter que gastar num bom note, comprar o soft teroricamente, um bom power com bons falantes....É uma grana....mas a verstilidade vai ser imensa...

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
Os efeitos serão vendido em cartões magnéticos... Basta inserir na pedaleira ou refil... hehe
hehe

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Bog

Quando juntar um dinheiro eu quero MUITO ir pro Japão!

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Muitos gutiarristas (linkin park por ex) gravam no estudio com amps.. digamos.... reais, originais. Mas para sair para uma turnê, é imposivel levar tudo, até pelo tamanho e pelo valor. Então os caras tão saindo com varios racks simuladores de amp. A vitoria completa dos digitais e simulações será quando esse pessoal cheio da grana, que pode ter tudo, utilizar simulações para graar em estudio. Quem sae, daqui uns anos, parem de imitar amps/pedais e passem a criar efeitos totalmente novos, criados exclusivamente ensima duma base digital, sem ser baseado num analogico, tentando imata-lo. Bom, o slicer eu acho que é nessa onda.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen
Eu admiro muito o japão. Acho que se todos os povos/paises se baseassem nele a historia da humanidade com certeza seria muito diferente (melhor). Eu só não pretendo ir para o japão pq:
-Nunca ia aprender a falar aquelas paradas, portugues já é ****.
-Não ia conseguir viver em uma grande metropole. Eu sou o tipico cara de interior, não adianta.
-Acho que o governo nunca ia me aceitar lá, brasileiro..., 0% de sangue japonês/oriental...

Zandor
Veterano
# jan/09
· votar


Eu já toquei numa Boss ME-6 e foi traumatizante.

Essa aí e a me-8 não tem distorção analógica? Em pedaleira da boss eu nunca toquei mas ouvindo por youtube a me-8 foi a que eu achei com o som mais bonito de todas (da boss, contando gt6, gt8, gt10)

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zandor
Eu já toquei numa Boss ME-6 e foi traumatizante.
Então a culpa foi minha hehhe.
Abs

ps. piorou meu trauma...

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

Pô cara, nem tentou e já desistiu!? =P

-Nunca ia aprender a falar aquelas paradas, portugues já é ****.

Eu estou aqui há quase 4 anos e ainda não aprendi. Mas não morri de fome ainda, então não vejo por que isso te impediria de vir.

-Não ia conseguir viver em uma grande metropole. Eu sou o tipico cara de interior, não adianta.

Mas no Japão também existe interior, oras! =P Fora que mesmo Tokyo não é inteira como naquelas cenas que aparecem na TV, cheia de prédios, neon, e gente por todo lado. Minha rua aqui é muito (mas MUUUUUUUUUUUITO) mais tranquila do que o lugar onde morava em Curitiba. Afinal de contas, Tokyo também tem periferia!

Motivo 2 também descartado!

-Acho que o governo nunca ia me aceitar lá, brasileiro..., 0% de sangue japonês/oriental...

Conheço um monte de gente que veio aqui sem ser descendente. Motivo 3 descartado!

Hehehe, descartadas todas as desculpas, quem sabe você não vai trabalhar na Boss para descobrir o que tem por trás desse nomezinho comercial (COSM), hehehe.

El Mariachi
Veterano
# jan/09
· votar


Interessante este tópico...

Claro que a Boss não entra em detalhes nos termos "digital" e "analógico", mas em todos os pedais COSM pelo menos eles citam que o pedal usa tal tecnologia (pelo menos é o que tenho visto).
Esse assunto digital vs analógico é muito extenso. O que vale sempre é o som. Se o pedal soa legal, não há o que discutir.

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Acho que se todos os povos/paises se baseassem nele a historia da humanidade com certeza seria muito diferente (melhor). Eu só não pretendo ir para o japão pq:

Nem tanto. O Japão teve períodos muito sangrantos "restauração Meiji" é um deles, além de terem praticado genocídio na Segunda Guerra Mundial.

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


O Japão teve períodos muito sangrantos "restauração Meiji" é um deles

pelo menos rendeu um ótimo Samurai X. hehehe

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Raizen
Nem tanto. O Japão teve períodos muito sangrantos "restauração Meiji" é um deles, além de terem praticado genocídio na Segunda Guerra Mundial.
SIm, teve muita morte. Mas e a áfrica que morreu um monte de gente e não fizeram nada (comparado com a cultura oriental, claro)
A mesma coisa aqui na america. Os indios brasileiros viviam "na boa", mas nunca fizeram nada de fundamento. Já os povos pré colombianos, Aztecas, Maias, Incas... tiveram uma historia de lutas/guerras. Mas contribuiram muito mais. xD
Japan rulez

Bog
Opa, maneiro heim. Mais um nerd trabalhando na Roland. Quando eu terminar a falculdade quem sabe eu não faça uma loucura dessas heim?

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Enriquecendo...

Copiei e colei pra registrar aqui pois muitas vezes os links acabam mudando com o tempo.

Fonte: http://www.bossus.com/boss_users_group/article.php?ArticleId=1319


________________________________________

COSM Revisited

A Fresh Look at the Amazing Modeling Technology Inside BOSS and Roland Guitar Products
By Jim Bybee

If you own, or are shopping for, a BOSS guitar product (or one from BOSS' parent company Roland), you've probably seen the "COSM" acronym in some documentation and even on the products themselves. At first blush, you might think it's just a simple marketing tag; however, it's much, much more than that. COSM—which stands for "Composite Object Sound Modeling"—is the complex digital technology at the heart of amazing guitar devices such as the VG-99 V-Guitar System, GT-10 Guitar Effects Processor, and MICRO BR BR-80 Digital Recorder, just to name a few. It's also the backbone of revolutionary Roland "V" instruments like the V-Drums®, V-Synth®, V-Piano®, and more.

Here, we'll take a brief look at the proprietary modeling technology that's been at the core of so many BOSS and Roland processors and instruments for so many years, with a focus on its use in guitar and bass products.

The Roots of COSM
Roland first developed COSM for the VG-8 V-Guitar System, which was introduced way back in 1995. The VG-8 was truly a milestone for the guitar products industry, the very first device to incorporate digital modeling in a guitar processor. While modeling is commonplace in the guitar world today, the VG-8 and COSM represented jaw-dropping technology at the time, blazing a new path that quite literally changed the music landscape moving forward.

The VG-8 was such a revolution because it took the sound from a guitar's six individual strings—captured via a special GK divided pickup—and processed them on multiple levels, all while retaining the guitar's natural feel and playability. First, there was instrument modeling, which recreated the actual sound characteristics of many different electric and acoustic guitars, plus entirely new sounds achieved with a process called HRM. In addition, the strings could be pitch-shifted and doubled on an individual basis, allowing for instant altered tunings and 12-string effects.

From there, the signal could be processed through an arsenal of virtual guitar amplifiers. This now-familiar concept was simply astounding at the time, and the ability for a guitarist to call up any classic amp at will—along with a perfectly mic'd speaker cab—was like a dream come true. Of course, the VG-8 also included a host of effects processing to sweeten the sound even further, including COSM stompbox effects and more.

Moving Forward
After the VG-8, COSM became the leading technology in BOSS and Roland guitar products. This continues to this day, and COSM is continually being developed and refined to expand its potential. In particular, COSM amplifier and speaker modeling is an essential part of an enormous range of past and present products, from BOSS GT- and ME-series guitar effects processors to BR recorders to Roland's CUBE amps. Among the biggest benefits of modeling is the ability to record great guitar sounds direct, without having to hassle with mic'ing up an amp and dealing with loud volumes. This is something that us guitarists take for granted these days—but it all started with COSM!

COSM instrument modeling for guitars has been continually developed as well. The latest products that incorporate this technology include the Roland GR-55 Guitar Synthesizer and the current V-Guitar System, the VG-99. There's also the VB-99 V-Bass System, which brings the world of COSM instrument and amp modeling to bass players.

While first developed for guitarists, COSM has been the basis for other groundbreaking Roland instruments. In 1997, V-Drums changed the percussion world just as the VG-8 changed the guitar world. Featuring COSM virtual drum sounds and ultra-responsive mesh-head pads, V-Drums became the leader in electronic drums overnight, and they've remained so ever since. More recently, the V-Piano and V-Piano Grand incorporate an offshoot of COSM to create their amazingly responsive and realistic piano sounds. Of course, COSM is used in many other instruments, as well as effect units such as the BOSS VE-20 Vocal Processor.

Let's Get Physical
COSM is actually an amalgamation of many different digital modeling technologies developed by BOSS and Roland. These were created to precisely model the electronic, mechanical, and magnetic characteristics inherent to an instrument, amplifier, or speaker, and also to create completely new sounds. In concept, the COSM process is not unlike the amazing computer-generated imagery (CGI) we all see in today's high-tech films, where complex software is used to digitally construct people and animals from the inside out, from skeleton to muscles to skin.

Variable Guitar Modeling, or VGM, is the main component of COSM when it comes to guitars and basses. It can be broken down into three separate elements:

Electronic modeling — With this process, BOSS and Roland engineers analyze and simulate the actual electronic circuitry and how it interacts in a device such as a vintage guitar amp or a classic stompbox. This includes the detailed behavioral characteristics of vacuum tubes, transistors, and all other electronic components.

Magnetic modeling — Electromagnetic components are a huge part of the sound of electric guitars and amps; this VGM process simulates the characteristics of guitar pickups, amp transformers, speakers, and more.

Physical modeling — This process is a central part of COSM instrument modeling. It simulates the characteristics of the materials used to construct an instrument, including the type of wood, the metal parts, and even the finish. Physical modeling is also used to analyze the construction materials used in different guitar speaker cabinets.

Harmonic Restructure Modeling (HRM) is another component found in some COSM guitar products. The vibration of a guitar string generates many harmonics, and these harmonics define the actual sound character of guitar sounds as we recognize them. With HRM, BOSS and Roland engineers manipulate these harmonics and change them to create very un-guitar-like tones, while still retaining feel and playability of the guitar. In a Roland V-Guitar System, for example, HRM applies the harmonic characteristics of organs, reed instruments, and synths directly to your actual guitar.

When all the VRM and/or HRM elements are brought together, the result is a realistic composite of the individual components of the object whose sound is being modeled. That's a real mouthful, so COSM's extended name describes this process much more elegantly: Composite Object Sound Modeling. Get it?

Realtime, All the Time
COSM accomplishes all its modeling magic in real time using super-fast digital signal processing to alter the guitar's sound as you play. Your guitar's string signals are the fundamental building blocks of the sound you hear, even when the real-time modeling process modifies that sound into something quite unlike a guitar. As such, COSM retains the natural feel and responsiveness of your guitar playing, with every subtle, expressive nuance coming through.

If It Sounds Good, Play It
Well, there you have it—a brief introduction to the amazing COSM technology. Rest assured, there are a lot more details to this story, but getting into them all would add up to a book! As a player, all you really need to know is this: COSM equals unparalleled realism and great sound quality, thanks to nearly 20 years of continuous research, development, and refinement. So, the next time you see the COSM logo on a BOSS or Roland guitar product, you'll know you're getting the first—and still the best—digital guitar modeling available.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se a Boss utiliza tecnologia COSM porque nunca diz que os pedais são digitais?