Tutorial: Fazer pedalboard sem colar velcro no pedal

Autor Mensagem
Zuricow
Veterano
# dez/08 · Editado por: Zuricow


Fala Galera!

Foi a partir da GRANDE idéia e do excelente tutorial do nosso amigo Faca na Caveira que decidi meter a mão na massa. O objetivo foi construir um pedalboard a estilo do PB12 da Landscape, porém bolei um jeito pra prender os pedais com velcro, mas sem colar, o que geralmente dar dor no coração pra muita gente.

Não tem cabimento, eu repetir o tutorial tao bem escrito pelo nosso amigo, portanto o link para confeccionar o pedalboard eh esse aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/196997/
O meu ficou assim:
- A madeira de compensado 30x60cm
- Ela de lado
- O Pedalboard pronto (frente)
- Ele de costas


Com o Pedalboard construído, agora vamos partir pros pedais. A idéia é anexar ao pedal, uma pequena placa de madeira, e nela sim, colar o velcro.
A Minha idéia foi prender essa pequena placa de madeira com os mesmos parafusos que prendem seus pedais (a maioria deles o utilizam). Só que como os parafusos geralmente são pequenos é necessario comprar maiores. Para isso va em uma loja especializada levando os pequenos, e peça-os de tamanhos maior. Não se preocupem, deu 5 reais em parafusos (comprando mais do que deveria)
- Comparação parafuso Boss para o novo

Coprei na mesma loja que comprei a madeira do PB uma placa de compensado de 4mm de espessura nas mesmas dimensões que a tabua do pedalboard. Custou cerca de 5 reais. (no meu caso sobrou bastante madeira)

Com a placa bruta em mãos, faça as marcações dos pedais e de seus buracos para parafusos. Para isso, retirem a plaquinha que prendem seus pedais em baixo (eh so desaparafusar) e usem como molde, marcando o contorno e os buracos com um lapis comum. Depois dessas marcações, criem outro contorno além do primeiro com pouco mais de 5mm de diferença, é extremante importante para não haver risco de quebra das quinas devido à pressao do parafuso.

Feitas as marcações, corte o compensado nas marcas e faça os furos com uma furadeira com brocas finas, de acordo com o tamanho dos parafusos usados pelos pedais (para maiores informaçoes consulte o vendedor de parafusos sobre qual broca usar).
Importante: a menos que tenha material especializado, o corte dessa madeira é muito difícil feito por serrotes comuns, principalmente tentando respeitar as linhas traçadas. Para cortá-la, fui até uma pequena serraria bem perto de casa, e dei 5 reais pro cara fazer o serviço pra min. Me economizou tempo e paciencia.

Depois das peças cortadas, lixe-as com a sobra das lixas que foram usadas para fazer o pedalboard, arredondando as arestas e deixando a superficie mais lisa.
- Plaquinhas cortadas e lixadas

Agora vem a parte opcional. Eu pintei parte das placas em esmalte preto para madeira. O mesmo esmalte que usei para pintar os lados do pedalboard, so que dessa vez dei apenas uma mão de tinta, apenas para ficar mais estético, já que todo pedalboard é preto. Notem que pintei principalmente a parte que ficaria exposta além do pedal.
- Plaquinha pintada
- ela meio de lado

Com a Tinta já seca, cole o velcro macho (aspero) na placa. No meu caso, mesmo o velcro sendo auto-colante, usei cola de sapateiro também (as sobras do utilizado no Pedalboard).
- Com velcro
- de lado

Depois de esperar a cola secar (entre 12 e 24 horas), enfim, o final. Aparafusar as placas nos pedais. Não se esqueçam de retirar os parafusos originais (logico....).
- placa sendo aparafusada 1
- placa sendo aparafusada 2
- OD-1 sendo aparafusado

Alguns exemplos:
- Wah 1
- Wah 2
- Wah 3

- dm-2 1
- dm-2 2

- cs9 1
- cs9
- cs9 3

Tudo:
- Tudo
- Tudo 2

Observações:
- Me aconselharam que ao usar cola de sapateiro, é necessario passar a cola nas duas superficies e esperar cerca de 15 minutos antes de unir as duas partes. Isso serve para a cola grudar na superficie antes de colá-las. No caso do velcro, não precisa passar cola no velcro caso seja auto colante.

- Pedais como o CS9 da Ibanez, possuem parafusos escondidos embaixo da tampa de bateria. Para fazer isso, retirem a tampa de bateria e compre parafusos substitutos de tamanho maior o sulficiente para que ele chege na rosca do pedal, isso porque nesses casos, os parafusos internos estão mais abaixo do nível do demais.

- Guarde os parafusos originais dos pedais, pois esses serão importantes caso retire algum deles do pedalboard.

Acho que é so isso. Mil desculpas pelas fotos, minha cam deu pau e tive que usar a do celular. Espero que entendam e que esse tutorial seja útil para vocês. Gostaria de agradecer também pela idéia do amigo Faca na Caveira, que sem dúvida, foi muito ùtil.

Abraços!

Edit:
Novas fotos pra galera: tentei tirar a luz do dia com o cel tbm...
- PB 1
- PB 2
- PB 3
- PB 4
- PB 5
- Pedal 1
- Pedal 2
- Pedal 3

Valeu, Abraços!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Zuricow
Tá show cara!!! Parabéns.
Tenta tirar fotos a luz do dia pra gente ver detalhes. Acho que vai ficar bem melhor, mesmo sendo de um celular.
Abs

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Zuricow

Muito bom! Bela idéia. Preserva o fundo dos pedais, e possibita que se prenda o velcro com colas mais fortes, ou mesmo que se troque o velcro caso ele fique fraco após muitos anos retirando e colocando, tudo isso sem medo de danos nos equipamentos.

Parabéns!

Faca na Caveira
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow
Show cara, show!!!
Agora sim ninguém tem desculpa pra não ter pedalboard!

edalko
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow

Trabalheira, hein???
COnheço esse DM-2 hahaha

Para facilitar, há a possibilidade de colar o velcro adesivo em tiras finas no fundo dos pedais, sem passar por cima da etiqueta.
Ou então usar aquelas cintas plasticas para afixar os pedais no case.
Mas ficou bem interessante... trabalhoso, mas interessante.
Abç

Diego Vermelho
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow
cara excelente!!! mto show!!!!
final do ano agora vo faze o meu e acho q vai se desse jeito ai
parabens!!

Faca na Caveira
Veterano
# dez/08
· votar


Hoje, com um pouco menos de sono, posso dar uma opinião mais completa sobre o tópico.

Eu sicneramente não vejo problema em colar velcro no fundo dos pedais. Vendi 2 pedais depois que fiz o meu pedalboard, todos dois com um pouco de cola embaixo. Não tive problema nenhum, nem desvalorizei o pedal. Vai ficar virado pro chão mesmo, ninguém vai ver. Da mesma forma, eu não deixaria de comprar um pedal usado por causa da cola.

Mas tem uma galera paranóica com essa onda, abre mão até da organização do set em um pedalboard por uma conservação melhor (ao meu ver exagerada) do seu equipamento. Sua idéia não tem muita utilidade pra mim, mas não posso julgar a idéia considerando apenas a minha necessidade. Com certeza isso vai ser útil pra galera que ainda não fez seu pedalboard por causa da maldita cola. Sua idéia foi muito boa mesmo cara, fico feliz por ter incentivado você a botar a mão na massa e tenho certeza que esse seu tópico incentivará muitos também. Essa é a proposta do fórum. Parabéns.

Zuricow
Veterano
# dez/08
· votar


edalko
Gostou do DM-2? Eh novo, comprei essa semana. AHAUHUAHUA

Eu realmente pensei em usar as braçadeiras, mas é arriscado, se não forem MUITO BEM fixadas, podem marcar o pedal a medida que ele samba no pedalboard. Além disso o sistema de velcros eh muito melhor pois vc tem muito mais mobilidade entre os pedais podendo trocá-los de posição a qualquer momento.

Faca na Caveira
Brigadão amigo, realmente a sua ideia que foi primordial no meu preocesso. Quando fiz o tutorial fiz pensando na galera que como eu não gosta de colar velcro nos pedais. Não que fazê-lo estrague-os ou os deprecie, apenas porque não gosta. Eu, de fato, não perderia um bom negócio se o pedal estivesse com velcro embaixo. Muito obrigado.

Faca na Caveira
Veterano
# dez/08 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Zuricow
A propósito, essa idéia do pedalboard não é 100% minha, eu apenas pesquisei no fórum e percebi que algumas pessoas já haviam feito. Daí eu resolvi esquematizar tudo em um tutorial pra facilitar pra galera. Tem algumas idéias minhas, tem algumas idéias que coletei no fórum.

E mesmo assim é uma idéia muito simples mesmo, já dizia um professor meu: as idéias simplesmente existem e qualquer um poderia ter pensado nisso. O problema é que às vezes a G.A.S. não deixa a gente pensar na possibilidade de fazer algo com suas próprias mãos... Ela manda você comprar pronto, gastar dinheiro e foda-se...

Zuricow
Veterano
# dez/08
· votar


Faca na Caveira
A Mas a iniciativa foi exelente de qualquer forma.
Uma coisa que eu queria te perguntar: vc chegou a comprar uma bag pra guardar o pedalboard? É porque to atrás de uma, mas num pode ser muito cara, e não sei aonde procurar. Poderia me indicar algum site ou dizer se vende em lojas de musica?
Brigadão

edalko
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow

Na tua cidade deve ter umas feiras populares, emq ue o pessoal vende algumas coisas de artesanata, inclusive bolsas.

Pode pedir para eles fazerem um bag sob medida. creio que será muito mais barato que esses industrializados.

edalko
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow

Na tua cidade deve ter umas feiras populares, emq ue o pessoal vende algumas coisas de artesanata, inclusive bolsas.

Pode pedir para eles fazerem um bag sob medida. creio que será muito mais barato que esses industrializados.

Varajão
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow
Parabéns pelo board, belo trabalho. Aliás, altamente trabalhoso esse esquema da troca dos parafusos...

Eu também sou daqules que não gosta de usar cola, ou velcro adesivo (já usei e não segura, não aceita bem as variações de temperatura que sofrem o bag ou case).

A quem interessar, fiz algo parecido, sem cola, porém bem mais simples e menos sofisticado. não vou precisar de fotos para expllicar.

basta remover os parafusos da base, posicionar uma tira de velcro (sem adesivo) que alcance ao menos dois parafusos (normalmente duas tiras por pedal basta), furar a tira de velcro na posição dos parafusos e aí basta recolocar os parafusos na base. Assim, entre os parafusos originais e a base ficará fixada uma tira de velcro que jamais escapará do lugar e ficará fixa na base do board sem problemas. Com a mobilidade que todos apreciam nos pedalboards e sem cola nenhuma! Ainda acho a solução mais interessante.

Esse post é só para agregar mais uma idéia. De qualquer maneira, achei o seu processo original e bem acabado.

abs

Jim Marshall
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow


Amigo, tenho que lhe dar os parabéns...muito legal mesmo...show !

Apenas uma dúvida:

Pondo na ponta do lápis, quanto que você gastou para fazer tudo?

Vou considerar a idéia...depois é só comprar a fonte da Landscape e o Bag e sair para o abraço...hehehehe.

Você já fez os calculos de quanto gastou?


Abraço e parabéns novamente !

see ya!

THRASH3R
Veterano
# dez/08
· votar


Você já fez os calculos de quanto gastou?



acredito que ele deva ter gasto 10 reais a mais NO MAXIMO

Zuricow
Veterano
# dez/08 · Editado por: Zuricow
· votar


Jim Marshall
THRASH3R
Na verdade, pra fazer isso, a única coisa que você gasta a mais é a madeira de compensado 4mm (5 reais) e o preço dos parafusos (5 reais). Dando uns 10 reais a mais.

Na verdade, totalizando tudo, devo ter gasto até menos de 70 reais no total em material e pincel (isso, sem fazer uma pesquisa de preços, comprei na loja do lado da miha casa). No meu caso, gastei mais ainda porque comprei um serrote (que não usei, como disse acima), e um estilete melhor, mas até uma faca comum dava conta do recado. Ou seja, gastei mais inutilmente.

As únicas coisas realmente onerosas nesse processo eh o velcro (custou 17,28), a tinta (7 reais a latinha) e a cola de sapateiro (7 reais a latinha + 4,50 a bisnaga). Sendo que a tinta sobra cerca de 80% da latinha, as madeiras são baratas, menos de 10 reais e você ainda tem a vantagem de conseguir de graça .

Uma coisa que eu acho realmente importante, é não tentar fazer o projeto com o dinheiro contado, galera. Em primeiro lugar, porque o preço do material pode ser diferente, aonde moram. Por exemplo: o Faca na Caveira, disse que a latinha de cola custa 3 reais, eu achei a minha por não menos que 7 reais. Além disso, durante o processo, tudo mundo é passivel de erros, e podem haver perdas. Por isso é bom ter dinheiro a mais para repor algum material.

Varajão
Sua idéia também é boa, até pensei em fazer, mas fiquei com medo o peso acabar rasgando o velcro. Mas se dá certo eh também uma boa opção. Parabéns.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/08
· votar


Putz galera, vcs vao rir d mim. Mas pra evitar que os pedais se mexam dentro do case qndo estou transportando-os, eu nao faço nda disso, nao. Eu pego uma camisa velha, e coloco em cima dos pedais, de modo que fique tudo preso dentro, sabe, faço um xunxo pra camisa se prender ali dentro e ficar por cima d tudo, e NDA se mexe quando eu fecho o case.
huhuhauhauha

PGilbert
Veterano
# dez/08
· votar


Realmente, colar velcro nos pedais é uma merda... principalmente pelo fato do velcro não colar muito bem no pedal... As vezes o pedalboard fica de pé e o pedal desloca um pouco do velcro... aí vira aquela meleca.

Sioux
Veterano
# dez/08
· votar


Muito boa idéia, o mais gostoso de tudo é o fator artesanal. Saber que se tem um board que vc construiu e está lhe servindo muito bem é o que importa! Parabéns!

Não sou adepto a boards de "bag", prefiro a maleta mesmo pois acho que a maleta não só organiza os pedais tb mas protege de pancadas e etc.

Show mesmo! Abrs

Faca na Caveira
Veterano
# dez/08
· votar


Zuricow
Uma coisa que eu queria te perguntar: vc chegou a comprar uma bag pra guardar o pedalboard?

Mandei fazer, no meu post tem uma foto do pb com o bag... Procure no mercado livre, tem uns caras que fazem. Você pode pesquisar nas lojas da sua cidade também, pedindo contato dos fabricantes.

Machine Head
Veterano
# dez/08
· votar


Parabéns cara! Ficou show de bola o seu Pedal Board, o meu também esta em processo de construção...

THRASH3R
Veterano
# jan/09
· votar


por favor, como vc fez para furar as plaquinhas? e para acertar o lugar certo de furar para nao errar o buraco dos pedais? estou "copiando" a sua ideia...:P

THRASH3R
Veterano
# fev/09
· votar


Zuricow


por favor, como vc fez para furar as plaquinhas? e para acertar o lugar certo de furar para nao errar o buraco dos pedais? estou "copiando" a sua ideia...:P

elsinho
Veterano
# fev/09
· votar


ai cara tan bem uso um .fico bom cara mais da muito trobalho ne era mais facil conprar fita q tem cola dupla face como se fose uma pita isalante se q cala daos dois lados saco. o bom e aq sai facil e naop danifica o pedal vale te mais ...

THRASH3R
Veterano
# fev/09
· votar


ai cara tan bem uso um .fico bom cara mais da muito trobalho ne era mais facil conprar fita q tem cola dupla face como se fose uma pita isalante se q cala daos dois lados saco. o bom e aq sai facil e naop danifica o pedal vale te mais ...



http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa

WeslleyGuilber
Veterano
# fev/09
· votar


elsinho
O.0

Hélio Souza
Veterano
# fev/09
· votar


Alguem tem algum exemplo de pedalboard para V-amp? (montar e desmontar, enrolar os fios, etc... Muito chato)

A intenção é colocar fonte, foot e filtro de linha, pra ter apenas que ligar os cabos da guitarra no v-amp e a saidas do v-amp no ampli e na mesa.

THRASH3R
Veterano
# fev/09
· votar


Alguem tem algum exemplo de pedalboard para V-amp? (montar e desmontar, enrolar os fios, etc... Muito chato)



eh soh merdir o qual o espaço necessario para esses equipamentos e cortar uma madeira no tamanho. de resto, seguir o tutorial

Zuricow
Veterano
# fev/09
· votar


THRASH3R
Foi mal pela demora ao responder....
Pra furar as plaquinhas eu retirei o tampo de metal d tras do pedal (so desaparafusar), coloquei em cima da madeira fina e fiz de molde marcando os buracos com um lapis. Ja as marcaçoes para cortar esse compensado e fazer as plaquinhas, eu dei um espaço de + ou - 1 ou 1,5 cm, pois o molde é um pouco menor que o tamanho do pedal.

ABRAÇOS

Hélio Souza
Veterano
# fev/09
· votar


eh soh merdir o qual o espaço necessario para esses equipamentos e cortar uma madeira no tamanho. de resto, seguir o tutorial


Blz, mas com vou prender a v-amp? (considerando que a parte de baixo não dá pra colcar velcro - Ou dá?)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: Fazer pedalboard sem colar velcro no pedal