Compressor, Noise gate e Loop

Autor Mensagem
rockband
Veterano
# nov/08


E ae galera.
Usei a busca, mas para estas dúvidas espeficicamente não encontrei nada.

Tenho um set, que utilizo um mesa boogie dc-2 com o foot para alterar o clean para a distorção e alguns pedais.
Os pedais são (utilizo nesta ordem): Volume, Chorus (Boss), compressor (onerr), jackhammer (como boost ou distorção dependendo da música, mas é raro) e noise gate (groovin) no final.

Porém li muito sobre o Loop de efeito e modulação.

A pergunta é: Como devo ligar este set para soar mais natural?
O compressor e o noise é no imput ou no loop? Li que tem gente que liga no loop também.
Meu pensanmento é deixar o noise no final, para cortar os ruidos (o que ele faz muito bem).

Deste set, somente o chorus eu ligo no loop ou mais algum???
E como é feito para o booster soar mais alto, pois o volume está no talo.

Valeu galera...este fórum é o melhor da net.

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Eu colocaria na ordem:

volume - compressor - jackhammer - chorus - noise gate - ampli

Ou,

Volume - compressor - ampli

E no loop

Jackhammer - chorus

Seria interessante colocar o noise gate ou depois do compressor (na entrada do ampli) ou depois do chorus (no loop). Testa e vê qual fica melhor.

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Opa.... o jackhammer no loop por causa dele ser booster?

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Eu nunca usei o Jackhammer, mas como você de vez em quando usa ele para distorção, como você disse, é legal já pegar a saída do pre-amp que você satura melhor ele.

Como booster eu acredito que não dê muita diferença por causa do pre.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


rockband
Cara, uma boa ordem seria:
Guit > compressor (cuidado! Além de não muito necessário p/ guitarrra, é uma fonte de chiados) > Jackhammer > Amp.
No "loop": Chorus.
Noise Gate é um pedal também perigoso, pois "corta" sustentação e "achata" a resposta de frequencia, se assim mesmo vc for usá-lo, ligue-o no "loop" DEPOIS do chorus e de um delay.
Se vc quer um booster, compre um e use o Jackhammer como distorção alternativa à de seu Mesa.
Abç

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Hum...o compressor próximo à guitarra....entendi.
O Noise não está interferindo muito no timbre e nem no sustain...uso só um pouco dele para não haver exageiros..
Liga no loop é o mais indicado então?
E o compressor no Loop

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Já liguei distorção no loop e ficou massa !! Não tô querendo te contestar (mesmo porque tenho o maior respeito por você aqui no forum - rsrsrsrs). É apenas questão de experimentar e ver no que dá.

Já fiz até pior, liguei um Carbon X da Onner na entrada do Heavy Metal da Boss. Qualquer dia desses eu gravo alguma coisa e coloco aqui.

Quanto ao noise gate, realmente deve ficar melhor na saída do loop mas, de repente, colocando-o na entrada do ampli, pode ser que o pré e os pedais não gerem tanto ruído assim e pode preservar melhor o timbre do amp (da mesma forma só testando pra ver - foi só uma sugestão).

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Humm...mas como boost no loop pode ser que sirva né? Com a distorção do mesa, dificilmente vou usar o jackhammer mesmo.

A dúvida é mais no compressor e noise...onde ligar para ter uma sonoridade melhor sem alteração de timbre.
O chorus já vi que é no loop. :)

mjcmello
Veterano
# nov/08 · Editado por: mjcmello
· votar


O compressor é logo no início do set. O noise é no fim do set.

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Entendi...e tudo sem ser no loop então..na teoria

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


Depende muito de quem gera ruído no seu set.
Mas eu usaria o Gate no começo do set.

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Ok...peguei as dicas...
Quero ligar nesta ordem

Pedal Afinador > compressor > noise gate > amp mesa boogie

Chorus > jackhammer > loop

Como faço com os cabos??? Como funciona este tipo de ligação?

mjcmello
Veterano
# nov/08 · Editado por: mjcmello
· votar


O chorus deve ficar depois da distorção (Jackhammer).

Se do jeito que você colocar ficar com chiado, coloca o noise gate pra depois do chorus.

jackhammer -> chorus -> noise gate (loop)

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Liguei assim e parece que o noise e o compressor não servem pra nada hahahahahah
O chorus ficou mto bom e a distorção do ampli também.
O booster com o jackhammer ficou perfeito no loop.

Noise e compressor matam mto o som.

Deco_ufrj
Veterano
# nov/08
· votar


eu usaria o pedal de volume no loop tbm...

Deco_ufrj
Veterano
# nov/08 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


rockband
vc pode usar o compressor como booster de volume ou de ganho, se for pra boost de volume, usa no loop com o level no maximo e pra boost de ganho, coloca antes da distorçao e regula o ganho com o controle de compressao e mantem o level pra nao dar mt ruido.... de resto faço minhas as palavras do bertola...

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


rockband

Hehe. O efeito do compressor é muito sutil. Ele tenta manter a intensidade das notas constante. Por isso ele deve ser usado com critério porque ele "mata" a dinâmica da música. Tem músicas que pedem compressor. Outras não.

Já o noise você vai perceber quando você não está tocando nada e fica aquele hum do captador (principalmente o single). Aí você regula ele pra cortar o sinal aí e não ficr aquele zumbido chato.

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


mjcmello

Então cara, mas ligado especificante no final do loop, ele não está dando nenhuma diferença e coincidentemente, não está havendo nenhum ruido exagerado ao ponto de usar um noise gate. Talvez a captação da gibson ou o mesa boogie não estejam fornecendo tanto ruido.
Ou eu não estou usando o noise no lugar certo ahuahuahuah.
O compressor é realmente isto que você falou....mas ele altera mto o som, principalmente em guitarra limpa....
Quando utilizo na distorção, a alteração de fato é mínima.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


rockband
Pois é, você está descobrindo que com equipo de qualidade, a não ser que você soque ganho, você não precisa de gate =D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


mjcmello
Cara, o problema de vc colocar a distorção no loop é que vc pode ultrapassar a carga de milivolts que a entrada do power pode receber, e daí queimá-lo. Ademais, o pedal jackhammer não é projetado como pré (como o GT-2), o que justificaría a sua colocação no "loop".
Abçs

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E se eu só utilizar ele como booters? mesmo assim altera?
Só usar o volume e equalização, sem gain.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


rockband
A forma como vc vai usar não altera o nível de saída do mesmo.
Eu acho que, se vc tem um bom pedal como o Jackhammer, é simplesmente um despedício usá-lo apenas como booster. Para isso vc pode comprar um pedal específico (um "clone" do MXR MicroAmp, existem vários no mercado, a preço menores que R$ 100), ou mesmo um equalizador, que vai atuar especificamente para esse fim, deixando o Jackhammer como uma opção de distorção em seu "set-up"
Abç

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É eu sei...mas ele é mto inferior à distorção do mesa e eu mantenho ele, caso um dia não possa levar o amp, e tenho uma pedal de distorção de bom nível.
Mas os "clones" não tem ruidos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


rockband
Não acho "inferior", apenas diferente.
Se o fabricante for bom, não. Confira os Hobbert, EFX, Blacksnake. Plan 9, etc
Abç

mjcmello
Veterano
# nov/08 · Editado por: mjcmello
· votar


rockband

Geralmente os singles é que geram muito ruído. Aí você vai ver que ele faz falta quando você pára de tocar.

Ou eu não estou usando o noise no lugar certo

O noise gate tem que desligar a saída quando o nível de sinal estiver abaixo de um determinado valor, que é ajustável. Quando o sinal ultrapassa este nível (quando você está tocando), ele liga de novo. Pra perceber ele atuando faz assim, liga o seu set e a guita. Tira a mão da guita (as cordas são uma maravilha de antena e quando você coloca a mão você acaba desviando esse ruído pro terra - só o fato de você colocar a mão já diminui bastante o ruído). Coloca o ajuste do noise gate pro mínimo. Aí deve aparecer algum ruído. Depois você vai ajustando até que esse ruído desapareça (o pedal corta o sinal mesmo). Se não desaparecer é porque o ruído que você está ouvindo foi gerado depois. Se você não ouve ruído com o gate, então ele não é necessário.

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, o problema de vc colocar a distorção no loop é que vc pode ultrapassar a carga de milivolts que a entrada do power pode receber, e daí queimá-lo. Ademais, o pedal jackhammer não é projetado como pré (como o GT-2), o que justificaría a sua colocação no "loop".

Todo pedal de distorção tem um limite máximo de saída, não? O que gera a distorção é simplesmente a saturação dos transistores. O pedal não vai jogar 9V na entrada do ampli. Se não queimaria a entrada do pré também.

Concordo com o fato de que o Jackhammer não é necessário como booster já que temos o próprio Mesa. O máximo que iria acontecer é que se você jogar um sinal muito alto na entrada dele, ele acabar saturando também e virar uma distorção.

Meu raciocínio está correto?

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


rockband
mas ele altera mto o som, principalmente em guitarra limpa....
Quando utilizo na distorção, a alteração de fato é mínima.


A distorção nada mais é do que uma amplificação "violenta" no teu sinal. Como os transistores de saída não têm como jogar um sinal maior do que o que eles recebem da fonte de alimentação / bateria, eles "clampam" o sinal. Imagine um senóide ( já estudou função seno / cosseno na escola? ). Agora pega a parte "redondinha" da senóide e corta ela (fica reto). Isso é a distorção.

Como você tá amplificando tudo que entra de uma forma absurda, você acaba pegando os sinais mais baixos e saturando tanto quanto os sinais mais altos. O que acaba sendo a mesma coisa que o compressor faz (dá um ganho maior pros sinais mais baixos e dando um gano menor pros sinais mais altos).

rockband
Veterano
# nov/08
· votar


Valeu galera...vocês me ajudaram demais...são mto fera!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


mjcmello
Sim e não, existem pedais que atuam com aumento de impedância no sinal de saída, ademais, em um pedal como esse, o controle tonal é muito simples, por isso a preferência por pedais de distorção no "input", e não no "loop". O fato é que o pré é adaptado para esse uso, e o "loop" não, apenas para modulações e delays.
Abç

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tá certo então. Obrigado pela paciência. rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compressor, Noise gate e Loop