Acoustic Simulator - Vale a pena?

    Autor Mensagem
    sobrevivente
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: sobrevivente


    Olá pessoal! Tudo mais ou menos aí?
    [/zorra total]

    Então, estou pensando seriamente em adquirir um pedal que simula violão. Alguém que tenha um ou já testou um pedal assim, poderia me dizer se vale a pena a aquisição?

    Ouvi uns samples do Boss AC-3 e achei interessante. Mas a princípio estou pensando em adquirir um EFX Acoustic Simulator que está com o preço um tanto convidativo.

    E fiquei abismado com a qualidade do efeito Crystal DI L5 (tá em Styles > Jazz - imagem) do Amplitube 2. Realmente é muito boa essa simulação de violão nesse programa. E avaliando esse preset, para chegar nesse efeito foi preciso somente de equalização, porque o resto é só ambiência. Será que eu consigo chegar em algo próximo disso com algum pedal?

    E quais são as outras alternativas disponíveis (além de pedais) para o que eu quero?

    Valeu!!!

    markolino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente
    caralho
    eu iria abrir este topico amanha
    ahaeheahaeehaae

    no aguardo ai..

    tem tbem o da behringer

    pra mim o que vale é preço

    pois eu vou tocar numa banda sertaneja
    dai levar 2 intrumentos é foda..

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente
    Então, estou pensando seriamente em adquirir um pedal que simula violão.
    Então vc vai pegar um pedal que simule e tenha interface MIDI para interagir com o captador MIDI que vc também vai ter que comprar pra ter um som de violão??????
    Bom, na verdade os acoustic simulator não simulam violão e sim guitarra acustica, exceto os pedais MIDI+caps MIDI, nenhum outro pedal que eu conheça simula violão perfeitamente ...

    Alguém que tenha um ou já testou um pedal assim, poderia me dizer se vale a pena a aquisição?
    Bom, cara deixa eu tentar te explicar ...
    Tudo que é SIMULATOR de timbres, atua sempre com equalização ... Ou seja:
    - Acoustic simulator: é a equalização disposta de tal forma que soe como uma guitarra acustica ... Não acredita??? Então ouça esse EQUALIZADOR simulando um Acoustic simulator: (clique no link e ouça a sugestão número 4 do link) http://static.roland.com.br/flash/demoEQ20.htm
    - Pickup Simulator: Se vc tem uma guita só com caps SINGLES, vc pode simular o som de caps Humbunkers usando um equalizador e dar boost nas frequencias médias e graves e cut nas agudas(tem que testar para acertar as regulagens certas) .... Agora se v tem guita com caps. humbunkers e quer som de SIngle, vc usa um equalizador para dar Cut nas freq. médais e graves e Boost nas agudas (tem que testar para acertar as regulagens certas) ...
    - Amp. Simulator: A este, além da equalização, usa-se distorção, melhor, diferentes quantidades de distorção para simular diferentes tipos de amplis ...

    Enfim podemos ter vários simulators >> Pickup Simulator (single/humb. e humb/single), Acoustic Simulator (ainda não conheci um que transforma o som da guitarra em de violão), Speaker/Cabinet Simulator (1x10", 2x10", 4x10", 1x12", 2x12", 4x12", 1x15"), Simulamps (vamos desconsiderar os sons distorcidos – embora também tenha a ver – e vamos considerar a simulação dos sons limpos), Mic. Simulator (simula diferentes posições do microfone à frente da caixa escolhida), etc. << E tudo isso trabalha-se somente a equalização ....

    Concluindo, se vc tiver um bom pedal equalizador, vc terá em mãos um Multi-Simulator pra vc fazer o q quiser ....

    Minha sugestão é, compre um equalizador e não o simulator ...

    edalko
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente

    O Fernando já disse tudo.
    Mas aqui vai minha experiência:

    Acoustic Simulator = peace of shit!

    Não vale 1 misero real.
    Testei o Ac-2 e o AC-3 da Boss e de simulação ali não tem nada
    Tem sim uma baita equalização nesse molde: \__/

    Com o EQ700 da Behringer (barato!!!) consegui uma "simulação" bem convincente... Bom simulação em termos, porque som de violão decente mesmo só com captação Piezo, tipo Petrucci.

    Comprar esses Simulator Tabajaras aí é jogar dinheiro fora, na minha modesta opinião

    sobrevivente
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida
    edalko

    Excelente caras, muito obrigado pela ajuda!
    Então o lance mesmo é a equalização. Já tinha notado isso no preset do Amplitube que eu citei.

    Eu tenho um equalizador Groovin EQ-400 que eu uso para boost. A equalização dele teria que ser em "V" para poder tentar soar como violão, certo?

    Já fiz isso, porém sem muito sucesso. =\

    markolino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente
    caramba, tbem tenho um groovin

    estou no mesmo dilema

    aehaehae

    abç

    CaioPrimo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente
    Fernando de almeida
    eu tenho 1 sg custom, ela tem 3 caps, se eu abro o cap do meio, soa bem parecido com 1 violao, sente bem o som da corda se eu colocar 1 Eq vai ajudar ainda mais?

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Qualquer pedal de simulação acústica com um pouquinho mais de nome já custa uns R$300. Pega essa grana e compra um violão Hofma, barato e atenderá bem mais as suas espectativas.

    Esse lance de usar EQ como simulador geral é muito complicado. chego a dizer que você fica longe de chegar nos sons simulados com um EQ.

    edalko
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente
    markolino

    Não seria bem um V, seria \__/

    Deixa os médios lá embaixo, para o som ficar tipo rádio Am
    Vai ver que o eq vai deixar o som +/- parecido

    Mas não faz milagres


    CaioPrimo
    Qnto mais magrinho vc deixar o som, mais vc vai conseguir uma sonoridade que lembre um violão.

    Mas como disse, nada como um sistema piezo.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edalko
    Ou um violão microfonado né \o/

    GUGALOO
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sobrevivente
    Esses AC3 da vida, são umas porcarias, de violão, vc não tem nada lá.

    sobrevivente
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    markolino
    caramba, tbem tenho um groovin

    estou no mesmo dilema


    Pô bicho, que mais você tem que eu tenho? Ahauhaha!

    GUGALOO
    Esses AC3 da vida, são umas porcarias, de violão, vc não tem nada lá.
    Pois é, um monte de gente fala o mesmo... =\

    edalko
    Mas como disse, nada como um sistema piezo.
    Nem fala... caro pra cacete esse sisteminha. Mas é surpreendente o que ele faz.

    Nycolas
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Caso encerrado. Pode fechar o tópico :D
    aejheuaihoaeiua

    _____

    sobrevivente
    Compre um EQ e seja feliz :D
    eu uso o meu EQ + ADI21 modelando o som da Guitarra pra fikr mais parecido com uma Guitarra Acústica, pq com Violao nao consegui AINDA...

    Abraços

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    sobrevivente
    Eu tenho um equalizador Groovin EQ-400 que eu uso para boost. A equalização dele teria que ser em "V" para poder tentar soar como violão, certo?
    Errado ... A equalização em V soa legal como base limpa ou suja (no caso suja, com o equalizador ligado depois da distorção) ... Para soar um timbre acustico tente o seguite:
    100Hz: um pouco acima do meio
    200Hz: no meio (0dB)
    400Hz:um pouco abaixo do meio (uns -5dB)
    800Hz:um pouco abaixo do 400Hz (uns -7dB)
    1,6kHz:um pouco abaixo do 800Hz (uns -10dB)
    3,2kHz:Tudo pra baixo (-15dB)
    6,4kHz:Tudo pra Cima (+15db)
    A partir dos valores acima, tente ir regulando pra chegar no que vc precisa pois a regulagem varia de acordo com seus equipos ...

    CaioPrimo
    eu tenho 1 sg custom, ela tem 3 caps, se eu abro o cap do meio, soa bem parecido com 1 violao, sente bem o som da corda se eu colocar 1 Eq vai ajudar ainda mais?
    Com certeza ... No que se trata de timbres, o EQ sempre é benvindo ... já vi caras que usam até 2 e outros 3 EQ no setup ...

    sobrevivente
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Boa cara, valeu! Vou testar essas regulagens.

    mvmarquezini
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Senhores tenho uma Les Paul da Washburn. Já tentei tirar um som parecido de Guitarra com o EQ da Groovin e não consegui!!! : - (

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mvmarquezini
    Já tentei tirar um som parecido de Guitarra com o EQ da Groovin e não consegui!!!
    Eita hehehehehe não tirou som nem de guitarra?????? Então troca de guitarra .... kuakuakauaukaukaukauaaaaaa

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu gosto do simulador acustico, gosto mesmo, tanto que eu sempre uso ele no canal limpo.
    :)

    Ryngwie
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tambem testei o AC-3 e de simulação não tem nada mesmo, como o pessoal ta dizendo, um EQ é mais útil...

    Jim Marshall
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu testei o pedal AC-3 e gostei bastante, lembrando que é a MINHA opinião.

    Claro que não é um violão. Digamos que é uma boa opção para diversificar nos timbres limpos.

    Pedal testado com ampli valvulado Marshall e Ibanez equipada com Dimarzios.



    Abraços,

    See ya !

    Diino
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu uso simulador acustico na guita qdo ta sem dist.
    direto e reto.

    Dr. Tércio
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Revivendo o tópico, como é que se simularia uma telecaster usando um equalizador. Já existe a "receita"?
    Abraço

    brandfbr
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: brandfbr
    · votar


    Olha cara, a receita existe, mas eu nao tenho ela... Hauahauaua

    Um bom exemplo:

    http://youtu.be/OkG41A3g2VI

    (Desculpa, nao sei fazer o embed)

    O esquema todo é analógico com base em um (ou vários) equalizadores em posições diferentes...
    Creio eu, contudo, que deve ser mais que um de 6 bandas, deve ter trocentas bandas e tudo ter sido milimetricamente testado para aquela guitarra com aqueles captadores...

    Abraços

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    sobrevivente
    E aí brow ... o que resolveu???? Pegou um ac ou tá com o eq?????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acoustic Simulator - Vale a pena?